terça-feira, 31 de janeiro de 2017

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PE - QUADRILHA QUE EXPLODIU BANCO DE BELÉM DE MARIA E PRIMAVERA É DESARTICULADA. DOS 22 SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO, 16 FORAM PRESOS.COM ELES FORAM APREENDIDOS 49 EMULSÕES EXPLOSIVAS. A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO APRESENTOU, NESTA SEGUNDA-FEIRA (30), OS DETALHES DA PRISÃO DE UMA QUADRILHA SUSPEITA DE EXPLODIR E ASSALTAR AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM PERNAMBUCO E NA PARAÍBA. AO TODO, SEGUNDO O DELEGADO PAULO BERENGUER, O GRUPO É RESPONSÁVEL POR 15 AÇÕES AO LONGO DE 2016. COM ELES FORAM APREENDIDOS 49 EMULSÕES EXPLOSIVAS, MATERIAL SUFICIENTE PARA EXPLODIR 196 CAIXAS ELETRÔNICOS SEGUNDO A POLÍCIA. A INVESTIGAÇÃO, QUE LEVOU NOVE MESES , TEVE INÍCIO COM A INVESTIDA CRIMINOSA NAS CIDADES DE MACAPARANA E SÃO VICENTE FERRER EM ABRIL DO ANO PASSADO. NA OCASIÃO, OS LADRÕES DEIXARAM PARA TRÁS DURANTE A FUGA EXPLOSIVOS, PROJÉTEIS DE FUZIL, CARRO QUEIMADO E IMÓVEIS METRALHADOS. "A MAIORIA DO MATERIAL APREENDIDO JÁ ESTÁ IDENTIFICADO. INCLUSIVE, A SUA ORIGEM", AFIRMOU BERENGUER. DOS 22 SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO COM A QUADRILHA, A POLÍCIA CONSEGUIU PRENDER 16. DOIS FORAM MORTOS DURANTE TROCA DE TIROS COM POLICIAIS EM AÇÕES NOS MUNICÍPIOS E UM TERCEIRO FOI ASSASSINADO. TRÊS ESTÃO FORAGIDO, SENDO UM DELES UM DOS LÍDERES DA ORGANIZAÇÃO. ENTRE OS PRESOS ESTÁ UM VEREADOR DA CIDADE DE ALCANTIL (PB). ELE É SUSPEITO DE GUARDAR E TRANSPORTAR O ARMAMENTO DE GUERRA, ALÉM DE ASSASSINAR UM DOS INTEGRANTES.

A Polícia Civil de Pernambuco apresentou, nesta segunda-feira (30), os detalhes da prisão de uma quadrilha suspeita de explodir e assaltar agências bancárias em Pernambuco e na Paraíba. Ao todo, segundo o delegado Paulo Berenguer, o grupo é responsável por 15 ações ao longo de 2016. Com eles foram apreendidos 49 emulsões explosivas, material suficiente para explodir 196 caixas eletrônicos segundo a polícia.

A investigação, que levou nove meses , teve início com a investida criminosa nas cidades de Macaparana e São Vicente Ferrer em abril do ano passado. Na ocasião, os ladrões deixaram para trás durante a fuga explosivos, projéteis de fuzil, carro queimado e imóveis metralhados. "A maioria do material apreendido já está identificado. Inclusive, a sua origem", afirmou Berenguer.

Dos 22 suspeitos de envolvimento com a quadrilha, a polícia conseguiu prender 16. Dois foram mortos durante troca de tiros com policiais em ações nos municípios e um terceiro foi assassinado. Três estão foragido, sendo um deles um dos líderes da organização. Entre os presos está um vereador da cidade de Alcantil (PB). Ele é suspeito de guardar e transportar o armamento de guerra, além de assassinar um dos integrantes.


Polícia Civil de Pernambuco deu detalhes da Operação Sem Divisa, que desarticulou quadrilha de assalto a banco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

"Ele foi eleito vereador em Alcantil, na Paraíba, mas a principal atividade era a guarda e o transporte das armas de fogo. Existe uma suspeita de homicídio por divergências financeiras na própria quadrilha", explica o delegado, apontando que o integrante que foi morto era candidato a vereador em Riacho das Almas (PE).

Os integrantes da quadrilha são suspeitos de realizarem ações nas cidades pernambucanas de Tacaimbó, Vertentes do Lério, Taquaritinga do Norte, Riacho das Almas, Macaparana, Cumaru, Machados, Santa Terezinha, Condado, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Primavera e Belém de Maria.

Entre o material apreendido, 49 emulsões explosivas, detonadores, cordéis detonantes, 25 armas e munições de uso restrito, coletes balísticos e grampos. Entre o armamento, metralhadoras, submetralhadoras, fuzis, revólveres e pistolas. A polícia ainda encontrou com a quadrilha uma parte de caixa eletrônico que foi explodido.

Grampos eram usados para dificultar ação da polícia durante os assaltos (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)


"Nós temos que ter a humidade em reconhecer que a criminalidade está crescendo. No entanto, com a prisão desses elementos, nós apresentamos um bom indicativo de que estamos no caminho certo", avalia o delegado.


Os suspeitos foram divididos e encaminhados para presídios de Pernambuco e da Paraíba. Eles responderão por diversos crimes como organização criminosa armada, comércio clandestino de armas de fogo, explosão, homicídio, resistência e roubo. A soma das penas poderá chegar a 78 anos de reclusão. Se comprovado o envolvimento em outros 14 crimes, a pena para cada um dos indivíduos poderá chegar a 1.170 anos de prisão.

Operação 'Sem Divisas' apreendeu armas, explosivos e carros (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)



PE - IIIª GERES REÚNE PREFEITOS EM 1º ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS DA MATA SUL. O EVENTO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR OS NOVOS DESAFIOS QUE AS GESTÕES MUNICIPAIS TERÃO FRENTE AO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE NA REGIÃO. A IIIª GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE, SEDIADA EM PALMARES E RESPONSÁVEL POR 22 MUNICÍPIOS DA REGIÃO, PROMOVEU NESTA SEGUNDA-FEIRA (30/01) O 1º ENCONTRO DE GESTORES DOS MUNICÍPIOS DA MATA SUL DE PERNAMBUCO. REALIZADO NO AUDITÓRIO DO UNA HOTEL, O EVENTO TEVE POR OBJETIVO APRESENTAR OS NOVOS DESAFIOS QUE AS GESTÕES MUNICIPAIS TERÃO FRENTE AO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE NA REGIÃO. O ENCONTRO CONTOU COM A PRESENÇA DE VÁRIAS AUTORIDADES DA REGIÃO, DENTRE ELAS O PREFEITO DE BARREIROS ELIMÁRIO FARIAS, O VICE-PREFEITO THOMAZ BALEIA, ALÉM DOS PREFEITOS ALTAIR JR. (PALMARES), MARCELO MARANHÃO (RIBEIRÃO), RILDO REIS (AMARJI) E EDUARDO COUTINHO (ÁGUA PRETA).


A IIIª Gerência Regional de Saúde, sediada em Palmares e responsável por 22 municípios da região, promoveu nesta segunda-feira (30/01) o 1º Encontro de Gestores dos municípios da Mata Sul de Pernambuco.

Realizado no auditório do Una Hotel, o evento teve por objetivo apresentar os novos desafios que as gestões municipais terão frente ao Sistema Público de Saúde na região. O encontro contou com a presença de várias autoridades da região, dentre elas o prefeito de Barreiros Elimário Farias, o vice-prefeito Thomaz Baleia, além dos prefeitos Altair Jr. (Palmares), Marcelo Maranhão (Ribeirão), Rildo Reis (Amarji) e Eduardo Coutinho (Água Preta).

Responsável por representar os secretários municipais da região, o secretário de Saúde de Barreiros Elídio Moura falou aos presentes sobre a necessidade de união dos municípios no direcionamento do destravaremos do sistema de saúde não somente dentro da região, mas também observando o Estado como um todo: “Os gestores da saúde devem realizar movimentações em bloco, garantindo a unidade e coesão na condução desta complexa realidade que é o SUS“, afirmou Elídio Moura.

Prefeito de Barreiros Elimário Farias e vice-prefeito Thomaz Buarque
Comitiva de Barreiros participa do 1º Encontro de Gestores e Secretários municipais de Saúde promovido pela IIIª Geres

Na comitiva barreirense, ainda foram registradas as presenças do vereador Cristiano da Saúde, Raíssa Buarque (Diretora do HMB), Simone Silva (Coord. de Regulação), Maria Luiza (Coord. de Atenção Básica), Renata (Coord. Saúde Bucal), Juliza (Coord. de Enfermagem do HMB), Alessandra Machado (Coord. de Epidemiologia) e Célia (Coord. do PNI).

Comandada pelo Gerente Galdêncio Costa, a IIIª Geres é responsável pelos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

 
Blog Ponto de Vista  http://novamais.com/noticias/24118/iii-geres-reune-prefeitos-em-1-encontro-de-gestores-municipais-da-mata-sul

PE - FIM DE SEMANA SANGRENTO É REGISTRADO EM MUNICÍPIOS DA MATA SUL. MORADORES ESTÃO ASSUSTADOS COM OS REGISTROS DE HOMICÍDIOS, SUICÍDIO E TENTATIVAS DE ASSASSINATO OCORRIDOS SOMENTE NO DOMINGO (29/01). O ÚLTIMO FIM DE SEMANA FOI O MAIS VIOLENTO DESDE O INÍCIO DO ANO NA REGIÃO DA MATA SUL DE PERNAMBUCO SOB A JURISDIÇÃO DO 10º BPM (AIS-13). NO DOMINGO (29/01), TRÊS HOMICÍDIOS, UM SUICÍDIO E DUAS TENTATIVAS DE ASSASSINATO FORAM REGISTRADOS NOS MUNICÍPIOS DE CATENDE, RIBEIRÃO E SIRINHAÉM. O CRIME QUE MAIS CHAMOU A ATENÇÃO OCORREU EM RIBEIRÃO, POR VOLTA DAS 18. DE ACORDO COM INFORMAÇÕES REPASSADAS POR POPULARES À POLÍCIA MILITAR, UM HOMEM MATOU SUA COMPANHEIRA COM UM DISPARO POSSIVELMENTE ACIDENTAL E, EM SEGUIDA, TIROU A PRÓPRIA VIDA COM UM DISPARO NA CABEÇA. HOMICÍDIO NO LITORAL SUL O OUTRO CRIME FOI REGISTRADO NO MUNICÍPIO DE SIRINHAÉM. NO DISTRITO DE SANTO AMARO, DOIS AMIGOS, UM DE 20 E OUTRO DE 22 ANOS, ESTAVAM BEBENDO EM UM CLUBE QUANDO, NUM DADO MOMENTO, SE DESENTENDERAM COM UM DELINQUENTE DE 17 ANOS. ESTE TERIA SE AUSENTADO DO LOCAL E VOLTADO MINUTOS DEPOIS ARMADO COM UMA FACA, PERFURANDO UM DELES NAS COSTAS E O OUTRO NO PESCOÇO E BRAÇO ESQUERDO. O ESFAQUEADO NO PESCOÇO NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS E MORREU NA UNIDADE HOSPITALAR LOCAL. A SEGUNDA VÍTIMA FOI LEVADA ÀS PRESSAS AO HOSPITAL DOM HELDER CÂMARA, EM CABO DE SANTO AGOSTINHO. NÃO HÁ INFORMAÇÕES SOBRE O SEU ATUAL QUADRO DE SAÚDE. EM DILIGÊNCIAS, A PM LOCALIZOU O MENOR INFRATOR, ONDE FOI AUTUADO EM FLAGRANTE DELITO E ENCAMINHADO A FUNASA. MORTO A TIROS EM CATENDE UM TRABALHADOR RURAL MORREU E OUTRO FICOU FERIDO APÓS SOFREREM UM ATENTADO A TIROS NO ENGENHO BÁLSAMO DAS FREIRAS, PERTENCENTE A CATENDE. O ACUSADO DOS CRIMES CONSEGUIU FUGIR, MAS TROCOU TIROS COM A POLÍCIA DURANTE A FUGA E ABANDONOU UMA MOTOCICLETA NO MEIO CAMINHO. AS CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO NÃO FORAM DETALHADAS PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO 10º BPM (AIS-13). AS VÍTIMAS FORAM SOCORRIDAS ÀS PRESSAS AO HOSPITAL REGIONAL DOS PALMARES, MAS UM HOMEM DE 33 ANOS NÃO RESISTIU. O SEGUNDO FOI LEVADO EM ESTADO GRAVE PARA O BLOCO CIRÚRGICO, MAS NÃO HÁ INFORMAÇÕES DO SE ATUAL QUADRO CLÍNICO. A POLÍCIA CIVIL AGORA TRABALHA NO SENTIDO DE DESCOBRIR AS CAUSAS DOS ATENTADOS, BEM COMO A SUA AUTORIA. A MOTO DO SUSPEITO FICOU APREENDIDA. TIROS EM XEXÉU EM XÉXEU, POR VOLTA DAS 02H DA MADRUGADA, UM RAPAZ FOI BALEADO NA PERNA ESQUERDA À MARGEM DA BR-101, POSSIVELMENTE NUMA TENTATIVA DE ASSALTO. A PM TOMOU CONHECIMENTO DO CASO ATRAVÉS DE POPULARES, QUE AFIRMARAM TEREM OUVIDO AO MENOS TRÊS DISPAROS DE ARMA DE FOGO.


O último fim de semana foi o mais violento desde o início do ano na região da Mata Sul de Pernambuco sob a jurisdição do 10º BPM (AIS-13). No domingo (29/01), três homicídios, um suicídio e duas tentativas de assassinato foram registrados nos municípios de Catende, Ribeirão e Sirinhaém.

O crime que mais chamou a atenção ocorreu em Ribeirão, por volta das 18. De acordo com informações repassadas por populares à Polícia Militar, um homem matou sua companheira com um disparo possivelmente acidental e, em seguida, tirou a própria vida com um disparo na cabeça.

Após ouvirem um tiro, testemunhas afirmaram que o rapaz saiu de dentro de sua residência, onde estava com a companheira, uma estudante de 20 anos, bastante transtornado, afirmando que “havia feito uma besteira”. Ele pegou uma moto e saiu em disparada até um posto de gasolina, onde, com a mesma arma que matou a namorada, suicidou-se com um tiro na cabeça.

A Polícia Civil foi acionada e isolou as duas cenas criminais para realizar o levantamento cadavérico. Com o imputado/homicida estava um revólver calibre 38, com cinco munições, duas das quais deflagradas. Os corpos foram encaminhados ao IML de Recife.

HOMICÍDIO NO LITORAL SUL



O outro crime foi registrado no município de Sirinhaém. No distrito de Santo Amaro, dois amigos, um de 20 e outro de 22 anos, estavam bebendo em um clube quando, num dado momento, se desentenderam com um delinquente de 17 anos. Este teria se ausentado do local e voltado minutos depois armado com uma faca, perfurando um deles nas costas e o outro no pescoço e braço esquerdo.



O esfaqueado no pescoço não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar local. A segunda vítima foi levada às pressas ao hospital Dom Helder Câmara, em Cabo de Santo Agostinho. Não há informações sobre o seu atual quadro de saúde. Em diligências, a PM localizou o menor infrator, onde foi autuado em flagrante delito e encaminhado a FUNASA.

MORTO A TIROS EM CATENDE

Um trabalhador rural morreu e outro ficou ferido após sofrerem um atentado a tiros no engenho Bálsamo das Freiras, pertencente a Catende. O acusado dos crimes conseguiu fugir, mas trocou tiros com a polícia durante a fuga e abandonou uma motocicleta no meio caminho.

As circunstâncias do caso não foram detalhadas pela assessoria de comunicação do 10º BPM (AIS-13). As vítimas foram socorridas às pressas ao Hospital Regional dos Palmares, mas um homem de 33 anos não resistiu. O segundo foi levado em estado grave para o bloco cirúrgico, mas não há informações do se atual quadro clínico.

A Polícia Civil agora trabalha no sentido de descobrir as causas dos atentados, bem como a sua autoria. A moto do suspeito ficou apreendida.

TIROS EM XEXÉU

Em Xéxeu, por volta das 02h da madrugada, um rapaz foi baleado na perna esquerda à margem da BR-101, possivelmente numa tentativa de assalto. A PM tomou conhecimento do caso através de populares, que afirmaram terem ouvido ao menos três disparos de arma de fogo.

A vítima, de 18 anos, disse que elementos em um veículo (Fiat Uno branco) foram os responsáveis pelo atentado e que, após os tiros, seguiram pela rodovia em direção a Palmares. Em diligência, a PM rapidamente localizou o carro descrito, no qual a vítima reconheceu os ocupantes.

Na abordagem, nenhuma arma de fogo foi encontrada com os suspeitos. As autodiades acreditam que eles a tenham jogado no matagal, aproveitando-se da noite com pouca visibilidade. As partes envolvidas foram levadas à delegacia plantonista de Palmares para as providências cabíveis.

Todos os casos acima relatados foram registrados em boletim de ocorrência e engrossam os altos números da violência na região da Mata Sul pernambucana.

















LOUCURA: ATENDENTE DE FAST-FOOD É PRESA APÓS PASSAR SANGUE MENSTRUAL EM LANCHES. A POLÍCIA CHEGOU ATÉ A FUNCIONÁRIA APÓS UMA DENÚNCIA DA CONSUMIDORA NO FACEBOOK. UMA FUNCIONÁRIA DE UMA REDE FAST-FOOD DE COLUMBUS, MISSISSIPPI, ESTADOS UNIDOS, FOI PRESA ACUSADA DE PASSAR SANGUE MENSTRUAL E SALIVA EM HAMBURGUERES E SERVIR A UMA MULHER. JULIETTE SAMUEL, 18 ANOS, FOI DETIDA ENQUANTO TRABALHAVA NO JACK’S FAMILY RESTAURANTE. A POLÍCIA CHEGOU ATÉ A FUNCIONÁRIA DEPOIS DE UMA DENÚNCIA DA CONSUMIDORA NO FACEBOOK. APÓS PEDIR UM DOS PRINCIPAIS LANCHES DO RESTAURANTE, A MULHER PERCEBEU QUE TINHA ALGO ERRADO AO VÊ-LA COLOCAR A MÃO POR DENTRO DAS CALÇAS E PASSAR NO PÃO. LOGO EM SEGUIDA, JULIETTE TERIA LAMBIDO O QUEIJO. AS INFORMAÇÕES SÃO DO DAILY MAIL.

Uma funcionária de uma rede fast-food de Columbus, Mississippi, Estados Unidos, foi presa acusada de passar sangue menstrual e saliva em hamburgueres e servir a uma mulher. Juliette Samuel, 18 anos, foi detida enquanto trabalhava no Jack’s Family Restaurante.


A polícia chegou até a funcionária depois de uma denúncia da consumidora no Facebook. Após pedir um dos principais lanches do restaurante, a mulher percebeu que tinha algo errado ao vê-la colocar a mão por dentro das calças e passar no pão. Logo em seguida, Juliette teria lambido o queijo. As informações são do Daily Mail.


Obviamente, a cliente não aceitou o pedido e tentou reclamar com o gerente, mas não obteve contato. A mulher, então, colocou a acusação no Facebook e a polícia foi átras. A empresa emitiu nota dizendo que vai colaborar com as investigações e que contratou uma detetive particular para averiguar a informação. Essa rede de fast-food tem 130 lojas nos estados Alabama, Georgia, Mississippi e Tennesse.


MINISTRA CÁRMEN LÚCIA HOMOLOGA DELAÇÃO DOS 77 EXECUTIVOS DA EMPREITEIRA ODEBRECHT. COM A DECISÃO, DOCUMENTAÇÃO DEVE SEGUIR IMEDIATAMENTE PARA A PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA (PGR). A PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), MINISTRA CÁRMEN LÚCIA, HOMOLOGOU NESTA SEGUNDA-FEIRA (30) AS 77 DELAÇÕES DA CONSTRUTORA ODEBRECHT NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO LAVA JATO. EM SUA DECISÃO, A MINISTRA OPTOU POR MANTER O SIGILO DOS DEPOIMENTOS PRESTADOS PELOS EXECUTIVOS DA EMPREITEIRA. A HOMOLOGAÇÃO É A ÚLTIMA ETAPA PARA QUE O ACORDO SEJA VALIDADO JURIDICAMENTE. A DOCUMENTAÇÃO DEVE SEGUIR AINDA HOJE (30) PARA A PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA (PGR). COM A HOMOLOGAÇÃO, CÁRMEN LÚCIA GANHA TEMPO PARA A DEFINIÇÃO DO CRITÉRIO DE ESCOLHA DO SUBSTITUTO DE TEORI NA RELATORIA DA LAVA JATO NO SUPREMO.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, homologou nesta segunda-feira (30) as 77 delações da construtora Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. Em sua decisão, a ministra optou por manter o sigilo dos depoimentos prestados pelos executivos da empreiteira.


A homologação é a última etapa para que o acordo seja validado juridicamente. A documentação deve seguir ainda hoje (30) para a Procuradoria Geral da República (PGR).


Com a homologação, Cármen Lúcia ganha tempo para a definição do critério de escolha do substituto de Teori na relatoria da Lava Jato no Supremo.


Na última sexta-feira (27) os juízes auxiliares encerraram a fase de depoimento dos delatores, etapa em que confirmaram que entregaram informações ao Ministério Público Federal por livre e espontânea vontade.


As oitivas foram realizadas durante a semana após Carmén Lúcia autorizá-las. As entrevistas haviam sido suspensas logo depois da morte do ministro Teori Zavascki, no dia 19 em um acidente de avião em Paraty (RJ).


A delação premiada da Odebrecht é apontada como a mais importante das investigações da Lava Jato.


BALANÇO PARCIAL APONTA 42 MORTES VIOLENTAS NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE JANEIRO. AO MENOS, 32 PESSOAS FORAM ASSASSINADAS NO FIM DE SEMANA NO CEARÁ. O BALANÇO, QUE AINDA É PARCIAL, REVELA QUE ENTRE A ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (27) E O COMEÇO DA MADRUGADA DE HOJE (30), FORAM REGISTRADOS 13 HOMICÍDIOS E LATROCÍNIOS EM FORTALEZA, SEIS NA REGIÃO METROPOLITANA, E MAIS 13 CASOS NO INTERIOR. JÁ OS ACIDENTES DE TRÂNSITO CAUSARAM 10 MORTES. NO TOTAL, 42 MORTES VIOLENTAS NO PERÍODO. EM FORTALEZA, OS 13 ASSASSINATOS ACONTECERAM NOS SEGUINTES BAIRROS: HENRIQUE JORGE, CRISTO REDENTOR, VILA MANOEL SÁTIRO, PAUPINA (DUPLO HOMICÍDIO), PASSARÉ, SERRINHA, PRAIA DO FUTURO, PAPICU, JOÃO XXIII, EDSON QUEIROZ, ITAOCA E CONJUNTO ESPERANÇA. NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA FORAM REGISTRADOS SEIS ASSASSINATOS, SENDO TRÊS CASOS EM MARACANAÚ (PAJUÇARA, ACARACUZINHO E ALTO ALEGRE II), AQUIRAZ E DOIS EM CAUCAIA (ESTRADA DA JANDAIGUABA E PIRAPORA).

Ao menos, 32 pessoas foram assassinadas no fim de semana no Ceará. O balanço, que ainda é parcial, revela que entre a última sexta-feira (27) e o começo da madrugada de hoje (30), foram registrados 13 homicídios e latrocínios em Fortaleza, seis na Região Metropolitana, e mais 13 casos no Interior. Já os acidentes de trânsito causaram 10 mortes. No total, 42 mortes violentas no período.


Em Fortaleza, os 13 assassinatos aconteceram nos seguintes bairros: Henrique Jorge, Cristo Redentor, Vila Manoel Sátiro, Paupina (duplo homicídio), Passaré, Serrinha, Praia do Futuro, Papicu, João XXIII, Edson Queiroz, Itaoca e Conjunto Esperança.


Na Região Metropolitana de Fortaleza foram registrados seis assassinatos, sendo três casos em Maracanaú (Pajuçara, Acaracuzinho e Alto Alegre II), Aquiraz e dois em Caucaia (Estrada da Jandaiguaba e Pirapora).


Sertão


No Interior Norte, cinco registros de homicídios ocorreram nos Municípios de Itatira (Distrito Lagoa do Mato), Boa Viagem (Bairro Várzea do Canto), Sobral, Camocim e em Irauçuba


Já no Interior Sul, foram oito assassinatos nos Municípios de Limoeiro do Norte (2 casos), Campos Sales, Quixadá, Jardim, Quixeré, Barbalha, Barbalha e Juazeiro do Norte.


Acidentes


Dez pessoas morreram em acidentes nos Municípios de Fortaleza(Capital), Independência (dois casos), Acopiara, Catarina, Mauriti, Icó, Mombaça, Cascavel e Tauá.


LADRÕES ARROMBAM E FURTAM PRODUTOS DA PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM FLORES-PE. A IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, PADROEIRA DA CIDADE DE FLORES, SERTÃO PERNAMBUCANO, FOI ARROMBADA NA NOITE DESTE DOMINGO (29), ENQUANTO ESTAVA FECHADA. DE ACORDO COM INFORMAÇÕES DE POPULARES, QUANDO OS PRESTADORES DE SERVIÇOS CHEGARAM PELA MANHÃ DESTA SEGUNDA FEIRA 30, NOTARAM QUE A PORTA ESTAVA ABERTA E DENTRO TODA MOBÍLIA EM DESORDEM TOTALMENTE REVIRADA. ELES DERRUBARAM PERTENCES NO CHÃO, ARROMBARAM ARMÁRIOS, GUARDA ROUPAS E TELHADOS.


A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Flores, Sertão Pernambucano, foi arrombada na noite deste domingo (29), enquanto estava fechada. 
De acordo com informações de populares, quando os prestadores de serviços chegaram pela manhã desta segunda feira 30, notaram que a porta estava aberta e dentro toda mobília em desordem totalmente revirada. Eles derrubaram pertences no chão, arrombaram armários, guarda roupas e telhados. 
Informações dão contas de que essa é a terceira vez nos últimos dois anos que ladrões praticam ato desta forma na referida paroquia, hoje presidida pelo Monsenhor João Carlos Acioly Paz. A investigação está a cargo da Delegacia Civil de Flores. Até o fechamento desta matéria, às 17h00 desta segunda-feira (30), ninguém foi detido. A paroquia não informou alista de produtos levados pelos bandidos. 

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE RIFARÁ FESTA PARA AJUDAR FILHA DE POLICIAL ASSASSINADO. APÓS A MORTE DO CABO ARLINDO, PROVEDOR DA FAMÍLIA, UM GRUPO DE AMIGOS DECIDIU SE MOBILIZAR PARA AJUDAR MÃE E FILHA. ANA SARA GURGEL VIEIRA TEM APENAS UM ANO E TRÊS MESES DE IDADE. O POUCO TEMPO DE VIDA NÃO É CAPAZ DE DAR CONTA DO DESAFIOS QUE A BEBÊ JÁ ENFRENTA: NA SEXTA-FEIRA (27), ELA PERDEU O PAI, O POLICIAL MILITAR ARLINDO DA SILVA VIEIRA FILHO, MORTO AO TENTAR IMPEDIR UM ASSALTO EM UMA PADARIA. SARA TAMBÉM É UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DA VACA, A APLV, O QUE REQUER CUIDADOS RIGOROSOS COM ALIMENTAÇÃO E OUTROS PRODUTOS UTILIZADOS PELA CRIANÇA E PELA MÃE, INGRID GURGEL.

Cabo Arlindo era o responsável pelo sustento da pequena Sara e da esposa, Ingrid (FOTO: Reprodução)

Após a morte do Cabo Arlindo, provedor da família, um grupo de amigos decidiu se mobilizar para ajudar mãe e filha.

Ana Sara Gurgel Vieira tem apenas um ano e três meses de idade. O pouco tempo de vida não é capaz de dar conta do desafios que a bebê já enfrenta: na sexta-feira (27), ela perdeu o pai, o policial militar Arlindo da Silva Vieira Filho, morto ao tentar impedir um assalto em uma padaria. Sara também é uma criança diagnosticada com alergia à proteína do leite da vaca, a APLV, o que requer cuidados rigorosos com alimentação e outros produtos utilizados pela criança e pela mãe, Ingrid Gurgel.
Após a morte do pai, provedor da família, um grupo de amigos decidiu se mobilizar para ajudar mãe e filha, formando uma corrente de solidariedade capaz de proporcionar a Sara um futuro mais feliz.

Tudo começou quando Jeanny Costa, que atua junto ao ramo de festas, publicou em seu Facebook um pedido de ajuda a amigos da área:


COM A CABEÇA RASPADA, EIKE É TRANSFERIDO PARA BANGU 9. EMPRESÁRIO FOI PRESO LOGO APÓS DESEMBARCAR NO AEROPORTO INTERNACIONAL TOM JOBIM, NO RIO DE JANEIRO. O EMPRESÁRIO EIKE BATISTA DEIXOU O PRESÍDIO ARY FRANCO POR VOLTA DAS 13H30 (HORÁRIO DE BRASÍLIA) E SEGUIU PARA A PENITENCIÁRIA BANDEIRA STAMPA, CONHECIDA COMO BANGU 9, NO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE GERICINÓ. AO DEIXAR A UNIDADE, ONDE FICOU POR DUAS HORAS, O EMPRESÁRIO ESTAVA COM A CABEÇA RASPADA E USANDO O UNIFORME DO SISTEMA PRISIONAL CARIOCA, CAMISETA BANCA E CALÇA JEANS. DE ACORDO COM A SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA (SEAP), APÓS TRIAGEM INICIAL, EIKE FOI TRANSFERIDO PARA UMA UNIDADE PRISIONAL QUE ATENDIA A SEU PERFIL.

O empresário Eike Batista deixou o Presídio Ary Franco por volta das 13h30 (horário de Brasília) e seguiu para a Penitenciária Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, no Complexo Penitenciário de Gericinó.


Ao deixar a unidade, onde ficou por duas horas, o empresário estava com a cabeça raspada e usando o uniforme do sistema prisional carioca, camiseta banca e calça jeans. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), após triagem inicial, Eike foi transferido para uma unidade prisional que atendia a seu perfil.


“Ele ingressou na porta de entrada para presos federais e, após ser avaliado, foi transferido para uma unidade de acordo com o perfil”, diz a nota da SEAP. Em Bangu 9, ficam presos sem curso superior, em cela comum.


Eike foi preso por policiais federais, tão logo desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro. O empresário estava em Nova York.


GOVERNO DE PE ABRE SELEÇÃO PÚBLICA COM 81 VAGAS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR. AS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO ABRIRAM SELEÇÃO PARA A CONTRATAÇÃO DE 81 PROFISSIONAIS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR, PARA FAZEREM PARTE DAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS (ETE) E ATUAREM NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC).


As Secretarias Estaduais de Educação e Administração de Pernambuco abriram seleção para a contratação de 81 profissionais de níveis médio e superior, para fazerem parte das Escolas Técnicas Estaduais (ETE) e atuarem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Os aprovados ficarão lotados nos municípios de Recife, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão, São Lourenço, Carpina, Goiana, Paudalho, Timbaúba, Bonito, Bezerros, Escada, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Palmares, Belo Jardim, Lajedo, São Bento do Una, São José do Belmonte, São José do Egito, Carnaíba, Serra Talhada, Araripina, Arcoverde, Buíque, Limoeiro, Surubim, Sertânia.

As vagas são distribuídas para os cargos de professor da Educação Profissional (48 vagas), Assistente Pedagógico (01 vaga), Assistente Administrativo (01 vaga), Assistente de Tecnologia da Informação (01 vaga), Assistente de nível médio (19 vagas), Assistente Jurídico (01 vaga) e Coordenador de Polo (10 vagas). Os salários variam de de R$ 728,00 até 2.932,96 a depender da carga horária e função.

As inscrições devem ser feitas até o dia 02 de fevereiro no site da Secretaria de Educação. Confiratodas as informações e o edital completo no link www.selecao.educacao.pe.gov.br/pronatec/ para mais informações.


VÍDEO: BANDIDO INVADE IGREJA DURANTE CASAMENTO E EFETUA VÁRIOS DISPAROS DEIXANDO 2 FERIDOS. DUAS PESSOAS SÃO BALEADAS DURANTE CERIMÔNIA DE CASAMENTO EM ALAGOAS. OCORRÊNCIA FOI REGISTRADA EM LIMOEIRO DE ANADIA, NO AGRESTE DO ESTADO. HOMEM INVADIU A FESTA E COMEÇOU A ATIRAR; ELE CONSEGUIU FUGIR. DOIS HOMENS FORAM BALEADOS DENTRO DE UMA CERIMÔNIA DE CASAMENTO NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DE ANADIA, REGIÃO AGRESTE DE ALAGOAS, NESTE SÁBADO (28). O SUSPEITO DE ATIRAR CONSEGUIU FUGIR. AS VÍTIMAS SERIAM TESTEMUNHAS DOS NOIVOS.

Duas pessoas são baleadas durante cerimônia de casamento em Alagoas. Ocorrência foi registrada em Limoeiro de Anadia, no Agreste do estado. Homem invadiu a festa e começou a atirar; ele conseguiu fugir.

Dois homens foram baleados dentro de uma cerimônia de casamento no município de Limoeiro de Anadia, região Agreste de Alagoas, neste sábado (28). O suspeito de atirar conseguiu fugir. As vítimas seriam testemunhas dos noivos.

De acordo com o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o caso foi registrado por volta das 18h. Um homem, cuja identidade não foi confirmada, entrou na igreja e começou a atirar, provocando pânico entre os convidados. Não se sabe o que teria motivado o atentado.


As vítimas, que também não tiveram as identidades confirmadas pela polícia, foram socorridas por outros convidados da festa, e levados para a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca. O estado de saúde deles não foi informado. Não há informação de outros feridos.

MPRO OBTÉM CONDENAÇÃO DE EX-PREFEITA DE PRIMAVERA, POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. O MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA, POR MEIO DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PIMENTA BUENO, OBTEVE A CONDENAÇÃO DA EX-PREFEITA DE PRIMAVERA DE RONDÔNIA, ELOÍSA HELENA BERTOLETTI, MAIS CINCO PESSOAS E UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL, PELA PRÁTICA DE ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, QUE CONSISTIU NO PAGAMENTO DE RECURSOS À UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL, POR OBRAS NÃO EXECUTADAS NA TOTALIDADE. A CONDENAÇÃO É RESULTADO DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA PÚBLICA, PROPOSTA PELO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA, CONJUNTAMENTE COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA. NA AÇÃO, FOI RELATADO O PAGAMENTO À EMPRESA CONSTRUVIL CONSTRUTORA E INSTALADORA VILHENA, NO MONTANTE DE R$ 350 MIL, SEM A INTEGRAL CONTRAPRESTAÇÃO DE SERVIÇO. A CONDUTA TEVE A ANUÊNCIA DA ENTÃO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.



O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, obteve a condenação da ex-Prefeita de Primavera de Rondônia, Eloísa Helena Bertoletti, mais cinco pessoas e uma empresa de construção civil, pela prática de ato de improbidade administrativa, que consistiu no pagamento de recursos à uma empresa de construção civil, por obras não executadas na totalidade.

A condenação é resultado de ação civil pública pública, proposta pelo Município de Primavera, conjuntamente com o Ministério Público de Rondônia. Na ação, foi relatado o pagamento à empresa Construvil Construtora e Instaladora Vilhena, no montante de R$ 350 mil, sem a integral contraprestação de serviço. A conduta teve a anuência da então chefe do Poder Executivo Municipal.

Conforme argumentado, o recurso pago foi proveniente de convênio do Município com o Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem e Transporte (DER). O convênio nº 019/11/GR/DER-RO, que tinha por objeto a recuperação de estradas vicinais, foi formalmente liquidado, embora a obra não tenha sido totalmente concluída pela empresa Construvil Construtora e Instaladora Vilhena.

Na ação, MP e o Município de Primavera de Rondônia apontam que o ato de improbidade cometido pela então Prefeita, com a participação de cinco pessoas e a empresa Construvil, foi realizado mediante fraude. Isso porque as planilhas de medição da obra foram falsificadas.

Indenização

Dentre as sanções aplicadas pelo Judiciário, foi afixada uma indenização por dano moral aos envolvidos no caso, no valor de R$ 100 mil, pelos problemas causados ao Município. É que em razão das irregularidades referentes aos pagamentos da obra não executada na integralidade, o Município de Primavera de Rondônia foi inscrito no sistema Siafem, o que impediu que novos projetos do ente fossem aprovados.

Assim, os requeridos Eloísa Helena Bertoletti, Adir de Lara, Milton Alves de Almeida Filho, José Airton Moraes, a empresa Construvil Construtora e Instaladora de Vilhena e seus representantes, Adones Hoffman, Elisangela Borges, foram condenados, solidariamente, ao pagamento de indenização pelos danos morais, no montante de R$ 100 mil.

Também solidariamente, o grupo foi condenado ao ressarcimento do dano material causado ao Município, no montante de R$ 228 mil; além da proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios e incentivos fiscais, pelo prazo de três anos.

Eloísa Helena Bertoletti, Adir de Lara, Milton Alves de Almeida Filho e José Airton Moraes foram, ainda, condenados à perda da função pública que ocupam, entre outras sanções.

PMPE VAI APURAR VAZAMENTO DE VÍDEO DE MILITARES DANÇANDO "EMPREGUETES".ASSESSORIA DA CORPORAÇÃO INFORMOU QUE A COREOGRAFIA FAZIA PARTE DE UM PROJETO SOCIAL QUE SERÁ LEVADO PARA COMUNIDADES CARENTES A POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO (PMPE) INFORMOU QUE O COMANDO DE 19º BATALHÃO VAI APURAR O VAZAMENTO DO VÍDEO EM QUE QUATRO MILITARES DO BATALHÃO, COM SEDE NO BAIRRO DO PINA, NA ZONA SUL DO RECIFE, APARECEM DANÇANDO A MÚSICA DAS "EMPREGUETES", DE UMA NOVELA DA TV GLOBO. A NOTA FOI ENVIADA NESTA SEGUNDA-FEIRA (30) PELA ASSESSORIA DA CORPORAÇÃO. NA NOTA, A ASSESSORIA DA PM INFORMOU QUE AS POLICIAIS FAZEM PARTE DE UM PROJETO SOCIAL QUE SERÁ LEVADO PARA COMUNIDADES CARENTES ASSISTIDAS PELO BATALHÃO. NO ENTANTO, O VÍDEO NÃO DEVERIA TER SIDO DIVULGADO NAS REDES SOCIAIS. DE ACORDO COM A ASSESSORIA DA PMPE, "APESAR DE FARDADAS, NÃO HOUVE, DA PARTE DAS JOVENS, QUALQUER INTENÇÃO DE MACULAR A IMAGEM DA CORPORAÇÃO".

Assessoria da corporação informou que a coreografia fazia parte de um projeto social que será levado para comunidades carentes


A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que o comando de 19º Batalhão vai apurar o vazamento do vídeo em que quatro militares do batalhão, com sede no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, aparecem dançando a música das "Empreguetes", de uma novela da TV Globo. A nota foi enviada nesta segunda-feira (30) pela assessoria da corporação.


Na nota, a assessoria da PM informou que as policiais fazem parte de um projeto social que será levado para comunidades carentes assistidas pelo batalhão. No entanto, o vídeo não deveria ter sido divulgado nas redes sociais. De acordo com a assessoria da PMPE, "apesar de fardadas, não houve, da parte das jovens, qualquer intenção de macular a imagem da corporação". 


O comandante do batalhão, tenente-coronel William Araújo, informou, no último domingo (29), à reportagem da Folha de Pernambuco que abriu sindicância para apurar o procedimento para apontar as responsabilidades e possíveis punições. Ainda no último domingo, o comandante informou à reportagem que "(o vídeo) trata-se de uma brincadeira infeliz, feita em um momento errado. Porém, não identificamos conotação de deboche que ofenda a nossa corporação"

     

WHATSAPP MOSTRARÁ AOS SEUS AMIGOS ONDE VOCÊ ESTÁ EM TEMPO REAL. SÃO PAULO – O WHATSAPP DEVE GANHAR UM RECURSO QUE PERMITE QUE USUÁRIOS SAIBAM ONDE SEUS CONTATOS ESTÃO EM TEMPO REAL. CHAMADA DE LIVE LOCATION TRACKING (RASTREAMENTO DE LOCALIZAÇÃO AO VIVO), A FERRAMENTA FAZ PARTE DE UMA ATUALIZAÇÃO NA VERSÃO BETA DO SERVIÇO (2.16.399 NO ANDROID E 2.17.3.28 NO IPHONE).DE ACORDO COM A CONTA WEBETAINFO NO TWITTER, CONHECIDA POR SEUS TESTES COM O APLICATIVO, A FERRAMENTA PODERÁ SER USADA PARA COMPARTILHAR TRAJETOS EM UM GRUPO — NÃO HÁ MENÇÃO SOBRE O ENVIO DA LOCALIZAÇÃO A APENAS UMA PESSOA.

São Paulo – O WhatsApp deve ganhar um recurso que permite que usuários saibam onde seus contatos estão em tempo real. Chamada de Live Location Tracking (Rastreamento de localização ao vivo), a ferramenta faz parte de uma atualização na versão beta do serviço (2.16.399 no Android e 2.17.3.28 no iPhone).


De acordo com a conta WEBetaInfo no Twitter, conhecida por seus testes com o aplicativo, a ferramenta poderá ser usada para compartilhar trajetos em um grupo — não há menção sobre o envio da localização a apenas uma pessoa.
O Live Location Tracking virá desativado na configuração padrão. No entanto, os usuários poderão ativar o rastreamento de local em tempo real por um minuto, dois minutos, cinco minutos e até por um período ilimitado. Aparentemente, também é possível escolher quais pessoas poderão ver a localização.


Vale lembrar que o WhatsApp já tem uma ferramenta que permite que as pessoas compartilhem uma localização específica.


Como o recurso foi encontrado na versão beta do app, ele só pode ser usado por usuários selecionados. Ainda não há data para que a ferramenta fique disponível para todas as pessoas.


ACIDENTE COM ÔNIBUS DEIXA UM MORTO E DEZENOVE FERIDOS NA BR-424, DIZ PM. ÔNIBUS TRANSPORTAVA PACIENTES QUE FORAM FAZER HEMODIÁLISE EM GARANHUNS. MOTORISTA PERDEU O CONTROLE DO VEÍCULO E ÔNIBUS CAPOTOU, SEGUNDO POLÍCIA. UM ACIDENTE COM UM ÔNIBUS DEIXOU UMA PESSOA MORTA E 19 FERIDAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (30) NA BR-424 EM GARANHUNS, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. O VEÍCULO TRANSPORTAVA PACIENTES QUE TINHAM IDO PARA O MUNICÍPIO FAZER HEMODIÁLISE. OS PASSAGEIROS SÃO DE CAPOEIRAS, TAMBÉM NO AGRESTE. DE ACORDO COM A POLÍCIA MILITAR, INICIALMENTE HAVIA A INFORMAÇÃO DE QUE ERAM MAIS DE 20 FERIDOS. JÁ A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL INFORMOU QUE 20 PESSOAS FICARAM FERIDAS. A PM INFORMOU QUE TINHAM 20 PESSOAS NO ÔNIBUS. O MOTORISTA PERDEU O CONTROLE DO VEÍCULO E CAPOTOU, CONFORME A POLÍCIA. O HOMEM QUE MORREU NO LOCAL TINHA 45 ANOS E ERA PASSAGEIRO NO ÔNIBUS, DISSE A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL.

Ônibus transportava pacientes que foram fazer hemodiálise em Garanhuns. Motorista perdeu o controle do veículo e ônibus capotou, segundo polícia.


Um acidente com um ônibus deixou uma pessoa morta e 19 feridas nesta segunda-feira (30) na BR-424 em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O veículo transportava pacientes que tinham ido para o município fazer hemodiálise. Os passageiros são de Capoeiras, também no Agreste.


De acordo com a Polícia Militar, inicialmente havia a informação de que eram mais de 20 feridos. Já a Polícia Rodoviária Federal informou que 20 pessoas ficaram feridas.


A PM informou que tinham 20 pessoas no ônibus. O motorista perdeu o controle do veículo e capotou, conforme a polícia. O homem que morreu no local tinha 45 anos e era passageiro no ônibus, disse a Polícia Rodoviária Federal.


Ainda de acordo com os Bombeiros, as pessoas tinham ido na Unidade de Pronto Atendimento de Garanhuns para fazer a hemodiálise e estavam voltando para Capoeiras.


Os feridos, 17 adultos e duas crianças, foram socorridos e levados para o Hospital Dom Moura em Garanhuns. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.