sábado, 31 de agosto de 2019

AGROCAN {ANTIGA USINA PUMATY] COMEÇA A RECEBER CANA NO SEU PÁTIO PARA MAIS UM INÍCIO DA SAFRA 2019


A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre
                                               Crédito Imagem Elenildo Correia



AGROCAN {ANTIGA USINA PUMATY] COMEÇA A RECEBER CANA NO SEU PÁTIO PARA MAIS UM INÍCIO DA SAFRA 2019


Ficamos super feliz por mais um ano da realização da moagem da cana-de-açúcar na Mata Sul interior pernambucano

A AGROCAN FICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE JOAQUIM NABUCO NA MATA SUL DE PERNAMBUCO 



PALMARES: CARROS DE SOM SERÃO FISCALIZADOS,SEGUNDO MPPE

Imagem: Emprega Brasil


Palmares: carros de som serão fiscalizados,segundo MPPE
A Secretaria de Finanças precisa promover o devido cadastro mercantil dos proprietários dos carros de som.

Devido à poluição sonora produzida por carros de som que circulam no centro de Palmares e em seu entorno, comprometendo a saúde pública e o sossego da população em geral, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Poder Executivo municipal que adotem medidas para regularizar e fiscalizar a atividade e os veículos.

A Secretaria de Saúde deve, através da Vigilância Sanitária Municipal, no prazo de até 30 dias, convocar os proprietários dos veículos que fazem anúncio sonoro através de alto-falante para se regularizarem, nos termos da legislação vigente. Em 60 dias, é preciso haver fiscalizações, incluindo o centro da cidade e seu entorno, para garantir o cumprimento do nível de pressão sonora emitido pelas fontes móveis, averiguar a documentação, distância mínima entre outros carros de som e outras exigências constantes da legislação.

Em 90 dias, deverá encaminhar à 1ª Promotoria de Justiça Cível de Palmares um relatório especificando os veículos cadastrados e o resultado das fiscalizações.

“Cabe à Vigilância Sanitária expedir as licenças para utilizações sonoras dos carros de som, através da apresentação de documentos de habilitação do motorista, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, se for o caso, licenciamento do veículo e pagamento de taxas”, lembrou a promotora de Justiça Carolina Cordeiro Pontes.

A Secretaria de Finanças precisa promover o devido cadastro mercantil dos proprietários dos carros de som.


BRASIL - GOVERNO PROPÕE SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 1.039 EM 2020

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Fonte Imagem Google

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.039 em 2020
Valor consta no projeto de lei orçamentária enviado ao Congresso.



Imagem: Reprodução/Pixabay



O salário mínimo proposto pelo governo federal para o ano que vem é de R$ 1.039. O valor consta na Proposta de Lei Orçamentária (PLOA) de 2020, que foi enviado na última sexta-feira (30) para análise do Congresso Nacional, juntamente com o texto do projeto de lei que institui o Plano Plurianual (PPA) da União para o período de 2020 a 2023.




O valor previsto agora está abaixo da última projeção, anunciada em abril, que indicou um salário mínimo de R$ 1.040. A revisão para baixo está relacionada à correção do valor do salário mínimo de 2020 ser corrigido pela inflação desse ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que registrou queda nos últimos meses (de 4,19% para 4,09%).




Cada aumento de R$ 1 no mínimo terá impacto de cerca de R$ 298,2 milhões no Orçamento de 2020. A maior parte desse efeito vem dos benefícios da Previdência Social de um salário mínimo.




Mesmo com a ligeria redução, o salário mínimo do ano que vem vai ultrapassar a faixa R$ 1 mil pela primeira vez na história. O reajuste representa uma alta de um pouco mais de 4% em relação ao valor atual (R$ 998).



MATA SUL - PE, DIOCESE DOS PALMARES VIVENCIA NOITE DE ESPIRITUALIDADE PROFÉTICA



Diocese dos Palmares vivencia Noite de Espiritualidade Profética

 Na noite desta quarta-feira (28), o Setor Social da Diocese dos Palmares, promoveu a Noite de Espiritualidade Profética em homenagem ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, que ficou conhecido no mundo por sua luta pela democracia e por seus atos de solidariedade aos mais pobres, os Bispos, Dom José Maria Pires e Dom Luciano Mendes, que faleceram em anos diferentes, mas, no mesmo dia 27 de agosto. O Bispo Diocesano Dom Henrique Soares da Costa, foi quem palestrou sobre o Tema da Espiritualidade Profética, citando a importância do profetismo de DOM Hélder, Dom José Maria Pires e Dom Luciano Mendes, homens firmes no anúncio da palavra de Deus, mas homens de Paz.


No encontro estiveram presentes Padres e Leigos de diversas paróquias, bem como, a Escola Diocesana de Fé e Política, movimentos e pastorais, além de uma importante representação dos moradores das margens da linha férrea que se encontram com ordem de despejo, em favor da Transnordestina detentora do patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal.



sexta-feira, 23 de agosto de 2019

BOLÍVIA RECEBE AVIÃO CISTERNA SUPERTANKER PARA COMBATER INCÊNDIO FLORESTAL




BOLÍVIA RECEBE AVIÃO CISTERNA SUPERTANKER PARA COMBATER INCÊNDIO FLORESTAL 



Bolívia recebe avião cisterna SuperTanker para combater incêndio florestal 23/08/2019 20h46 Roboré, Bolívia, 23 Ago 2019 (AFP) - O primeiro objetivo do avião cisterna SuperTanker que começou a operar nesta sexta-feira na região de Taperas (leste da Bolívia), de isolar uma importante usina termoelétrica de um voraz incêndio, foi "relativamente bem-sucedido", disse uma fonte oficial. Juan Ramón Quintana, ministro da Presidência local, qualificou de "relativamente bem-sucedida" a operação da primeira descarga de 75.000 litros de água que o SuperTanker efetuou sobre uma ampla zona da Chiquitanía boliviana, no sudeste perto da fronteira com Brasil e Paraguai. O primeiro objetivo fo... - Veja mais em FONTE https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/08/23/bolivia-recebe-aviao-cisterna-supertanker-para-combater-incendio-florestal.htm?cmpid=copiaecola

PROTEGER A AMAZÔNIA É COMPROMISSO E DEVER DE TODOS. "SOS AMAZÔNIA"



PROTEGER A AMAZÔNIA É COMPROMISSO E DEVER DE TODOS. "SOS AMAZÔNIA"


Nós somos a SOS Amazônia, uma ONG com a missão de promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia. 

A Associação SOS Amazônia é resultado de uma expressão popular. A entidade foi criada na década de 1980, época em que o desmatamento da Amazônia passou a ser divulgado internacionalmente e os seringueiros no Acre eram ameaçados por estar empatando a devastação das florestas. 

No dia 30 de setembro de 1988, um grupo de 35 pessoas na cidade de Rio Branco, compreendendo professores, estudantes universitários e representantes do movimento social, criou a SOS Amazônia, tendo como objetivo principal, proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.

Com adesão de representantes do movimento social, a SOS Amazônia teve Chico Mendes como um dos fundadores. Desde então, o grupo passou a denunciar, sensibilizar e mobilizar a sociedade frente às crescentes agressões sofridas pela Floresta Amazônica.

ATUAÇÃO – A instituição atua no estado do Acre e Amazonas, além de áreas fronteiriças, com a participação de, aproximadamente, 5 mil famílias, por meio de projetos e campanhas que promovem a geração de renda e mantém a floresta em pé. Essa área de atuação abrange, principalmente, Unidades de Conservação, a exemplo do Parque Nacional da Serra do Divisor e da Reserva Extrativista Alto Juruá, atribuindo à SOS Amazônia um extenso e importante histórico de iniciativas para manutenção das florestas e melhores condições de vida aos povos que nelas habitam.

Desde sua criação desenvolve projetos, propõe e implementa políticas públicas com foco na difusão de modelos e práticas para preservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. Ganhou experiência e capacidade para gestão de Unidades de Conservação (UCs), também é referência no desenvolvimento da educação ambiental, no reaproveitamento dos resíduos sólidos e na participação voluntária em conselhos e comitês para regulamentação de leis e gestão de programas públicos.

E, para fortalecer mais ainda sua ação em unidades de conservação, nos últimos anos, ganhou também experiência no incremento da assistência técnica e extensão rural a comunidades tradicionais, no Vale do Juruá.

A atuação institucional é orientada por um Código de Ética, planejamento estratégico, controles internos descritos em Manual de Procedimentos e gestão contábil financeira transparente e auditada, combinada às diferentes iniciativas técnicas e políticas; tem importância reconhecida por diferentes parceiros governamentais, não governamentais, movimentos sociais e organismos internacionais. Tal conduta garantiu à SOS AMAZÔNIA o ‘Prêmio Bem Eficiente’ de gestão institucional, concedido pela Kanitz & Associados em 2004, às 50 entidades sem fins lucrativos que melhor administram seus recursos no país, com transparência e seriedade.

#MelhoresOngs – Em 2017 foi reconhecida como uma das 100 “Melhores ONGs do Brasil”. O prêmio é uma iniciativa do Instituto Doar, em parceria com a Revista Época, que busca reconhecer boas práticas de gestão e transparência no terceiro setor, além de incentivar a cultura de doação no Brasil. #façaflorescer #sosamazônia

Direção

Miguel Scarcello, secretário geral

Álisson Maranho, secretário técnico

Gabriela Souza. secretária administrativa



Veja nossas normas jurídicas, acordadas pelos fundadores e sócios, que regulamentam o funcionamento da SOS Amazônia.


Objetivos estatutários

1. Promover e apoiar ações que visem a preservação, conservação, defesa e recuperação ambiental, com prioridade para os ambientes da Amazônia, em particular, do Estado do Acre;

2. Incentivar e promover a divulgação de causas pacíficas;

3 . Elaborar estudos e desenvolver projetos que visem a melhoria da qualidade de vida das populações urbanas e rural;

4. Assessorar técnica e juridicamente causas envolvendo questões ambientais, inclusive propor ações judiciais;

5. Promover ações de educação ambiental, formal e não formal, envolvendo todos os segmentos da população;

6. Defender interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos de hipossuficientes em geral, podendo para tal ajuizar ações civis públicas (com base na Lei n° 7.347 ou outras leis que atribuam legitimidade para tais ações coletivas) e outras judiciais, principalmente para defender os seguintes interesses:

Direito das crianças e dos adolescentes, direitos estes compreendidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8078), em leis especiais e em tratados internacionais (Convenção de Direitos Humanos da OEA, etc.) e em outros preceitos de ordenamento jurídico;

Defesa e promoção do direito ou interesse difuso por um meio ambiente ecologicamente equilibrado, visando à proteção do meio ambiente, a responsabilidade dos destruidores e a indenização das vitimas.

domingo, 18 de agosto de 2019

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA CONTESTA LAUDO SOBRE MORTE DE CACIQUE NO AP


DOMINGO, 18/08/2019, 08:13 Polícia


Comissão de Direitos Humanos da Câmara contesta laudo sobre morte de cacique no AP

Avaliação preliminar da Polícia Federal sugere que o líder waiãpi morreu por afogamento, mas os indígenas sustentam que ele foi morto por invasores garimpeiros. A PF ainda aguarda pelo resultado de um laudo toxicológico que deve ficar pronto em 30 dias.



O cacique Emyra Waiãpi foi encontrado morto em um rio após invasão a terra indígena no Amapá. Foto: Reprodução / TV Globo

PREFEITO E PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES SÃO FEITOS REFÉNS EM ASSALTO NA ZONA RURAL


BRASIL

Publicada em 17 de agosto de 2019 às 19:07:38. Atualizada em 17 de agosto de 2019 às 19:08:33.

Prefeito e Presidente da Câmara de Vereadores são feitos reféns em assalto na Zona Rural

Crime aconteceu em comunidade rural da cidade.

Por: Marcos André | Fonte: G1



O prefeito Mylton Domingues de Aguiar e o presidente da câmara de vereadores Antônio José da Silva, do município de Aroeiras, Agreste da Paraíba, ficaram reféns em um assalto na manhã deste sábado (17), na área rural da cidade.


De acordo com a Delegacia de Queimadas, onde o caso está sendo investigado, eles estavam em uma caminhonete quando foram abordadas pelos criminosos, que levaram o carro e as vítimas de reféns.

O prefeito e o vereador foram deixados em uma estrada no município de Barra de Santana, na mesma região. Eles prestaram depoimento na Delegacia de Queimadas, mas até as 16h, os suspeitos e o carro roubado não foram encontrados pela polícia.

OPERAÇÃO ‘PENTE-FINO’ DE BOLSONARO AMEAÇA DIREITOS DA PARCELA MAIS CARENTE DA SOCIEDADE


Operação ‘pente-fino’ de Bolsonaro ameaça direitos da parcela mais carente da sociedade


Governo alega “combate a fraudes” e “economia” até R$ 9,8 bilhões em gastos. Manobra prevista para vigorar por 18 meses, pode se estender até 2022

18 de agosto de 2019, 12:52 h


(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Rede Brasil Atual - A chamada “operação pente-fino” do INSS, que entrou em vigor em 12 de julho, foi instituída pela Medida Provisória 871, convertida na Lei nº 13.846/ 2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 12 de julho. Na prática, ela autoriza a “revisão” de até 3 milhões de benefícios da seguridade social, como auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria rural, por invalidez e benefício de prestação continuada (BPC) nos próximos 18 meses. Segundo o governo, o objetivo da medida é “combater fraudes” e “economizar” até R$ 9,8 bilhões. O “pente-fino” tem previsão de se estender de 2019 a 2020, mas pode ser prorrogado até 2022.

A “operação” não é uma novidade. Todos os governos adotam medidas para combater irregularidades no sistema, o que é uma obrigação dos órgãos públicos. O problema é que esse tipo de “mutirão” investe indiscriminadamente contra benefícios que, muitas vezes, são direitos dos cidadãos, mas que acabam sendo retirados.

Segundo o advogado Ismael Alves Freitas, das áreas trabalhista e previdenciária, esse tipo de situação se agravou a partir do governo Michel Temer. “Já havia esse tipo de mutirão nos governos anteriores, mas no governo Temer e no atual isso se intensificou muito. O Temer já fez isso para supostamente ir atrás de fraude, mas cassaram benefícios sem prova nenhuma de fraude. No caso de clientes meus, teve caso até de cassar benefício autorizado por sentença transitada em julgado. Onde está a fraude?”, questiona.

Para ele, medidas como a adotada pela MP 871, além de promoverem cassações de benefícios sem justificativa – principalmente de pessoas carentes que dependem deles para viver –, parecem ser muitas vezes injustificadas também do ponto de vista formal. Isso porque a Lei 8213/1991 já prevê a criminalização das fraudes contra o INSS.

“Qualquer benefício concedido fora dos parâmetros dessa lei já é considerado fraudulento. Mas eles fazem isso para dar esse estardalhaço todo, dar mídia e justificar a cassação arbitrária de quem tem direito”, diz Freitas. “O que acho que esse governo está fazendo é criar leis para justificar aos seus eleitores as arbitrariedades que sempre aconteceram.”

Para ele, “a mídia corporativa fica dizendo que as medidas atuais têm objetivo de economizar recursos dos cofres públicos, mas é economizar entre aspas, porque depois as pessoas entram na Justiça e tudo o que economizaram da Previdência recai no Judiciário”.


Dalton Cusciano, analista em ciência e tecnologia da Fundacentro e mestre em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo), observa que, ao realizar a “operação pente-fino”, o INSS apenas cumpre o que foi aprovado pelo Congresso Nacional. “Todavia, há de se ter o devido zelo e cautela nessa revisão, de modo a respeitar os direitos adquiridos e os limites impostos pelo ordenamento jurídico”.

Para Cusciano, a revisão dos benefícios “por certo” terá como efeito perverso o cancelamento indevido de benefícios. Disso decorrerá recursos administrativos e também a judicialização dos benefícios cancelados, “gerando gastos que devem ser calculados”. Esses gastos “devem estar incluídos no custo da revisão e devem ser deduzidos do total de economia a ser gerado, sob o ponto de vista econômico”. Cabe ao governo, diz, zelar e ter cautela nessa revisão, “para que o menor número possível de benefícios cessados sejam revertidos no futuro, “criando eventualmente revisões às cegas por peritos diferentes”.

Para Natal Leo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da UGT, com o “pente-fino”, o governo pretende “fazer uma limpeza no que puder” e “qualquer errinho” vai acarretar a perda do benefício. “Precisa se preparar. Quem não fez a perícia, o laudo, precisa se apressar”, aconselha.

Casos concretos

Freitas cita dois casos em que clientes seus passaram por situações “absurdas”, segundo ele.

Caso 1 – Um homem tem uma doença degenerativa rara. Ele recebeu o BPC de 2000 a 2006. Porém, num pequeno período de alguns meses em que seu pai recebeu horas extras, a renda familiar superou um quarto do salário mínimo. Pelas regras, a renda familiar per capita precisa ser de um quarto do salário mínimo para ter o direito.

Por conta disso, seu benefício foi cassado. Mas não só isso. Pelo curto período em que a renda familiar ultrapassou o limite, o INSS presumiu que, de 2000 a 2006, o beneficiário teria recebido indevidamente, e ele passou a ser cobrado pelo que havia recebido em todo o período de 2000 a 2006, o que somava RS$ 24.473,00. O advogado entrou na Justiça, para restabelecer o benefício e reconhecer judicialmente que ele não devia nada. O benefício voltou a ser pago. Mas em 2016 foi novamente cassado num período de “mutirão” do governo Temer. Para reaver o pagamento, entrou com pedido de novo laudo e com novo processo judicial, ainda em andamento.

Caso 2 – Outro exemplo é de um homem com grave problema na coluna, tendo passado por cinco cirurgias. Uma juíza negou-lhe a aposentadoria por invalidez dizendo que ele era muito jovem, embora um laudo pericial comprovasse que o beneficiário estava total e definitivamente incapacitado para o trabalho. “A lei não diz que quem é jovem não pode se aposentar por invalidez”, observa Freitas.

O advogado apelou. Com o recurso, obteve vitória e o beneficiário passou a receber a aposentadoria. Porém, num “pente-fino” pelo governo Temer, conta o advogado, no final de 2016 o benefício foi suspenso, mesmo com sentença transitada em julgado. O advogado entrou com outra ação e conseguiu uma liminar em favor do segurado, que vigora até sair uma sentença definitiva.

“São esses absurdos que acontecem quando fazem essas revisões”, diz Freitas. “Passam até por cima de sentença transitada em julgado.” Em sua avaliação, o “pente-fino” ameaça benefícios de pessoas pobres e miseráveis.
“Indícios de irregularidade”

O INSS afirma que vai analisar os processos administrativos que “apresentem indícios de irregularidade e potencial risco de realização de gastos indevidos na concessão de benefícios”. Diz também que, com o programa, pretende “zerar o estoque de benefícios pendentes de análise, além de intensificar o combate às fraudes”.

O órgão informa que, no primeiro semestre, realizou 806 mil notificações a segurados que recebem benefícios “com algum tipo de inconsistência” e que, nas próximas semanas, novas notificações serão encaminhadas preferencialmente pela rede bancária, ou, caso necessário, por carta.

domingo, 11 de agosto de 2019

CATENDE, VAM SPRINTER A CAMINHO DA IGREJA FOI ATACADA A TIROS NA LOMBADA DE ROÇADINHO PE 120.

                      Crédito Imagens Blog Catende No rastro da Notícia 

CATENDE, VAM SPRINTER A CAMINHO DA IGREJA FOI ATACADA A TIROS NA LOMBADA DE ROÇADINHO PE 120.

Rodovia dos assaltos e até mortes, PE 120 saído de Catende, ladeira do 9, Distrito de Roçadinho, trevo de Belém de Maria, Engenho Conceição, Distrito de Barateiras, Trevo de acesso a Bonito e São Joaquim do Monte até Agrestina, muda o local mais a rota DOS MELIANTES continua a mesma.



                   Crédito Imagens Blog Catende No Rastro da Notícia 


Na noite do último sábado 10/08/2019 por volta das 11 da noite, uma VAM SPRINTER a caminho da Igreja foi atacada por meliantes armados que disparamos vários tiros atingindo o veículo e baleando um dos ocupantes.


O condutor da SPRINTER  C.C.C.P. relatou ao Blog  Catende No Rastro da Notícia que por volta das 11 horas da noite do sábado 10/08/19 voltava das festividades da Igreja Católica que aconteceu no Distrito de Laje Grande de Catende, quando se aproximava da lambada localizada no PE 120 no Distrito de Roçadinho reduziu a velocidade do veículo, logo viu quando em número de 4 a 5 meliantes aparente jovens com capuz na cabeça saíram de dentro do mato com armas na mão, sem falar nada começaram atirar na direção do carro, o condutor engatou a macha e logo seguiu em frente de forma rápida, logo percebeu e ouviu vários disparos de arma de fogo, "foram muitos tiros, alguns deles acertaram vidros e lateral do carro, escapamos por pouco, Deus nos deu livramento apesar de um dos tiros ter atravessado a lataria a acertado um dos passageiros sem gravidade" relatou, o baleado, foi socorrido pelo próprio condutor ao Hospital de Catende, logo em seguida transferido ao HR de Palmares, onde teve a bala retirada e não corre perigo.



                          Crédito Imagens Blog Catende No Rastro da Notícia 

                       Crédito Imagens Blog Catende No Rastro da Notícia 



Fonte Blog Catende No Rastro da Notícia

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

EX-PREFEITA DE GAMELEIRA MAIS OITO SÃO PRESOS POR FRAUDES EM LICITAÇÕES E DESVIO DE RECURSOS QUE ULTRAPASSAM R$: 1 MILHÃO



MATA SUL


Publicada em 07 de agosto de 2019 às 15:32:08. Atualizada em 07 de agosto de 2019 às 15:32:08.


Ex-prefeita de Gameleira mais oito são presos por fraudes em licitações e desvio de recursos que ultrapassam R$: 1 milhão

Prejuízo é muito grande, ultrapassa R$ 1 milhão', diz gestor das Delegacias Especializadas, Jean Rockfeller. Também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão.
Por: Marcos André | Fonte: G1

Duas operações contra fraudes em licitações foram desencadeadas pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil, nesta quarta-feira (7), em duas cidades da Mata Sul. 

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão, entre eles foi presa a ex-prefeita de Gameleira Yeda Agusta.

As operações investigam, além das fraudes em licitações, os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e peculato (desvio de dinheiro público) em Gameleira e Amaraji. 

Ex-servidores das duas prefeituras também foram presos.O s servidores presos foram encaminhados para o Presídio da cidade de Palmares a ex-prefeito foi encaminhada para Colônia Penal Feminina no Recife.

Além das prisões, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nos dois municípios. 

Segundo a Polícia Civil, uma empresa investigada nas duas operações atuava fraudando licitações nos dois municípios. 

Segundo o gestor das Delegacias Especializadas, Jean Rockfeller, o prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 1 milhão.Advogados ligados às empresas investigadas também foram alvo dos mandados, entre eles, Geraldo Gonçalves. 

Os nomes dos outros presos, bem como as empresas envolvidas no esquema, não foram divulgados pela Polícia Civil.Segundo o gestor das Delegacias Especializadas, Jean Rockfeller, o prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 1 milhão.




"Empresas ganhavam licitações de forma fraudulenta para a prestação de serviço jurídico. Descobrimos que essas licitações eram fraudadas e esses serviços não eram prestados à população, mas sim à ex-prefeita Yeda Augusta. As gestões atuais das cidades não são objeto das investigações", afirma Rockfeller.

A primeira ação denominada Cartas Marcadas, a Vara Criminal da Comarca de Gameleira emitiu nove mandados de prisão temporária e 11 de busca. A investigação começou em dezembro de 2018 e, além da fraude em licitação, a quadrilha alvo é investigada por lavagem de dinheiro

Na segunda ação, chamada Sequência Real, foram emitidos nove mandados de busca pela Vara Criminal da Comarca de Amaraji, como resultado das investigações iniciadas em maio sobre a quadrilha ligada às fraudes.

"Só em licitações, o prejuízo é muito grande, ultrapassa R$ 1 milhão, juntando Gameleira e Amaraji. Os homens presos foram levados ao presídio de Palmares [na Zona da Mata] e a mulher, para a Colônia Penal Feminina", declara Jean Rockfeller.Os materiais apreendidos foram levados à sede do Draco, em Tejipió, no do Recife.



segunda-feira, 5 de agosto de 2019

SÃO PAULO, FOTOS DE CACHORRO ABRAÇADO A MORADOR DE RUA EM SANTO ANDRÉ VIRALIZAM NA WEB




Fotos de cachorro abraçado a morador de rua em Santo André viralizam na web

 Ao passar pela Oliveira Lima na tarde desta sexta-feira (02), durante seu horário de almoço, a massoterapeuta Jane Araujo, 38 anos, viu uma cena que chamou sua atenção.

Um morador de rua, deitado na calçada, estava acompanhado de um cachorro que parecia aquecê-lo com seu abraço. As imagens foram compartilhadas dezenas de vezes em poucos minutos.



Jane registrou e publicou as fotos na internet com a intenção de sensibilizar as pessoas. “A vida não está fácil pra ninguém e, quando vemos um ato de amor, nos surpreendemos…”, relatou à reportagem. Frio preocupa

A cena também faz lembrar que a previsão do tempo indica queda na temperatura para este final de semana, com os termômetros podendo marcar até 6°C pela manhã, o que aumenta a preocupação com quem se vale das ruas para sobreviver.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

BB VAI OFERECER DE R$ 20 MIL A R$ 200 MIL A FUNCIONÁRIO QUE PEDIR DEMISSÃO




BB vai oferecer de R$ 20 mil a R$ 200 mil a funcionário que pedir demissão

A medida faz parte do Programa de Adequação de Quadro (PAQ), anunciado na manhã da última segunda-feira (29).

Por: Redação PortalPE10 | Fonte: Estado de Minas

Foto: Reprodução



O Banco do Brasil (BB) deve oferecer incentivos que variam de R$ 20 mil a R$ 200 mil para funcionários que se demitirem voluntariamente. A medida faz parte do Programa de Adequação de Quadro (PAQ), anunciado na manhã desta segunda-feira (29).


Pelo que ficou acertado, o trabalhador com até 20 anos de empresa receberá 7,8 salários brutos como incentivo para o desligamento. Os funcionários da estatal com duas décadas ou mais de casa poderão receber até 9,8 salário.

Também está em estudo a possibilidade de que o BB pague o plano de saúde destes funcionários por mais um ano, incluindo os dependentes. O trabalhador que aderir ao PAQ também deve ficar isento de pagamento de custos de treinamento, como cursos, graduação, idiomas e certificações.


O fato relevante com o anúncio de reestruturação foi publicado na manhã desta segunda-feira (29) pelo BB.


Reestruturação 


O Blog do Vicente, no Correio Braziliense, mostrou no último sábado (27/7) que o Banco do Brasil faria um Programa de Demissão Voluntária (PDV), com medidas que teriam o nome de reorganização institucional. As ações forma aprovadas pelo Conselho de Administração do BB.


De acordo com o BB, o PAQ busca otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando os excessos de pessoal nas unidades da instituição financeira. O programa vai em direção à “revisão” e “redimensionamento” da estrutura organizacional.


Uma das medidas é reduzir o número de agências, transformando 333 delas em Posto de Atendimento Avançado (PAA), que , que são pontos destinados a municípios desassistidos de serviços bancários e possuem estrutura reduzida de funcionários.


A implementação dessas ações ocorrerá no segundo semestre de 2019. O impacto financeiro do programa será divulgado até o final de agosto e não altera as projeções divulgadas para 2019.


“O Banco do Brasil reitera que estas e outras iniciativas se alinham ao propósito de ampliar a competitividade, por meio da transformação digital e do dinamismo do modelo de atendimento e relacionamento”, completou o fato relevante.

JULHO TERMINA COM O REGISTRO DE 27 MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ. NO ANO, SÃO 130





QUINTA-FEIRA, AGOSTO 01, 2019 



Vinte e sete mulheres foram assassinadas no Ceará no mês de julho em todo o Ceará, elevando para 130 o número de crimes do gênero no estado em sete meses de 2019. Dos 27 homicídios, latrocínios e feminicídios, a maioria aconteceu na Capital, com 13 casos. Outros 10 foram registrados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


No Interior do Estado apenas quatro casos de assassinatos de mulheres aconteceram no mês passado, nos seguintes Municípios: Tabuleiro do Norte, Santana do Cariri, Acaraú e Reriutaba. A maioria dos casos se tratou de feminicídio, isto é, crimes passionais em que as mulheres são mortas após terem se separado de seus companheiros agressores.


Além dos 13 crimes em Fortaleza, quatro foram registrados no Município de Caucaia, na RMF. As vítimas tinham idades entre 14 e 33 anos e foram mortas, em sua maioria, por conta do envolvimento com a guerra de facções criminosas que devasta aquele Município metropolitano desde o começo do ano.


Casos misteriosos


Vários casos ainda estão sob apuração da Polícia e em mistério. Exemplos disso foram os assassinatos de dois casais no intervalo de apenas quatro dias, ambos registrados na Região Metropolitana de Fortaleza.


O primeiro caso ocorreu na tarde do dia 24 de julho, quando os corpos de Talyta Castelo Branco, 30 anos; e do seu companheiro, Jucleilton da Silva Duarte, 29 anos, foram encontrados crivados de balas em uma estrada de terra na localidade de Munguba, no Município de Pacatuba. A Polícia suspeita que o casal tenha sido seqüestrado na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central (a 201Km de Fortaleza), onde morava. Os motivos do crime e seus autores não foram ainda revelados. O caso é apurado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).


Já na manhã do último domingo (28), outro casal foi encontrado morto. O fato foi registrado também no Município de Pacatuba. Às margens do Anel Viário, proximidades da barragem do Açude Gavião, os corpos de um homem e uma mulher foram deixados com várias marcas de tiros, senso as vítimas identificadas como Rafael Lima do Nascimento, 36 anos; e Luíza Antônia Andréa Pereira de Sousa, 34 anos. A Polícia não tem pistas para esclarecer o crime.


Caucaia


Na cidade mais violenta da Região Metropolitana de Fortaleza, quatro mulheres foram mortas em julho. O primeiro caso ocorreu no dia 9, quando Priscila da Silva Siqueira, 33 anos, foi morta, a tiros, dentro de casa, na Rua 8 do Conjunto Arianópolis.


No dia 15, a vítima foi a jovem Patrícia Vasconcelos Quaresma, 18 anos, morta com vários tiros, na comunidade Bom Jesus.


Na noite da última terça-feira (30) a adolescente Suzyele Mendes Gonçalves, de apenas 14 anos de idade, foi assassinada, a tiros, na presença de uma irmã e de uma amiga. O crime aconteceu quando as três garotas caminhavam pela Rua Gilberto de Sousa Viana e, ao chegarem na esquina com a Rua Porto Alegre, foram atacadas por dois homens. Suzyele foi morta com vários tiros na cabeça.


E na manhã de ontem (31), a adolescente Carliana Fernandes Oliveira da Silva, 14 anos, foi assassinada com vários tiros. O crime aconteceu na Rua F do Parque Soledade, no Distrito de Jurema. A jovem estaria ameaçada por bandidos de uma facção.


Veja, a seguir, a lista completa das mulheres mortas no Ceará, em julho:


01 – (01/07) – Magna Maria Martins Alves, 41 (bala) – (CHOROZINHO)


02 – (04/07) – Antônia Fernanda Loiola, 51 (outros meios) – Fortaleza/AIS-9 (CAPITAL)


03 – (06/07) – Joyce Silva Gonçalves, 19 (bala) – R. Pato Branco/B. Granja Lisboa (CAPITAL)


04 – (09/07) – Priscila da Silva Siqueira, 33 (bala) – Rua 8/Conj. Arianópolis (CAUCAIA)


05 – (12/07) – Rilene Maria Frota Albano, 66 (bala) – R. Itaboraí/B. Passaré (CAPITAL)


06 – (13/07) – Vanessa Mendes, 19 (bala) – R.K/B. Barroso (CAPITAL)


07 – (14/07) – Gabrielle Silva Sousa, 18 (bala) – R. Ramos Botelho/B. Papicu (CAPITAL)


08 – (15/07) – Dayane Bizerra Maia, 31 (bala) – Localidade Várzea Grande (TABULEIRO DO NORTE)


09 – (15/07) – Maria Rita da Silva, 72 (outros meios) – Travessa Bulgari/B. Itaoca (CAPITAL)


10 – (15/07) – Patrícia Vasconcelos Quaresma, 18 (bala) – B. Bom Jesus (CAUCAIA)


11 – (16/07) – vítima não identificada (faca) – (SÃO GONÇALO DO AMARANTE)


12 – (18/07) – Charliene Silva dos Santos, 26 (bala) – Rua Nova Iguaçu/B. Serviluz (CAPITAL)


13 – (18/07) – Rosiane Pereira de Lima, 28 (faca) – R.João Cavalcante/Estrada do Quiobal (PACATUBA)


14 – (22/07) – Milena Soares da Silva, 18 (bala) – Rua Água Verde/B. Dom Lustosa (CAPITAL)


15 – (23/07) – Aldenir Alencar, 45 (facadas) – (SANTANA DO CARIRI)


16 – (23/07) – Maria Edilânia de Oliveira, 27 (outros meios) – B. Jangurussu (CAPITAL)


17 – (24/07) – Talyta Castelo Branco, 30 (bala) – Localidade Monguba (PACATUBA)


18 – (24/07) – Maria Ticiane Ferreira do Nascimento, 26 (outros meios) – Loc. Cauassu (ACARAÚ)


19 – (26/07) – Ana Thainara Matias Duarte Alcântara, 24 (bala) – Conjunto Jereissati I (MARACANAÚ)


20 – (28/07) – Cristina Ney Batista Landim, 56 (bala) – Rua Miguel Aragão/B. Mondubim (CAPITAL)


21 – (28/07) – Ana Karolina de Souza Santos, 19 (outros) – R. Santa Terezinha/Bonsucesso (CAPITAL)


22 – (28/07) – Luíza Antônia Andréia Pereira de Sousa (bala) – Anel Viário (PACATUBA)


23 – (28/07) – Monyze Benício de Freitas, 22 (bala) – R. Creusa Roque/B. Vila Manoel Sátiro (CAPITAL)


24 – (28/07) – Marciana Ferreira Alves, 37 (bala) – Rua Cinco/B. Passaré (CAPITAL)


25 – (29/07) – Maria Edilene Azevedo dos Reis, 19 (bala) – Distrito de Amanaiara (RERIUTABA)


26 – (30/07) – Suzyele Mendes Gonçalves, 14 (bala) – Bairro Mestre Antônio (CAUCAIA)


27 – (31/07) – Carliana Fernandes Oliveira da Silva, 19 (bala) – R.F/ Parque Soledade (CAUCAIA)


DONY DE NUCCIO PEDE DEMISSÃO DA GLOBO APÓS POLÊMICA






Dony De Nuccio pede demissão da Globo após polêmica

"Não tinha conhecimento de que os tipos de serviços prestados pela empresa à qual estava ligado contrariavam normas da Globo"

1 AGO2019
13h40
atualizado às 13h46


COMENTÁRIOS


O jornalista Dony De Nuccio, apresentador do Jornal Hoje, pediu demissão da Globo nesta quinta-feira, 1º, confirmou ao E+ a assessoria da emissora, que também divulgou mensagens trocadas pelo próprio Dony e Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo.



Dony de NuccioFoto: Reprodução de 'Jornal Hoje' (2019) / Globo / Estadão Conteúdo


Na mensagem, Dony De Nuccio anuncia: "Com aperto no coração, solicito meu afastamento do jornalismo". "Não tinha conhecimento de que os tipos de serviços prestados pela empresa à qual estava ligado contrariavam normas da Globo", esclarece.


"Olho no retrovisor com alegria e satisfação por toda essa caminhada, e sou muito grato a você e à Globo pela oportunidade que me deram de bater asas, trabalhar duro e voar alto", prossegue Dony.

A resposta do diretor vem em seguida: "Aceito o seu pedido de demissão com pesar mas, assim como você e pelas razões que você aponta, com a certeza de que é o melhor caminho a seguir".

Dony de Nuccio apresentou o Jornal Hoje pela última vez na última quarta-feira, 31. Nesta quinta-feira, 1º, o telejornal foi apresentado por Sandra Annenberg.

Confira abaixo a íntegra do comunicado enviado pela Globo, incluindo a troca de mensagens entre Dony de Nuccio e Ali Kamel:

"Esclarecimentos sobre o jornalista Dony De Nuccio

Seguem esclarecimentos sobre o jornalista Dony De Nuccio:

O jornalista Dony De Nuccio e o diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, concordaram em tornar públicas as mensagens que ambos trocaram hoje.

Troca de mensagens:

Caro Ali,

Como afirmei anteriormente, não tinha conhecimento de que os tipos de serviços prestados pela empresa à qual estava ligado contrariavam normas da Globo. Reitero que minha função não era negociar valores com clientes, mas sim trabalhar na concepção dos projetos e em seu conteúdo.

Frente à recente onda de ataques que venho sofrendo, e com indícios de criminosa invasão de computadores, arquivos e mensagens, procurei vasculhar o histórico de dois anos de emails enviados por mim enquanto cumpria função na empresa. De fato, na esmagadora maioria das vezes, eu não tratava de valores com contratantes. Mas, em algumas circunstâncias pontuais, e das quais eu sinceramente não me recordava, há sim menção a cifras e projetos. Nos poucos casos em que isso aconteceu, a proposta geralmente não prosperou e a contratação não foi efetivada. De qualquer forma, fui traído pela memória. E me penitencio por isso.

Quero acrescentar também que depois de nossa longa conversa e do relato mais pormenorizado que lhe fiz sobre as atividades já desempenhadas pela PrimeTalk, há um serviço pontual que incluiu o que pode ser interpretado como assessoria de imprensa. Entendo com os olhos de hoje que o escopo dos serviços prestados ultrapassa os limites do que a Globo espera de seus jornalistas. E lamento que, mesmo sem dolo, não tenha percebido isso antes. Não quero mais - por qualquer que seja o artigo ou vazamento na contínua tentativa de destruir minha reputação - constranger você, a Globo ou a minha família.

Desde muito cedo na vida sonhei em trabalhar com televisão, e procurei ao longo de toda minha trajetória me preparar para poder, algum dia, agregar muito valor aos quadros da Globo. Foi pensando nisso que procurei a formação acadêmica mais sólida possível, com jornalismo, economia, extensão internacional e mestrado em economia e finanças.

Em 2011 abri mão de uma promissora carreira no mercado financeiro, para me tornar repórter nos quadros da Globo. Parecia uma decisão difícil, mas não foi: representava o começo de uma nova caminhada, com a qual eu sonhava desde tempos remotos.


Dentro da emissora tive a possibilidade de trabalhar nos mais diversos telejornais e funções, e participar de algumas das coberturas mais marcantes da história do nosso país. Fui repórter do Jornal da Globo, do BDSP, SPTV1 e SPTV2. Fui editor de economia e comentarista do Jornal das 10 e do Hora 1. Ajudei a criar e depois apresentar programas como o Conta Corrente e GloboNews Internacional, além de ancorar o próprio J10, participando de análises políticas e econômicas com algumas das maiores referências do ramo no jornalismo brasileiro. Nos últimos dois anos, tive a imensa alegria e desafio de comandar o Jornal Hoje, dividindo bancada com a talentosa, inspiradora e hoje amiga pessoal, Sandra Annenberg. E ainda pude apresentar o Fantástico e o Jornal Nacional em diversas ocasiões.

Olho no retrovisor com alegria e satisfação por toda essa caminhada, e sou muito grato a você e à Globo pela oportunidade que me deram de bater asas, trabalhar duro e voar alto, ocupando alguns dos mais importantes postos do telejornalismo brasileiro. Fico orgulhoso e feliz com o que pudemos construir e criar juntos.

Mas, assim como é preciso persistência e suor para crescer, é preciso sabedoria para parar.

Nas últimas semanas me vi mergulhado em uma infindável onda de ataques, com a vida dentro e fora da Globo vasculhada e revirada, sigilos fiscais violados, endereços expostos, trabalhos de exclusiva veiculação interna publicados, e até e-mails privados hackeados.

Quanto mais perto estamos do topo da montanha, mais forte é o vento. E é esperado que seja assim. Mas essa contínua campanha para me destruir e sangrar a qualquer custo não pode prosperar. Não faz bem nem a mim, nem à minha família e nem à emissora. Não é justo com nenhum de nós.

Por esse motivo, embora com aperto no coração, solicito meu afastamento do telejornalismo.

E o faço com o espírito leve e a consciência tranquila, porque jamais ajo de má fé. Jamais tive o intuito de burlar regras ou obter benefício que julgasse incompatível com as funções que ocupava na emissora (isso sim, seria incompatível com a minha história pessoal). Trabalhei, duro e dobrado, para complementar a renda, fora do horário da Globo, e dentro dos limites que ao meu ver eram compatíveis e aceitáveis. Se errei, não foi com dolo, e humildemente peço desculpas.

Estou convicto de que em cada um dos dias em que aqui estive tratei com respeito e lealdade a todos com quem interagi, independentemente da função ou hierarquia. E sempre enxerguei a todos não como colegas de trabalho, mas como amigos.

Saio, neste momento, certo também de que em cada um dos dias e anos em que aqui trabalhei, sempre atuei com absoluta paixão e dedicação para levar ao público a notícia da forma mais atraente, correta, completa e interessante possível.

Mais uma vez, muito obrigado pela parceria, pelas oportunidades e pela confiança.

Construímos uma história incrível.

Dony De Nuccio

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Caro Dony,

Agradeço sua carta honesta e transparente. Aceito o seu pedido de demissão com pesar mas, assim como você e pelas razões que você aponta, com a certeza de que é o melhor caminho a seguir. Entendo que é absolutamente sincero quando afirma que não agiu com dolo, e esta carta é uma prova eloquente disto. Nossa longa conversa de hoje cedo permitiu que eu entendesse as suas motivações e você entendesse as razões da Globo. Agradeço os anos em que trabalhou na Globo, que você descreveu tão bem. E o seu empenho e a sua dedicação. Um abraço e sorte na sua nova trajetória,

Ali Kamel.

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Segue também comunicado da direção de Jornalismo.

Comunicado:
A direção de Jornalismo da Globo informa que foi procurada por alguns de seus jornalistas que relataram que foram contratados por terceiros para participação em eventos institucionais gravados em vídeo, mas sempre com proibição expressa de que as imagens fossem veiculadas ao público externo ou a clientes. Em alguns casos, a participação se deu com autorização da Globo por não ferir as políticas atuais da empresa. Em outros casos, a participação foi inadequada, mas sem má-fé. Todos informaram que não possuem empresas prestadoras de serviços de marketing, assessoria de imprensa ou de projetos de comunicação empresarial. A Globo, ciente agora de que persistem em algumas dúvidas sobre como agir diante de convites, informou que em breve um comunicado reiterará o que é proibido e o que não é, em detalhes, levando em conta a era digital em que vivemos."

PATRÍCIA DOMINGOS SE DIZ SURPRESA COM PROCESSO ADMINISTRATIVO. ‘NÃO FUI NOTIFICADA’

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Patrícia Domingos se diz surpresa com processo administrativo. ‘Não fui notificada’

Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 20:18


Em coletiva no fim da tarde desta quarta-feira (31), a delegada Patrícia Domingos comentou o processo administrativo aberto contra ela pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). Ela e o advogado Rodrigo Almendra, que está atuando em sua defesa, estiveram presentes na sede da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe).

A delegada se disse surpresa com a abertura do processo.

“Não fui notificada nem da sindicância que antecedeu o processo, nem da abertura do processo. Fiquei sabendo pela imprensa. Isso nos causa uma profunda estranheza”, reclamou.

“O que posso afirmar categoricamente é que eu não cometi irregularidade nenhuma. Apurei os crimes alheios e a gente fez história no Estado”, disse a delegada.

Domingos citou sua trajetória: “A minha reputação e o meu histórico profissional falam por mim para que nenhum tipo de acusação desse tipo possa manchar minha imagem”.

A delegada narrou uma série de fatos após o fim da Decasp, em novembro de 2018.

“A Decasp foi fechada de forma muito célere. Me foi proposto trabalhar dentro do novo departamento, o Draco, com um cargo comissionado. Eu prontamente me neguei, então fui lotada na delegacia de homicídios”, continuou.

“Conseguimos um resultado muito bom na 5ª Delegacia (de Homicídios), que é onde trabalho. Alcançamos 50% de resolubilidade de homicídios. A minha produção cartorária é maior do que a do delegado que me antecedeu e que o que está me substituindo hoje”, justificou Domingos.

“Quando dei entrada em uma licença-prêmio, em razão de um problema grave de saúde por qual meu padrasto passa, no dia 7 de julho e no dia 9 de julho, fui surpreendida por uma portaria me transformando em adjunta da própria delegacia onde eu era titular”, relatou.

“Isso dois dias depois de ter pedido uma licença prêmio de seis meses, que é um direito do servidor, em especial na situação na qual minha família se encontra”, afirmou. 

“Duas semanas depois sou surpreendida com um processo administrativo disciplinar. Acionei a Addepe, acionei também advogado para que ele proveja a minha defesa nesse processo administrativo desses fatos que a gente ainda está se inteirando. É importante frisar que estão me imputando infrações administrativas, não são crimes, e eu posso afirmar que não cometi nenhuma infração e a verdade será provada e virá a tona”, se defendeu Domingos.

Ao ser questionada sobre o teor das acusações da Corregedoria, a delegada disse que não poderia responder.

“Eu não posso falar sobre esses fatos, não posso sequer me defender aqui na frente de vocês. Da mesma forma, esses fatos não poderiam ter sido divulgados da forma como foram”, lamentou. A notícia do processo foi comunicada no Diário Oficial, na área da SDS, para formalização do processo.


O advogado da delegada, Rodrigo Almendra, também se pronunciou.

“O processo administrativo é, no viés disciplinar, o que um processo penal é num viés criminal. Surpreende a gente que um processo tenha sido instaurado e que as autoridades responsáveis tenham noticiado a imprensa, tendo em vista que se trata de um processo iminentemente sigiloso”, disse. A SDS informou, nesta quarta-feira, que o sigilo do processo começa a partir desta terça-feira, com a publicação do comunicado no boletim geral da SDS.

“Primeiro temos que apresentar a defesa formal e claro, não menos importante, apurar por que esses fatos estão sob conhecimento de todos, o que representa, em última análise, uma humilhação enorme a uma das melhores profissionais da área se segurança desse Estado”, afirmou Almendra.

O presidente da Adeppe, Bruno Bezerra, saiu em defesa de Domingos.

“A Adeppe recebeu com muita estranheza a instauração do processo contra a doutora Patrícia Domingos, que é uma profissional excelente no quadro da PC de Pernambuco, tem um excelente histórico no combate ao crime contra a administração pública. A Associação está dando todo o suporte a ela para que consigamos verificar o que está por trás de tudo isso”, comentou.

Resposta da SDS

Por meio de sua assessoria de Comunicação, a SDS falou com o Blog de Jamildo sobre a coletiva da delegada. A Secretaria rebateu a afirmação de Patrícia Domingos sobre a divulgação dos fatos para a imprensa. Segundo o órgão, toda a investigação que deu base à abertura do processo foi baseada em documentos de acesso público. Os relatórios analisando a atuação da Decasp e da Deprim foram apresentados à Corregedoria da SDS em 25 de abril deste ano. Uma nota sobre o fato foi divulgada no site do MPPE.

A divulgação da abertura do processo administrativo contra os delegados Patrícia Domingos, da Decasp, Wedja de Andrade e Silva, e Casimiro Ulisses de Oliveira e Silva, ex-titulares da Delegacia de Crimes contra a Propriedade Imaterial (Dprim) se deu por meio do Boletim Geral da SDS, documento que pode ser acessado por qualquer cidadão no site da Secretaria.

A SDS reiterou, também, que o processo administrativo começou oficialmente nesta quarta-feira (31). Nada do que foi dito à imprensa foi baseado em material sigiloso.

Leia a nota:

Nota Corregedoria Geral da SDS

A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social informa que as portarias de instauração dos Processos Administrativos Disciplinares Especiais (PADEs) em desfavor dos delegados Wedja de Andrade e Silva, Casimiro Ulisses de Oliveira e Silva e Patrícia de Oliveira Domingos foram publicadas na edição de 30 de julho de 2019 do Boletim Geral da SDS. Nesse documento online, disponível para consulta pública (no endereço http://www.sds.pe.gov.br/boletim-geral), constam atos desta secretaria, a exemplo de portarias, nomeações, designações e homologações. É uma fonte de informação e ferramenta de transparência, e por meio dele jornalistas tiveram acesso às portarias.

O conteúdo dos PADEs não foi nem será divulgado. As investigações, é fundamental ressaltar, serão feitas de forma isenta, com espaço à ampla defesa e ao contraditório por parte dos servidores. Por isso, não será feito qualquer comentário ou juízo de valor, e a Corregedoria se pronunciará com desfecho das apurações, em sentença a ser publicada no Boletim Geral da SDS.
Decasp deixou deixou prescrever 283 investigações, diz relatório

A extinta Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) deixou de investigar 283 inquéritos e notícias de fato no período entre 2001 e 2018. É o que diz o relatório elaborado pela 25ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital. O documento deu base para a abertura de um processo administrativo contra a delegada Patrícia Domingos na última terça-feira (30), pela Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS).

De acordo com o relatório, de 20 páginas, entre os documentos analisados pelos promotores, foram encontrados 249 inquéritos e 34 notícias de fato que prescreveram no período analisado. Ainda segundo o Ministério Público, o acervo foi encontrado sem organização, o que dificultou a análise do material.

Os documentos prescritos avaliados pelo MPPE foram encaminhados para o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) como “atos finalísticos”, para serem arquivados pela nova delegacia. Um total de 1006 investigações sem conclusão da Decasp também foram repassadas para o Draco, descritas como “sem diligência”.



Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

SDS abre processo administrativo contra a delegada Patricia Domingos


Publicado por Blog de Jamildo em Notícias às 20:00

Por Fillipe Vilar, especial para o Blog de Jamildo

Atualizada às 21h52

A delegada Patrícia Domingos está sendo investigada pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). De acordo com a Portaria 359/2019, publicada no Boletim Geral da SDS desta terça-feira (30), uma sindicância interna apontou supostas irregularidades administrativas no âmbito da extinta Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), da qual Domingos foi titular.

Ainda segundo o documento, a delegada, com ciência da situação, não teria reportado à autoridade imediata as irregularidades constatadas. Este ato é considerado uma transgressão administrativa à Lei 6425/72, o Estatuto dos Policiais Civis do Estado. De acordo com o Artigo 31, inciso XX, da lei: “deixar de comunicar, imediatamente à autoridade competente, faltas ou irregularidades que haja presenciado ou de que tenha tido ciência”.

A Portaria foi assinada pela Corregedora Geral da SDS, Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha, no dia 24 de julho, mas só foi publicada nesta terça-feira. Portaria no Boletim Geral da SDS divulgou processo contra a delegada

De acordo com a SDS, o processo é baseado em um relatório elaborado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 25ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital. Os promotores apontaram “ausência de gestão de autos e de controle de tramitação” de inquéritos sob responsabilidade da Decasp.

Segundo o MPPE, 249 inquéritos sob responsabilidade da Decasp estavam prescritos, ou seja, não foram conduzidos em tempo hábil, conforme os prazos legais. Os promotores também apontaram desorganização cartorária, falta de controle de procedimentos e investigações sem diligências.

O relatório indica que 75,92% de todos os inquéritos da Decasp não eram relativos a crimes contra a administração pública, mas a outros tipos de delitos, como falsidade ideológica, estelionato e furto. Já a Corregedoria elaborou outro relatório apontando que de 427 inquéritos da antiga Decasp, 63,23% estavam sem qualquer movimentação há anos.

Diante das constatações, o MPPE recomendou a redistribuição imediata das investigações inconclusas para outras delegacias. Também foi recomendado ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) para que apreciasse com urgência as notícias de fato para a instauração dos inquéritos correspondentes, dando prosseguimento às investigações paralisadas

Procurada pelo Blog de Jamildo, a delegada Patricia Domingos afirmou que ainda não sabe o teor do processo, do qual só tomou conhecimento nesta terça-feira. Ela também disse que acionou seus advogados.


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Delegados da Dprim investigados

Também foi instaurado processo administrativo contra dois ex-delegados da Delegacia de Crime Contra a Propriedade Material (Dprim), extinta junto com a Decasp. Os investigados são Wedja de Andrade e Silva, titular da delegacia entre 2016 e 2017, e Casimiro Ulisses de Oliveira e Silva, que comandou a Dprim no período de 2017 e 2018. 


A abertura do processo foi publicada no Boletim Geral da SDS desta terça. Segundo a Portaria 358/2019, os dois delegados estão sendo investigados por possíveis irregularidades ocorridas no âmbito da Dprim. 

De acordo com a SDS, o mesmo relatório do MPPE constatou que não havia correlação entre um grande volume de materiais apreendidos – empilhados em depósito – e os inquéritos instaurados, não sendo possível definir as cinscunstâncias do recolhimento desses objetos.

Ainda segundo a SDS, os processos administrativos contra os três delegados “serão conduzidos de forma técnica e imparcial, com a garantia do espaço à ampla defesa e ao contraditório”.Dois outros delegados também estão sendo investigados
Saída atribulada da Decasp

Patrícia Domingos atuou na Decasp até novembro do ano passado, quando a delegacia foi extinta e o Governo de Pernambuco criou o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Ela chegou a ser chamada pela Secretaria de Defesa Social para exercer o cargo de diretora adjunta do Draco, mas respondeu gostaria de atuar como delegada, não como diretora. Desde então, ela está na 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios, responsável por investigações em áreas da Zona Norte do Recife.

A Decasp foi a responsável por operações como a Ratatouille e a Castelo de Farinha, que investigaram supostas irregularidades na contratação de merenda escolar nas prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, respectivamente.

Após ter seu nome ligado à direita no Estado, Patrícia Domingos afirmou não ter pretensão política. “Eu não sou de Pernambuco (sou do Rio), não tenho parente nenhum no Nordeste, vínculo nenhum. Não tenho nenhuma pretensão política. Quero somente ser uma delegada de polícia. Fiz concurso para isso”, afirmou na época.

Em dezembro do ano passado, a delegada deu uma palestra organizada pelo grupo Fiscaliza Brasil em um restaurante em Olinda. O vídeo do evento foi compartilhado na página do grupo Direita Pernambuco no Facebook.


Fonte https://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2019/07/30/sds-abre-processo-administrativo-contra-a-delegada-patricia-domingos/



MPPE entrega à SDS relatórios com dados referentes ao período de transição da Decasp e da Deprim


25/04/2019 - O Ministério Público de Pernambuco encaminhou para a Secretaria de Defesa Social (SDS), na semana passada, os relatórios de transição das Delegacias de Crimes Contra a Administração Pública (Decasp) e de Crimes Contra a Propriedade Imaterial (Deprim); e de análise do controle concentrado do acervo das investigações em curso na Decasp, por ocasião de sua extinção, ocorrida em 6 de novembro de 2018, pela Lei Estadual nº16.455/18.

No primeiro documento estão relatadas as atividades desempenhadas durante a transição das duas delegacias, ocorrida nos meses de novembro e dezembro do ano passado. O material foi produzido pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminal (Caop Criminal), Luís Sávio Loureiro, após designação da Procuradoria Geral de Justiça para garantir a devida transparência dos serviços.

Já o segundo relatório, elaborado entre os meses de dezembro de 2018 e março de 2019 pela equipe de controle externo da atividade policial e da Central de Inquéritos da Capital, traz um apanhado das medidas que foram tomadas referente aos procedimentos da Decasp, além de apresentar dados estatísticos e as recomendações que foram emitidas ao final desse período.

Segundo o material, a primeira providência foi a separação física dos inquéritos policiais e das notícias de fato, sendo essas últimas as diligências policiais, notícias de crime, representações criminais e requisições de instauração de inquéritos. Em seguida, os autos foram apartados por ano de instauração ou, no caso das notícias de fato, o ano do documento noticiante ou requisitante. O terceiro passo foi identificar o tipo penal e a data do fato investigado para, posteriormente, confrontar as datas de ocorrência do dia do crime com a do dia atual, para avaliar a prescrição da pretensão punitiva por decurso de prazo.

Após separar as investigações prescritas das demais, os procedimentos foram cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Autos do MPPE (Arquimedes), pelo qual foi possível elaborar relatórios, planilhas e gráficos da movimentação de cada um deles. A 25ª Promotoria de Justiça, então, requereu o arquivamento dos autos prescritos, restando o passivo de 1006 investigações inconclusas, referentes ao período de 2001 a 2018, que foram encaminhadas ao Draco.

Por fim, o MPPE recomendou à diretoria do Draco redistribuir as investigações inconclusas que tratam de crime diverso do praticado contra a administração pública, que correspondem a 76% do total. Já à Corregedoria-geral da SDS, foi solicitado o inventário das investigações inconclusas nas delegacias de polícia da cidade do Recife, além da padronização do inventário com planilhas e tabelas compatíveis com o Sistema de Gerenciamento de Autos do MPPE.