segunda-feira, 29 de junho de 2020

CIENTISTAS CHINESES IDENTIFICAM NOVO VÍRUS DA GRIPE EM PORCOS




Vírus tem potencial de se espalhar com facilidade entre a população mundial.

Pesquisadores chineses identificaram uma nova variante do vírus da gripe, com potencial para se espalhar com facilidade entre a população mundial, no organismo de porcos criados em diversas províncias do país asiático.


O vírus suíno detectado pelos cientistas tem algumas características preocupantes. De um lado, as atuais vacinas contra gripe não parecem conferir proteção significativa contra ele; de outro, apesar da origem em animais, ele não tem dificuldades para infectar células humanas. Alguns dos criadores de porcos da China, ao que tudo indica, já pegaram o vírus e se recuperaram, a julgar pela presença de anticorpos em seu sangue.


Dados sobre a nova cepa do vírus influenza, como também é conhecido o causador da gripe, acabam de ser publicados na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA (PNAS), em pesquisa coordenada por George Gao, do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.


Gao e seus colegas integram um esforço de mapeamento epidemiológico dos vírus influenza em porcos que, entre 2011 e 2018, coletou quase 30 mil amostras de muco do focinho de porcos em dez províncias chinesas que abrigam grandes populações de suínos. Ironicamente, o trabalho foi encaminhado para publicação em dezembro de 2019, pouco antes que a crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus ganhasse corpo na China.


Ficar de olho na evolução dos vírus de porcos é uma medida lógica porque o organismo desses mamíferos domésticos é considerado um "misturador" natural de diferentes cepas de gripe, como as que circulam em aves (tanto selvagens quanto domésticas) e em seres humanos.


Não é por acaso que a pandemia de influenza de 2009 ganhou o apelido de "gripe suína", e sabe-se inclusive que, durante aquele episódio pandêmico, houve transmissão de mão dupla, com a gripe passando de humanos para porcos. Diferentes formas do vírus da gripe frequentemente "embaralham" seu material genético dentro do organismo de seus hospedeiros, um processo que costuma dar origem a novas combinações, as quais podem pegar de surpresa as defesas de futuras vítimas. É o que parece ter acontecido com as novas variantes identificadas pelos pesquisadores chineses, apelidadas por eles de G4 (genótipo 4).


Assim como o vírus da gripe de 2009, os vírus G4 são classificados como H1N1 (sigla de duas moléculas importantes que compõem o vírus, responsáveis por sua entrada e saída das células infectadas). Mas eles sofreram tantas mutações que a vacina contra os vírus H1N1 já conhecidos não é capaz de neutralizá-los.



Além disso, outras moléculas do vírus vêm de misturas genéticas com duas outras cepas, uma similar à gripe de aves e outra que circulava na América do Norte. Trata-se, portanto, de uma junção de três formas anteriores do vírus influenza, numa combinação que não tinha sido vista até agora.


Experimentos feitos com células humanas e com furões (animais muito usados para estudar a evolução da gripe) mostraram que os vírus G4 infectam com facilidade esse tipo de célula e causam sintomas típicos de gripes relativamente graves. Uma análise de anticorpos no sangue dos que trabalham com criação de porcos nas mesmas províncias chineses, um grupo de mais de 300 pessoas, revelou que 10% delas parecia ter tido contato com a nova cepa.


Os especialistas defendem a intensificação do monitoramento e do controle entre suínos para evitar que o novo vírus, que tem potencial pandêmico, consiga se espalhar mais entre os seres humanos.


(Diário do Nordeste)
Foto: AFP 

PANDEMIA DA COVID-19 ESTÁ 'LONGE DE TER TERMINADO', DIZ DIRETOR-GERAL DA OMS: 'O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR'




BRASIL


Pandemia da Covid-19 está 'longe de ter terminado', diz diretor-geral da OMS: 'O pior ainda está por vir'

Total de infectados pelo novo coronavírus no mundo passa de 10 milhões; mais de 500 mil pessoas morreram, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins

Publicada em 29 de junho de 2020 às 15:39:15.

Por: Marcos André | Fonte: G1



O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta segunda-feira que a pandemia do coronavírus está longe de ter terminado e que o "pior ainda está por vir". No domingo, o total de infectados pelo novo coronavírus no mundo ultrapassou a marca de 10 milhões e 500 mil mortes, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.


— Todos nós queremos que isso acabe. Todos queremos continuar com nossas vidas. Mas a dura realidade é que isso não está nem perto de terminar. Embora muitos países tenham feito algum progresso globalmente, a pandemia está realmente acelerando — alertou Adhanom. — A maioria das pessoas permanece suscetível, o vírus ainda tem muito espaço para se movimentar.


Apesar do tom pessimista, o chefe do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, celebrou o enorme progresso na busca por uma vacina segura e eficaz para prevenir a doença, mas lembrou que ainda não há garantia de que o esforço conjunto será bem-sucedido.

O Ministério da Saúde anunciou, no sábado, a produção de 30,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford, com investimento de US$ 127 milhões. Os testes estão em fase final e o primeiro lote deve ser produzido em dezembro deste ano, e o segundo em janeiro de 2021 pela Bio-Manguinhos.

A América Latina, onde o vírus chegou tardiamente, superou a Europa no total acumulado de casos — a América do Norte, porém, está à frente do ranking das mortes. Os Estados Unidos respondem por 25% de todos os óbitos mundiais. Em seguida vem o Brasil, com 10% dos óbitos, embora tenha menos de 3% da população mundial. Em comum, os dois países têm presidentes com histórico de minimizar a doença. O americano Donald Trump, porém, mudou de posicionamento e incentivou o aumento da testagem. Jair Bolsonaro, por sua vez, reclamou na última quinta-feira do “excesso de preocupação” de governadores e prefeitos com a Covid-19.

TAURUS: FACILIDADE NA COMPRA DE ARMAS FAZ VENDAS DISPARAREM




Taurus: facilidade na compra de armas faz vendas dispararem

Maior fabricante de armamentos do Brasil registrou aumento de 52% nas vendas nacionais no primeiro trimestre. CEO fala em “momento mágico”

Por Rodrigo Caetano


Armas da Taurus: A demanda aumentou devido à liberação de compra de uma série de calibres, antes restritos, como o 9mm e o 357 (Daniel Acker/Bloomberg)

A Taurus, maior fabricante de armas brasileira, vive um “momento mágico”. Essa é a expressão utilizada pelo presidente da empresa, Salesio Nuhs, ao descrever os resultados do primeiro trimestre, apresentados hoje. Uma combinação de fatores, nos Estados Unidos e no Brasil, fez disparar as vendas da companhia, que produziu mais de 260 mil armas nos primeiros três meses do ano. 

No Brasil, o faturamento aumentou 52%. O resultado foi puxado pela venda para os chamados CACs, colecionadores, atiradores e caçadores, que possuem uma licença especial do Exército. A demanda aumentou devido à liberação de compra de uma série de calibres, antes restritos, como o 9mm e o 357. “Temos uma grande variedade de produtos e, boa parte deles, não podíamos vender no Brasil”, afirma Nuhs. 

A facilidade em receber a permissão para ter a posse de uma arma também está ajudando a companhia no mercado interno. Segundo Nuhs, a liberação da documentação, atualmente, se dá de maneira rápida. “As políticas dos governos anteriores eram de maior restrição à venda de armas”, diz o Executivo. “Hoje, se a pessoa cumpre os requisitos, vai receber a autorização de posse”.

O porte de armas segue proibido no Brasil, exceto para as forças de segurança. A posse é permitida, seguindo alguns requisitos, como não ter antecedentes criminais. Até meados do ano passado, cidadãos comuns só podiam comprar revólveres e pistolas de calibre 38. Por meio de um decreto, o presidente Jair Bolsonaro liberou mais de 50 calibres. Fuzis e armas semiautomáticas seguem restritos, mesmo dentro dos calibres liberados. 


Nos Estados Unidos, a proximidade das eleições vem impulsionando os negócios da Taurus. “Historicamente, é uma época sempre boa para o mercado de armas”, diz Nuhs. “O americano costuma antecipar suas compras, com receio das mudanças de governo”. A empresa está reformulando a sua operação americana, após inaugurar uma nova fábrica, na Georgia. 

Se nos Estados Unidos o aumento da demanda pode ser passageiro, Nuhs acredita que, no Brasil, o efeito será prolongado. “O consumidor brasileiro se assemelha ao americano, sempre em busca de novidades”, afirma. “Por isso adotamos uma estratégia com grande volume de lançamentos. Metade do nosso faturamento vem de produtos novos”. 

No último mês, o ritmo diário de produção subiu de 750 para 1.500 armas por dia, nos Estados Unidos, e de 3.500 para 5.000 armas por dia no Brasil. “Não fazemos estoque. Tudo que é produzido, é vendido”, afirma o presidente. Por ser considerada uma empresa estratégica de defesa, a Taurus não sofreu restrições em sua fábrica por conta do coronavírus. Nuhs, no entanto, afirma que a empresa tomou medidas de precaução e que poucos funcionários foram contaminados. 

A receita operacional líquida da companhia no período foi de 298 milhões de reais, alta de 18,3% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) chegou a 45 milhões de reais, um recorde histórico. A alta do dólar, no entanto, impactou no resultado líquido, que ficou negativo em 157 milhões. Nuhs explica que o prejuízo se deve ao impacto imediato do câmbio na dívida da companhia, efeito que deve ser compensado no próximo trimestre, quando a valorização do dólar refletirá no faturamento.

domingo, 28 de junho de 2020

EMPRESÁRIO RECEBE SEGUNDA CONDENAÇÃO POR DESVIO DE VERBA FEDERAL PARA VÍTIMAS DA ENCHENTES DE 2010




PERNAMBUCO


Empresário recebe segunda condenação por desvio de verba federal para vítimas da enchentes de 2010

Desta vez, Paulo Sérgio Oliveira Pinto foi sentenciado a sete anos por peculato, que é a apropriação de recursos públicos, e quatro anos e oito meses por dispensa indevida de licitação.

Publicada em 27 de junho de 2020 às 19:02:08.

Por: Marcos André | Fonte: G1




A Justiça Federal condenou o empresário Paulo Sérgio Oliveira Pinto, proprietário da empresa Jato Clean Limpadora e Desentupidora Ltda., pelo envolvimento no desvio de verbas federais repassadas pelo Ministério da Integração Nacional para o auxílio de mais de 80 mil desabrigados por causa das enchentes no estado em 2010. Esta foi a segunda condenação no âmbito da Operação Torrentes.


A primeira condenação também foi contra Paulo Sérgio, por fraude de licitações e desvio de recursos públicos federais. As duas condenações ocorreram após denúncias oferecidas à Justiça pelo Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE).



Nesta segunda condenação, Paulo Sérgio foi sentenciado a sete anos pelo crime de peculato, que é a apropriação de recursos públicos, e quatro anos e oito meses por dispensa indevida de licitação. Com as duas condenações, as penas aplicadas a Paulo Sérgio ultrapassam 20 anos em regime fechado. Ele também foi condenado ao pagamento de multa no valor de 200 salários-mínimos.



O irmão de Paulo Sérgio, Ricardo Luiz Oliveira Pinto, proprietário da Desentupidora e Limpadora de Fossas Guararapes, foi absolvido. O MPF informou que recorrerá da absolvição de Ricardo Luiz.

De acordo com o MPF, a denúncia apontou que as empresas Jato Clean Limpadora e Desentupidora e Limpadora de Fossas Guararapes teriam favorecido a contratação da Mega Frios Comércio, Serviços, Obras e Locações Ltda. em dois procedimentos licitatórios promovidos pela Casa Militar (Camil) de Pernambuco para a locação de banheiros químicos.

As apurações indicaram que as dispensas de licitação foram realizadas sem as formalidades legais, comprovação da capacidade técnica e regularidade fiscal da empresa contratada. Além disso, os preços apresentados pelas outras concorrentes foram superiores aos valores cobrados usualmente, garantindo a contratação da Mega Frios, que, em troca, subcontratou a Jato Clean.

Ainda segundo o MPF, as investigações apontaram que a Mega Frios é uma empresa de "fachada" do grupo dos empresários Ricardo José Padilha Carício e Ítalo Henrique da Silva Jaques, alvos de outras denúncias. O prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 2,7 milhões, em valores de 2019.

PERNAMBUCO REGISTRA 1.018 CASOS NOVOS DE CORONAVÍRUS E MAIS 43 ÓBITOS



PERNAMBUCO


Pernambuco registra 1.018 casos novos de coronavírus e mais 43 óbitos

Pernambuco registra 1.018 casos novos de coronavírus e mais 43 óbitos

Publicada em 28 de junho de 2020 às 16:42:58.

Por: Marcos André | Fonte: PortalPE10



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste domingo (28.06), 1.018 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados, 876 (86%) são casos leves, e 142 (14%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 58.107 casos já confirmados, sendo 19.268 graves e 38.839 leves. 


Segundo a secretaria, os casos graves da doença estão distribuídos por 177 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. 


Além disso, foram confirmados 43 óbitos, sendo 20 do sexo feminino e 23 do sexo masculino. Do total de mortes registradas no boletim de hoje, 23 mortes (53,5%) ocorreram entre o dia 11 de maio e 24 de junho e 20 (46,5%) nos últimos três dias. Os pacientes tinham idades entre 35 e 101 anos. Dos 43, 30 pacientes apresentavam comorbidades confirmadas. 

O boletim registrou também 39.956 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 9.182 são de casos graves e 30.774 casos leves.

Dos profissionais de saúde – que apresentaram sintomas de gripe – testados no Estado, até agora, 15.503 casos foram confirmados e 18.624 descartados.

BRASIL, NA PANDEMIA, PERNAMBUCO RECEBEU R$ 487 MILHÕES DO GOVERNO FEDERAL ENTRE MARÇO E JUNHO


BRASIL


Na pandemia, Pernambuco recebeu R$ 487 milhões do governo federal entre março e junho

Na pandemia, Pernambuco recebeu R$ 487 milhões do governo federal entre março e junho

Publicada em 28 de junho de 2020 às 10:14:41.

Por: Marcos André | Fonte: G1




O Nordeste foi a segunda região do Brasil onde o governo federal mais empregou recursos no combate à pandemia da Covid-19. Ficou atrás apenas da região Sudeste. Tendo sido repassado para o Nordeste um total de R$ 9,095 bilhões. As informações foram divulgadas nesta semana em boletim nacional da Secretaria de Governo. Por conta da complexidade do quadro de um paciente com coronavírus, faz-se necessário investimento robusto em leitos de UTIs e em respiradores. Para o Nordeste foram encaminhados pelo governo federal 1.135 respiradores, sendo 122 distribuídos em Pernambuco.


O senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo Bolsonaro, disse por meio de nota que destaca a atuação do Ministério da Saúde na distribuição de recursos e insumos para o combate à pandemia.


"Para o governo estadual e os municípios de Pernambuco, foram repassados R$ 487 milhões entre março e junho, para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e testes de diagnóstico; para aluguel de leitos de UTI e compra de monitores e ventiladores; e para a contratação e remuneração de profissionais de saúde”, enumerou.

A gestão federal durante a pandemia da Covid-19 no Brasil foi vista e repercutida no mundo todo, mas não apenas por conta de sua política econômica e internacional. Mesmo durante a escalada da pandemia no país, o atrito do governo com as instituições e as gestões estaduais se intensificou.

Um dos motivos do impasse entre os chefes de poderes executivos é o tratamento de pacientes com a cloroquina. Enquanto os governadores defendem que a medicação ainda não é comprovadamente eficaz para combater o vírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é um ferrenho defensor do seu uso.

Medicamento

No boletim divulgado nesta semana, a cloroquina está citada entre os medicamentos mais distribuídos pelo governo. No Nordeste, já foram entregues 1,5 milhão deste medicamento, 223 mil somente em Pernambuco.

Para o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC), umas das vozes do governo federal em Pernambuco, houve “politização da pandemia”. O que ele classificou como sendo “lamentável”. “A gestão estadual só faz atacar a federal e fazer críticas, quando o governo federal se mostra muito mais eficaz e faz essas compras com total lisura, transparência e acompanhamento dos órgãos de controle”, destacou. (Da Redação)

Balanço

Nordeste - Entregas do governo federal

Equipamentos de proteção individual (EPI’s)

Máscara cirúrgica 14.348.100

Máscara N95 828.450

Álcool em gel (L) 129.844

Óculos e protetor facial 392.170

Avental 749.772

Luvas 6.279.224

Sapatilha e touca 4.239.400

Testes

RT-PCR 838.560

Rápidos 1.978.620

Medicamentos

Cloroquina 1.511.500

Oseltamivir 944.200

Leitos

Leitos locados 150

Leitos UTI Habilitados 2.050

Leitos UTI Adulto SUS 4.337

Leitos UTI Adulto não SUS 2.643

Respiradores 1.135

quinta-feira, 25 de junho de 2020

USINA ESTRELIANA VOLTARÁ A MOER EM SETEMBRO, DIZ PREFEITO




Usina Estreliana voltará a moer em setembro, diz prefeito
A empresa será administrada por uma cooperativa a partir da safra 2020/2021.


Foto: Reprodução


Na tarde desta terça-feira (23) o prefeito da cidade de Ribeirão, Marcelo Maranhão, concedeu entrevista ao programa Microfone Aberto, da Nova Quilombo FM. Durante a conversa o administrador informou que após alguns anos fechada a usina Estreliana volta a funcionar na safra 2020/2021.


Segundo Marcelo Maranhão, a Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar (Coaf) será a arrendatária da empresa pelo período de oito anos. A Coaf já administra a usina Cruangi, na cidade de Timbaúba, Mata Norte de Pernambuco, que moeu na safra 2019/2020 cerca de 800 mil toneladas de cana-de-açúcar.


-"Na indústria deve ser gerado cerca de 300 empregos diretos, juntando os empregos indiretos com os trabalhadores do campo, na garagem da usina e outros departamentos envolve mais de 2 mil trabalhadores", afirmou o prefeito.

A usina Estreliana passa a ser a terceira empresa do setor açucareiro de Pernambuco a ser administrada pelo modelo de cooperativa juntando-se a Agrocan/Pumaty, em Joaquim Nabuco, e Cruangi/Coaf. Com a reativação, o estado chegará ao número 14 usinas em funcionamento.

#LUTOPORMARCOSCATENDE - Morre em Maceió Marcos Catende, cantor e compositor.




#LUTOPORMARCOSCATENDE

Morre em Maceió Marcos Catende, cantor e compositor.

A perda de um amigo coloca em perspectiva quão frágil nós somos e quanto devemos dar valor para as pessoas que nos rodeiam.

Nunca esqueceremos as histórias compartilhadas, assim como tudo que você fez em Catende e região. Descanse em paz, amigo!

Toinho de Tabaiaré Catende.

CÂMARA AUMENTA PARA 10 ANOS VALIDADE DE CNH PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS




Câmara aumenta para 10 anos validade de CNH para motoristas profissionais


Camila Turtelli 
11 horas atrás



BRASÍLIA - Deputados alteraram o texto do projeto sobre o Código de Trânsito e ampliaram de cinco para 10 anos a validade da Carteira Nacional de Habilitação para motoristas profissionais, com idade inferior a 50 anos. A Câmara aprovou na terça-feira, 23, o texto-base do projeto e está analisando hoje os destaques, pedidos de alteração, à proposta. Concluída essa fase, o projeto seguirá ao Senado.

Um destaque do PSL retirou a redução do tempo de validade que tinha sido acrescida pelo relator Juscelino Filho (DEM-MA) ao texto enviado pelo Executivo. Agora, os motoristas profissionais ficarão enquadrados na regra geral, comum a todos, onde a CNH tem validade de dez anos para quem é menor de 50 anos; validade de cinco anos para quem tem idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos e de três anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Nenhum outro destaque foi aprovado até o momento. A proposta cria uma graduação sobre os pontos acumulados por multas, até que haja a suspensão do documento. A obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças, hoje exigida para menores de até sete anos, passou para até dez anos ou 1,45 metro de altura.

O texto tem origem no Executivo e foi entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso, em junho do ano passado. Originalmente, a proposta aumentava de cinco para dez anos a validade da CNH e de 20 para 40 pontos o limite para a suspensão da carteira. A intenção do presidente, ao apresentar a medida, foi atender a demanda de caminhoneiros, categoria que o apoiou nas eleições de 2018.© Agência Brasil Atualmente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem validade de 5 anos

POR NUVEM DE GAFANHOTOS, AGRICULTURA DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA FITOSSANITÁRIA NO RS E EM SC






Por nuvem de gafanhotos, Agricultura declara estado de emergência fitossanitária no RS e em SC


Carla Menezes
2 horas atrás

© Reprodução Na segunda-feira, autoridades da Argentina informaram que uma nuvem de gafanhotos levantou voo na província de Corrientes e poderia atravessar a fronteira com o Rio Grande do Sul.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, declarou estado de emergência fitossanitária pelo risco de surto da praga de gafanhotos nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 25, "para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais".


A portaria diz que as diretrizes e medidas a serem adotadas ainda vão ser anunciadas pelo Ministério da Agricultura. O prazo de vigência é de um ano.

Em nota divulgada nesta quarta-feira, 24, o ministério afirmou ser pouco provável - até o momento - que a nuvem de gafanhotos que está em movimento na Argentina avance em território brasileiro. Segundo a pasta, os insetos estão em deslocamento para o sul da Argentina, em direção ao Uruguai.

No comunicado, o ministério disse que os gafanhotos da espécie Schistocerca cancellata, que compõem a nuvem da Argentina, já infestaram o Brasil em 1938, 1942 e 1946 e alcançaram os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

O ministério disse que acompanha o monitoramento da movimentação dos gafanhotos e que trabalha em conjunto com as equipes técnicas das Superintendências Federais de Agricultura e dos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, assim como as unidades de vigilância agropecuária do Ministério localizadas na fronteira com o Rio Grande do Sul.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA PREFEITURA NA MATA SUL NO ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS




MATA SUL


Operação da Polícia Federal investiga prefeitura na Mata Sul no enfrentamento ao coronavírus

Estão sendo investigados contratos realizados com as prefeituras ddo Recife, Olinda, Cabo, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Primavera, na Mata Sul

Publicada em 17 de junho de 2020 às 05:49:14.

Por: Marcos André | Fonte: JC Online




Mais duas empresas suspeitas de irregularidades entraram no time de investigadas pela Polícia Federal por forneceram equipamentos hospitalares às prefeituras no enfrentamento ao coronavírus. Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Federal (PF) deflagrou duas operações: a Antídoto e a Casa de Papel. A primeira apura a dispensa de licitação em 14 contratos realizados entre a Prefeitura do Recife e a empresa FBS Saúde Brasil Comércio de Material Médicos no valor de R$ 81 milhões, segundo informações da PF.


A segunda operação é a Casa de Papel, que apura irregularidades nos contratos de venda de materiais hospitalares pela empresa AJS Comércio e Representação firmados com as prefeituras do Recife, Olinda, Cabo, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Primavera, na Mata Sul.



Ambas as operações foram iniciadas com investigações da Controladoria Geral da União (CGU) e realizaram mais de 40 mandados de busca e apreensão. “Como sócia da FBS encontramos uma laranja consciente que disse ter dado o seu nome a pedido de outrem”, disse a delegada de Combate à Corrupção da Polícia Federal, Andrea Pinho. Ela estava se referindo à Josefa Maria da Conceição, que trabalhou como empregada doméstica de um dos sócios da FBS, Filipe Bezerra Oliveira. Depois da fundação da empresa, Josefa deixou o quadro societário.




Os contratos com a FBS são para fornecer vários materiais hospitalares, incluindo luvas de látex, óculos de proteção, agulhas descartáveis, entre outros. A empresa já vinha sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco. 

Um dos motivos da busca e apreensão, de acordo com Andrea Pinho, foi a Prefeitura do Recife não ter encaminhado os contratos solicitados pela CGU. “Identificamos diversos indicativos que mostravam ou que havia montagem ou um curso anormal de uma execução de processo de contratação e isso chamou a nossa atenção”, falou Andrea.


Também chamou a atenção dos investigadores a empresa ter um capital social de R$ 100 mil, considerado baixo para a quantidade de materiais a serem fornecidos. Segundo Andrea, também estão sendo apurados se ocorreram indícios que podem comprovar crimes, como dispensa indevida de licitação, peculato (desvio de recursos públicos) e falsidade ideológica, que, neste caso, envolveria a participação de laranjas. “A FBS já foi contratada anteriormente pela Prefeitura”. Ela chegou a citar o caso de um processo emergencial de contratação que estava parado desde outubro do ano passado. “No dia seguinte ao estado de emergência, reabriram os processos e contrataram em março”, revelou a delegada. O Estado de emergência decretado por causa do coronavírus permite a contratação de empresas por dispensa de licitação desde que sejam obedecidos vários procedimentos que mostrem que houve concorrência e transparência no processo.

Segundo Andrea, a transparência da PCR não tem sido eficaz e há “algumas barreiras relacionadas ao fornecimento de informações aos órgãos federais. “A CGU solicitou algumas informações e a PCR não encaminhou, dizendo que os recursos dessas iniciativas eram próprios, quando são do Sistema Único de Saúde e vem do governo federal”, argumentou. Geralmente, a CGU e a Polícia Federal investigam projetos que envolvem recursos federais. Segundo informações da CGU, o município do Recife recebeu R$ 257,5 milhões repassados pelo SUS em 2020. Desse total, R$ 48,7 milhões foram para o combate à covid-19.

Em nota, a PCR afirmou que “a Prefeitura que continua à disposição de todos os órgãos de controle para esclarecer o que for necessário e reafirma que todos os processos cumpriram as exigências legais”. Segundo a PCR, os contratos com a FBS são no valor de R$ 15 milhões e os materiais comprados à empresa foram recebidos.A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura de Primavera até o momento.

domingo, 14 de junho de 2020

CAIXA INCLUI MAIS 4,9 MILHÕES DE PESSOAS NO AUXÍLIO EMERGENCIAL; VEJA DATAS DO DEPÓSITO




BRASIL


Caixa inclui mais 4,9 milhões de pessoas no auxílio emergencial; veja datas do depósito

Ministério da Cidadania liberou novo lote da primeira parcela para trabalhadores inscritos entre 1 e 26 de maio

Publicada em 13 de junho de 2020 às 07:45:58.

Por: Marcos André | Fonte: Agora São Paulo




A Caixa Econômica Federal vai pagar a primeira parcela do auxílio emergencial para mais 4,9 milhões de trabalhadores. O lote com os dados dos beneficiários foi liberado pelo Ministério da Cidadania nesta sexta-feira (12).



Os profissionais beneficiados se inscreveram para ter o auxílio de R$ 600 no aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial ou no site auxilio.caixa.gov.br entre os dias 1º e 26 de maio, informou a Cidadania. Para saber se terá o dinheiro, basta conferir no aplicativo ou no site.



Ao todo, foram analisados 8,9 milhões de CPFs, mas apenas 4,9 milhões foram elegíveis pela Dataprev (empresa de tecnologia do governo federal) como aptos para receber o auxílio. Para ter a grana, o trabalhador precisa se encaixar em regras do governo, que incluem critérios de idade e renda, por exemplo.

O pagamento dos valores será feito na terça-feira, 16 de junho, e na quarta-feira (17), por meio da poupança digital da Caixa, segundo informações do Ministério da Cidadania. A grana é liberada conforme o mês de aniversário do trabalhador.

Veja as datas de pagamento:

Dia da liberação Mês do aniversário

Terça-feira (16) Para nascidos de janeiro a junho

Quarta-feira (17) Para nascidos de julho a dezembro

Os 4 milhões de cidadãos que ficaram de fora têm dois caminhos: contestar a resposta no aplicativo ou no site, ou se se inscrever novamente para ter o benefício. No caso de quem escolher fazer a contestação, é preciso ter muito cuidado, pois só é possível contestar uma única vez.

O total a ser pago neste lote, que é o terceiro referente à primeira parcela, é de R$ 3,1 bilhões, segundo a Cidadania.

O auxílio emergencial é um benefício pago a trabalhadores informais, contribuintes individuais do INSS, inscritos no CadÚnico, beneficiários do Bolsa Família e MEIs (microempreendedores individuais) que ficaram sem renda durante a pandemia de coronavírus.

São pagas até três parcelas de R$ 600, mas o valor pode chegar a R$ 1.200, no caso de mães que são chefes de família. É possível se inscrever até 3 de julho para ter a grana. Desde o início desta semana, as inscrições também são feitas nos Correios.

No entanto, o governo anunciou que pagará mais duas parcelas, em valor menor, mas não foi definida nova data nem de quanto será o benefício.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

PF ACHA R$ 750 MIL EM CAIXA TÉRMICA NA CASA DO Nº 2 DA SAÚDE






PF acha R$ 750 mil em caixa térmica na casa do nº 2 da Saúde


Pepita Ortega e Fausto Macedo

10 JUN2020
17h24
atualizado às 18h40



A Polícia Federal apreendeu quase R$ 750 mil na casa do secretario adjunto de gestão administrativa de Saúde, Peter Cassol, no âmbito das buscas da Operação Para Bellum, desencadeada na manhã desta quarta, 10, para investigar supostas fraudes na compra de respiradores pelo governo estadual. Segundo a corporação, o dinheiro foi encontrado embalado em jornal dentro de uma caixa térmica.








Foto: Reprodução


Após a ofensiva da PF, o governo do Estado publicou mensagem no Twitter indicando que o servidor foi exonerado.


A Para Bellum realizou ao todo 23 buscas por ordem do ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entre os alvos das buscas estão a casa do governador do Pará, Helder Barbalho, a residência do secretário de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde Alberto Beltrame, o Palácio dos Despachos, sede do Executivo estadual, e as Secretarias de Estado de Saúde, Fazenda e Casa Civil.



Falcão ainda determinou o bloqueio de R$ 25 milhões de Barbalho e outros sete investigados.




Para Bellum

A ação desencadeada na manhã desta quarta, 10, investiga um contrato de R$ 50,4 milhões que se deu mediante dispensa de licitação justificada pelo período de calamidade pública do coronavírus. Segundo a PF, metade do valor total da compra foi pago de forma antecipada, mas os respiradores foram entregues com grande atraso, eram diferentes do modelo comprado e 'inservíveis' no tratamento no coronavírus. Os equipamentos acabaram sendo devolvidos.

Entre as quatro empresas que são alvo da ofensiva nesta manhã está a companhia SKN do Brasil Importação e Exportação de Eletroeletrônicos LTDA. No mês passado foi fechado acordo para obrigar a empresa a devolver ao governo do Pará R$ 25,2 milhões referentes a 152 respiradores que chegaram da China para auxiliar no tratamento de pacientes com covid-19 mas não funcionaram.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, a empresa não possui registro na Anvisa para fornecimento dos 400 respiradores comprados e que há indícios de superfaturamento de 86,6% na aquisição dos equipamentos.

Em nota, a PGR afirma ainda que 'indícios apontam que o governador tem relação próxima com o empresário responsável pela concretização do negócio e sabia da divergência dos produtos comprados e da carga de ventiladores pulmonares inadequados para o tratamento da covid-19 que foi entregue ao estado'. No Twitter, Helder Barbalho afirmou que não é 'amigo' do referido empresário e que 'obviamente não sabia' que os equipamentos não funcionariam.


O governador indicou ainda que determinou o bloqueio do pagamento de outros equipamentos para a mesma empresa e o que entrou com ação de indenização por danos morais coletivos contras os fornecedores. "Estou tranquilo e à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário. Agi a tempo de evitar danos ao erário público, já que os recursos foram devolvidos aos cofres do estado", afirmou.

O perfil do Governo do Estado também se manifestou na sede social, publicando uma série de tuítes relacionados ao tema da operação.

COM A PALAVRA, O GOVERNO DO ESTADO

"Em nome do respeito ao princípio federativo e do zelo pelo erário público, o Governo do Estado reafirma seu compromisso de sempre apoiar a Polícia Federal no cumprimento de seu papel em sua esfera de ação. Informa ainda que o recurso pago na entrada da compra dos respiradores foi ressarcido aos cofres públicos por ação do Governo do Estado. Além disso, o Governo entrou na justiça com pedido de indenização por danos morais coletivos contra os vendedores dos equipamentos. O Governador Helder Barbalho não é amigo do empresário e, obviamente, não sabia que os respiradores não funcionariam."

DETRAN PERNAMBUCO REABRE DE FORMA GRADUAL A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (15)

Crédito Imagem Google 


TRÂNSITO


Detran Pernambuco reabre de forma gradual a partir de segunda-feira (15)

O atendimento será realizado mediante agendamento


Publicado em 11/06/2020 às 10:58

A direção do órgão ainda vai definir os detalhes da reabertura. - FOTO: Reprodução/Google Street View
Leitura: 2min


4 conteúdos restantes.Cadastre-se aqui, é grátis!

Possui cadastro? Faça login aquix


Uma portaria publicado no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (11), determina a reabertura gradual do atendimento ao público na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), na Unidade de Táxis e Coletivos e nas Ciretrans Especiais, a partir do da próxima segunda-feira (15).






O atendimento será realizado mediante agendamento. A direção do órgão realizará uma reunião, nesta sexta-feira (12), para definir o protocolo de reabertura que deve seguir o plano de convivência apresentado pelo Governo do Estado para o enfrentamento da covid-19 e reabertura das atividades econômicas.
Atendimento nos shoppings

Ainda de acordo com a portaria, assinada por Roberto Fontelles, diretor-presidente do Detran-PE, as lojas de atendimento dos shoppings e as Ciretrans subordinadas permanecem com expediente suspenso.

Por conta da oandemia, o Detran-PE já havia prorrogado os prazos para que os condutores de veículos possam portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2019.

O novo calendário de porte do CRLV 2019 segue o algarismo final da placa de identificação do veículo. Confira:

Placas com final 1 e 2 até julho

Placas com final 3, 4 e 5 até agosto

Placas com final 6, 7 e 8 até setembro

Placas com final 9 e 0 até outubro

terça-feira, 9 de junho de 2020

COM O APOIO DE POLICIAIS DO BEPI, POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA DAR CUMPRIMENTO Á VÁRIOS MANDADOS DE PRISÕES EM CARUARU, PALMARES, CATENDE, MARAIAL E SÃO BENEDITO DO SUL.



COM O APOIO DE POLICIAIS DO BEPI, POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA DAR CUMPRIMENTO Á VÁRIOS MANDADOS DE PRISÕES EM CARUARU, PALMARES, CATENDE, MARAIAL E SÃO BENEDITO DO SUL.



A Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito do Pacto Pela Vida, desencadeou na manhã de hoje, 09/06/2020, a 16ª Operação de Repressão Qualificada do ano no Estado, denominada MAQUINISTA II, vinculada à 13ª DESEC, da Diretoria Integrada do interior I – DINTER I.


Essa operação tem como ambiente operacional os municípios de Palmares, Catende, Caruaru, Maraial e São Benedito do Sul. A investigação teve início em Junho do ano passado, com objetivo de prender integrantes de uma Organização Criminosa, voltada para a prática dos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, crimes contra a economia popular e organização criminosa.


Durante a operação, estão sendo cumpridos 13 (treze) mandados de prisão e 15 (quinze) mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juiz da Comarca Criminal de Palmares.


Na execução, estão sendo empregados 110 Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães, com a participação de 16 equipes do BEPI - Batalhão Especializado de Policiamento do Interior. A Operação está sendo coordenada pela DINTER I e supervisionada pela Chefia de Polícia.


As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco - DINTEL e pelo LAB-LD.

domingo, 7 de junho de 2020

ESTADOS DO NORDESTE RECORREM AO STF CONTRA TRANSFERÊNCIA DE R$ 83,9 MILHÕES DO BOLSA FAMÍLIA PARA PUBLICIDADE

Governo transfere dinheiro do Bolsa Família para investir em propagada
Crédito Imagem Google 

BRASIL


Estados do Nordeste recorrem ao STF contra transferência de R$ 83,9 milhões do Bolsa Família para publicidade

Os cortes dos benefícios do programa estão suspensos enquanto durar a pandemia por força de liminar do ministro do STF Marco Aurélio Mello.

Publicada em 07 de junho de 2020 às 09:24:41.

Por: Redação PortalPE10 | Fonte: Ascom PGE-BA e PE


Os Estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí questionam, mais uma vez, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a concentração de cortes do Programa Bolsa Família no Nordeste. Em petição apresentada nesta sexta-feira (5/6) à Corte, os procuradores-gerais desses Estados pedem também a anulação dos efeitos da Portaria 13.474, de 02/06/2020, na qual o Ministério da Economia suspende o repasse de R$ 83.904.162,00, originalmente destinados ao Programa Bolsa Família, e os destina para a comunicação institucional do governo federal.


Os cortes dos benefícios do programa estão suspensos enquanto durar a pandemia por força de liminar do ministro do STF Marco Aurélio Mello, de 23 de março, na Ação Cível Ordinária (ACO) 3359. Naquela decisão, o ministro também determinou que a União disponibilize dados que justifiquem a concentração de cortes de benefícios no Nordeste e dispense aos inscritos nos Estados-autores tratamento isonômico em relação aos beneficiários dos demais entes da Federação.


“Esses dados nunca foram apresentados pelo governo federal e agora nos deparamos com essa transferência de recursos do programa para a publicidade. Pedimos que o STF determine que a União faça a recomposição dos R$ 83,9 milhões ao Bolsa Família e disponibilize os dados que justifiquem a concentração de cortes no programa no Nordeste, além de explicar por que os cortes continuam ocorrendo a despeito da liminar do ministro Marco Aurélio Mello”, explica o procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis.


Na petição desta sexta-feira dentro da ACO 3359, os procuradores-gerais argumentam que “as condutas da União afrontam diretamente o procedimento acautelatório exarado nos autos do processo, pois à mingua da disponibilização das informações aptas a justificar a concentração de cortes do Bolsa Família na Região Nordeste, ainda promovem significativos cortes no aludido programa que visa atender justamente a parcela da população brasileira mais vulnerável e em período de excepcional necessidade de calamidade sanitária”.


“É inadmissível o desrespeito à ordem do ministro Marco Aurélio, para que fosse explicada pelo Governo Federal a odiosa concentração no Nordeste dos cortes dos benefícios do Bolsa Família. A decisão do ministro do STF também determinou que a população nordestina tivesse tratamento isonômico em relação aos beneficiários dos Estados de outras regiões. Não fosse a flagrante iniquidade da postura do Governo Federal, assombra o conteúdo da recente Portaria do Ministério da Fazenda que anula a dotação de quase R$ 84 milhões do Bolsa Família, transferindo, abrindo crédito para o Governo Federal gastar em comunicação institucional”, afirmou o procurador-geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho.


DADOS – Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Cidadania e divulgados em 03/06/2020, é possível se inferir que o Nordeste continua penalizado no que tange ao programa de distribuição de renda do governo federal, visto que no mês de maio de 2020 foram atendidas menos famílias que no mesmo período de 2019, mormente quando estamos em pleno quando de retração econômica decorrente da pandemia do coronavírus.


PERNAMBUCO REGISTRA 65 NOVAS MORTES E 850 CASOS POR COVID-19

Número de mortes por coronavírus no ES sobe para dois | A Gazeta
Crédito Imagem Google


Pernambuco registra 65 novas mortes e 850 casos por Covid-19
Agora, Pernambuco totaliza 39.361 casos confirmados e 3.270 mortes.



Foto: MARVIN RECINOS / AFP


Neste sábado (6), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 850 novos casos e 86 óbitos nas últimas 24 horas por Covid-19. Agora, Pernambuco totaliza 39.361 casos confirmados e 3.270 mortes. 



Entre os casos confirmados, neste sábado, 199 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 651 como leves. No total, há 15.696 casos graves. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.




sábado, 6 de junho de 2020

TSE AUTORIZA QUE CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS SEJAM VIRTUAIS

Coronavírus e as eleições municipais de 2020. O que muda?
Crédito imagem Google 


TSE autoriza que convenções partidárias sejam virtuais





O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou nesta quinta-feira (4) os partidos a realizarem as convenções partidárias para as eleições municipais de 2020 de forma virtual em razão da pandemia do novo coronavírus.


Por unanimidade, os ministros decidiram que os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem necessárias para as convenções que escolherão os candidatos a prefeito e a vereador.


Mesmo com a pandemia, o calendário eleitoral foi mantido. As convenções devem ser realizadas entre 20 julho e 5 de agosto. A eleição segue marcada para outubro. A decisão do TSE foi tomada numa consulta feita pelo deputado federal Hiram Manuel (PP-RR).


O congressista questionou se, diante do quadro de pandemia de Covid-19 e a necessidade de manutenção do distanciamento social, medidas alternativas aos encontros presenciais poderiam ser adotadas.


Os ministros definiram também que as regras e procedimentos adotados pelos partidos para a realização da convenção física deverão seguir também no campo virtual.


Um parecer elaborado pela área técnica da Corte afirmou não haver impedimento jurídico para a realização de convenções partidárias de forma virtual desde que mantidos os regramentos atuais.


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem afirmado que há um entendimento entre os líderes partidários no sentido de adiar as eleições municipais de outubro, sem, contudo, prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.


Um grupo de senadores e deputados deve ser criado para debater a proposta, que ocorreria em caráter excepcional devido à pandemia de Covid-19. Ainda não há definição sobre quem irá compor esse grupo e qual será o prazo para deliberação.


Pelo calendário eleitoral, que segue as diretrizes estabelecidas pela Constituição, o primeiro turno das eleições ocorrerá em 4 de outubro, e o segundo turno, onde ocorrer, no dia 25 do mesmo mês.


Eventual mudança nas datas das eleições deve exigir a aprovação de uma PEC (proposta de emenda à Constituição), que exige apoio de pelo menos três quintos dos deputados e dos senadores, em dois turnos de votação na Câmara e no Senado.


Alterações eleitorais devem ocorrer com o mínimo de um ano de antecedência, mas há uma defesa de que essa exigência deve ser flexibilizada em situações de calamidade pública, como a atual.


Na segunda-feira (1º), o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou aos presidentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais que é possível que as eleições, inicialmente previstas para ocorrerem em outubro, precisem ser adiadas para novembro e dezembro.


Segundo ele, o Congresso Nacional -a quem cabe aprovar a emenda constitucional que estabeleceria esse adiamento- já está estudando a hipótese de que o primeiro turno da votação para prefeitos e vereadores ocorra no dia 15 de novembro, e o segundo, no dia 6 de dezembro.


Barroso disse ainda que o TSE, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal concordam que o adiamento deve ocorrer pelo menor tempo possível, de modo que não seja necessária a prorrogação dos mandatos dos políticos.


– Fazer com que as eleições não se constituam em risco para a saúde dos eleitores e dos colaboradores da Justiça Eleitoral tem sido uma grande preocupação do TSE – afirmou Luís Roberto Barroso.


Também para minimizar o contato físico e a possibilidade de transmissão do novo coronavírus, o presidente do TSE informou que, provavelmente, a identificação dos eleitores por meio da biometria será dispensada nas eleições deste ano.


Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em 12 de abril, Barroso reconheceu que a aglomeração das convenções partidárias e a fase de testes das urnas eletrônicas eram entraves à realização das eleições municipais de outubro em meio à pandemia.


Na ocasião, Barroso defendeu que o pleito fosse adiado por poucas semanas e também se disse contrário à prorrogação do mandato de prefeitos e vereadores para depois de 1º de janeiro de 2021. Outra consulta sobre o mesmo tema foi analisada na sessão desta quinta.


Os ministros rejeitaram o questionamento do partido Republicanos sobre a possibilidade de alterar a data das convenções. O Plenário decidiu que o prazo de 180 dias antes do pleito, estabelecido pela Lei das Eleições, não pode ser flexibilizado sem decisão legislativa.