quarta-feira, 25 de novembro de 2020

RIO, RECIFE E PORTO ALEGRE TÊM 2º TURNO COM ATAQUES E MILÍCIAS DIGITAIS


Foto: null


Rio, Recife e Porto Alegre têm 2º turno com ataques e milícias digitais

A votação do segundo turno será no domingo (29).


Com debate polarizado e ânimos acirrados nas redes sociais, candidatos das principais capitais do país se queixam do aumento de notícias falsas na reta final das eleições. Assim tem sido a última semana de campanha principalmente no Rio de Janeiro, em Recife e em Porto Alegre. A votação do segundo turno será no domingo (29).


Nessas três cidades, apoiadores intensificaram a artilharia contra os adversários, muitas vezes com ataques pessoais, ofensas e acusações falsas ou sem provas.


Com as pesquisas indicando uma vitória de Eduardo Paes (DEM) no Rio de Janeiro, a campanha teve uma subida no tom de ataques, com fake news, manipulação do medo e agressividade por parte dos apoiadores de Marcelo Crivella (Republicanos).


Pesquisa Datafolha divulgada em 19 de novembro mostra Paes com 71% das intenções de votos válidos, contra 29% do adversário. Em desvantagem, Crivella radicalizou o discurso na tentativa de consolidar o voto evangélico e conservador a seu favor.


Recentemente, o bispo licenciado da Igreja Universal associou um eventual governo Paes à pedofilia nas escolas.


Em vídeo que circula nas redes, Crivella diz que o PSOL vai indicar o secretário de Educação em um eventual governo Paes –o que tanto o candidato como a sigla negam. Na sequência, o atual prefeito cogita "pedofilia nas escolas" como consequência da aliança.


Nas ruas, panfletos com a fake news foram distribuídos na porta de uma Igreja Universal do Reino de Deus. O material associava Paes a legalização do aborto, liberação das drogas e kit gays nas escolas. Também trazia uma foto do ex-prefeito ao lado de uma imagem do deputado Marcelo Freixo (PSOL), que não é aliado de Paes na disputa.


Paes foi às redes rebater as acusações de Crivella repetindo a expressão "pai da mentira", usada pela primeira vez em debate na TV aberta e desde então replicada nas redes por seus apoiadores.


"Agora as fake news são sobre uma inexistente aliança com o PSOL, legalização do aborto, das drogas e ideologia de gênero", escreveu o candidato junto do vídeo que nega a aliança com o partido de esquerda.


"Pai da mentira" foi usada contra Crivella pelo menos 488 vezes no Facebook e no Twitter desde o último dia 19, segundo o Buzzmonitor Trends, ferramenta de monitoramento de redes sociais do Elife Group.


No Twitter, a publicação com maior engajamento é a do influenciador Felipe Neto, que tem 12,6 milhões de seguidores."Bateu onde dói, comparou o pastor com o demônio. Tá errado?", escreveu o youtuber em publicação curtida mais de 17 mil vezes. Segundo textos bíblicos "pai da mentira" significa "diabo".


Levantamento da Buzzmonitor feito entre os dias 15 e 24 de novembro mostra que o atual prefeito teve mais menções no Twitter do que o adversário: foram 21.282 posts (de 16.256 usuários distintos), contra 7.430 de Eduardo Paes (feitos por 6.399 usuários).


Os dois tiveram maioria de menções negativas. Mas, proporcionalmente, Crivella teve um desempenho menos ruim: foram 3% de posts positivos, além de 28,6% de neutros e 68,4% de negativos. Paes teve 1,6%, 22,2% e 76,2%, respectivamente.


Apesar de ser proporcionalmente menos citado negativamente nas redes, Crivella está em desvantagem na disputa eleitoral, segundo as pesquisas. O levantamento sugere, então, que atuação da militância do prefeito nas redes não tem convertido votos para o bispo licenciado.


A quantidade de menção negativa sobre Paes enquanto ele lidera com larga vantagem a corrida eleitoral indica também a atuação de milícias digitais.


Desde o início do segundo turno, Crivella e Paes têm feito da campanha um vale-tudo eleitoral.


Menos de 24 horas após ter avançado ao segundo turno, o atual prefeito da cidade, Marcelo Crivella, deu o tom da campanha em um pronunciamento duro contra o adversário.


Ele acusou Paes de ter feito o governo "mais corrupto da história" do Rio de Janeiro e o relacionou a Sérgio Cabral, ex-governador do estado preso desde 2016 após denúncias da Operação Lava Jato. O candidato do DEM foi prefeito do Rio de 2009 a 2016. Na época, era filiado MDB, mesmo partido de Cabral.

Dias depois, Crivella repetiu a acusação no Facebook. Escreveu que, durante debate, Paes fugiu das perguntas sobre o tema. O ex-prefeito nega as acusações e diz ser "ficha limpa".


Também na capital pernambucana, as campanhas têm sido contaminadas por fake news. Panfletos distribuídos em Recife associam a candidata do PT Marília Arraes a propostas que não aparecem em seu plano de governo, entre elas a legalização das drogas e do aborto. "Cristão de verdade não vota em Marília Arraes", diz o material.

A candidata petista conseguiu que Justiça Eleitoral determinasse a retirada de um programa eleitoral do adversário João Campos (PSB) também com citação religiosa falsa.

Na televisão, a peça dizia que a petista é contra a bíblia e o Prouni municipal. A Justiça Eleitoral considerou a propaganda descontextualizada e que tenta "confundir o eleitorado".


O candidato do PSB mudou o tom após as pesquisas mostrarem melhor desempenho da petista. De acordo com Datafolha publicado no dia 19, Arraes tinha 55% dos votos válidos, contra 45% de Campos.

Na encruzilhada imposta pelo novo desenho da disputa, João Campos passou a investir em ataques com forte teor antipetista. Nas primeiras inserções publicitárias do segundo turno na televisão, o deputado relembrou dirigentes do PT que integraram o governo durante o escândalo do mensalão.

"Você lembra quem faz parte do PT nacional? José Dirceu, Gleisi Hoffmann, Mercadante. Pense antes de votar. Eles querem voltar", diz a propaganda, que mostra um avião decolando em direção à capital pernambucana.

No Twitter, levantamento da Buzzmonitor mostra que João Campos foi mais mencionado que a adversária Marília Arraes desde o dia 15.


A petista, porém, teve proporcionalmente mais publicações com mensagens positivas. Mencionada 9.037 vezes, Marília teve compartilhada 19,1% publicações positivas. Já Campos foi citado em 10.418 posts, mas com apenas 3,4% deles com comentários positivos.


Do Nordeste para o Sul, em Porto Alegre, a candidata Manuela D'Ávila (PC do B) também tem dedicado parte dos programas eleitorais na TV e no rádio na tentativa de desconstruir o impacto na campanha causado por notícias falsas.


Ela vem mostrando depoimentos de pessoas que afirmam ter recebido fake news. Nessas mensagens, Manuela é atrelada, por exemplo, à implantação de um "regime comunista" na capital gaúcha e à uma gestão que seria importada da Venezuela.


"Até que eu ia derrubar a igreja inventaram esses dias", afirma Manuela no programa.


No início da campanha, a candidata se viu obrigada a se manifestar sobre notícia falsa que circulou nas redes sociais e a vinculava a uma peça de campanha no Dia das Crianças com foto de foice e martelo de brinquedo.


Ela também tem sido vítima de montagens de cunho religioso. Uma imagem falsa mostra a candidata vestindo uma camisa com a mensagem "Jesus é travesti".


A Justiça Eleitoral determinou a retirada de meio milhão de compartilhamentos de conteúdos falsos compartilhados contra Manuela no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. No total, as postagens somaram 529.075 compartilhamentos.


Manuela tem forte participação nas redes sociais. No Twitter, o levantamento da Buzzmonitor mostra que a candidata teve mais engajamento que o adversário desde o dia 15. Ela foi citada em 5.065 publicações, enquanto Sebastião Melo (MDB) teve 1.947 menções.


Embora tenha tido o nome mais citada nas redes, a exposição da candidata do PC do B, porém, conferiu a ela mais menções negativas que as do adversário -87,2% contra 63,1%, respectivamente.


Na TV, Sebastião Melo (MDB) tem reclamado na propaganda eleitoral sobre o comportamento da adversária, que segundo ele faz afirmações fora de contexto para prejudicá-lo na corrida eleitoral. Ele nega, por exemplo, que tenha a intenção de acabar com a passagem de ônibus grátis para quem tem mais de 65 anos e responsabiliza Manuela pela informação falsa.


"E mais uma vez a Manuela, do partido comunista do Brasil e do velho PT do mensalão e da Lava Jato, está tentando confundir você", afirma um narrador em uma de suas peças exibidas no horário eleitoral.


No Twitter, desde que começou a campanha no segundo turno, os candidatos às prefeituras do Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre receberam mais de 50% de menções negativas.

DIEGO MARADONA MORRE AOS 60 ANOS

 




Diego Maradona morre aos 60 anos



Maior jogador da história do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino 'Clarín'. Ele havia passado por uma cirurgia no cérebro no início do mês.



Maior jogador da história da argentino e lenda do futebol mundial, Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira (25) aos 60 anos.


O craque argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa na cidade de Tigre, segundo o jornal argentino "Clarín".


O "pibe de ouro" sofreu uma delicada cirurgia no cérebro no começo do mês e recebeu alta oito dias depois. Ele drenou uma pequena hemorragia no cérebro.


O médico Leopoldo Luque afirmou na ocasião que a cirurgia era considerada simples, mas havia preocupação pela condição de saúde do ex-jogador.


Campeão mundial na Copa de 1986, quando ficou eternizado pelos gols que marcou contra a seleção da Inglaterra, Maradona era reverenciado e tratado como deus na Argentina.


Seu gol de mão contra a Inglaterra ficou mundialmente conhecido pela "mão de Deus".



Diego Armando Maradona nasceu em 30 de outubro de 1960 em Lanús, na província de Buenos Aires, e era técnico Gimnasia y Esgrima.


Apontado como um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, ao lado de Pelé, o craque argentino começou a sua carreira no Argentinos Juniors, clube onde foi revelado e atuou entre 1976 e 1981.


Logo depois, jogou um ano no Boca Juniors e se transferiu para o Barcelona, onde atuou entre 1982 e 1984.



De lá, foi para o Napoli, na Itália, onde ganhou uma Copa da Uefa, dois Campeonatos Italianos, uma Copa e uma Supercopa da Itália.


domingo, 15 de novembro de 2020

PRIMEIRA MULHER ELEITA PREFEITA NA HISTÓRIA POLÍTICA DE CATENDE - PRIMEIRO HOMEM DA PERIFERIA ELEITO VICE PREFEITO EM CATENDE


                                 Crédito Imagem Facebook


PRIMEIRA MULHER ELEITA PREFEITA NA HISTÓRIA POLÍTICA DE CATENDE 


PRIMEIRO HOMEM DA PERIFERIA ELEITO VICE PREFEITO EM CATENDE 


DONA GRAÇA, ELEITA COM 6.790 votos DO POVO DE CATENDE, UM TOTAL DE 36,91% DA TOTALIDADE EM CATENDE - PE. VICE-PREFEITO ANTONIO DO EGITO 



RESULTADO DOS ELEITOS EM CATENDE-PE: 



PREFEITO ELEITO 



DONA GRAÇA 6.790 votos • 36,91% 





DADOS DOS DEMAIS: 







RINALDO 6.299 votos • 34,24% 

OTACILIO CORDEIRO 3.939 votos • 21,41% 

WELLINGTON ANDRADE 822 votos • 4,47% 

ERIVALDO 546 votos • 2,97% 



Votação 19.841 votos 
· 18.396 · 92,72% Votos a candidatos concorrentes
· 374 · 1,88% Brancos 
· 1.071 · 5,40% Nulos 
· 0 · 0,00% Anulados e apurados em separado 

Votação 19.841 
votos 18.396 · 92,72% Votos a candidatos concorrentes 
374 · 1,88% Brancos 
1.071 · 5,40% Nulos 
0 · 0,00% Anulados e apurados em separado 


RESULTADOS DOS VEREADORES ELEITOS EM CATENDE: 



1. DJALMA DA SAÚDE 883 votos 




2. CESAR BARROS 663 votos 




3. BOREU 643 votos 





4. DIDA DE ZE JOAQUIM 641 votos 





5. BUDA 627 votos 






6. MARCÍLIO DA SAÚDE 579 votos 




7. ÍNDIO 527 votos 






8. ANDRÉ PRODUÇÕES 524 votos 




9. HELENO PEDRO 500 votos 






10. JAILTON MOTO TÁXI 469 votos 





11. FERNANDO ENFERMEIRO 442 votos 





12. ADRIANO DO MERCADINHO DO CANAÃ 440 votos 




13. XAVIER 411 votos 






Votação 19.841 votos 
18.809 · 94,80% Votos a candidatos concorrentes 
343 · 1,73% Brancos 
689 · 3,47% Nulos 
0 · 0,00% Anulados e apurados em separado 

SUPLENTES:







Blog Catende No Rastro da Notícia 

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

ELEIÇÕES 2020: O QUE ACONTECE COM QUEM NÃO VOTAR E COMO JUSTIFICAR A AUSÊNCIA


© Getty Images Neste ano, é possível justificar o voto por um aplicativo da Justiça Eleitoral


Eleições 2020: o que acontece com quem não votar e como justificar a ausência


No próximo domingo (15/11), todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, e legalmente capaz serão obrigados a votar. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.



Quem descumprir a regra pode perder diversos direitos civis (veja abaixo), caso não regularize a situação na Justiça Eleitoral.

A partir deste ano, porém, o voto poderá ser justificado por um aplicativo no celular. Um dos motivos para justificar o voto é estar fora dos limites geográficos da sua cidade (domicílio eleitoral) no durante a eleição. A votação vai ocorrer das 9h às 17h no horário local de cada Estado.

A Justiça Eleitoral afirmou que o eleitor que tiver febre no dia da votação ou tiver contraído covid-19 no período de 14 dias antes da votação deve ficar em casa. Mas quem deixar de votar por esse motivo terá de apresentar um documento, como atestado ou declaração médica.

O Tribunal Superior Eleitoral afirmou ainda que "não há norma que proíba a votação em caso de sintomas ou contaminação pela covid-19". E que as medidas de segurança tomadas durante a votação, como uso de máscara, distribuição e uso de face shield pelos mesários "são capazes de proteger os eleitores inclusive na eventualidade de haver pessoas contaminadas".

Em caso de ausência na votação, o eleitor terá 60 dias para apresentar justificativa ao juiz eleitoral.

A justificativa deve ser feita, segundo o TSE, preferencialmente pelo aplicativo e-Título — disponível nas plataformas "Google Play" e App Store". Quem não puder usar o aplicativo, que possui uma ferramenta de georreferenciamento, terá de preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) pelo site do TSE ou procurar o cartório eleitoral mais próximo.

O aplicativo permite ainda a emissão uma via digital do título de eleitor, além de permitir a emissão da certidão de quitação eleitoral e crimes eleitorais. Também é possível emitir a guia para o pagamento de multas por ausências não justificadas em eleições ou trabalhos eleitorais.

O eleitor que está no exterior e tem inscrição eleitoral no Brasil também poderá justificar o voto pelo aplicativo e-Título no dia da eleição. Depois das eleições, ele poderá apresentar o requerimento de justificativa pelo sistema da Justiça Eleitoral.© Reprodução

O primeiro candidato a ser escolhido nas eleições do próximo domingo é o vereador, com cinco dígitos. Após confirmar o voto, o eleitor deverá teclar os dois dígitos para prefeito.

As eleições do próximo domingo vão escolher prefeito e vereadores. A apuração começa imediatamente após o fechamento das urnas.

No dia da votação, é necessário levar documento de identificação com foto, como CNH ou RG. Aplicativos como a CNH digital ou e-Título também são válidos.



Punição para quem não justifica

Quem não votar e não justificar a ausência não poderá, de acordo com o 1º do art. 7º do Código Eleitoral - Lei nº 4.737, de 1965:
Tirar passaporte ou carteira de identidade;
Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;© TSE
Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;
Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
Obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004;
Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Eleições na pandemia

O TSE tomou uma série de medidas para evitar a proliferação do coronavírus durante as eleições deste ano.

A primeira delas foi definir um horário preferencial de votação para idosos. Quem tem mais de 60 anos poderá votar preferencialmente das 7h às 10h.

Todas as seções terão álcool em gel que será oferecido a todos os eleitores antes e depois de votar.

Se a pessoa estiver com febre ou tiver contraído covid-19 nos 14 dias antes da votação deve ficar em casa. O órgão ainda orienta para que os eleitores levem uma "cola" com o número dos candidatos anotados para evitar atrasos e filas.

Em todas as seções será obrigatório o uso de máscaras. No local de votação deverá ser respeitada uma distância mínima de 1 metro entre as pessoas.

A recomendação é que cada eleitor leve sua própria caneta para evitar contato com objetos usados por outras pessoas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

IDOSO MORRE DE COVID E DENTES DE OURO DE R$ 12 MIL SÃO FURTADOS DE PRÓTESE





O hospital foi informado sobre o furto, mas segundo a filha a filha do idoso, até agora a família não teve uma posição sobre o caso.


Mulher, de 26 anos, procurou a Polícia Civil após furto de dentes de ouro da prótese dentária do pai, de 84 anos, falecido no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Eles estão avaliados em R$ 12 mil.


Conforme informações do boletim de ocorrência, a mulher relatou na delegacia que o pai estava internado no hospital e faleceu de covid-19 no dia 6 de outubro.


Na última terça-feira (3), ela foi ao local buscar os pertences do pai e percebeu que estava faltando quatro dentes de ouro maciço da dentadura. “Conseguimos pegar a prótese só no dia 3, depois de várias tentativas. Toda vez tinham uma desculpa”, disse ao Campo Grande News.


O hospital foi informado sobre o furto, mas segundo a filha a filha do idoso, até agora a família não teve uma posição sobre o caso.


A reportagem entrou em contato com o hospital, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O caso vai ser investigado pela 5ª Delegacia de Polícia Civil. 


domingo, 1 de novembro de 2020

ADOLESCENTE COM PARALISIA CEREBRAL PASSA NO VESTIBULAR PARA DIREITO NA URCA




Depoimento de Emıd́io em pleno outubro, mês de conscientização da doença no mundo, traz força à inclusão social no Cariri.

Emídio Barboza Lucas é um adolescente com Paralisia Cerebral (PC) e conta que crescer com essa doença não é sinônimo de fraqueza, como muitas pessoas pensam, mas sim é um sinônimo de força para enfrentar, todos os dias, vários desafios sem baixar a cabeça.


O jovem que acabou de concluir ensino médio e passou no vestibular de Direito da Urca reforça que além dos desafios da PC, ele também aprendeu que todas as pessoas têm suas qualidades e singularidades e todas merecem respeito e inclusão. 


Outro ponto que o Emídio reforça é a importância do apoio familiar e quão fundamental é esse apoio “A minha família sempre me tratou com muito carinho, amor e inclusão. Nunca me deixaram fora das atividades em família, e sempre me fizeram rir de qualquer jeito. Eles me ajudaram muito a enfrentar as dificuldades da vida, sempre me abraçando e me dando todo o amor que precisava”, afirma. ELE complementa falando para todas as famílias que tenham pessoas com PC ou não, que o amor é fundamental e de extrema importância. 


A mãe de Emídio, Katia Barboza, especialista em Fisioterapia neonatal e pediátrica sempre esteve ao lado do filho dando toda assistência e o ajudando da melhor forma possível. “Um dos pontos mais importantes com relação à PC é sobre a inclusão das crianças com PC no meio social, tendo em vista que esse ponto, a Clínica Fisio & Terapias visava fazer e nasceu por causa do meu filho, Emídio. Eu precisava dar essa oportunidade a ele, a mim… e hoje faço pelos pais que lutam pela inclusão dos seus filhos com PC, também”. 


O mês de outubro está acabando, mas conscientização sobre a Paralisia Cerebral (PC) e a luta dessas pessoas ainda continuam. No Brasil, a cada 1.000 crianças nascidas, estimasse que sete delas tenham PC. 


Essa, é uma das deficiências mais comuns na infância causada por alterações neurológicas que impactam no desenvolvimento motor e cognitivo, interferindo na movimentação e postura corporal da criança. 


No mundo existem cerca de 17 milhões de pessoas vivendo com paralisia cerebral e outras 350 milhões estão intimamente ligadas a uma criança ou um adulto com PC. Ela pode ser ocasionada durante o período de desenvolvimento da criança, ainda na gestação, por conta de alguma lesão no cérebro em desenvolvimento. Além disso, problemas no parto e pós-parto também podem resultar nessa condição.


ELEIÇÕES: CANDIDATOS AGORA SÓ PODEM SER PRESOS EM FLAGRANTE


Eleições: candidatos agora só podem ser presos em flagrante

A partir deste sábado (31), nenhum candidato às eleições 2020 pode ser preso ou detido, a não ser em casos de flagrante.

Segundo o Código Eleitoral, a imunidade para os concorrentes começa a valer 15 dias antes da eleição. Já eleitores não poderão ser presos cinco dias antes das eleições, ou seja, a partir do dia 10, exceto em flagrante delito; em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; e por desrespeito a salvo-conduto.


A regra para ambos os casos vale até 48 horas antes depois do término do primeiro turno.


Ainda pelo calendário eleitoral, hoje também é o último dia para a requisição de funcionários e instalações destinadas aos serviços de transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação.


Este ano por causa da pandemia do novo coronavírus uma emenda constitucional, aprovada pelo Congresso Nacional, adiou as eleições de outubro para 15 e 29 de novembro, o primeiro e o segundo turno, respectivamente.


Fonte (AgBr) https://www.sobral24horas.com/2020/10/eleicoes-candidatos-agora-so-podem-ser.html