domingo, 30 de abril de 2023

WHATSAPP TESTA TRANSCRIÇÃO AUTOMÁTICA DE MENSAGENS EM ÁUDIO

 

Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Notícias ao Minuto.




WHATSAPP TESTA TRANSCRIÇÃO AUTOMÁTICA DE MENSAGENS EM ÁUDIO

 

 

A funcionalidade facilita receber mensagens quando não é possível ouvi-las.

 


O WhatsApp lançou recurso de transcrição automática de mensagens em áudio, relatam pessoas com acesso à atualização nas redes sociais desde quarta-feira (26). A funcionalidade facilita receber mensagens quando não é possível ouvi-las e aumenta a acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva.

 

Procurada, a Meta, dona do WhatsApp, diz que não comenta rumores. Assim, não é possível saber quantos usuários já têm a opção de transcrever os áudios de forma automática nem qual foi o critério de seleção do grupo de teste.

 

O site especializado WABetaInfo noticiou em setembro de 2021 que o WhatsApp trabalhava em um recurso do gênero. O aplicativo já hospedava bots capazes de transcrever áudios, mas o resultado apresentou erros.

 

O profissional de relações públicas Mateus Pacheco diz ter ganhado acesso, nesta quinta-feira (27), à transcrição automática na versão normal e mais atualizada do WhatsApp. Ele celebra a novidade, já que não vai mais precisar ouvir os áudios.

 

"Ele ainda entende algumas coisas erradas, mas já é uma ajuda", avaliou Pacheco.

 

As primeiras publicações sobre a novidade no Twitter são da tarde de quarta-feira (26).

 

O site WABetaInfo também havia divulgado em 2021 que a transcrição ficaria armazenada no próprio aplicativo. Dessa forma, os desenvolvedores do WhatsApp ou do sistema operacional do celular (Android ou iPhone) permanecem sem acesso ao conteúdo do áudio, por questões de privacidade.

 

 

FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.  https://novamais.com/noticias/101881/whatsapp-testa-transcricao-automatica-de-mensagens-em-audio

 


ACIDENTE ENTRE AMBULÂNCIA E ÔNIBUS DA BANDA MOLECA 100 VERGONHA DEIXA UM MORTO NA BR-316, NO PIAUÍ

 



ACIDENTE ENTRE AMBULÂNCIA E ÔNIBUS DA BANDA MOLECA 100 VERGONHA DEIXA UM MORTO NA BR-316, NO PIAUÍ

 

Acidente aconteceu por volta das 4h40 deste domingo (30). O condutor da ambulância, Francisco Filho Pereira, de 44 anos, morreu no local. Ele prestava serviço para a Unidade Mista de Itainópolis.

 

condutor de uma ambulância, Francisco Filho Pereira, de 44 anos, morreu após um grave acidente na madrugada deste domingo (30), na BR-316, em Elesbão Veloso. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao perder o controle do veículo, o homem colidiu frontalmente com um ônibus da banda de forró Moleca 100 Vergonha.

Conforme a PRF, o acidente aconteceu por volta das 4h40, no km 144 da rodovia. Investigações preliminares apontam que Francisco Filho Pereira invadiu a faixa contrária e colidiu contra o ônibus. A suspeita é de que o motorista da ambulância tenha dormido ao volante. Ele prestava serviço para a Unidade Mista de Itainópolis, município no Sul do Piauí.

 

O condutor da ambulância não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Já o motorista do ônibus da banda teve ferimentos graves em uma das pernas e ficou preso às ferragens do veículo. Ele foi socorrido e levado para o hospital de Elesbão Veloso, onde se encontra estabilizado e consciente.

Os passageiros do ônibus, integrantes da banda Moleca 100 Vergonha, saíram ilesos. A banda divulgou uma nota sobre o acidente (leia no fim desta reportagem)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros do Piauí, o Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Civil foram acionados para auxiliar na ocorrência.

 

Prefeitura divulga nota de pesar

 




 

Em nota, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) lamentou o falecimento do motorista Francisco Filho Pereira.

"Profissional dedicado, Francisco prestava serviço há 1 ano para a Unidade Mista de Itainópolis. A Sesapi lamenta a perda e se solidariza com a família neste momento", diz trecho da nota.

 

Por meio de uma publicação nas redes sociais, a banda de forró Moleca 100 Vergonha, criada em Araripina, Pernambuco, tranquilizou fãs.

"Deus nos deu um livramento grande, estamos todos bem. Nós agrademos a todos que entraram em contato conosco preocupados, mas está tudo bem com a família Moleca 100 Vergonha! Nosso motorista Willem machucou uma das pernas, mas tá tudo bem, graças a Deus, o SENHOR JESUS é maravilhoso", diz trecho da publicação.

Leia abaixo a nota publicada pela banda Moleca 100 Vergonha:

Nota de Esclarecimento

A equipe Moleca 100 Vergonha, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público confirmar que houve um acidente envolvendo o ônibus da banda, neste dia 30 de abril de 2023, às 4:40 da manhã, na BR-316, próximo a Elesbão Veloso-PI.

O motorista Willen teve lesão grave em uma das pernas, está estável, consciente e sendo atendido pela equipe médica do hospital de Elesbão Veloso-PI.

Os vocalistas Dão Lopes, Jairo Raniery e Raíssa Sousa, bem como os demais músicos, técnicos e equipe, também estavam no ônibus, foram atendidos pela equipe médica que constatou não haver outros feridos entre nossa equipe, todos estes passam bem.

A Banda Moleca 100 Vergonha segue nos trâmites de liberação dos equipamentos, junto às autoridades competentes ainda nesta tarde do dia 30 de abril.

 

 

A equipe seguirá em outro ônibus para os compromissos de agenda de shows.

Deixamos nossos sinceros agradecimentos a todos, pela atenção, compreensão, preocupação e energias positivas.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

 

 


Banda tranquiliza fãs: 'livramento grande'

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube




 

Por Ilanna Serena, g1 PI

30/04/2023 11h18  Atualizado há 2 horas

 Crédito fonte https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/04/30/acidente-entre-ambulancia-e-onibus-da-banda-moleca-100-vergonha-deixa-um-morto-na-br-316-no-piaui.ghtml













CE - BRASIL - PREFEITA DE NOVA RUSSAS REDUZ PRÓPRIO SALÁRIO, DO VICE E DOS SECRETÁRIOS

 

PREFEITA DE NOVA RUSSAS - CEARÁ - BRASIL 



PREFEITA DE NOVA RUSSAS REDUZ PRÓPRIO SALÁRIO, DO VICE E DOS SECRETÁRIOS - 

 

Com as constantes reduções do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, principal fonte de receita das prefeituras, Giordanna Mano, prefeita de Nova Russas, tomou uma medida inusitada, reduziu seu salário, do vice-prefeito e de secretários municipais.

 

A redução ocorreu em 25%, atingindo também o vice-prefeito Anderson Pedrosa e de todo o secretariado, com projeto aprovado na Câmara Municipal de Nova Russas nesta sexta-feira (28).

 

A medida vale por três meses e atinge também ocupantes de cargos comissionados e os que possuem funções gratificadas. Conforme mensagem da prefeita enviada à Camara, a ação remete ao ditado popular “cortar na própria carne”.

 

Estão suspensas a concessão de diárias e horas extras pelo mesmo período (90 dias) a todos os servidores.

 

De acordo com a prefeita, "a crise gerada pela redução dos repasses federais tem atingido todas as prefeituras indistintamente, de modo que todos devemos nos sacrificar para juntos superar esse momento difícil e colocar o caixa em ordem sem penalizar os mais humildes”.

 


SITE DA PREFEITURA https://www.novarussas.ce.gov.br/index.php

(Portal Sertões) https://www.sobral24horas.com/2023/04/prefeita-de-nova-russas-reduz-proprio.html

 

JUSTIÇA REVERTE SUSPENSÃO DO TELEGRAM NO BRASIL

 





JUSTIÇA REVERTE SUSPENSÃO DO TELEGRAM NO BRASIL

 

 

A Justiça Federal reverteu, neste sábado (29), a suspensão do serviço de mensagens Telegram em território brasileiro, estabelecida na semana passada após o não fornecimento às autoridades de dados de grupos neonazistas que operam na plataforma.

 

O desembargador federal Flávio Lucas, da 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) informou em sua decisão que a suspensão do aplicativo em todo o país "não guarda razoabilidade, considerando a afetação ampla em todo território nacional da liberdade de comunicação de milhares de pessoas absolutamente estranhas aos fatos sob apuração".

 

Entretanto, o desembargador manteve a multa diária de um milhão de reais, estabelecida pela primeira instância judicial, informou o TRF2, com sede no Rio de Janeiro, em comunicado.

 

A Polícia Federal e o Ministério Público haviam solicitado ao Telegram os dados pessoais de todos os membros dos canais "Movimento Antissemita Brasileiro" e "Frente Antissemita", que as autoridades associam aos ataques em escolas nos últimos meses.

 

Em novembro do ano passado, um adolescente de 16 anos matou quatro pessoas a tiros e feriu mais de dez em duas escolas no Espírito Santo.

 

O jovem "seria integrante de grupos extremistas no Telegram, no qual era compartilhado material de apologia neonazista (...) com divulgação de tutoriais de assassinato e fabricação de artefatos explosivos, e vídeos de mortes violentas", detalhou o TRF2.

 

Segundo a primeira instância judicial, o Telegram entregou apenas "parcialmente" os dados solicitados.

 

A empresa, com sede em Dubai e registrada nas Ilhas Virgens Britânicas, comunicou na quinta-feira (27) que as informações solicitadas são "tecnologicamente impossíveis de obter" e anunciou que apresentaria um recurso na Justiça.

 

"Não importa o custo, defenderemos nossos usuários no Brasil e seu direito à comunicação privada", disse na época seu diretor executivo, Pavel Durov.

 

O Telegram já havia sido objeto de uma ordem de suspensão no Brasil em março de 2022, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou seu bloqueio por considerar que a empresa repetidamente descumpriu ordens judiciais de combate à desinformação em ano eleitoral e não colaborou com as autoridades na repressão de outros crimes.

 

Após a ordem de bloqueio, que não entrou em vigor, o Telegram nomeou um representante legal no Brasil e detalhou na Justiça seus mecanismos internos de combate à desinformação.

 

Via O Povo  https://www.sobral24horas.com/2023/04/justica-reverte-suspensao-do-telegram.html

 

sexta-feira, 28 de abril de 2023

PRESÍDIO RORENILDO DA ROCHA LEÃO, EM PALMARES, INAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

 



PRESÍDIO RORENILDO DA ROCHA LEÃO, EM PALMARES, INAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE


Inauguração aconteceu na manhã desta quarta, dia 26

 

Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, foi inaugurado no Presídio Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares, uma unidade básica de saúde, que homenageou o ex-funcionário Valdir Nicácio Lima. Diversas autoridades estiveram presentes. A nossa reportagem ouviu o gestor da unidade prisional, Wellington Andrade e também o secretário de Ressocialização do estado de Pernambuco, Paulo Paes.





Crédito https://novamais.com/noticias/101839/presidio-rorenildo-da-rocha-leao-em-palmares-inaugura-unidade-basica-de-saude

 


DESABAMENTO EM OLINDA: DUAS MORTES FORAM CONFIRMADAS APÓS PRÉDIO DESABAR EM OLINDA

 



DESABAMENTO EM OLINDA: DUAS MORTES FORAM CONFIRMADAS APÓS PRÉDIO DESABAR EM OLINDA

 

As mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.

 

Por volta das 22h na noite dessa quinta-feira (27), parte de um edifício de três andares desabou e pegou fogo. O caso aconteceu em Olinda no bairro de Jardim Atlântico.

 

O desabamento aconteceu no Edifício Lena, localizado na Rua Acapulco. Segundo os moradores, 16 famílias moravam no local, mas a estrutura do prédio estava comprometida há 22 anos. 

 

O incêndio foi controlado às 00h49 da madrugada nesta sexta-feira, mas continuam as buscas por outras vitimas. 

 

VÍTIMAS

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o momento, duas mortes foram confirmadas. Um homem de 32 anos foi o primeiro a ser localizado. Durante a madrugada, um adolescente de 13 anos foi encontrado sem vida. 

 

Também foram socorridos três mulheres e um homem. Duas vítimas socorridas pelos bombeiros estão em estado grave e foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda.

 

As outras duas vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um homem, 44, foi levado ao Hospital da Restauração (HR) no Recife e uma mulher, 30, está no Hospital Miguel Arraes no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. 

 

CORPO DE BOMBEIROS



Em nota emitia pela corporação, foi informado que até o momento seis vitímas foram resgatadas, sendo duas pessoas mortas e quatro pessoas com vida.

 

Confira a nota:

 

"O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco foi acionado às 22h08 desta quinta-feira (27) para uma ocorrência de desabamento no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, com vítimas, chegando 20 min após o acionamento.

 

Até o momento foram retiradas dos escombros pelas equipes de busca e salvamento cinco vítimas, quatro delas com vida, sendo três do sexo feminino e uma do masculino, e uma do sexo masculino em óbito. Um cão também foi resgatado com vida.

 

Das vítimas retiradas com vida do local, duas estavam em estado grave e duas foram resgatadas com ferimentos leves.

 

As equipes dos bombeiros estão no local realizando a busca e resgate nos escombros. Estão no local três viaturas de resgate, três de salvamento, quatro incêndio."

 

PRONUNCIAMENTOS



A governadora de Pernambuco Raquel Lyra informou que o Governo do Estado prestará apoio às vitimas do desabamento. 

 

Acabo de receber a notícia do desabamento de um prédio em Jardim Atlântico, Olinda. Os Bombeiros já estão atuando na ocorrência e no socorro de possíveis vítimas. Ficaremos atentos ao trabalho. O Governo de Pernambuco prestará todo o apoio necessário.

 

O prefeito de Olinda Professor Lupércio informou que as secretárias do município vão prestar assistência as vitimas. 

 

 

FONTE: JORNAL DO COMMÉRCIO. https://novamais.com/noticias/101865/desabamento-em-olinda-duas-mortes-foram-confirmadas-apos-predio-desabar-em-olinda

 

 


quinta-feira, 27 de abril de 2023

TELEGRAM MANTEVE CANAL NEONAZISTA ATIVO MESMO SABENDO QUE CRIADOR JÁ HAVIA SE ENVOLVIDO COM 'INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA'

 






TELEGRAM MANTEVE CANAL NEONAZISTA ATIVO MESMO SABENDO QUE CRIADOR JÁ HAVIA SE ENVOLVIDO COM 'INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA'

 

A informação consta do inquérito que levou à suspensão do serviço no Brasil por recusa da plataforma em entregar dados de grupo do qual participava o assassino que matou uma criança e 3 professores em Aracruz (ES).

 

Telegram manteve em operação um canal neonazista mesmo sabendo que o criador dele já esteve envolvido com "conteúdo que incita à violência".

 

A informação foi prestada pelo próprio Telegram à Polícia Federal (PF) em um e-mail onde a polícia pedia informações sobre os dados dos integrantes. O pedido havia sido feito no dia 10 de abril, depois que a polícia descobriu que o assassino de Aracruz fazia parte de um grupo onde havia orientações e conteúdos sobre violência em escolas.

Na resposta por e-mail, feita apenas no dia 19 de abril, o Telegram disse que:

 

“Os dados privados relacionados ao usuário criador/administrador do grupo estão disponíveis excepcionalmente, pois o usuário esteve anteriormente envolvido com conteúdo envolvendo incitação à violência. Neste sentido, o Telegram reitera que uma ordem judicial válida é necessária para a divulgação dos dados pessoais existentes do usuário”, disse.

 

No dia da resposta negativa, o Ministério da Justiça já havia publicado uma portaria que obrigava as redes sociais a retirarem do ar conteúdos sobre violência em escolas e operações contra casos de violência. Além disso, operações da PF aconteciam com foco em adolescentes e adultos rastreados a partir de plataformas online envolvidos com incitação à violência em escolas. Alguns deles chegaram a ser detidos com materiais nazistas.

Dados foram apagados após ordem judicial

A partir da resposta, a Inteligência da PF deu início a uma disputa judicial. No dia 20 de abril, a Justiça determinou que a empresa entregasse as informações em 24 horas, sob pena de suspensão do funcionamento do aplicativo no país.

 

No dia seguinte, 21 de abril, o Telegram entregou os dados, mas nos documentos alegou não ser mais possível rastrear o grupo porque ele havia sido apagado. Segundo a polícia, no entanto, por volta das 17h do dia 20 de abril, poucas horas antes do retorno da plataforma, o grupo ainda estava no ar.

Em resposta, a plataforma ainda disse à polícia que:

“Foi possível identificar que o grupo já foi deletado. Assim, para recuperar dados privados de seu administrador, é necessário o seu número de telefone”.

 

Segundo a Polícia Federal, o aplicativo de troca de mensagens permite que o administrador de um grupo seja oculto e que integrantes possam ocultar suas informações, incluindo o número de telefone. O pedido à plataforma foi para que entregassem os números e, a partir deles, a PF pudesse buscar o número IP e relevar a identidade, punindo o criminoso.

“Ora, se fosse do nosso conhecimento tais números de telefones vinculados aos integrantes e ao administrador do grupo, não necessitaríamos da presente medida judicial”, disse a polícia em resposta à plataforma para a Justiça.

Com a falta de informações, a Justiça suspendeu nesta quarta-feira (26) o aplicativo até a entrega dos dados sob multa de R$ 1 milhão por dia de descumprimento.

A reportagem do g1 acionou o aplicativo, mas não obteve retorno até a publicação.

Telegram é 'dark web' em aplicativo de fácil manuseio, diz PF

Segundo a PF, o Telegram permite ocultar e, assim, tornar irrastreável pessoas que articulam e cometem crimes online pelo aplicativo de mensagens.

No relatório à Justiça, a PF chega a citar falta de respostas em casos como de abusos sexuais infantis. Com isso, comparou a ferramenta com a ‘deep web’.

 

“O ambiente é tão seguro para ocultação das identidades dos seus usuários que o aplicativo concorre com o também preocupante ambiente proporcionado na 'dark web', porém, com o atrativo de ser um aplicativo simples e de fácil manuseio para quem não detém maiores conhecimentos de informática, o que seria necessário para a utilização da deep web”, disse a PF em trecho do inquérito.

 

A "deep web" ("rede profunda", em tradução livre) é como é conhecida a parte da internet que não pode ser encontrada em buscadores como Google e Bing, e sim por programas que funcionam como intermediários. A parte anônima da "deep web" é a chamada "dark web" ("rede escura"), que tem desde conteúdos de ativistas políticos até criminosos virtuais.

 

 

 

Por Fernando Zuba e Poliana Casemiro

 

 https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/04/27/telegram-manteve-canal-neonazista-ativo-mesmo-sabendo-que-criador-ja-havia-se-envolvido-com-incitacao-a-violencia.ghtml