DEPUTADOS E SENADORES ENVIAM UM RECADO AOS AGENTES DE SAÚDE DO BRASIL – QUEM SABE FAZ NA HORA NÃO ESPERA ACONTECER. LUTAR SEMPRE DESISTIR JAMAIS.
O deputado Rodrigo Maia, presidente interino, na ausência de Michel Temer, praticamente vetou todas as propostas do PLC 210/2015
Manutenção da Paralisação Fortalece a Luta Nacional
Por Samuel Camêlo*
Caravanas prontas, passagens compradas, rotas definidas, ofícios encaminhados às prefeituras, uma estimativa de 3.000 agentes comunitários e de combate às endemias, prontos para OCUPAR Brasília, logo após o OCUPE da página oficial do Presidente Michel Temer e do deputado Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, responsável pelos VETOS ao PLC 210/2015, projeto que garante a maiores conquistas dos agentes até o momento.
Manobra dos Parlamentares para desarticular os ACS/ACE
Infelizmente os parlamentares conseguiram desarticular a PARALISAÇÃO NACIONAL DE BRASÍLIA, retirando da pauta do dia 18 de outubro a VOTAÇÃO dos VETOS do Projeto 210. Exatamente na data em que seria realizada uma Mobilização Nacional em todas as cidades, que decidiram defender essa importante luta por garantia de direitos. Sem votação em Brasília, não restou outra saída à CONACS, a não ser adiar a mobilização no Distrito Federal, contudo, em face da situação, dos riscos de desarticulação e, em face da indignação das duas categorias (ACS e ACE), a MNAS – Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde decidiu manter a agenda da Paralisação Nacional do dia 18. Uma ação que fortalece a luta e próxima agenda da CONACS em Brasília, mesmo com o risco da VOTAÇÃO DO PLC 210 ter vários agendamentos, exatamente como ocorreu na votação desse projeto, situação em que passou por aproximadamente 4 agendamentos.
A articulação dos Prefeitos
A CNM – Confederação Nacional dos Municípios, além de outras entidades que representam os prefeitos e secretários em saúde do Brasil, foram os responsáveis pelas ações que culminaram nos VETOS às mais altas conquistas dos agentes de saúde até o momento. Logo após a aprovação do Projeto, na segunda casa do parlamento brasileiro, no Senado, a CNM enviou um ofício ao Presidente da República, pressionando-o para que VETASSE o PLC 210. Evidenciando de onde ser origina a articulação para enfraquecer a luta dos agentes comunitários e de combate às endemias, ou seja, das PREFEITURAS. Silenciosamente os gestores municipais têm imposto sucessivas derrotas contra todos os AGENTES DE SAÚDE de nosso país. Os mesmos administradores públicos que, durante o período de eleições, nos procura em busca de apoio, em face da relação do agente com a comunidade onde está inserido.
União que gera o Fortalecimento
Somente a UNIÃO entre toda a categoria de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, torna possível a VITÓRIA, em face da essa articulação perversa, que nasceu em nossas cidades. Foi essa articulação perversa que possibilitou um prejuízo de aproximadamente R$ 700 milhões aos agentes comunitários, no final do ano passado.
Tentarão nos desarticular sempre
Sem dúvida alguma que as tentativas de desarticulações, por parte dos gestores, continuarão. Inevitavelmente eles irão investir pesado para nos desmobilizar. Até mesmo por meio de “sedução política”, tentam provocar a nossa desarticulação. Essa sedução que faz com que alguns poucos indivíduos deixem de defender a CATEGORIA para defender os PARTIDOS. Quem coloca os PARTIDOS em primeiro lugar se perdeu do caminho, já não “veste a camisa” de sua CATEGORIA.
A luta dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias não pode ser enfraquecida, ela precisa se avolumar, se revestir da certeza de JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Por Samuel Camêlo – Diretor e editor do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, Coordenador Geral da MNAS – Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE). Educador Social em Saúde, Bacharel em Direito pela Universidade Tira Dentes, graduado e pós-graduado em história.
Fonte: Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil (Permitida a reprodução, desde que a fonte seja mantida)
Leia matérias completas:
DEPUTADOS E SENADORES ENVIAM UM RECADO AOS AGENTES DE SAÚDE DO BRASIL – QUEM SABE FAZ NA HORA NÃO ESPERA ACONTECER. LUTAR SEMPRE DESISTIR JAMAIS.
Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia
on
22:11:00
Rating:
Nenhum comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com