A usina abasteceria com eletricidade solar os prédios públicos e grandes estabelecimentos hoteleiros.
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP), anunciou, em entrevista, que pretende construir, numa parceria público-privada (PPP), uma central fotovoltaica na zona rural do município. A usina abasteceria com eletricidade solar os prédios públicos e grandes estabelecimentos hoteleiros. O excedente produzido seria injetado na rede da Eletrobras Distribuição Alagoas, gerando compensação por meio de créditos em energia (kWh) aos investidores.
Um engenheiro eletricista foi designado pela gestão para acompanhar todo o processo, que envolve ainda a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Eletrobras, informou Lira.
Segundo ele, a Casal se dispôs a ceder a área de um hectare e meio na Fazenda Calabouço, onde estão instaladas as lagoas de decantação que fazem parte do sistema de esgotamento sanitário da Companhia. Sobre o espelho d’água e no entorno dele seriam fixados os painéis fotovoltaicos que captam a luz solar, transformando-a em energia.
“A área onde ficam as lagoas não se aproveita, está degradada, então vamos utilizá-la da melhor forma. Outra vantagem é que a posteação (rede da Eletrobras) passa muito próxima. A gente ainda vai ter uma economia, dá menos de um quilômetro. Estamos no processo de viabilizar os incentivos. Os espelhos (placas fotovoltaicas) ainda estão muito caros.
Estamos fazendo todo o levantamento. Acredito que nesses seis meses teremos uma surpresa positiva”, afirmou o prefeito de Maragogi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com