quarta-feira, 31 de maio de 2017

SOBE PARA CINCO O NÚMERO DE MORTOS EM PERNAMBUCO DEVIDO ÀS CHUVAS. NESTE INÍCIO DE TARDE, FORAM REGISTRADOS OS ÓBITOS DE UM ADOLESCENTE DE 14 ANOS E DE UMA MULHER DE 37. AS MORTES ACONTECERAM NO BAIRRO DE DOIS UNIDOS, NA ZONA NORTE DA CAPITAL PERNAMBUCANA, DEVIDO A UM DESLIZAMENTO DE BARREIRA. AS OUTRAS TRÊS MORTES ACONTECERAM NO AGRESTE. A DEFESA CIVIL DO RECIFE CONFIRMOU, NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA (31), A MORTE DE UM ADOLESCENTE DE 14 ANOS NO BAIRRO DA LINHA DO TIRO, NA ZONA NORTE DO RECIFE, DEVIDO A UM DESLIZAMENTO DE BARREIRA NA LOCALIDADE. UMA MULHER DE 37 TAMBÉM MORREU NO LOCAL. O NÚMERO DE MORTOS DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS NO GRANDE RECIFE, NA MATA SUL E NO AGRESTE DE PERNAMBUCO SOBE PARA CINCO. AS OUTRAS MORTES FORAM DUAS NO MUNICÍPIO DE LAGOA DOS GATOS E UMA EM CARUARU. DE ACORDO COM A GERENTE GERAL DE ENGENHARIA DA DEFESA CIVIL DO RECIFE, ELAINE HOLANDA, O LOCAL EM QUE O ADOLESCENTE E A MULHER MORRERAM HAVIA SIDO VISTORIADO PELO ÓRGÃO NESTE MÊS DE MAIO. “É UM LOCAL QUE ESTAVA COM LONA PLÁSTICA E ESTAVA SENDO ACOMPANHADO PELAS EQUIPES DE MONITORAMENTO. AGORA VAMOS INVESTIGAR O QUE ACONTECEU PARA SABER O QUE CAUSOU O DESLIZAMENTO”, AFIRMA. ALÉM DAS MORTES, UMA CRIANÇA DE NOVE ANOS FICOU FERIDA E FOI LEVADA À CASA DE PARENTES.







Sobe para cinco o número de mortos em Pernambuco devido às chuvas.


Neste início de tarde, foram registrados os óbitos de um adolescente de 14 anos e de uma mulher de 37. As mortes aconteceram no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte da capital pernambucana, devido a um deslizamento de barreira. As outras três mortes aconteceram no Agreste.




Por G1 PE

31/05/2017 15h08 Atualizado há 7 horas


Deslizamento de barreira aconteceu no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte do Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)



A Defesa Civil do Recife confirmou, na tarde desta quarta-feira (31), a morte de um adolescente de 14 anos no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte do Recife, devido a um deslizamento de barreira na localidade. Uma mulher de 37 também morreu no local.


O número de mortos devido às fortes chuvas no Grande Recife, na Mata Sul e no Agreste de Pernambuco sobe para cinco. As outras mortes foram duas no município de Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru.


De acordo com a gerente geral de engenharia da Defesa Civil do Recife, Elaine Holanda, o local em que o adolescente e a mulher morreram havia sido vistoriado pelo órgão neste mês de maio. “É um local que estava com lona plástica e estava sendo acompanhado pelas equipes de monitoramento. Agora vamos investigar o que aconteceu para saber o que causou o deslizamento”, afirma. Além das mortes, uma criança de nove anos ficou ferida e foi levada à casa de parentes.


Tio do garoto que morreu no deslizamento, Marcos Pereira dos Santos afirmou que a lona foi colocada por profissionais da Defesa Civil na última semana, mas ele acredita que a ocorrência foi motivada por um cano quebrado. “A água encharcou muito a parte de cima da barreira e tem um cano quebrado que não ia segurar a água de uma chuva forte. A lona ajudou, mas a água foi por baixo”, conta.


Deslizamento no bairro da Linha do Tiro, na Zona Norte do Recife, deixou duas pessoas mortas (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)



De acordo com vizinhos das vítimas, o jovem de 14 anos era sobrinho da mulher de 37 anos, que teve a morte confirmada na manhã desta quarta (31). Outras duas pessoas que moravam na área em que ocorreu o deslizamento conseguiram sair da residência antes da queda da barreira.


A cuidadora Vilma de Souza, que trabalha na casa dos pais da mulher que faleceu pela manhã, afirmou ter estado com a vítima poucos minutos antes de a barreira deslizar. “Os pais dela moram na casa ao lado e eram 11h30 quando ela me disse que ia em casa fazer o almoço. Não acreditei quando eu soube que ela tinha morrido por causa da barreira. Hoje mesmo cheguei a comentar que eu tinha medo de deslizamento. Estou atordoada porque foi tudo muito rápido”, conta.




Estado de emergência




Além das mortes, Pernambuco contabiliza 55 mil pessoas desalojadas e desabrigadas devido às enchentes. Ao todo, são 3.081 desabrigados, que perderam as residências, e 52.095 desalojados, que tiveram as casas prejudicadas pelos efeitos da chuva e estão temporariamente em abrigos. Até a terça (30), o estado tinha 44,8 mil pessoas fora de casa.


Nesta quarta (31), o governo federal reconheceu a situação de emergência em 24 municípios de Pernambuco atingidos pelas chuvas e enchentes. A Portaria número 68 foi publicada na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A situação de emergência se refere aos seguintes municípios:









Solidariedade




Para ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nas enchentes, diversas instituições e entidades realizam arrecadação de alimentos não perecíveis e objetos de higiene pessoal. Há pontos de coleta no Recife, em Olinda e nos 15 campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).




Entenda as fortes chuvas




No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno.







PERNAMBUCO: BARRAGENS NÃO FORAM CONCLUÍDAS POR FALHAS. MINISTÉRIO DIZ QUE BARRAGENS NÃO FORAM CONCLUÍDAS POR FALHAS EM PROJETOS. AGÊNCIA BRASIL – O MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL AFIRMOU, EM NOTA ENVIADA HOJE (30) À AGÊNCIA BRASIL, QUE FALHAS NOS PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DE QUATRO DAS CINCO BARRAGENS PLANEJADAS EM 2010 PARA IMPEDIR ENCHENTES EM PERNAMBUCO DETERMINARAM A DEVOLUÇÃO DE VERBA PARA A UNIÃO. A INFORMAÇÃO CONTRADIZ A VERSÃO DO GOVERNO DE PERNAMBUCO DE QUE FALTARAM RECURSOS FEDERAIS PARA AS OBRAS. NESSE FIM DE SEMANA, A ZONA DA MATA SUL DO ESTADO SOFREU COM ENCHENTES CAUSADAS PELAS FORTES CHUVAS E SERIA UMA DAS ÁREAS BENEFICIADAS COM AS BARRAGENS. A AGÊNCIA BRASIL HAVIA ADIANTADO NESSA SEGUNDA-FEIRA (29) QUE HAVIA A INDICAÇÃO DE QUE OUTROS PROBLEMAS TERIAM CONTRIBUÍDO PARA QUE A PROMESSA FEITA EM 2010 DO “CINTURÃO” DE BARRAGENS DA BACIA DO RIO UNA NÃO FOSSE CUMPRIDA PELO GOVERNO ESTADUAL. AS ESTRUTURAS FORAM PLANEJADAS DEPOIS QUE UMA GRANDE ENCHENTE DEVASTOU MUNICÍPIOS E DEIXOU CERCA DE 80 MIL PESSOAS DESALOJADAS E DESABRIGADAS NA REGIÃO BANHADA PELO RIO. SETE ANOS DEPOIS, APENAS UMA DELAS, A DE SERRO AZUL, FICOU PRONTA. O RESTANTE ESTÁ COM AS OBRAS PARALISADAS.


Pernambuco: barragens não foram concluídas por falhas.
Ministério diz que barragens não foram concluídas por falhas em projetos.


Água Preta (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)


Agência Brasil – O Ministério da Integração Nacional afirmou, em nota enviada hoje (30) à Agência Brasil, que falhas nos projetos de construção de quatro das cinco barragens planejadas em 2010 para impedir enchentes em Pernambuco determinaram a devolução de verba para a União. A informação contradiz a versão do governo de Pernambuco de que faltaram recursos federais para as obras. Nesse fim de semana, a Zona da Mata Sul do estado sofreu com enchentes causadas pelas fortes chuvas e seria uma das áreas beneficiadas com as barragens.


A Agência Brasil havia adiantado nessa segunda-feira (29) que havia a indicação de que outros problemas teriam contribuído para que a promessa feita em 2010 do “cinturão” de barragens da bacia do Rio Una não fosse cumprida pelo governo estadual. As estruturas foram planejadas depois que uma grande enchente devastou municípios e deixou cerca de 80 mil pessoas desalojadas e desabrigadas na região banhada pelo rio. Sete anos depois, apenas uma delas, a de Serro Azul, ficou pronta. O restante está com as obras paralisadas.




O estado diz que faltou dinheiro federal para concluir as outras. A versão foi apresentada ontem pelo próprio secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Steffani. No entanto, a nota do Ministério da Integração adiciona outros componentes: “o governo do estado identificou falhas e exigências de readequações nos projetos das barragens de Gatos e Panelas II, o que levou o ente a devolver os recursos federais já repassados pela União. No momento, o ministério aguarda novo escopo dos projetos e custos”, diz o órgão, na nota.



Barragens

Sobre a Barragem de Guabiraba, o ministério diz que “apesar de ser possível executá-la”, o estado não priorizou a obra em 2015 e optou por rescindir o contrato com a construtora. Para retomar as obras, a pasta federal indica que aguarda informações sobre a nova licitação a ser realizada e o levantamento do que falta ser feito. Em relatório de gestão do Ministério da Integração referente ao ano de 2014, a obra da barragem de Guabiraba tem execução física de 22%.




O ministério diz que houve prioridade para a construção da Barragem de Igarapeba, mas o estado comunicou que era necessária a liberação de R$ 63 milhões em recursos adicionais, não previstos no projeto original. “Essa solicitação foi feita ao Ministério da Integração Nacional em setembro de 2016 e está em análise pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão”, diz a nota.




Nessa segunda-feira, o prefeito de Palmares, Altair Júnior, disse que a única barragem concluída, Serro Azul, impediu que a cidade “saísse do mapa”, e que a inundação do município aconteceu por causa da cheia de dois afluentes do Rio Una, onde estão dois reservatórios não concluídos. Há mais de 10 mil desalojados e mil desabrigados no município. A cidade também foi uma das que mais sofreu com a última grande cheia de Pernambuco, em 2010, e que gerou o projeto do cinturão de barragens para prevenir inundações.



Outro lado

O governo do estado divulgou uma nota no início da noite que informa que os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e de Alagoas, Renan Filho (PMDB), chegaram a um acordo com o Ministério da Integração Nacional para o repasse de recursos para ações emergenciais nos estados. Pernambuco solicitou cerca de R$ 20,5 milhões para liberação imediata para ações emergenciais.




Segundo a nota, ficou acertado que será feito um levantamento conjunto das quatro barragens – Panelas II, Gatos, Igarapeba e Barra de Guabiraba – que ainda não foram concluídas. Três novas barragens, uma no Agreste e duas na Região Metropolitana, que haviam sido incluídas na Emenda de Bancada de 2016 e não tinham sido empenhadas, também entrarão no pacote proposto pelo governador.




O cálculo preliminar do Ministério da Integração Nacional é que as obras deverão custar entre R$ 500 milhões e R$ 600 milhões para serem concluídas.



SOBE PARA 55,1 MIL O NÚMERO DE DESABRIGADOS E DESALOJADOS POR CAUSA DAS CHUVAS EM PE. GOVERNO FEDERAL RECONHECEU 24 CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NO AGRESTE E NA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO. DESDE DOMINGO (28), TRÊS PESSOAS MORRERAM, SENDO DUAS EM LAGOA DOS GATOS E UMA EM CARUARU, AMBAS NO AGRESTE. DESABRIGADOS PELA CHUVA SÃO QUASE 80 MIL EM PERNAMBUCO E ALAGOAS. O GOVERNO DE PERNAMBUCO INFORMOU, NA NOITE DE TERÇA-FEIRA (30), QUE SUBIU PARA 55.176 O NÚMERO DE PESSOAS OBRIGADAS A DEIXAR AS CASAS POR CAUSAS DAS CHUVAS E DAS ENCHENTES. AGORA, SÃO 3.081 DESABRIGADOS, QUE PERDERAM AS RESIDÊNCIAS, E 52.095 DESALOJADOS, QUE ESTÃO EM ABRIGOS OU MORADIA DE PARENTES, TEMPORARIAMENTE. ATÉ A TERÇA-FEIRA (30), ERAM 4,8 MIL MORADORES DO ESTADO PREJUDICADOS. (VEJA VÍDEO ACIMA). ALÉM DAS CIDADES EM EMERGÊNCIA, HÁ PROBLEMAS EM SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE E ESCADA, NA MATA SUL, BEM COMO CUPIRA, BONITO E GRAVATÁ, NO AGRESTE. DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS, NA SEMANA PASSADA, TRÊS PESSOAS MORRERAM. DUAS EM LAGOA DOS GATOS, E UM EM CARUARU, NO AGRESTE. DE ACORDO COM A PORTARIA, O GOVERNO FEDERAL RECONHECEU A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NOS SEGUINTES MUNICÍPIOS: AMARAJI ÁGUA PRETA BARRA DE GUABIRABA BARREIROS BELÉM DE MARIA CARUARU CATENDE CORTÊS GAMELEIRA IPOJUCA - JAQUEIRA - JOAQUIM NABUCO - JUREMA - LAGOA DOS GATOS - MARAIAL - PALMARES - PRIMAVERA - QUIPAPÁ - RIBEIRÃO - RIO FORMOSO - SÃO BENEDITO DO SUL - SIRINHAÉM - TAMANDARÉ - XEXÉU - CONFIRA OS POSTOS DE ARRECADAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO: BOMBEIROS: QUARTEL CENTRAL DOS BOMBEIROS, AV. JOÃO DE BARROS, 399 – BOA VISTA – RECIFE. GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE SALVAMENTO AV. INGO HERING, S/N - DISTRITO INDUSTRIAL - ABREU E LIMA. GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR AV. PRESIDENTE KENNEDY, 145, SANTA TEREZA, OLINDA. GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE INCÊNDIO RUA ARÃO LINS DE ANDRADE, 1043 - PRAZERES – JAB. DOS GUARARAPES. GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MARÍTMO, AV. BEIRA MAR, 604 A - PIEDADE – JAB. DOS GUARARAPES. 1º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS PE 45, KM 2 – BAIRRO LÍDIA QUEIROZ – VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. 2º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS RUA CEL FERNANDO PONTES FILHO, 226 - AGAMENON MAGALHÃES – CARUARU. 3º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS AV. VICENTE INÁCIO DE OLIVEIRA, S/N, BR 232, KM 415, SÃO SEBASTIÃO, SERRA TALHADA. 5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS RODOVIA BR 116, KM 26, S/N, NOSSA SRª. APARECIDA, SALGUEIRO 6º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS AVENIDA JÚLIO BRASILEIRO COM A RUA PEDRO ROCHA, S/N, CENTRO, GARANHUNS PMPE QUARTEL DO DERBY E DEMAIS QUARTÉIS DA POLÍCIA MILITAR TERMINAIS RODOVIÁRIOS: GRAVATÁ ARARIPINA ARCOVERDE CARUARU GARANHUNS LIMOEIRO SALGUEIRO SERRA TALHADA PETROLINA AGÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE RUA SANTANA, 367, CASA FORTE, RECIFE ITERPE AVENIDA CAXANGÁ, 2200, CORDEIRO, RECIFE SEDE DO DETRAN - PE RUA ESTRADA DO BARBALHO, Nº 889, IPUTINGA, RECIFE E NAS CIRCUNSCRIÇÕES REGIONAL DE TRÂNSITO (CIRETRANS) • SEDES DA SECRETARIA DAS CIDADES E DO DETRAN/PE - ESTRADA DO BARBALHO, 889, BAIRRO IPUTINGA; • LOJAS DO DETRAN/PE NOS SHOPPINGS RECIFE, TACARUNA, GUARARAPES, COSTA DOURADA E PLAZA; • TIP E TERMINAIS INTEGRADOS DE XAMBÁ, PE-15, AEROPORTO, ABREU E LIMA, RIO DOCE, PELÓPIDAS, BARRO, MACAXEIRA, CAJUEIRO SECO, CAMARAGIBE, TANCREDO NEVES E JOANA BEZERRA. INTERIOR • ARARIPINA – CIRETRAN E TERMINAL RODOVIÁRIO; • ARCOVERDE – CIRETRAN E TERMINAL RODOVIÁRIO; • CARUARU – LOJA DO DETRAN/PE NO SHOPPING DIFUSORA E CARUARU SHOPPING, CIRETRAN E TERMINAL RODOVIÁRIO; • GARANHUNS – CIRETRAN E TERMINAL RODOVIÁRIO; • GRAVATÁ - CIRETRAN E TERMINAL RODOVIÁRIO; • LIMOEIRO – CIRETRAN E TERMINAL RODOVIÁRIO; • PETROLINA – CIRETRAN E TERMINAL RODOVIÁRIO; • SALGUEIRO – CIRETRAN E TERMINAL RODOVIÁRIO; • SERRA TALHADA – CIRETRAN E TERMINAL RODOVIÁRIO; • VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – LOJA DO DETRAN/PE NO VITÓRIA PARK SHOPPING. PERPAT RUA DR. JOÃO LACERDA, 395, CORDEIRO, AO LADO DO DHPP. FUNCIONAMENTO DAS 8H ÀS 17H30 E DAS 7H ÀS 13H NAS SEXTAS-FEIRAS.





Sobe para 55,1 mil o número de desabrigados e desalojados por causa das chuvas em PE.

Governo federal reconheceu 24 cidades em situação de emergência no Agreste e na Zona da Mata de Pernambuco. Desde domingo (28), três pessoas morreram, sendo duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru, ambas no Agreste.


Por G1 PE

31/05/2017 07h58 Atualizado há 11 horas




Desabrigados pela chuva são quase 80 mil em Pernambuco e Alagoas.


O governo de Pernambuco informou, na noite de terça-feira (30), que subiu para 55.176 o número de pessoas obrigadas a deixar as casas por causas das chuvas e das enchentes. Agora, são 3.081 desabrigados, que perderam as residências, e 52.095 desalojados, que estão em abrigos ou moradia de parentes, temporariamente. Até a terça-feira (30), eram 4,8 mil moradores do estado prejudicados. (Veja vídeo acima).


Segundo o estado, ao todo, 29 cidades registraram chuvas. Desse total, 24 municípios estão em emergência, que foi decretada na terça-feira pelo governo pernambucano. Nesta quarta, o governo federal editou uma portaria no Diário oficial da União e reconheceu a situação.


Além das cidades em emergência, há problemas em São José da Coroa Grande e Escada, na Mata Sul, bem como Cupira, Bonito e Gravatá, no Agreste. Desde o início das chuvas, na semana passada, três pessoas morreram. Duas em Lagoa dos Gatos, e um em Caruaru, no Agreste.


Na manhã desta quarta-feira (31), moradores de municípios atingidos pelas enchentes voltaram a enfrentar fortes chuvas. As precipitações deixaram em alerta os órgãos de defesa civil.


Homem utiliza um caiaque em meio ao alagamento da Avenida Imperial, no bairro de São José, na cidade do Recife (PE), nesta quarta-feira (31) (Foto: DIEGO NIGRO/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO)


No Grande Recife, também houve transtornos. Ruas das Zonas Sul e Oeste, bem como da área central, ficaram alagadas na manhã desta quarta. A Prefeitura do Recife informou que, em quatro horas, choveu 72 milímetros na capital. Esse índice pluviométrico é equivalente ao esperado para quatro dias. A média histórica de maio, segundo a administração municipal, é de 329 milímetros.



Donativos são recolhidos para entregar a vítima das chuvas na Mata Sul (Foto: Renato Ramos/TV Globo)




Donativos




O governo de Pernambuco também informou que enviou uma remessa de donativos para os 24 municípios do interior do estado atingidos pelas chuvas e enchentes. O Gabinete de Crise instalado no palácio do Campo das Princesas, sede da administração estadual, revelou que foram encaminhados 24 toneladas de alimentos, além de 18 mil litros de água e 9 toneladas de itens de higiene e limpeza.


De acordo com a portaria, o governo federal reconheceu a situação de emergência nos seguintes municípios:






Helicóptero chegou a Pernambuco para ajudar nas operações em áreas atingidas (Foto: Ascom/Governo de Pernambuco)



Estrutura



Para realizar a distribuição de alimentos nas áreas afetadas, bem como buscas, resgates e deslocamento de pessoas, dois helicópteros chegaram ao estado. Os equipamentos são do modelo H-225M, sendo um da Marinha do Brasil e outro da Força Aérea Brasileira. As aeronaves podem operar em condições climáticas desfavoráveise têm capacidade de carga para dois mil quilos de mantimentos.


Além do Quartel do Derby e do Quartel dos Bombeiros, o Governo de Pernambuco preparou outros diversos postos de arrecadação para o recebimento das doações, como Terminais Rodoviários de dez cidades, a sede do Detran, na Iputinga, e o Galpão do Ceasa.




Confira os postos de arrecadação do Governo do estado:



BOMBEIROS


QUARTEL CENTRAL DOS BOMBEIROS
Av. João de Barros, 399 – Boa Vista – Recife.


GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE SALVAMENTO
Av. Ingo Hering, s/n - Distrito Industrial - Abreu e Lima.


GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Av. Presidente Kennedy, 145, Santa Tereza, Olinda.


GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE INCÊNDIO
Rua Arão Lins de Andrade, 1043 - Prazeres – Jab. dos Guararapes.


GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MARÍTMO
Av. Beira Mar, 604 A - Piedade – Jab. dos Guararapes.


1º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
PE 45, KM 2 – Bairro Lídia Queiroz – Vitória de Santo Antão.


2º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
Rua Cel Fernando Pontes Filho, 226 - Agamenon Magalhães – Caruaru.


3º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
Av. Vicente Inácio de Oliveira, s/n, BR 232, Km 415, São Sebastião, Serra Talhada.


5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
Rodovia BR 116, KM 26, s/n, Nossa Srª. Aparecida, Salgueiro


6º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
Avenida Júlio Brasileiro com a Rua Pedro Rocha, s/n, Centro, Garanhuns


PMPE


Quartel do Derby e demais quartéis da Polícia Militar


TERMINAIS RODOVIÁRIOS:


Gravatá


Araripina


Arcoverde


Caruaru


Garanhuns


Limoeiro


Salgueiro


Serra Talhada


Petrolina


Agência Estadual de Meio Ambiente


Rua Santana, 367, Casa Forte, Recife


ITERPE


Avenida Caxangá, 2200, Cordeiro, Recife


SEDE DO DETRAN - PE


Rua Estrada do Barbalho, nº 889, Iputinga, Recife e nas circunscrições Regional de Trânsito (CIRETRANS)


• Sedes da Secretaria das Cidades e do Detran/PE - Estrada do Barbalho, 889, bairro Iputinga;


• lojas do Detran/PE nos shoppings Recife, Tacaruna, Guararapes, Costa Dourada e Plaza;


• TIP e terminais integrados de Xambá, PE-15, Aeroporto, Abreu e Lima, Rio Doce, Pelópidas, Barro, Macaxeira, Cajueiro Seco, Camaragibe, Tancredo Neves e Joana Bezerra.


interior


• Araripina – Ciretran e Terminal Rodoviário;


• Arcoverde – Ciretran e Terminal Rodoviário;


• Caruaru – Loja do Detran/PE no Shopping Difusora e Caruaru Shopping, Ciretran e Terminal Rodoviário;


• Garanhuns – Ciretran e Terminal Rodoviário;


• Gravatá - Ciretran e Terminal Rodoviário;


• Limoeiro – Ciretran e Terminal Rodoviário;


• Petrolina – Ciretran e Terminal Rodoviário;


• Salgueiro – Ciretran e Terminal Rodoviário;


• Serra Talhada – Ciretran e Terminal Rodoviário;


• Vitória de Santo Antão – Loja do Detran/PE no Vitória Park Shopping.


PERPAT


Rua Dr. João Lacerda, 395, Cordeiro, ao lado do DHPP. Funcionamento das 8h às 17h30 e das 7h às 13h nas sextas-feiras.

NASA ANUNCIA DETALHES DE MISSÃO QUE VAI EXPLORAR O SOL A PARTIR DE 2018. A MISSÃO PREVÊ QUE A SONDA COMPLETARÁ 24 ÓRBITAS, DE CERCA DE 88 DIAS CADA, E FARÁ SETE APROXIMAÇÕES DO PLANETA VÊNUS. NASA SE PREPARA PARA ENVIAR UMA SONDA EM DIREÇÃO AO SOL PARA DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA ESTRELA E COLETAR INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A ATIVIDADE SOLAR. DETALHES DO PROJETO, CUJO LANÇAMENTO ESTÁ PREVISTO PARA 2018, FORAM DIVULGADOS PELA AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA NESTA QUARTA-FEIRA (31) EM UM EVENTO PARA A IMPRENSA NA UNIVERSIDADE DE CHICAGO. EM HOMENAGEM AO ASTROFÍSICO EUGENE PARKER, QUE TEVE PAPEL IMPORTANTE NA CIÊNCIA AO DESENVOLVER UMA TEORIA SOBRE O VENTO SOLAR SUPERSÔNICO, A SONDA E A MISSÃO -- ANTERIORMENTE NOMEADA SOLAR PROBE PLUS -- SERÁ NOMEADA PARKER SOLAR PROBE. O CIENTISTA DE 89 ANOS FEZ UM PRONUNCIAMENTO NESTA QUARTA-FEIRA APÓS O ANÚNCIO, AFIRMANDO ESTAR HONRADO DE TER SEU NOME ASSOCIADO A ESSA "MISSÃO HEROICA". SEGUNDO OS CIENTISTAS À FRENTE DA MISSÃO, O OBJETIVO NÃO É APENAS ADQUIRIR CONHECIMENTO TEÓRICO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SOL E DESENVOLVER CIÊNCIA BÁSICA, MAS OBTER DADOS QUE PERMITIRÃO PREVER EVENTOS CLIMÁTICOS ESPACIAIS QUE PODE TER IMPACTO REAL NA TERRA, COMO AS TEMPESTADES SOLARES.



Nasa anuncia detalhes de missão que vai explorar o Sol a partir de 2018.

A missão prevê que a sonda completará 24 órbitas, de cerca de 88 dias cada, e fará sete aproximações do planeta Vênus.


Nasa se prepara para enviar uma sonda em direção ao Sol para desvendar os mistérios da estrela e coletar informações importantes sobre a atividade solar. Detalhes do projeto, cujo lançamento está previsto para 2018, foram divulgados pela agência espacial americana nesta quarta-feira (31) em um evento para a imprensa na Universidade de Chicago.


Em homenagem ao astrofísico Eugene Parker, que teve papel importante na ciência ao desenvolver uma teoria sobre o vento solar supersônico, a sonda e a missão -- anteriormente nomeada Solar Probe Plus -- será nomeada Parker Solar Probe. O cientista de 89 anos fez um pronunciamento nesta quarta-feira após o anúncio, afirmando estar honrado de ter seu nome associado a essa "missão heroica".





Segundo os cientistas à frente da missão, o objetivo não é apenas adquirir conhecimento teórico sobre as características do Sol e desenvolver ciência básica, mas obter dados que permitirão prever eventos climáticos espaciais que pode ter impacto real na Terra, como as tempestades solares.



Concepção artística da sonda Solar Probe Plus se aproximando do Sol
(Foto: Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory)



"Para desvendar os mistérios da coroa solar, mas também proteger uma sociedade que depende cada vez mais da tecnologia das ameaças climáticas do espaço, enviaremos a Parker Solar Probe para tocar o Sol", diz o texto da Nasa que descreve a missão.







Entenda como será a missão




Depois do lançamento, previsto para ocorrer entre 31 de julho e 19 de agosto de 2018, a sonda Parker Solar Probe passará a orbitar o Sol em órbitas cada vez mais próximas da estrela. Ao longo de quase 7 anos, a orbita chegará a 5,9 milhões de km do Sol, distância bem menor do que a de Mercúrio, planeta mais próximo da estrela. A missão prevê que a sonda completará 24 órbitas, de cerca de 88 dias cada, e fará sete aproximações do planeta Vênus.



Ilustração mostra como será lançamento da Parker Solar Probe, que está previsto para ocorrer entre 31 de julho e 19 de agosto de 2018 (Foto: JHU/APL)






Ao longo da missão, os instrumentos da sonda devem detectar o fluxo de energia do Sol, compreender o aquecimento da coroa solar, além de explorar os motivos da aceleração do vento solar.





O vento solar é uma rajada de partículas lançadas pelo Sol no espaço. As partículas liberadas pelo Sol em direção à Terra não atingem a superfície do nosso planeta graças a um escudo magnético - a magnetosfera.





Mesmo assim, as tempestades solares são capazes de interromper sistemas de eletricidade, satélites, internet e todos os meios de telecomunicações, o que inclui sinais de telefone, rádio e TV. O fenômeno também pode colocar em perigo voos comerciais.





PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SÃO JOÃO 2017 DE CARUARU É DIVULGADA; CONFIRA. ABERTURA SERÁ NO DIA 3 DE JUNHO E VAI CONTAR COM SHOWS DE FULÔ DE MANDACARU E ELBA RAMALHO. DJ ALOK, AVIÕES E GUSTTAVO LIMA TAMBÉM VÃO SE APRESENTAR NO PÁTIO DO FORRÓ. A PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2017 DE CARUARU, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO, FOI DIVULGADA NESTA SEGUNDA-FEIRA (15). COM O TEMA "ONDE A TRADIÇÃO FAZ PAR COM O NOVO", AS FESTIVIDADES SERÃO INICIADAS NO DIA 3 DE JUNHO E SEGUIRÃO ATÉ 29 DO MESMO MÊS. A ABERTURA SERÁ REALIZADA NO PARQUE DE EVENTOS LUIZ LUA GONZAGA COM SHOWS DA ORQUESTRA DE PÍFANOS DE CARUARU MAESTRO MOZART, FULÔ DE MANDACARU, ALCYMAR MONTEIRO E ELBA RAMALHO. PETRÚCIO AMORIM, DJ ALOK, GUSTTAVO LIMA, DORGIVAL DANTAS, MATHEUS E KAUAN, AVIÕES, BRUNO E MARRONE E BELL MARQUES TAMBÉM FAZEM PARTE DA LISTA DE ATRAÇÕES DO FESTEJO JUNINO.




Programação completa do São João 2017 de Caruaru é divulgada; confira.

Abertura será no dia 3 de junho e vai contar com shows de Fulô de Mandacaru e Elba Ramalho. DJ Alok, Aviões e Gusttavo Lima também vão se apresentar no Pátio do Forró.


Por G1 Caruaru

15/05/2017 20h12 Atualizado 15/05/2017 23h03


Shows serão realizados de 3 a 29 e junho no Pátio do Forró (Foto: Divulgação/Ederson Lima )



A programação do São João 2017 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi divulgada nesta segunda-feira (15). Com o tema "Onde a tradição faz par com o novo", as festividades serão iniciadas no dia 3 de junho e seguirão até 29 do mesmo mês. A abertura será realizada no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga com shows da Orquestra de Pífanos de Caruaru Maestro Mozart, Fulô de Mandacaru, Alcymar Monteiro e Elba Ramalho.


Petrúcio Amorim, DJ Alok, Gusttavo Lima, Dorgival Dantas, Matheus e Kauan, Aviões, Bruno e Marrone e Bell Marques também fazem parte da lista de atrações do festejo junino.


Gusttavo Lima se apresenta no dia 23 de junho (Foto: Érico Andrade/G1)


No Polo Azulão, localizado na Avenida Rui Barbosa, destinado ao som alternativo do São João, se apresentam Lenine, Almério, Eddie, Chico César e Siba, Devotos, Junio Barreto, Rosário Apressado e Riá Oliveira.


Serão homenageados o jornalista e escritor José Condé e o artista plástico Gineton Magalhães (em memória), a cantora Joana Angélica e a atriz e diretora Arary Marrocos.


Confira a programação do Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga:


Sábado - 3 de junho
Orquestra de Pífanos de Caruaru Maestro Mozart Vieira, Fulô de Mandacaru, Alcymar Monteiro e Elba Ramalho


Domingo - 4 de junho
Joana Angélica, Saia Rodada, Jorge de Altinho e Aviões



Sexta-feira - 9 de junho
Didi Caruaru, Trio Nordestino, Cavaleiros do Forró e Dorgival Dantas


Sábado - 10 de junho
Israel Filho, Elifas Junior, Gabriel Diniz e Bell Marques


Domingo - 11 de junho 
Batista Lima, Flávio Leandro, Luan Estilizado e Magníficos


Dupla Bruno e Marrone é uma das atrações do São João (Foto: Divulgação/Marcos Hermes)


Segunda-feira - 12 de junho
Totonho, Wallas Arraes, Sirano e Sirino e Flávio José


Quinta-feira - 15 de junho
Programação católica - Corpus Christi


Sexta-feira - 16 de junho
Assisão, Adelmário Coelho, Geraldinho Lins e Pedrinho Pegação


Sábado - 17 de junho
Caru Forró, Benil, Israel Novaes


Domingo - 18 de junho
Novinho da Paraíba, Silvério Pessoa, Nando Cordel e Gatinha Manhosa


Quinta-feira - 22 de junho
Mestrinho, John Geração, Azulão e Márcia Felipe


Sexta-feira - 23 de junho
Gusttavo Lima, Fim de Feira, Maciel Melo e Brasas do Forró


Sábado - 24 de junho
Walmir Silva, DJ Alok, Petrúcio Amorim e Lucy Alves


Alok é uma das atrações do São João de Caruaru (Foto: Érico Andrade/G1)


Domingo - 25 de junho 
Josildo Sá, Lucas Costa, Forró das Antigas e Bruno e Marrone


Quarta-feira - 28 de junho
Lia de Carvalho, Arreio de Ouro, Matheus e Kauan e Vumbora


Quinta-feira - 29 de junho
Amigos Sertanejos, Simone e Simaria, Mano Walter e Alceu Valença

PE - PALMARES E CORTÊS RECEBEM MAIS DE 15 TONELADAS DE DOAÇÕES. ENTREGA FOI REALIZADA PELA ONG NOVO JEITO. AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES DAS CIDADES DE PALMARES E CORTÊS, NA MATA SUL PERNAMBUCANA, RECEBERAM QUINZE TONELADAS DE DONATIVOS. A ENTREGA DAS DOAÇÕES FOI REALIZADA NESSA TERÇA (30), NUMA AÇÃO DA ONG NOVO JEITO, QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES E UM ÔNIBUS. MAIS DE TREZENTOS VOLUNTÁRIOS SE REVEZARAM NA ORGANIZAÇÃO E SEPARAÇÃO DOS DONATIVOS. ROUPAS, SAPATOS, ALIMENTOS, PRODUTOS DE HIGIENE E COLCHÕES FORAM DOADOS NOS POSTOS DE COLETA. TUDO É LEVADO DIARIAMENTE PARA A SEDE DO PORTO SOCIAL, ONDE UM GALPÃO FOI DISPONIBILIZADO PARA ARMAZENAR OS DONATIVOS. "A MAIOR PARTE DAS DOAÇÕES É DE PEÇAS DE ROUPAS. PRECISAMOS AGORA DE MAIS ALIMENTOS DE CONSUMO IMEDIATO, GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL E COLCHÕES, JÁ QUE ESTES PRODUTOS PODEM BENEFICIAR AS PESSOAS ASSIM QUE ELAS RECEBEREM", EXPLICA FÁBIO SILVA, IDEALIZADOR DO MOVIMENTO NOVO JEITO. OS POSTOS DE ARRECADAÇÃO ESTARÃO DISPONÍVEIS AO LONGO DE TODA A SEMANA: POSTO SHELL ON TIME - AV. CONSELHEIRO ROSA E SILVA, 2000 - ROSARINHO. FLORENSE - AV. ENG. DOMINGOS FERREIRA, 4180 - BOA VIAGEM. LOJA A3 DESIGN - AV. CONS. AGUIAR, 1576 - BOA VIAGEM. PORTO SOCIAL - RUA MARQUES AMORIM, 356 B, ILHA DO LEITE. MALAKOFF CAFÉ - AV. ABDIAS DE CARVALHO, 1142 - PRADO. SPA DAS SOBRANCELHAS - AV. GOV. CARLOS DE LIMA CAVALCANTI, 2821 - OLINDA. INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: 3132-2190 (PORTO SOCIAL). NESTA QUARTA-FEIRA (31), OS VOLUNTÁRIOS VÃO DAR INÍCIO À MOBILIZAÇÃO NO PORTO SOCIAL POR VOLTA DAS 6H DA MANHÃ, E FICARÃO ATÉ A NOITE NO REVEZAMENTO DE SEPARAÇÃO DE DONATIVOS E CARREGAMENTO DOS CAMINHÕES E ÔNIBUS. AS PRÓXIMAS CIDADES BENEFICIADAS SERÃO CATENDE, BARREIROS E RIBEIRÃO.



Palmares e Cortês recebem mais de 15 toneladas de doações
Entrega foi realizada pela ONG Novo Jeito.


As próximas cidades que vão receber as doações são Catende, Barreiros e Ribeirão
Foto: Guga Matos/JC Imagem


As vítimas das enchentes das cidades de Palmares e Cortês, na Mata Sul pernambucana, receberam quinze toneladas de donativos. A entrega das doações foi realizada nessa terça (30), numa ação da ONG Novo Jeito, que envolveu três caminhões e um ônibus. Mais de trezentos voluntários se revezaram na organização e separação dos donativos.


Roupas, sapatos, alimentos, produtos de higiene e colchões foram doados nos postos de coleta. Tudo é levado diariamente para a sede do Porto Social, onde um galpão foi disponibilizado para armazenar os donativos. "A maior parte das doações é de peças de roupas. Precisamos agora de mais alimentos de consumo imediato, garrafas de água mineral e colchões, já que estes produtos podem beneficiar as pessoas assim que elas receberem", explica Fábio Silva, idealizador do movimento Novo Jeito.


Nesta quarta-feira (31), os voluntários vão dar início à mobilização no Porto Social por volta das 6h da manhã, e ficarão até a noite no revezamento de separação de donativos e carregamento dos caminhões e ônibus. As próximas cidades beneficiadas serão Catende, Barreiros e Ribeirão.

Campanha

A campanha de arrecadação de alimentos começou no último domingo, desde que surgiram as primeiras notícias dos transtornos causados pelas chuvas. Pelo menos seis pontos de arrecadação foram montados pelos voluntários, que prontamente começaram a receber donativos. Na última segunda-feira foram arrecadados mais de dez toneladas de roupas, sapatos, alimentos, materiais de higiene e colchões. As primeiras doações seguiram para a cidade de Gameleira. Um caminhão seguiu em direção à cidade, com cinco toneladas de donativos.


Os postos de arrecadação estarão disponíveis ao longo de toda a semana:


POSTO SHELL ON TIME - Av. Conselheiro Rosa e Silva, 2000 - Rosarinho


FLORENSE - Av. Eng. Domingos Ferreira, 4180 - Boa Viagem


Loja A3 DESIGN - Av. Cons. Aguiar, 1576 - Boa Viagem


PORTO SOCIAL - Rua Marques Amorim, 356 b, Ilha do Leite.


MALAKOFF CAFÉ - AV. Abdias de Carvalho, 1142 - Prado


SPA DAS SOBRANCELHAS - Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, 2821 - Olinda




Informações pelo telefone: 3132-2190 (Porto Social)





MP INFORMA QUE VAI ACOMPANHAR RETOMADA DAS OBRAS DE BARRAGENS NO AGRESTE E NA ZONA DA MATA SUL. REGIÕES RECEBERAM FORTES CHUVAS NOS ÚLTIMOS DIAS, DEIXANDO 24 CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E MAIS DE 50 MIL PESSOAS DESALOJADAS OU DESABRIGADAS. O MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO (MPPE) INFORMOU QUE VAI ACOMPANHAR O PROCESSO DE RETOMADA DAS OBRAS DAS QUATRO BARRAGENS DE CONTENÇÃO LOCALIZADAS NO AGRESTE E NA ZONA DA MATA SUL. AS REGIÕES RECEBERAM FORTES CHUVAS NOS ÚLTIMOS DIAS, DEIXANDO 24 CIDADES EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E MAIS DE 50 MIL PESSOAS DESALOJADAS OU DESABRIGADAS. DEPOIS DAS CHEIAS DE 2010, O GOVERNO DE PERNAMBUCO INICIOU A CONSTRUÇÃO DAS BARRAGENS DE GATOS, EM LAGOS DOS GATOS, IGARAPEBA, EM SÃO BENEDITO DO SUL, PANELAS II, EM CUPIRA, GUABIRABA, EM BARRA DE GUABIRABA E SERRO AZUL, EM PALMARES.



MP informa que vai acompanhar retomada das obras de barragens no Agreste e na Zona da Mata Sul.

Regiões receberam fortes chuvas nos últimos dias, deixando 24 cidades em estado de emergência e mais de 50 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas.



Obras na Barragem de Serro Azul serão acompanhadas pelo MPPE (Foto: Reprodução / TV Globo)



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou que vai acompanhar o processo de retomada das obras das quatro barragens de contenção localizadas no Agreste e na Zona da Mata Sul. As regiões receberam fortes chuvas nos últimos dias, deixando 24 cidades em estado de emergência e mais de 50 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas.




Depois das cheias de 2010, o Governo de Pernambuco iniciou a construção das barragens de Gatos, em Lagos dos Gatos, Igarapeba, em São Benedito do Sul, Panelas II, em Cupira, Guabiraba, em Barra de Guabiraba e Serro Azul, em Palmares.




O procurador-geral de Justiça, Franscisco Dirceu Barros, anunciou que vai monitorar as doações feitas às famílias atingidas pelas chuvas. "O povo brasileiro é muito solidário, mas é comum haver desvios de donativos em situações como essa. Uma coisa que muito nos preocupa é a situação de famílias que ainda estão em áreas de risco. Temos que dialogar com os moradores para que não ocorram mais tragédias”, afirmou.





APÓS CHUVAS, FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA VOLTA AO NORMAL NA MATA SUL DE PE. TRÉGUA DAS FORTES CHUVAS PERMITIU QUE A RECOMPOSIÇÃO DA REDE ELÉTRICA FOSSE FEITA. O FORNECIMENTO DA ENERGIA ELÉTRICA VOLTOU AO NORMAL NA MATA SUL. DE ACORDO COM A COMPANHIA ENERGÉTICA DE PERNAMBUCO (CELPE), A TRÉGUA DAS FORTES CHUVAS PERMITIU QUE A RECOMPOSIÇÃO DA REDE ELÉTRICA FOSSE FEITA. SEGUNDO A CELPE, PONTOS DE ENERGIA EM BARREIROS CONTINUAM SEM FORNECIMENTO EM DECORRÊNCIA DA IMPOSSIBILIDADE DE ACESSO OU POR QUESTÃO DE SEGURANÇA. OS 24 MUNICÍPIOS QUE ATUALMENTE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA RECEBEM, DESDE DOMINGO, ATENÇÃO PRIORITÁRIA. MAIS DE 2 MIL MEDIDORES FORAM DE ENERGIA DANIFICADOS PELA ÁGUA E PRECISARÃO SER SUBSTITUÍDOS POR NOVOS, CONFORME INFORMOU A COMPANHIA.




Após chuvas, fornecimento de energia elétrica volta ao normal na Mata Sul de PE.

Trégua das fortes chuvas permitiu que a recomposição da rede elétrica fosse feita.


Por G1 Caruaru

31/05/2017 16h24 Atualizado há 6 horas


Na Mata Sul, Belém de Maria foi uma das cidades atingidas pela chuva (Foto: Gleison José/Cortesia)



O fornecimento da energia elétrica voltou ao normal na Mata Sul. De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a trégua das fortes chuvas permitiu que a recomposição da rede elétrica fosse feita.


Segundo a Celpe, pontos de energia em Barreiros continuam sem fornecimento em decorrência da impossibilidade de acesso ou por questão de segurança. Os 24 municípios que atualmente se encontram em situação de emergência recebem, desde domingo, atenção prioritária.


Mais de 2 mil medidores foram de energia danificados pela água e precisarão ser substituídos por novos, conforme informou a Companhia.