sexta-feira, 7 de julho de 2017

MATA SUL - OBRA DE AMPLIAÇÃO DAS ESTAÇÕES DE BOMBEAMENTO DE PIRANGI-PRATA ESTÁ EM ANDAMENTO. RACIONAMENTO DE ÁGUA EM CARUARU TERÁ NOVA REDUÇÃO EM SETEMBRO,DIZ COMPESA. A BARRAGEM DO PRATA VERTENDO É UM CENÁRIO QUE NÃO SE VIA HÁ SEIS ANOS, DESDE 2011. A RECUPERAÇÃO DO MANANCIAL, LOCALIZADO EM BONITO, É UMA EXCELENTE NOTÍCIA PARA A POPULAÇÃO DE CARUARU E DAS CIDADES DE ALTINHO, IBIRAJUBA, AGRESTINA, CACHOEIRINHA E SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE QUE, NESTE ANO, ENFRENTARAM O SÉTIMO ANO CONSECUTIVO DE SECA NA REGIÃO AGRESTE. EM POUCO MAIS DE UM MÊS, A BARRAGEM DO PRATA SAIU DA SITUAÇÃO DE PRÉ-COLAPSO E CONSEGUIU ARMAZENAR 42 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ÁGUA, A CAPACIDADE MÁXIMA ACUMULAÇÃO DO RESERVATÓRIO. NO ENTANTO, A BARRAGEM DO PRATA CHEIA NÃO É SUFICIENTE PARA RETIRAR A MAIOR CIDADE DO AGRESTE DO RACIONAMENTO. CARUARU PRECISARIA DA ÁGUA DA BARRAGEM DE JUCAZINHO PARA FICAR LIVRE DO RODÍZIO DEFINITIVAMENTE.



MATA SUL 

Publicada em 06/07/2017 às 07h59. Atualizada em 06/07/2017 às 07h59

Obra de ampliação das estações de bombeamento de Pirangi-Prata está em andamento
Racionamento de água em Caruaru terá nova redução em setembro,diz Compesa

Por: Marcos André Fonte:PortalPE10





A Barragem do Prata vertendo é um cenário que não se via há seis anos, desde 2011. A recuperação do manancial, localizado em Bonito, é uma excelente notícia para a população de Caruaru e das cidades de Altinho, Ibirajuba, Agrestina, Cachoeirinha e Santa Cruz do Capibaribe que, neste ano, enfrentaram o sétimo ano consecutivo de seca na região Agreste. Em pouco mais de um mês, a Barragem do Prata saiu da situação de pré-colapso e conseguiu armazenar 42 milhões de metros cúbicos de água, a capacidade máxima acumulação do reservatório. No entanto, a Barragem do Prata cheia não é suficiente para retirar a maior cidade do Agreste do racionamento. Caruaru precisaria da água da Barragem de Jucazinho para ficar livre do rodízio definitivamente. 

Jucazinho, localizado em Surubim e responsável pelo abastecimento de 60% da cidade de Caruaru, permanece em colapso desde setembro do ano passado - quando foi implantado o calendário de abastecimento em Caruaru - e ainda não conseguiu acumular água no período de chuvas.

"Será necessário, por enquanto, continuar com o racionamento em Caruaru. Estamos executando uma obra complementar para a troca dos conjuntos motorbomba do Sistema Prata/ Pirangi por equipamentos mais potentes. Essa medida vai permitir um acréscimo de 200 litros de água, por segundo, para 800 mil pessoas em Caruaru e nas outras cidades da região", informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor.

O Governo do estado investe R$ 2,6 milhões na ampliação da capacidade das estações de bombeamento do Sistema Produtor Prata/Pirangí. A Compesa trabalha para concluir essa obra até o final do mês de setembro deste ano e reduzir o calendário de abastecimento de água em vigor em Caruaru, que é de cinco dias com água para 15 dias - desde o final do mês de junho. Em fevereiro, quando o Prata alcançou 20% da sua capacidade, o racionamento em Caruaru chegou a ser realizado no regime de cinco dias com água e 20 dias sem. "A Adutora do Pirangi foi uma obra fundamental para garantir a preservação hídrica da Barragem do Prata, e evitar que o manancial entrasse em colapso antes do período chuvoso", acrescentou Mário Heitor.

Tramo Sul de Jucazinho

De acordo com o gerente da Compesa, outra obra complementar, que deverá ser concluída até o final deste ano, vai viabilizar o retorno do abastecimento de água para as cidades do Tramo Sul de Jucazinho: Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Salgadinho. Essas cidades estão sendo abastecidas exclusivamente por caminhões-pipa.

A construção de uma nova unidade de bombeamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Salgado, em Caruaru, vai proporcionar a inversão do sistema - que antes vinha de Jucazinho para Caruaru - para retornar o caminho da adutora levando uma vazão de 200 litros de água, por segundo, do Prata e Pirangi para atender essas cidades. Para a cidade de Toritama, a Compesa atenderá o município por um trecho da Adutora do Agreste, que será interligada à Adutora de Tabocas, alimentada c om águas do Sistemas Prata/Pirangi. A obra está em execução e a previsão é concluir as intervenções em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com