O QUE É O NOVEMBRO AZUL E COMO ELE COMEÇOU? DURANTE O MÊS DE OUTUBRO ROLOU A CAMPANHA OUTUBRO ROSA (QUE JÁ EXPLICAMOS POR AQUI). AGORA NO MÊS DE NOVEMBRO AS COISAS MUDAM DE COR E PASSAR A FICAR AZUIS. O NOVEMBRO AZUL É UMA CAMPANHA SUPER IMPORTANTE DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE EXAMES REGULARES E DIAGNÓSTICO PRECOCE. COMO ELE COMEÇOU E POR QUÊ O SÍMBOLO É UM BIGODE? NO EXTERIOR A CAMPANHA É CHAMADA DE MOVEMBER (MOUSTACHE + NOVEMBER EM INGLÊS. BIGODE E NOVEMBRO). COMEÇOU EM UM PUB, NA AUSTRÁLIA, EM 1999. UM GRUPO DE AMIGOS TEVE A IDEIA DE DEIXAR O BIGODE CRESCER DURANTE TODO O MÊS COMO APOIO À CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE MASCULINA E ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PARA DOAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE. O MÊS DE NOVEMBRO FOI O ESCOLHIDO JUSTAMENTE POR COMEMORAR NO DIA 17 O DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA. A CAMPANHA FOI UM SUCESSO, ALGUNS ANOS DEPOIS O PAÍS TODO ESTAVA PARTICIPANDO E FOI CRIADA O MOVEMBER FOUNDATION CHARITY EM 2004. A IDEIA ENTÃO ERA QUE OS HOMENS DEIXASSEM O BIGODE CRESCER DURANTE TODO O MÊS DE NOVEMBRO (AS MULHERES DAVAM SEU APOIO USANDO A COR AZUL OU BIGODES FALSOS) PARA ESPALHAR A CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO A SAÚDE MASCULINA, COM FOCO PRINCIPAL NO CÂNCER DE PRÓSTATA E DEPRESSÃO. ALÉM DISSO, DIVERSOS EVENTOS DE ARRECADAÇÃO DE FUNDOS FORAM CRIADOS. HOJE A CAMPANHA JÁ É MUNDIAL, INCLUSIVE O BIGODE SE TORNOU POUCO PARA OS PARTICIPANTES. ATUALMENTE É COMUM O MOVIMENTO LEVAR O NOME DE “NO SHAVE NOVEMBER” QUE SERIA, EM TRADUÇÃO LIVRE, NOVEMBRO SEM SE BARBEAR. DURANTE ESSE PERÍODO OS ENVOLVIDOS CULTIVAM NÃO MAIS SÓ O BIGODE, MAS TAMBÉM A BARBA. ALGUNS PAÍSES CONTINUAM COM O NOME ORIGINAL (MOVEMBEROU NO SHAVE NOVEMBER) E ALGUNS – COMO O BRASIL – UTILIZAM O NOME NOVEMBRO AZUL, JÁ QUE ALÉM DO BIGODE A COR AZUL É SÍMBOLO DA CAMPANHA. A IDEIA É O MÁXIMO DE PESSOAS USAREM A COR AZUL, O BIGODE E A BARBA PARA DEIXAR OS “DESENTENDIDOS” CURIOSOS DO MOTIVO E ENTÃO A PARTIR DESSA CURIOSIDADE ESPALHAR A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA ATRAVÉS DOS EXAMES REGULARES E A ATENÇÃO À SAÚDE MASCULINA. NO BRASIL QUEM TROUXE A CAMPANHA PARA O BRASIL FOI OINSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA EM PARCERIA COM A SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA. A CAMPANHA AINDA ESTÁ CRESCENDO POR AQUI, MAS NO ANO PASSADO FORAM REALIZADAS 2.200 AÇÕES OFICIAIS EM TODO O PAÍS E, ASSIM COMO NO OUTUBRO ROSA, HÁ A BELA ILUMINAÇÃO DE PONTOS TURÍSTICOS. DIVERSAS CELEBRIDADES E INSTITUIÇÕES APOIAM A CAMPANHA E MUITOS EVENTOS SÃO CRIADOS PARA ESPALHAR INFORMAÇÃO E ARRECADAR DINHEIRO PARA A CAUSA. COM TODA ESSA INICIATIVA, HOJE A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL FAZ PARTE DO CALENDÁRIO NACIONAL DE PREVENÇÕES. SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA A PRÓSTATA É UMA GLÂNDULA NO APARELHO REPRODUTOR MASCULINO COM A FUNÇÃO PRINCIPAL DE PRODUZIR O ESPERMA. O CÂNCER DE PRÓSTATA É QUANDO AS CÉLULAS DESSE ÓRGÃO COMEÇAM A SE MULTIPLICAR DE FORMA DESORDENADA. ESTATÍSTICAS INDICAM QUE: • ESSE É O SEGUNDO TIPO DE CÂNCER MAIS MORTAL ENTRE OS HOMENS. • UM EM CADA SEIS HOMENS É ALVO DA DOENÇA. • HÁ UM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA A CADA 7,6 MINUTOS. • HÁ UM ÓBITO POR CÂNCER DE PRÓSTATA A CADA 40 MINUTOS. • É O SEXTO TIPO DE CÂNCER MAIS FREQUENTE NO MUNDO. A DOENÇA EM SEU INÍCIO NÃO APRESENTA NENHUM SINTOMA, POR ISSO É DE SUMA IMPORTÂNCIA A REALIZAÇÃO DE EXAMES DE TOQUE E DE SANGUE PERIÓDICOS. O EXAME DE SANGUE NÃO SUBSTITUI O DE TOQUE, VISTO QUE MUITAS VEZES A DOENÇA NÃO É DETECTADA A PARTIR DO SANGUE, ASSIM, OS EXAMES SÃO COMPLEMENTARES E DEVEM-SE FAZER AMBOS. NORMALMENTE, OS HOMENS SÃO MAIS RESISTENTES A CUIDAR DE SUA SAÚDE DE FORMA PREVENTIVA E PROCURAR UM MÉDICO REGULARMENTE. POR ISSO NA MAIORIA DAS VEZES A DOENÇA É DESCOBERTA TARDIAMENTE, APENAS QUANDO OS SINTOMAS COMEÇAM A APARECER. E 95% DOS CASOS DE CÂNCER DE PRÓSTATA JÁ SE ENCONTRAM EM ESTÁGIO MUITO AVANÇADO E GRAVE QUANDO OS SINTOMAS COMEÇAM A APARECER. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE PREVENIR-SE E DESCOBRIR A DOENÇA NA FASE INICIAL, QUANDO AS CHANCES DE CURA SÃO GRANDES. MAS, QUAIS SÃO OS SINTOMAS? OS SINTOMAS MAIS COMUNS – QUE COMO JÁ DITO ANTERIORMENTE SÓ APARECEM NA FASE AVANÇADA DA DOENÇA – SÃO: VONTADES URGENTES E REPENTINAS DE URINAR, DIFICULDADE PARA URINAR, DIMINUIÇÃO NO JATO DE URINA, AUMENTO DA FREQUÊNCIA URINÁRIA, DORES CORPORAIS E ÓSSEAS, INSUFICIÊNCIA RENAL E FORTES DORES. PREVENÇÃO NÃO EXISTE UMA FORMA DE SE TORNAR IMUNE À DOENÇA. POR ISSO OS EXAMES DE SANGUE E TOQUE PERIÓDICOS SÃO TÃO IMPORTANTES, ELES POSSIBILITAM O DIAGNÓSTICO PRECOCE E O TRATAMENTO EFETIVO – ALÉM DE MENOS INVASIVO – AUMENTANDO AS CHANCES DE CURA. A DOENÇA ATINGE PRINCIPALMENTE HOMENS ACIMA DOS 50 ANOS DE IDADE E POR ISSO HOMENS NESSA FAIXA ETÁRIA DEVEM REALIZAR OS EXAMES ANUALMENTE. ALÉM DISSO, HOMENS COM HISTÓRIA DE CÂNCER NA FAMÍLIA CORREM MAIS RISCO, EXIGINDO O INÍCIO DOS EXAMES ANUAIS AOS 45 ANOS DE IDADE. MAS EXISTEM ALGUNS HÁBITOS PARA DIMINUIR OS RISCOS DA DOENÇA: • UMA DIETA SAUDÁVEL. RICA EM FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES, GRÃOS E CEREAIS. EVITANDO GORDURAS, PRINCIPALMENTE DE ORIGEM ANIMAL. • ATIVIDADE FÍSICA. AO MENOS 30 MINUTOS, 5 VEZES NA SEMANA. • CONTROLE DE PESO. EVITAR A OBESIDADE E MANTER O PESO ADEQUADO AO SEU CORPO. • DIMINUIR O CONSUMO DE ÁLCOOL. É INDICADO QUE O HOMEM LIMITE-SE À APENAS DUAS TAÇAS DIÁRIAS. • NÃO FUMAR. ESSA É A PRINCIPAL REGRA PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE CÂNCER. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DO NOVEMBRO AZUL E ESPALHE A CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PERIÓDICOS, DA PREVENÇÃO E DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA. ASSIM COMO NO OUTUBRO ROSA, DEIXAMOS AQUI NO FIM DO POST VÁRIAS IMAGENS DE MARAVILHAS VESTINDO A COR DA CAMPANHA:
O que é o Novembro Azul e como ele começou?
Durante o mês de Outubro rolou a Campanha Outubro Rosa (que já explicamos por aqui). Agora no mês de novembro as coisas mudam de cor e passar a ficar azuis. O Novembro Azul é uma campanha super importante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
Deficientes visuais e pessoas com pouco tempo para leitura (e qualquer outra pessoa que quiser) podem ouvir o áudio do texto no player abaixo.
COMO ELE COMEÇOU E POR QUÊ O SÍMBOLO É UM BIGODE?
No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.Hoje a campanha já é mundial, inclusive o bigode se tornou pouco para os participantes. Atualmente é comum o movimento levar o nome de “No Shave November” que seria, em tradução livre, Novembro sem se barbear. Durante esse período os envolvidos cultivam não mais só o bigode, mas também a barba. Alguns países continuam com o nome original (Movemberou No Shave November) e alguns – como o Brasil – utilizam o nome Novembro Azul, já que além do bigode a cor azul é símbolo da Campanha. A ideia é o máximo de pessoas usarem a cor azul, o bigode e a barba para deixar os “desentendidos” curiosos do motivo e então a partir dessa curiosidade espalhar a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata através dos exames regulares e a atenção à saúde masculina.
NO BRASIL
Quem trouxe a campanha para o Brasil foi oInstituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo por aqui, mas no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país e, assim como no Outubro Rosa, há a bela iluminação de pontos turísticos. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.
SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.
Estatísticas indicam que:
- Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.
- Um em cada seis homens é alvo da doença.
- Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.
- Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.
- É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.
A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.
Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer. E 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.
Mas, quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns – que como já dito anteriormente só aparecem na fase avançada da doença – são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.
PREVENÇÃO
Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.
A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.
Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:
- Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal.
- Atividade física. Ao menos 30 minutos, 5 vezes na semana.
- Controle de Peso. Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo.
- Diminuir o consumo de álcool. É indicado que o homem limite-se à apenas duas taças diárias.
- Não fumar. Essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.
Participe você também do Novembro Azul e espalhe a conscientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Assim como no Outubro Rosa, deixamos aqui no fim do post várias imagens de maravilhas vestindo a cor da campanha:
Quer participar de um desafio?
DESAFIO NOVEMBRO AZUL
O Psicologia para Curiosos convida VOCÊ a apoiar o novembro azul e espalhar a conscientização de forma descontraída. Basta aceitar nosso desafio. A ideia é postar um vídeo realizando essas três etapas:
- Citar 3 coisas novas que você aprendeu sobre o Novembro Azul
- Cumprir 3 desafios (sorteando-os) dos 15 desafios totais.
- Desafiar outras pessoas a realizarem o Desafio Novembro Azul.
Etapa extra: Claro pessoal, dar os créditos e indicar que foi o site Psicologia para Curiosos que criou o desafio, para que mais pessoas possam chegar até ele e realizá-lo.
Para a primeira etapa você pode retirar dados desse post mesmo ou procurar em qualquer outra fonte que desejar, sem problema. O importante é falar sobre o tema e conscientizar.
Para a segunda etapa você deve escrever os 15 desafios a seguir (ou apenas o número referente a eles para poder conferir depois) em papeizinhos. Então sorteie 3 desses papeizinhos e realize os desafios sorteados em vídeo.
Os desafios são:
1) Desenhar um bigode no rosto (se ja tiver pintá-lo de azul)
2) Cantar uma música que tenha a palavra azul ou blue
3) Achar um objeto azul na sua casa
4) Ligar para alguém conhecido e falar da importância do exame de toque
5) Fazer uma maquiagem azul
6) Pintar as unhas de azul (se não tiver esmalte, com canetinha mesmo)
7)Ligar para um número qualquer e falar sobre a campanha Novembro Azul
8) Desafio da verdade: contar algo importante que aconteceu em um mês de novembro
9) Falar “bigode” em 5 idiomas
10) Deixe o bigode crescer esse mês ou convença um amigo a deixar crescer
11) Invente um poema com as palavras azul, bigode e novembro
12) Faça um jingle para a campanha
13) Poste uma foto falando sobre a campanha em uma rede social
14) Faça um desenho ilustrando a campanha
15) Fale “novembro azul” em 3 idiomas fora o português
Quando forem postar o vídeo, postem com o título de Desafio Novembro Azul, para que nós possamos encontrá-los também.
O QUE É O NOVEMBRO AZUL E COMO ELE COMEÇOU? DURANTE O MÊS DE OUTUBRO ROLOU A CAMPANHA OUTUBRO ROSA (QUE JÁ EXPLICAMOS POR AQUI). AGORA NO MÊS DE NOVEMBRO AS COISAS MUDAM DE COR E PASSAR A FICAR AZUIS. O NOVEMBRO AZUL É UMA CAMPANHA SUPER IMPORTANTE DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DE EXAMES REGULARES E DIAGNÓSTICO PRECOCE. COMO ELE COMEÇOU E POR QUÊ O SÍMBOLO É UM BIGODE? NO EXTERIOR A CAMPANHA É CHAMADA DE MOVEMBER (MOUSTACHE + NOVEMBER EM INGLÊS. BIGODE E NOVEMBRO). COMEÇOU EM UM PUB, NA AUSTRÁLIA, EM 1999. UM GRUPO DE AMIGOS TEVE A IDEIA DE DEIXAR O BIGODE CRESCER DURANTE TODO O MÊS COMO APOIO À CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE MASCULINA E ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PARA DOAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE. O MÊS DE NOVEMBRO FOI O ESCOLHIDO JUSTAMENTE POR COMEMORAR NO DIA 17 O DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA. A CAMPANHA FOI UM SUCESSO, ALGUNS ANOS DEPOIS O PAÍS TODO ESTAVA PARTICIPANDO E FOI CRIADA O MOVEMBER FOUNDATION CHARITY EM 2004. A IDEIA ENTÃO ERA QUE OS HOMENS DEIXASSEM O BIGODE CRESCER DURANTE TODO O MÊS DE NOVEMBRO (AS MULHERES DAVAM SEU APOIO USANDO A COR AZUL OU BIGODES FALSOS) PARA ESPALHAR A CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO A SAÚDE MASCULINA, COM FOCO PRINCIPAL NO CÂNCER DE PRÓSTATA E DEPRESSÃO. ALÉM DISSO, DIVERSOS EVENTOS DE ARRECADAÇÃO DE FUNDOS FORAM CRIADOS. HOJE A CAMPANHA JÁ É MUNDIAL, INCLUSIVE O BIGODE SE TORNOU POUCO PARA OS PARTICIPANTES. ATUALMENTE É COMUM O MOVIMENTO LEVAR O NOME DE “NO SHAVE NOVEMBER” QUE SERIA, EM TRADUÇÃO LIVRE, NOVEMBRO SEM SE BARBEAR. DURANTE ESSE PERÍODO OS ENVOLVIDOS CULTIVAM NÃO MAIS SÓ O BIGODE, MAS TAMBÉM A BARBA. ALGUNS PAÍSES CONTINUAM COM O NOME ORIGINAL (MOVEMBEROU NO SHAVE NOVEMBER) E ALGUNS – COMO O BRASIL – UTILIZAM O NOME NOVEMBRO AZUL, JÁ QUE ALÉM DO BIGODE A COR AZUL É SÍMBOLO DA CAMPANHA. A IDEIA É O MÁXIMO DE PESSOAS USAREM A COR AZUL, O BIGODE E A BARBA PARA DEIXAR OS “DESENTENDIDOS” CURIOSOS DO MOTIVO E ENTÃO A PARTIR DESSA CURIOSIDADE ESPALHAR A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA ATRAVÉS DOS EXAMES REGULARES E A ATENÇÃO À SAÚDE MASCULINA. NO BRASIL QUEM TROUXE A CAMPANHA PARA O BRASIL FOI OINSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA EM PARCERIA COM A SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA. A CAMPANHA AINDA ESTÁ CRESCENDO POR AQUI, MAS NO ANO PASSADO FORAM REALIZADAS 2.200 AÇÕES OFICIAIS EM TODO O PAÍS E, ASSIM COMO NO OUTUBRO ROSA, HÁ A BELA ILUMINAÇÃO DE PONTOS TURÍSTICOS. DIVERSAS CELEBRIDADES E INSTITUIÇÕES APOIAM A CAMPANHA E MUITOS EVENTOS SÃO CRIADOS PARA ESPALHAR INFORMAÇÃO E ARRECADAR DINHEIRO PARA A CAUSA. COM TODA ESSA INICIATIVA, HOJE A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL FAZ PARTE DO CALENDÁRIO NACIONAL DE PREVENÇÕES. SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA A PRÓSTATA É UMA GLÂNDULA NO APARELHO REPRODUTOR MASCULINO COM A FUNÇÃO PRINCIPAL DE PRODUZIR O ESPERMA. O CÂNCER DE PRÓSTATA É QUANDO AS CÉLULAS DESSE ÓRGÃO COMEÇAM A SE MULTIPLICAR DE FORMA DESORDENADA. ESTATÍSTICAS INDICAM QUE: • ESSE É O SEGUNDO TIPO DE CÂNCER MAIS MORTAL ENTRE OS HOMENS. • UM EM CADA SEIS HOMENS É ALVO DA DOENÇA. • HÁ UM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA A CADA 7,6 MINUTOS. • HÁ UM ÓBITO POR CÂNCER DE PRÓSTATA A CADA 40 MINUTOS. • É O SEXTO TIPO DE CÂNCER MAIS FREQUENTE NO MUNDO. A DOENÇA EM SEU INÍCIO NÃO APRESENTA NENHUM SINTOMA, POR ISSO É DE SUMA IMPORTÂNCIA A REALIZAÇÃO DE EXAMES DE TOQUE E DE SANGUE PERIÓDICOS. O EXAME DE SANGUE NÃO SUBSTITUI O DE TOQUE, VISTO QUE MUITAS VEZES A DOENÇA NÃO É DETECTADA A PARTIR DO SANGUE, ASSIM, OS EXAMES SÃO COMPLEMENTARES E DEVEM-SE FAZER AMBOS. NORMALMENTE, OS HOMENS SÃO MAIS RESISTENTES A CUIDAR DE SUA SAÚDE DE FORMA PREVENTIVA E PROCURAR UM MÉDICO REGULARMENTE. POR ISSO NA MAIORIA DAS VEZES A DOENÇA É DESCOBERTA TARDIAMENTE, APENAS QUANDO OS SINTOMAS COMEÇAM A APARECER. E 95% DOS CASOS DE CÂNCER DE PRÓSTATA JÁ SE ENCONTRAM EM ESTÁGIO MUITO AVANÇADO E GRAVE QUANDO OS SINTOMAS COMEÇAM A APARECER. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE PREVENIR-SE E DESCOBRIR A DOENÇA NA FASE INICIAL, QUANDO AS CHANCES DE CURA SÃO GRANDES. MAS, QUAIS SÃO OS SINTOMAS? OS SINTOMAS MAIS COMUNS – QUE COMO JÁ DITO ANTERIORMENTE SÓ APARECEM NA FASE AVANÇADA DA DOENÇA – SÃO: VONTADES URGENTES E REPENTINAS DE URINAR, DIFICULDADE PARA URINAR, DIMINUIÇÃO NO JATO DE URINA, AUMENTO DA FREQUÊNCIA URINÁRIA, DORES CORPORAIS E ÓSSEAS, INSUFICIÊNCIA RENAL E FORTES DORES. PREVENÇÃO NÃO EXISTE UMA FORMA DE SE TORNAR IMUNE À DOENÇA. POR ISSO OS EXAMES DE SANGUE E TOQUE PERIÓDICOS SÃO TÃO IMPORTANTES, ELES POSSIBILITAM O DIAGNÓSTICO PRECOCE E O TRATAMENTO EFETIVO – ALÉM DE MENOS INVASIVO – AUMENTANDO AS CHANCES DE CURA. A DOENÇA ATINGE PRINCIPALMENTE HOMENS ACIMA DOS 50 ANOS DE IDADE E POR ISSO HOMENS NESSA FAIXA ETÁRIA DEVEM REALIZAR OS EXAMES ANUALMENTE. ALÉM DISSO, HOMENS COM HISTÓRIA DE CÂNCER NA FAMÍLIA CORREM MAIS RISCO, EXIGINDO O INÍCIO DOS EXAMES ANUAIS AOS 45 ANOS DE IDADE. MAS EXISTEM ALGUNS HÁBITOS PARA DIMINUIR OS RISCOS DA DOENÇA: • UMA DIETA SAUDÁVEL. RICA EM FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES, GRÃOS E CEREAIS. EVITANDO GORDURAS, PRINCIPALMENTE DE ORIGEM ANIMAL. • ATIVIDADE FÍSICA. AO MENOS 30 MINUTOS, 5 VEZES NA SEMANA. • CONTROLE DE PESO. EVITAR A OBESIDADE E MANTER O PESO ADEQUADO AO SEU CORPO. • DIMINUIR O CONSUMO DE ÁLCOOL. É INDICADO QUE O HOMEM LIMITE-SE À APENAS DUAS TAÇAS DIÁRIAS. • NÃO FUMAR. ESSA É A PRINCIPAL REGRA PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE CÂNCER. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DO NOVEMBRO AZUL E ESPALHE A CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PERIÓDICOS, DA PREVENÇÃO E DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA. ASSIM COMO NO OUTUBRO ROSA, DEIXAMOS AQUI NO FIM DO POST VÁRIAS IMAGENS DE MARAVILHAS VESTINDO A COR DA CAMPANHA:
Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia
on
22:25:00
Rating:
Nenhum comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com