Estudantes do Recife apresentam em Portugal aplicativo que mostra áreas de alagamento
Moradores da comunidade Entra a Pulso, na Zona Sul do Recife, adolescentes cansaram de ver alagamentos atrapalhando rotina.
Por Camila Torres, TV Globo
05/05/2018 13h44 Atualizado há 8 horas
Aplicativo criado por estudantes do Recife alerta para alagamentos; grupo vai a Portugal
Em tempos chuvosos, os alagamentos são constantes no Grande Recife. Para tentar facilitar a vida de quem precisa sair nos dias de chuva, estudantes tiveram a ideia de criar um aplicativo de celular, que mostra onde há ruas alagadas. Por causa do projeto, o grupo foi convidado a apresentar a tecnologia numa feira de tecnologia na cidade do Porto, em Portugal. (Veja vídeo acima)
Moradores da comunidade Entra a Pulso, na Zona Sul do Recife, os estudantes cansaram de ver as ruas da comunidade ficarem alagadas com qualquer chuva e, consequentemente, dificultando a vida de quem precisa pôr o pé na lama para realizar atividades cotidianas.
Um dos idealizadores do projeto, o estudante Cláudio Andrade explica que até a educação de quem mora no local fica prejudicada por causa dos alagamentos.
"Às vezes, eu não conseguia nem ir ao curso de robótica. Ficava do lado de fora da comunidade e voltava para casa, porque a água chegava na altura da panturrilha e não dava para passar", disse.
Em Portugal, os estudantes Maria Eduarda Almeida, de 14 anos; Maria Helena Cavalcanti, 17; Jean Luiz Silva, de 14; Luís Henrique Gomes, de 15 anos, além de Cláudio , vão apresentar os trabalhos que estão desenvolvendo, além de contar suas histórias, no Fiware Global Summit.
O evento vai reunir, na terça-feira (8) e quarta-feira (9), desenvolvedores de todo o mundo para discutir temas relacionados à inovação, robótica e computação.
Funcionamento
Jovens de comunidade do Recife criaram aplicativo para detectar alagamentos (Foto: Reprodução/TV Globo)
Para monitorar as áreas alagadas, os alunos utilizam um sensor de chuva e de umidade, que informa quando e quanto vai chover. O grupo mapeou as áreas que alagam na comunidade e transformou os dados em informações acessadas pelo celular.
Com a ajuda de um professor do Instituto Shopping Recife, onde têm aulas de robótica, eles desenvolveram as ferramentas do aplicativo e a forma como as pessoas têm acesso às informações.
O aplicativo funciona por meio de envio de SMSs para o celular das pessoas que se cadastrarem ou mesmo pelo acesso ao próprio aplicativo, onde estão disponíveis as informações sobre os alagamentos.
É uma ideia que ainda está em desenvolvimento mas já é considerada promissora. Prova disso é que os meninos foram convidados a participar da Fiware Global Summit, uma feira de tecnologia que ocorre na terça-feira (8) e quarta-feira (9), na cidade do Porto, em Portugal.
Aplicativo criado por estudantes do Recife vai ser apresentado em feira de tecnologia, em Portugal (Foto: Reprodução/TV Globo)
A viagem de sete dias também foi possível porque eles ganharam de uma pessoa do Rio de Janeiro, que não quis ser identificada. Os R$ 52 mil custearam as passagens e hospedagem. Idealizadora do projeto, Mônica Boqvar celebrou a oportunidade oferecida aos adolescentes.
Nós fomos convidados a sermos os representantes do Brasil neste evento, onde só vai ter gente de faculdade, de mestrado e doutorado. E é muito lindo estarem indo adolescentes, que talvez demorariam muito a ter essa oportunidade", disse Mônica.
Avó de Jean, um dos estudantes envolvidos no projeto, comemorou a viagem do neto.
"No domingo (5) é meu aniversário. E a viagem deles é meu presente", brincou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com