SEM ÁGUA POTÁVEL COMUNIDADE RURAL
DE CATENDE LUTA PARA SE LIVRAR DA LATA NA CABEÇA
Foi preciso construir mais de 360
metros de tubulação de bombeamento de água saudável a partir do novo poço para conectar
uma rede na outra existente, falta detalhes para água voltar a chegar nas
torneiras das casas no Engenho Tabaiaré Catende – PE.
“A ajuda vinda da Prefeitura de Catende através da Secretaria Municipal de Agricultura foi de fundamental importância para todos da comunidade rural, muitos são os que falam e poucos os que agem e ajuda” FINALIZOU Antonio, um dos moradores e -ACS- Agente Comunitário de Saúde na Comunidade.
A comunidade do Engenho Tabaiaré atual Assentamento “PRECÁRIO” Gov. Miguel Arraes na Zona Rural de Catende na Mata Sul de Pernambuco, está amargando a mais de 4 (três) meses sem água potável na torneira, jovens, adultos e crianças estão fazendo uso da água poluído nos riachos, outras já estavam sofrendo sem acesso a água potável antes, cerca de 43 famílias eram atendidas pelo sistema.
Um problema ocorrido no sistema bomba e poço amazônico ofertado pelo Governo do estado através de projetos Associativo comunitário e Prorural deixaram a comunidade sem o uso do sistema, o poço baixou o nível de água rapidamente, queimou a bomba e deixou a população na mão, “existe a possibilidade de ter havido erro no local de implantação do projeto”, tudo está sendo analisado pelos técnicos responsável, sem acesso e sem alternativas, a comunidade rural tem lutado por água tendo que carregar constantemente latas de água na cabeça. Diante do acontecido, a comunidade comunicou o caso as entidades e empresa responsáveis envolvidas no projeto sem resposta até o presente momento. Também foi sugerido aos órgãos e empresa o uso da estrutura existente para ativação do novo poço de água saudável, a estrutura da caixa está totalmente comprometida sem condições de pegar peso sobre ela, a caixa é de 20 mil litros de água e a comunidade está disposta a refazer de imediato a correção do problema, faltando apenas à autorização do Prorural, empresa e Governo de estado. {Estamos no aguardo de deliberação e pronunciamento dos citados}.
A comunidade em busca de alternativas procurou a Prefeitura de Catende que logo se prontificou a ajudar e determinou através da Secretaria de Agricultura que propôs ativar o poço de alta profundidade perfurado a mais de um ano na comunidade e que estava na reserva para proveniente necessidade. Com vazão aproximada de 30 mil litros de água saudável hora, será a alternativa e solução para matar e saciar a cede dos rurais locais. Todo material usado foram adquirido pela Prefeitura de Catende através da Secretaria Municipal de Agricultura, a máquina patrol fez risco sobre a estrara para colocação da nova tubulação e os moradores participaram em forma de mutirão voluntário na instalação e acabamento serviços necessário.
Foi preciso construir mais de 360 metros de tubulação de bombeamento de
água saudável para conectar uma rede na outra existente, falta detalhes para água
voltar a chegar nas torneiras das casas no Engenho Tabaiaré Catende – PE. “A
ajuda vinda da Prefeitura de Catende através da Secretaria Municipal de
Agricultura foi de fundamental importância para comunidade, muitos são os falam
e poucos os que agem e ajuda” FINALIZOU Antonio -ACS- Agente Comunitário de Saúde da Comunidade.
Blog Catende No Rastro da Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com