quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

VÍDEO: HOMEM É ASSASSINADO E SUA FILHA RECÉM-NASCIDA É BALEADA NO ENGENHO PIRAUÁ, EM PALMARES


Publicada em 27/02/2019 às 11h54.

Vídeo: homem é assassinado e sua filha recém-nascida é baleada no engenho Pirauá, em Palmares

De acordo com as autoridades, o pai da criança era o alvo dos atiradores. Os bandidos fugiram após a ação e ainda não foram identificados.


Foto: Whatsapp redação


Um fato chocante assustou os moradores do engenho Pirauá, zona rural do município de


Segundo o efetivo, a criança foi atingida com um tiro no tórax e encaminhada ao Hospital Regional da cidade. De acordo com a equipe médica que realizou o atendimento, a menina não corre risco de morte, mas precisou ser transferida para o Hospital da Restauração, na capital pernambucana. 



O homem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A polícia investiga o que teria motivado a ação criminosa.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

MEC MANDA E-MAIL PARA ESCOLAS PEDINDO PARA QUE ALUNOS CANTEM O HINO E SEJAM FILMADOS



Publicada em 26/02/2019 às 09h00.

MEC manda e-mail para escolas pedindo para que alunos cantem o hino e sejam filmados

Ministério também quer que representante da escola filme alunos no momento solene e envie os vídeos para endereço eletrônico do governo.

Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil


O Ministério da Educação (MEC) enviou na tarde desta segunda-feira (25) um e-mail para escolas cadastradas no censo nacional. O documento pede que as crianças sejam perfiladas para que cantem o hino nacional diante da bandeira do Brasil na volta às aulas. Também pede que os alunos sejam filmados no momento, e que os vídeos sejam enviados para a Secretaria de Comunicação do governo federal e para o próprio ministério.


A mensagem também fala de uma carta, assinada pelo ministro Ricardo Vélez Rodriguez e anexada ao e-mail, que deve ser lida antes da execução do hino. O texto da carta fala em “novos tempos” e em celebrar a “educação responsável e de qualidade” a ser desenvolvida em cada escola.



Pedido ilegal

Segundo apurado pelo jornal Estado de S. Paulo, esse tipo de pedido feito pelo governo é ilegal. “O MEC não tem competência para pedir nada disso às escolas”, afirmou o diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), Arthur Fonseca Filho ao veículo. Ainda segundo o jornal, muitos diretores de escola acharam que o e-mail se tratava de fake news ou vírus.



A assessoria do MEC afirmou que o e-mail se trata apenas de uma sugestão e não de uma ordem.


Leia o e-mail e a carta na íntegra


“Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional.


Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados da escola”.



Fonte NE10 

sábado, 23 de fevereiro de 2019

AJUDA HUMANITÁRIA DO BRASIL CONSEGUE ENTRAR NA VENEZUELA, DIZ GUAIDÓ



Ajuda humanitária do Brasil consegue entrar na Venezuela, diz Guaidó

Fronteira entre os países havia sido fechada a mando de Nicolás Maduro


© Bruno Kelly / Reuters


HÁ 1 HORA POR NOTÍCIAS AO MINUTO

MUNDO ABERTURA


O autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, confirmou a entrada no país do primeiro carregamento de ajuda humanitária pela fronteira do Brasil. "Essa é uma grande conquista, Venezuela!", comemorou no Twitter.



O regime de Nicolás Maduro havia prometido impedir a entrada dos caminhões, que são dirigidos por cidadãos venezuelanos. Dois veículos partiram de Boa Vista, em Roraima, com destino à fronteira entre os dois países.

Conforme O Globo, o caminhão entrou com a ajuda de indígenas que vivem no lado venezuelano da fronteira. e está na cidade venezuelana de Santa Elena.

"Não sabemos onde está exatamente o caminhão, mas já passou", disse a fonte, que acompanha e participa da operação de abertura do canal humanitário no Brasil.

Lado colombiano

Ele deu início neste sábado (23) à operação de entrega de ajuda humanitária a partir da cidade de Cúcuta, do lado colombiano da fronteira.

Falando em frente a um comboio de caminhões, Guaidó disse que a iniciativa é "pacífica, multilateral e humanitária". "A ajuda humanitária vai a caminho da Venezuela de forma pacífica, para salvar vidas", declarou, ao lado dos presidentes Iván Duque (Colômbia), Sebastián Piñera (Chile) e Mario Abdo Benítez (Paraguai).

Em seu pronunciamento, Guaidó também voltou a prometer anistia para militares que abandonarem o regime de Nicolás Maduro e fez um chamado para os chavistas se unirem a ele. Em seguida, cerca de 10 caminhões seguiram em direção à ponte Las Tienditas, que liga os dois países. (ANSA)

FOTOS: PEDRAS, FOGO E DESESPERO DE QUEM LUTA POR AJUDA NA VENEZUELA


Fotos: pedras, fogo e desespero de quem luta por ajuda na Venezuela

A tensão junto à fronteira entre a Colômbia e a Venezuela continua


©


HÁ 17 MINS POR NOTÍCIAS AO MINUTO

MUNDO BLOQUEIO


Os confrontos entre civis e soldados na Venezuela continuam. Perante o bloqueio à entrada de ajuda humanitária na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, dezenas de pessoas tentaram chegar de Ureña a Cúcuta pela ponte Francisco de Paula Santander. Foi então que cerca de 200 militares venezuelanos resolveram usar gás lacrimogêneo e balas de borracha contra a população.


Os manifestantes, revoltados com as ordens de Nicolas Maduro de fechar todas as entradas possíveis, desafiaram as ordens do governo e começaram a remover as barricadas amarelas de metal e o arame farpado. Enfrentando de seguida os militares com as armas que tinham à mão: pedras e fogo. Incendiaram um ônibus e as chamas propagaram-se até uma casa próxima.


A entrada de bens no país tem sido um dos pontos cruciais do braço-de-ferro entre o presidente Nicolás Maduro e o autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó. São vários os caminhões carregados de ajuda humanitária que esperam na fronteira em Táchica.

Veja acima, na galeria de fotos, o cenário de tensão que se vive nas ruas.

SAÚDE NA UTI: MULHER SOFRE HÁ 3 ANOS NA FILA DO SUS À ESPERA DE CIRURGIA ORTOPÉDICA




SÁBADO, FEVEREIRO 23, 2019 




O Instituto Doutor José Frota está com 169 pessoas na fila de espera por procedimentos ortopédicos. Dona Irandir Menezes, de 55 anos, aguarda a cirurgia há 3 anos.


A Polícia Federal desarticulou a operação Fratura Exposta, envolvendo médicos ortopedistas vinculados às unidades da rede SUS.


Segundo a Polícia, entre 2013 e 2016, os investigados teriam recebido cerca de R$ 1.800.000 em vantagens indevidas.


Os procedimentos cirúrgicos feitos pelos SUS aconteceram no IJF, HGF e Hospital Universitário Walter Cantídio. Unidades onde alguns pacientes chegam a esperar anos para conseguir realizar cirurgia ortopédica.


A cadeira de rodas quebrada força dona Irandir Menezes a permanecer a maior parte do tempo na cama. Ela deixou de trabalhar como doméstica e ainda sente dores desde que foi atropelada por uma moto, em fevereiro de 2016.


Irandir passou três meses internada e retornou para casa com indicação de cirurgia da tíbia, quebrada no acidente. O acompanhamento de dona Irandir está sendo realizado no Instituto Doutor José Frota. Nos últimos três anos, já foram sete consultas. Mas, até agora, ainda espera na fila pela cirurgia ortopédica. 


O pedido de aposentadoria, solicitado pela filha, foi negado pelo INSS. A cirurgia é a única possibilidade da senhora de 55 anos voltar a ativa.


A Secretaria Municipal de Saúde informou, por nota, que os hospitais públicos de Fortaleza estão com 169 pessoas na fila de espera por procedimentos ortopédicos no IJF. Ainda segundo o órgão, todos os casos estão sendo analisados, para que seja comprovada a procedência de cirurgias e aquisição de próteses. A reportagem perguntou qual posição na fila de espera dona Irandir ocupa, mas a Secretaria não informou.


MULHER ADMITE QUE INJETAVA ÁGUA SANITÁRIA EM SUA BEBÊ PORQUE "NÃO A AMAVA"



SÁBADO, FEVEREIRO 23, 2019 


A mulher admitiu que injetava água sanitária e sabão líquido em sua filha desde que a criança tinha um mês de vida.


Elif K, torturou sua filha em Istambul na Turquia, e o caso só veio à tona quando a criança já tinha 1 ano e meio e a mãe acabou contando à polícia que cometeu o crime.


“Desde que ela tinha um mês de vida eu injetava sabão líquido e água sanitária em seus ouvidos, nariz e umbigo até começar a sangrar”, disse Elif aos policiais.


“Então eu a levava para o hospital para tratamento. Quando ela voltava para casa, eu continuava a tortura. Eu também a cortava. Quando ela estava no hospital, eu também injetava o sabão liquido ou a água sanitária em suas veias, quando ninguém estava por perto”, contou a mulher.


Elif morava com o marido, Eray K e os três filhos em Avcilar, e só confessou seu crime na terceira internação da filha no hospital. A primeira vez que foi hospitalizada a bebê chegou com os ouvidos sangrando trazida pelo pai.


Nesta primeira ida ao hospital, os médicos não conseguiram identificar qual era o problema e a bebê voltou para casa. Quando sua condição piorou, aos 9 meses de vida, a menina foi levada para o hospital Istanbul University Medicine Faculty Hospital.


Na segunda internação, os médicos observaram inúmeros machucados na criança, uma fratura no crânio, arranhões e hematomas no corpo inteiro, os médicos suspeitaram dos pais e acionaram a polícia que iniciou uma investigação. A mãe foi interrogada, mas depois foi liberada após ter convencido os policiais que era inocente.


Com 18 meses e a saúde ainda mais frágil, a criança novamente foi internada no hospital Kanuni Sultan Suleyman Hospital, os médicos então proibiram que a mãe ficasse perto da filha e a saúde da menina passou a se restabelecer.


A equipe médica chamou novamente a polícia que interrogou a mãe que desta vez acabou confessando o crime e dando detalhes do que fazia com a menina.


Ela está presa e aguarda o julgamento. A criança está sob os cuidados do pai e sua saúde melhora a cada dia. Ele não sabia do que a mulher fazia.


AUTORIZADA PELA JUSTIÇA, PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL DE CATENDE COMEÇA NESTE SÁBADO (23)



Publicada em 23/02/2019 às 10h01.

Autorizada pela Justiça, programação de carnaval de Catende começa neste sábado (23)

Em nota, a Prefeitura de Catende afirmou que “o Poder Judiciário e os órgãos de controle responderam favorável à realização do bloco.”.


(Foto: Josibias Silva/Divulgação)

O prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti (PSD), conseguiu nesta sexta-feira (22) reverter em partes a decisão judicial que o proibia de realizar festas de Carnaval sem que os salários dos servidores fossem regularizados.


O desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo acatou um pedido do gestor e permitiu os festejos. Porém, determinou que não deve haver gastos públicos. Com isso, foi mantido o bloco Mulher da Sombrinha.


A saída da agremiação será neste sábado (23), a partir das 21h, com a banda Cheiro de Amor. Nesta sexta-feira (22), será o bloco Os Atrevidos, no mesmo horário, com a banda Excesso de Bagagem e Trio da Huanna. No domingo (24), às 16h, o bloco Os Vagabundos, com a banda Acadêmica da Bahia.


Em nota, a Prefeitura de Catende afirmou que “o Poder Judiciário e os órgãos de controle responderam favorável à realização do bloco e de toda programação do pré-Carnaval do município”. A gestão não explicou no texto qual é a fonte de recurso para o pagamento dos eventos.


Ao acatar em partes o agravo de instrumento, o desembargador enfatizou “a total proibição ao gestor público de realizar qualquer gasto adicional com verba do erário público municipal” para os festejos.


“Permitindo-se, assim, o aproveitamento do evento cultural, e, portanto, a permissibilidade da Administração Pública promover a realização dos festejos sem, contudo, qualquer incremento de verba pública”, diz o fim da decisão.



BOLSONARO ANUNCIA LEILÃO DE 12 AEROPORTOS, INCLUINDO O DO RECIFE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Bolsonaro anuncia leilão de 12 aeroportos, incluindo o do Recife




O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, no seu perfil do Twitter nesta segunda-feira (18), os leilões para a privatização de 12 aeroportos, incluindo o terminal do Recife. Segundo Bolsonaro, a previsão é que os leilões sejam realizados já em março e os investimentos nos terminais cheguem a R$ 3,5 bilhões.




Leilão de 12 aeroportos: mais de R$ 3,5 bi em investimentos nos terminais. Composto pelos aeroportos de Recife-PE, Maceió-AL, Aracaju-SE, Juazeiro do Norte -CE, João Pessoa, Campina Grande-PB, Vitória-ES e Macaé-RJ, Cuiabá e Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos em MT.



Todos os leilões dos aeroportos citadaos estão previstos para serem realizados até março deste ano, conforme anúncio feito pela @ppinvestimentos . Qualidade no serviço específico, empregabilidade e economia. Estes são apenas os primeiros passos dentro desta área! Bom dia a todos





Juíza nega pedido para suspender leilão do aeroporto do Recife

A juíza federal Nilcéa Maggi, titular da 5ª Vara Federal de Pernambuco, indeferiu nesta quarta-feira (13) o pedido do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) para suspender em caráter provisório o edital de privatização do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. O parlamentar é contrário à inclusão do terminal no bloco Nordeste.

O leilão está marcado para o dia 15 de março.

O aeroporto da capital pernambucana será privatizado junto aos de João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Maceió (AL), Juazeiro do Norte (CE) e Aracaju (SE).

Para Carreras, esse modelo pode trazer menos investimentos para o Recife. A previsão do parlamentar é de que o aeroporto receba cerca de R$ 800 milhões, enquanto o de Salvador, que foi privatizado de forma individual, receberá R$ 2,8 bilhões.


A magistrada considerou que “não há que se falar em efeito lesivo à livre concorrência pela simples adoção do modelo de concessão por blocos”.

“Ao contrário, o TCU expressamente registrou que a 5ª Rodada de Concessões Aeroportuárias foi marcada pela AUSÊNCIA DE RESTRIÇÕES CONCORRENCIAIS, destacando, inclusive, ter a ANAC acatado contribuições/manifestações recebidas objetivando aumentar ainda mais a possibilidade de participação de mais empresas no atual processo de concessão dos aeroportos. Por fim, importa registrar que, conforme informações prestadas pela ANAC, ‘até o presente momento, pelo menos 9 diferentes empresas já efetuaram visitas técnicas aos aeroportos do Bloco Nordeste, demonstrando bastante interesse’, ressaltando, ainda, que ‘o Bloco de aeroportos do Nordeste tem se mostrado o mais atrativo no ponto de vista dos investidores'”.

Em dezembro, outro pedido do deputado foi negado pelos desembargadores da 1º Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). Os magistrados consideraram que, no momento em que Carreras fez o pedido, o edital não havia sido lançado.

“Decidimos entrar com uma nova ação popular, com argumentos mais sólidos e consolidados do que a primeira. Além disso, temos um pedido de liminar que deve ser julgado a qualquer momento”, disse ainda o parlamentar.


Os outros dois blocos de aeroportos são os de Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop, todos no Mato Grosso, e o outro de Vitória (ES) e Macaé (RJ). Juntos, os três blocos recebem, por ano, 19,6 milhões de passageiros e respondem por 9,5% do mercado nacional de aviação.

O BREGA NO CARNAVAL DO RECIFE: "QUERIA QUE REGINALDO ROSSI ESTIVESSE AQUI PARA VER ISSO"

Michelle Mello e Kelvis Duran vão representar o ritmo na abertura da festa
POPULAR • 22/02/2019 - 16:58 • ATUALIZADO EM: 22/02/2019 - 18:01

O brega no Carnaval do Recife: "Queria que Reginaldo Rossi estivesse aqui para ver isso"


Michelle Mello e Kelvis Duran vão representar o ritmo, visto com preconceito por muito tempo, na abertura da festa

 por Paula Brasileiro
Michelle Mello e Kelvis Duran vão representar o ritmo na abertura da festa
Foto: Reprodução/Instagram
No Recife, o brega é muito mais que um gênero musical, é um movimento. Na capital pernambucana, as pessoas que gostam e sobretudo as que fazem brega o defendem com unhas e dentes e por isso o ritmo acabou reconhecido como expressão cultural pernambucana. O reconhecimento se deu, há muito tempo, pelo público, e em 2017, pela Lei n° 16.044/2017, para não haver mais dúvidas
Mas, apesar de todo o reconhecimento e prestígio entre os seus, o brega precisa enfrentar constantemente o preconceito e, consequentemente, algumas limitações que advêm dele. Sendo uma expressão originária das periferias, costuma-se relegar o ritmo à uma categoria secundária e ‘popularesca’. Meses após a aprovação da lei, o então secretário de Cultura, Marcelino Granja, garantiu que essa não mudaria as políticas culturais locais e que o gênero não seria incluído em grandes ciclos festivais.
No Carnaval, a presença do brega nos palcos principais da festa tem sido um constante questionamento. O Recife se orgulha em promover uma programação multicultural, com atrações dos mais diversos estilos como pop e rock, porém, essa expressão, tão pernambucana quanto o frevo, continua sendo pouco contemplada nas grades. Em 2019, apenas alguns artistas foram habilitados, pela convocação do Estado, entre eles Michelle Melo e Sheldon Ferrer.
Esperança
Porém, uma luz no fim do túnel se acendeu quando foram divulgados detalhes do espetáculo de abertura do Carnaval deste ano. Intitulado O Carnaval de Todo Mundo, o show - dirigido por Dielson Pessoa e César Michiles -, vai reservar um bloco inteiro para homenagear o brega, chamado Festa na Periferia, no dia !º de março. Nele, artistas importantes do segmento subirão ao palco, entre eles, Victor Santos, Michelle Melo e Kelvis Duran. Os dois últimos, falaram com exclusividade ao LeiaJá sobre esse momento pelo qual passa o movimento.
Para Kelvis Duran, o 'príncipe do brega', o "paradigma de só tocar frevo no Carnaval foi quebrado de um tempo para cá" e o que importa mesmo, em qualquer evento, é haver a música que "toca" as pessoas. Ele também reconhece as barreiras que o brega precisaram ultrapassar: "Qualquer ritmo que nasce na periferia rotulam como música de favelado, por isso havia um certo preconceito, mas quando a música fala de amor, não existe divisão de classe e eu sabia que mais cedo ou mais tarde esse muro iria ser derrubado".

Para o 'príncipe', qualquer ritmo pode ganhar um tom carnavalesco e se integrar à festa perfeitamente: "O meu brega pode se transformar num frevo no Carnaval, a música se transforma e em qualquer evento podemos estar presentes". Kelvis celebra sua participação e a do brega na abertura oficial do Carnaval 2019: "Vai ter milhares de pessoas de vários países que nunca ouviram uma apresentação do Kelvis Duran e eu vou estar lá, com certeza significa muito pra mim. É muito importante".
Já Michelle Melo, outra integrante da realeza do brega, faz questão de falar sobre a importância do reconhecimento que o ritmo alcançou. "Foi mais do que merecido porque o próprio dicionário determina que cultura significa um costume de um povo, de um local, e o brega há anos faz parte do cotidiano dos recifenses e do pernambucano no geral, então nada mais correto que o brega ser reconhecido como cultura".
Para ela, a pouca presença de artistas do segmento em grandes ciclos festivos tem motivos burocráticos: "Existem umas burocracias que as bandas precisam ter. Uma instituição só pode 
funcionar com diretrizes, então se a gente não respeita essas diretrizes, a gente não pode cobrar. As próprias bandas precisam entender a importância de documentos porque a gente não pode reivindicar enquanto não estivermos totalmente corretos", pondera a cantora.

Michelle também estará no grande espetáculo de abertura do Carnaval 2019 e diz achar mais do que justo, uma vez que o brega é o ritmo que durante todo o ano gera empregos e diversão aos pernambucanos: "Esta é uma grande conquista, agradeço a César Michiles, a todos os músicos envolvidos, e a abertura do Governo do Estado pra fazer essa homenagem reconhecendo assim a importância do brega para o Estado".
A 'Galega', como também é chamada pelos fãs, vê nesse momento uma grande oportunidade para ela e para todos que amam o movimento, que segundo ela, "tem alcançado espaço por mérito próprio, sem ajuda de ninguém, o mérito é da música popular". E relembra um outro membro da realeza do brega para enaltecer o acontecimento, o Rei: "Eu vejo isso como o início de uma grande história, o início de um respeito com o trabalho que eu tanto amo; e eu queria muito que Reginaldo Rossi estivesse aqui presente pra ver tudo que está acontecendo".

Em tempo

Desde 2018, uma das vertentes do brega, o brega-funk, vem abrindo espaço dentro do Carnaval do Recife. Um dos palcos da folia, o Rec Beat, escalou naquele ano o MC Tocha para uma de suas noites. Em 2019, a façanha se repete com o show da dupla Shevchenko e Elloco. Em seu Instagram, o festival falou sobre a escalação dos representantes do segmento. “O Rec-Beat sempre deu espaço para o brega e observa o ritmo como uma legítima expressão da cultura musical de Pernambuco. O brega é patrimônio cultural de Pernambuco e merece todo nosso respeito”. O LeiaJá procurou alguns artistas dessa vertente para repercutir sua inserção na festa momesca mas não teve resposta até o fechamento dessa matéria.
 Fotos: Reprodução/Instagram

TRAGÉDIA - BEBIDA ALCOÓLICA ADULTERADA MATA 93 PESSOAS NA ÍNDIA


TRAGÉDIA

Bebida alcoólica adulterada mata 93 pessoas na Índia


Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 23/02/2019 13:22 Atualizado em:


Foto: AFP

Pelo menos 93 pessoas morreram e 200 foram hospitalizadas na região nordeste da Índia depois que consumiram bebida alcoólica adulterada, anunciaram as autoridades neste sábado, menos de duas semanas depois de um caso idêntico que provocou 99 vítimas fatais no norte do país.


"O número de mortos (no distrito de Golaghat) subiu para 58 e 75 pessoas estão sob tratamento em hospitais", afirmou à AFP Dhiren Hazarika, funcionário do distrito do estado de Assam. No distrito vizinho de Jorhat, as autoridades anunciaram 35 mortes pelo consumo de bebida adulterada.

Muitas vítimas, incluindo várias mulheres, trabalhavam em plantações de chá da região. Hazarika disse que as pessoas começaram a demonstrar os sintomas na quinta-feira à noite, depois de consumir álcool produzido clandestinamente.


O balanço pode aumentar porque várias pessoas se encontram em estado crítico. "As pessoas chegaram ao hospital com fortes vômitos, sem ar e com dores intensas no peito", afirmou à AFP o médico Ratul Bordoloi, subsecretário de Saúde de Golaghat.


O governador do estado de Assam, Sarbananda Sonowal, ordenou uma investigação. A polícia anunciou as detenções de um homem que vendia álcool adulterado e de dois fiscais do distrito por não tomaram as medidas adequadas antes da comercialização da bebida.


O ministro de Saúde de Assam, Himanta Biswa Sarma, explicou à AFP que as autoridades do estado registraram pelo menos 80 mortos nos distritos afetados, mas "outras pessoas faleceram fora dos hospitais".


A imprensa local, que cita fontes anônimas, afirma que há mais de 100 vítimas fatais. No início do mês, 99 pessoas morreram vítimas bebida alcoólica adulterada e muitas vítimas foram hospitalizadas em uma região entre os estados de Uttar Pradesh e Uttarakhand (norte), a 150 km da capital Nova Delhi. A polícia iniciou na ocasião uma grande operação contra as destilarias clandestinas.


Centenas de indianos pobres morrem a cada ano vítimas do consumo de bebidas adulteradas. Os contrabandistas adicionam com frequência metanol - um composto muito tóxico às vezes utilizado como anticongelante - em sua mistura.


Dos 5 bilhões de litros de bebidas alcoólicas consumidas por ano na Índia quase 40% são produzidos ilegalmente, segundo a International Spirits and Wine Association of India. Vários estados indianos proibiram a venda de bebida alcoólica ou anunciaram a intenção de adotar a medida. As vozes mais críticas a este tipo de veto afirmam que isto apenas aumenta a produção e venda de álcool fora de controle.

BRASIL - INSS DEFINE REGRAS PARA COMEÇAR PENTE-FINO EM 3 MILHÕES DE BENEFÍCIOS


BRASIL

Publicada em 22 de fevereiro de 2019 às 20:19:08. Atualizada em 22 de fevereiro de 2019 às 20:19:08.

INSS define regras para começar pente-fino em 3 milhões de benefícios

Documento cria bônus de R$ 57,50 a servidor que analisarem processos considerados suspeitos

Por: Marcos André | Fonte: Folha de São Paulo




- O novo pente-fino do INSS analisará cerca de 3 milhões de processos com indícios de irregularidades e também aposentadorias e pensões com pedidos de concessão e revisão na fila há mais de 45 dias.


O presidente do instituto, Renato Rodrigues Vieira, assina a resolução publicada na edição desta sexta-feira (22) do "Diário Oficial da União", regulamentando a medida provisória 871. Segundo o INSS, há cerca de 2 milhões de casos há mais de 45 dias e 1 milhão sob suspeita.


O documento cria o pagamento de um bônus de R$ 57,50 aos servidores previdenciários que analisarem e concluírem processos considerados suspeitos.

O mutirão também premiará os técnicos e analistas pelo encerramento de pedidos de aposentadorias, pensões, auxílios-reclusão e benefícios assistenciais; implantação de benefícios judiciais; e requerimentos de certidão de tempo de contribuição (CTC).

A resolução prevê dois grupos de indícios a serem considerados no enquadramento dos processos que passarão por análise. No primeiro grupo estão benefícios suspeitos indicados por órgãos de controle, como TCU (Tribunal de Contas da União) e CGU (Controladoria-Geral da União), além das forças-tarefas de MPF (Ministério Público Federal), Polícia Federal e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, e a partir de critérios estabelecidos por eles.

No segundo, caberá a um grupo de trabalho -cuja formação também é prevista na normativa- o levantamento de processos a serem analisados. A prioridade, conforme a publicação, deverá ser dada a processos de benefícios antigos, com potencial de acúmulo indevido e com maior probabilidade de confirmação de irregularidade. Nesse último caso, o INSS estabelece que serão considerados os requerimentos iniciais pendentes há mais tempo e as revisões mais antigas.

Como os processos suspeitos são administrativos, há o risco de um servidor integrante do pente-fino pegar um requerimento que ele tenha analisado anteriormente. Nesse tipo de situação, a resolução estabelece que o técnico ou analista deve se declarar impedido e informar a chefia imediata para que o processo seja redistribuído.

BRASIL - PROFESSOR DE 62 ANOS É AGREDIDO A SOCOS EM SALA DE AULA POR ALUNO



BRASIL

Publicada em 23 de fevereiro de 2019 às 13:40:54. Atualizada em 23 de fevereiro de 2019 às 13:40:54.

Professor de 62 anos é agredido a socos em sala de aula por aluno
Vítima de 62 anos ficou com o rosto ensanguentado e levou oito pontos.

Por: Marcos André | Fonte: G1



Dois casos de agressão a professores foram registrados em escolas estaduais de Lins (SP), nesta sexta-feira (22), envolvendo alunos menores de idade. Em uma das ocorrências, o professor de 62 anos ficou com o rosto ensanguentado após ser atingido por socos e um caderno arremessado pelo estudante.

A Polícia Civil informou que irá encaminhar os casos na segunda-feira (25) para a Vara da Infância e Juventude. Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Educação informou em nota que "realiza trabalho em parceria com prefeitura de Lins e a rede de proteção para crianças em situação de vulnerabilidade social para coibir situações de violência nas escolas".


Uma das agressões aconteceu na escola estadual Otacílio Santana, no Parque Alto de Fátima. O professor de geografia e história contou que o aluno de 14 anos, de outra turma, tentou entrar na sala de aula para conversar com uma menina.


Diante da negativa do professor, que desenvolvia uma atividade, o menor teria forçado a entrada, e foi novamente impedido. Segundo o boletim de ocorrência, o menino jogou um caderno no professor e o agrediu com vários socos.


Já o segundo caso de agressão foi na escola estadual Fernando Costa, no Centro de Lins. De acordo com o boletim de ocorrência, um professor de 41 anos e um cuidador, de 23, foram agredidos e ameaçados por um aluno de 12 anos.

O aluno estaria exaltado na sala de aula porque não tinha caneta. Então, o professor teria dado uma caneta para o menor, que jogou o objeto no chão. Ainda segundo o registro policial, o educador pediu para que o estudante saísse da sala de aula, momento em que começou a confusão.

De acordo com o boletim, o aluno partiu para cima do professor com tapas e socos, provocando lesões nos braços. Um cuidador da escola tentou apartar a confusão e também foi atingido. Ainda segundo o boletim de ocorrência, o aluno ameaçou o professor de morte

O menor foi para a diretoria da escola até a chegada de um parente. Já o professor e o cuidador registraram um boletim na central de polícia judiciária por lesão corporal e ameaça.

MORRE AOS 88 ANOS, CONCEIÇÃO MOURA, COFUNDADORA DO GRUPO MOURA


Morre aos 88 anos, Conceição Moura, cofundadora do Grupo Moura

Durante os anos de atuação na empresa, a empreendedora desenvolveu projetos de incentivo à educação e promoveu diversas ações sociais

Fevereiro 23, 2019 às 13:31 - Por: Redação OP9


Conceição morreu de causas naturais em casa. Foto: Divulgação

Baterias Moura foi inaugurada por Conceição e seu marido em 1957. Foto: Divulgação

Conceição morreu de causas naturais em casa. Foto: Divulgação

Baterias Moura foi inaugurada por Conceição e seu marido em 1957. Foto: Divulgação

Conceição morreu de causas naturais em casa. Foto: Divulgação

Aos 88 anos, a cofundadora do Grupo Moura, Maria da Conceição Viana Moura, morreu na madrugada deste sábado (23). A empresária faleceu de causas naturais em casa, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O velório do corpo acontece a partir das 15h deste sábado, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana. A cerimônia de cremação está prevista para acontecer às 10h do domingo (24), no mesmo local. Nascida no Recife, ela deixou quatro filhos, 14 netos e 17 bisnetos.

Em nota, o Grupo Moura lamentou a morte. “É com imenso pesar que o Grupo Moura informa o falecimento de sua cofundadora. A visionária empreendedora ajudou a construir a história da economia de Pernambuco nos séculos XX e XXI, além de ter sido responsável por moldar ações de referência na área de responsabilidade social corporativa no Nordeste.”

Legado social

Maria da Conceição era engenheira química, e junto ao marido Edson Mororó Moura (falecido em 2009), fundou a Baterias Moura, em 1957, na cidade de Belo Jardim, no Agreste pernambucano. Durante os anos de atuação na empresa, a empreendedora desenvolveu projetos de incentivo à educação e promoveu diversas ações sociais.

No final da década de 1990, passou a se dedicar integralmente às ações sociais da empresa. Já em 2014, foi fundado o Instituto Conceição Moura, uma organização sem fins lucrativos voltada para projetos de educação, arte e meio ambiente que atente atualmente 10 mil pessoas.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CIDADES DA REGIÃO DIVULGAM PROGRAMAÇÃO DE BLOCOS DE RUA PARA O CARNAVAL 2019


Resultado de imagem para canaval
Fonte Imagem Google


Publicada em 21/02/2019 às 16h07.

Cidades da região divulgam programação de blocos de rua para o carnaval 2019

Folia faz parte da agenda pré-carnavalesca do interior do estado. Em Catende, bloco A Mulher da Sombrinha está suspenso pela Justiça.


O Carnaval de Pernambuco é considerado um dos mais importantes do país, reunindo todo ano milhões de foliões vindos de diversas regiões do estado, do Brasil e do mundo. Mas quem pensa que a concentração ocorre apenas nas cidades de Recife e Olinda está muito enganado. Em períodos de pré-carnaval, o foco da folia é maior em municípios do interior.




Na Mata Sul, além dos tradicionais blocos de rua, as cidades são tomadas pelo colorido dos abadás de diversos blocos privados, com valores que vão desde a distribuição de quilos de alimentos não perecíveis a preços médios de R$15 reais.




Em 2019, por conta de imbróglios na Justiça, o tradicional bloco A Mulher da Sombrinha, em Catende, está suspenso. Nos demais municípios da região, tanto na Mata Sul de Pernambuco quanto na Mata Norte alagoana, a folia está garantida e com programação já divulgada.




Boa parte dos foliões estará em grupos privados, mas há também apoio financeiro ou logístico de algumas prefeituras. Confira abaixo os banners oficiais dos principais blocos da região, com dias, horários e locais de concentração:

BLOCO AS PUARAS (PALMARES):


BLOCO VOA-VOA (PALMARES):


BLOCO LEÕES DA MATA (PALMARES):


BLOCO SANTAMARES NA FOLIA (PALMARES):


BLOCO ONDA GB (SERRO AZUL, PALMARES):


CAMPESTRE (AL) CARNAVAL 2019:


GAMELEIRA CARNAVAL 2019:



RIBEIRÃO CARNAVAL 2019:




TAMANDARÉ CARNAVAL 2019: