segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO NO DF TEM DIA D NO SÁBADO, 15 DE FEVEREIRO



Campanha de vacinação contra sarampo no DF tem dia D no sábado, 15 de fevereiro

Primeira etapa de imunização começou nesta segunda (10) e vai até 13 de março. Prioridade é para quem tem de 5 a 19 anos.


Por Brenda Ortiz, G1 DF

10/02/2020 21h45 Atualizado há 12 minutos



Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal aplicam vacina contra o Sarampo — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF



O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (10), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na primeira etapa, que vai até o dia 13 de março, a prioridade são as crianças e jovens entre 5 anos e 19 anos.






O Ministério da Saúde encaminhou, neste ano, 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral para os estados e o Distrito Federal. Esta quantidade é 9% maior que a solicitada e o objetivo é vacinar mais de 3 milhões de pessoas (confira abaixo as outras etapas da campanha).


No DF, a Secretaria de Saúde recebeu 168 mil doses da tríplice viral, conforme o ministério. Além da proteção contra o sarampo, a secretaria pretende atualizar a carteirinha de vacinação. Para facilitar o acesso, está marcado para o próximo sábado (15) o Dia D de vacinação.






Alerta para as famílias




Com o conceito "Mais proteção para a sua família", a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar os filhos.




O alerta é para reforçar que o sarampo é uma doença grave e que pode matar, diz a pasta.









Segundo o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o Brasil melhorou o índice de vacinação, mas ainda precisa redobrar a atenção. "Em 2020 queremos voltar para uma área livre do sarampo", afirmou.

Campanha de vacinação contra o sarampo é destinada a crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade. — Foto: Saulo Roberto/Sistema Verdes Mares


Mas o ministro também se mostrou preocupado com as pessoas que rejeitam a imunização.



"Estamos em um momento crítico, mas estamos vigilantes. Precisamos aumentar a imunidade da população."







Etapas da campanha



Com o objetivo de interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir cobertura vacinal, o Ministério da Saúde traçou uma estratégia nacional. As duas primeiras etapas já ocorreram em 2019, para crianças de seis meses até cinco anos de idade, e para a população de 20 a 29 anos.


Neste ano, serão três etapas



De 10 de fevereiro até 13 de março: público de 5 a 19 anos
Entre junho e agosto: reforço para o público de 20 a 29 anos
Em agosto: público de 30 a 59 anos de idade




Única maneira de evitar o sarampo é pela vacina — Foto: Divulgação/SES



Sarampo no DF




Desde o ano passado, o DF teve oito casos confirmados de sarampo, nenhum deles registrado em 2020. Na campanha de vacinação de 2019, a cobertura vacinal foi de 93,7%, quando o ideal seria atingir 95%.


Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com