COVID-19, RECIFE SEGUIRÁ PROTOCOLO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA USO DE CLOROQUINA, COM AUTONOMIA DE MÉDICO E PACIENTE




CORONAVÍRUS


Recife seguirá protocolo do Ministério da Saúde para uso de cloroquina, com autonomia de médico e paciente

Segundo Jailson, a prefeitura não é contrária ao uso da medicação, mas a utilização ficará a critério do médico e do paciente

Publicado em 20/05/2020 às 11:24



Ministério ressaltou que ainda não há muitos artigos científicos que comprovam eficácia da cloroquina - FOTO: YURI CORTEZ/AFP
Leitura: 5min


4 conteúdos restantes.Cadastre-se aqui, é grátis!

Possui cadastro? Faça login aquix


O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, afirmou, em coletiva de imprensa online na manhã desta quarta-feira (20), que o município seguirá o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde sobre o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com a covid-19. Segundo Jailson, a prefeitura não é contrária ao uso da medicação, mas a utilização ficará a critério do médico e do paciente, que terá que assinar um termo de consentimento, já que o remédio não é regulamentado. A coletiva aconteceu minutos antes do Ministério da Saúde divulgar o novo protocolo para o uso da cloroquina e mais dois medicamentos no tratamento contra o novo coronavírus.


Segundo Jailson, o até então protocolo do Ministério da Saúde, que previa o uso da cloroquina para pacientes hospitalizados, era seguido nas unidades de saúde do Recife, porém, este uso tem sido questionado por sociedades médicas, como a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.






"Chegando comprimidos e o Ministério da Saúde colocando esse uso na atenção primária, a prefeitura do Recife distribuirá isso para as suas unidades de saúde, deixando a critério do médico, lá na ponta, respeitando sua autonomia, em conversa com o paciente, porque como não é um uso ainda regulamentado, é necessário que o paciente assine um termo de consentimento", explicou Jailson.

O secretário de saúde ainda disse que, no Recife, através do Núcleo de Evidências da prefeitura, há a busca constante pela atualização dos protocolos de uso hospitalar da substância. "O Ministério da Saúde, através de uma nota técnica informativa, já prevê o uso da cloroquina para pacientes hospitalizados. Esse é o protocolo que existe no Ministério da Saúde e esse é o protocolo que é seguido pela Prefeitura do Recife nos seus hospitais provisórios", declarou.

A reportagem solicitou uma nota à Secretaria de Saúde do Recife com a atualização sobre o posicionamento da prefeitura após a divulgação do novo protocolo divulgado pelo Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde divulga novo protocolo

O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta quarta-feira (20) o protocolo para uso da cloroquina e mais dois medicamentos (Azitromicina e Sulfato de Hidroxicloroquina) em tratamento contra os sintomas do coronavírus. Essa recomendação era um desejo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), considerado defensor do medicamento. A insistência no remédio levou a divergências, e por consequência a queda, de dois ministros da Saúde: Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

No documento do ministério, que não possui a assinatura de médicos, foi destacado que "até o momento não existem evidências científicas robustas que possibilitem a indicação de terapia farmacológica específica para a covid-19" e que "a manutenção do acompanhamento da comunidade científica dos resultados de estudos com medicamentos é de extrema relevância para atualizar periodicamente as orientações para o tratamento".

Segundo a orientação da pasta, o uso dos três medicamentos deve seguir a sintomatologia do paciente, de acordo com a gravidade do quadro da doença (sinais leves, moderados ou graves). O ministério também ressalta os riscos da automedicação e que qualquer uso de remédios deve ter acompanhamento de um médico.

COVID-19, RECIFE SEGUIRÁ PROTOCOLO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA USO DE CLOROQUINA, COM AUTONOMIA DE MÉDICO E PACIENTE  COVID-19, RECIFE SEGUIRÁ PROTOCOLO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA USO DE CLOROQUINA, COM AUTONOMIA DE MÉDICO E PACIENTE Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 11:42:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !