CARUARU – PE, RAQUEL LYRA DIZ QUE 1ª MEDIDA COMO PREFEITA SERÁ 'ENFRENTAR A VIOLÊNCIA', NOVA PREFEITA DE CARUARU FOI A ÚNICA MULHER ELEITA NO 2º TURNO DAS ELEIÇÕES. 'NÓS VAMOS UNIR CARUARU', AFIRMOU A PREFEITA ELEITA EM ENTREVISTA AO G1.




Joalline Nascimento e Rodrigo Miranda*Do G1 Caruaru









Primeira mulher a ser eleita prefeita na história de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) conquistou 93.803 votos no domingo (30), o que corresponde a 53,15% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Após a vitória, a tucana afirmou que vai fazer a transição de governo como está na lei complementar. "Tive a oportunidade de criar [a lei complementar] aqui em Pernambuco. [Quero] assumir a gestão de modo tranquilo e poder trabalhar com muita transparência e com muito diálogo", disse em entrevista ao G1.

Veja como foi a votação do 2º turno em Caruaru.

Raquel foi a única mulher eleita no 2º turno, que ocorreu em 57 municípios brasileiros. AoG1, ela informou qual será a primeira medida que ela adotará ao assumir a gestão municipal em 1º de janeiro de 2017. "Enfrentar a questão da violência para devolver a tranquilidade da nossa gente. É isso o que o povo de Caruaru está precisando nesse primeiro momento", afirmou.

A nova prefeita ainda ressaltou que ficou feliz porque a população de Caruaru entendeu a mensagem que ela passou durante o período de campanha. "Nós levamos o nosso diálogo sobre o futuro da nossa cidade, sei que representamos o futuro de Caruaru. Nossa proposta é de unir a nossa cidade sem enxergar cores partidárias e a população compreendeu. Nós vamos unir Caruaru sem poder distinguir centro, periferia e zona rural. Vamos mudar a vida das pessoas onde elas vivem, construindo junto com elas", ressaltou.
Votação no 2º turno
Concorrente de Raquel, Tony Gel (PMDB) teve 82.679 votos no 2º turno, o que equivale a 46,85%. Foram registrados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 2.891 votos brancos (1,55%), 7.491 votos nulos (3,99%) e 23.073 abstenções (10,99%). Caruaru tem um total de 209.897 eleitores aptos a votar.

Comemoração
Para comemorar a vitória, a nova prefeita saiu em carreata pelas principais ruas de Caruaru e passou por avenidas como a Agamenon Magalhães e a Rui Barbosa. Raquel Lyra estava acompanhada do marido, do pai e do vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Militantes e milhares de eleitores da prefeita eleita acompanharam a carreata, que seguiu até próximo das 0h (horário local).
Raquel Lyra saiu em carreata para comemorar vitória em Caruaru (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)Raquel Lyra saiu em carreata para comemorar vitória em Caruaru (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Campanha
No primeiro turno, Raquel teve 44.776 votos, o que corresponde a 26,08% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Tony recebeu 63.697 votos, o que equivale a 37,10%. O Delegado Lessa (PR) ficou em terceiro, com 23,94% dos votos. A votação referente ao primeiro turno nas Eleições 2016 ocorreu das 8h às 17h do domingo (2).
No segundo turno, a campanha foi marcada por troca de farpas entre os candidatos. As polêmicas foram sobre o histórico político da família de Raquel Lyra, cujo pai, João Lyra Neto, já foi governador de Pernambuco e prefeito de Caruaru. Sobre Tony Gel, as polêmicas foram sobre as gestões anteriores do candidato, que já foi prefeito e vereador de Caruaru.
Raquel Lyra (PSDB) se prepara para debate realizado pela TV Asa Branca. (Foto: Kamylla Lima/G1)Raquel Lyra em preparação para debate realizado
pela TV Asa Branca. (Foto: Kamylla Lima/G1)
Perfil
Raquel Teixeira Lyra nasceu no Recife no dia 2 de dezembro de 1978. Ela é casada e tem dois filhos. A prefeita eleita é filha do ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito de Caruaru, João Lyra Neto. Formada em direito e pós-graduada em direto econômico e de empresas, Raquel iniciou a carreira como advogada concursada do Banco do Nordeste.

Também admitida em concurso público, a prefeita eleita assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal - onde atuou até 2005. No mesmo ano, Raquel foi aprovada em um terceiro concurso e atuou na Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, à qual está vinculada até hoje, embora licenciada para atuar como deputada estadual.

Raquel Lyra foi eleita deputada em 2010 e reeleita em 2014. Em 2011, o então governador do estado, Eduardo Campos, convidou a nova prefeita para assumir a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ). Após dois anos no comando da SCJ, Raquel retornou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em fevereiro de 2013.


*Estagiário sob supervisão de Joalline Nascimento.

CARUARU – PE, RAQUEL LYRA DIZ QUE 1ª MEDIDA COMO PREFEITA SERÁ 'ENFRENTAR A VIOLÊNCIA', NOVA PREFEITA DE CARUARU FOI A ÚNICA MULHER ELEITA NO 2º TURNO DAS ELEIÇÕES. 'NÓS VAMOS UNIR CARUARU', AFIRMOU A PREFEITA ELEITA EM ENTREVISTA AO G1. CARUARU – PE, RAQUEL LYRA DIZ QUE 1ª MEDIDA COMO PREFEITA SERÁ 'ENFRENTAR A VIOLÊNCIA', NOVA PREFEITA DE CARUARU FOI A ÚNICA MULHER ELEITA NO 2º TURNO DAS ELEIÇÕES. 'NÓS VAMOS UNIR CARUARU', AFIRMOU A PREFEITA ELEITA EM ENTREVISTA AO G1. Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 15:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !