quinta-feira, 29 de junho de 2017

ATENÇÃO!!!! A PREFEITURA DE CATENDE COMUNICA À POPULAÇÃO QUE: A. EM VIRTUDE DO ALERTA ENVIADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO (TCE), DE NÚMERO 53.2017; B. CONSIDERANDO A RECOMENDAÇÃO Nº 01/2017, DE AUTORIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO, E, C. TENDO EM VISTA A INSTALAÇÃO DE COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO, REQUERIDA PELOS VEREADORES DJALMA LOUREIRO, ANTÔNIO DO EGITO, JÚLIO CÉSAR BARROS, JOÃO GONÇALVES, CÍCERO BOREL E SÔNIA, PROMOVEU A REDUÇÃO DE PESSOAL CONTRATADO COM O OBJETIVO DE RESPEITAR OS LIMITES QUE A LEI ESTABELECE. CATENDE, 29 DE JUNHO DE 2017.


Fonte https://www.facebook.com/prefcatende/


ATENÇÃO!!!!
A Prefeitura de Catende comunica à população que:
a. Em virtude do ALERTA enviado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), de número 53.2017;

b. Considerando a RECOMENDAÇÃO nº 01/2017, de autoria do Ministério Público de Pernambuco, e,
c. Tendo em vista a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito, requerida pelos vereadores Djalma Loureiro, Antônio do Egito, Júlio César Barros, João Gonçalves, Cícero Borel e Sônia,


Promoveu a redução de pessoal contratado com o objetivo de respeitar os limites que a Lei estabelece.
Catende, 29 de junho de 2017.
https://www.facebook.com/prefcatende/

OPERAÇÃO MIRA EM ESQUEMA DE FRAUDE DE LICITAÇÕES NO INTERIOR DE PERNAMBUCO. SEGUNDO INVESTIGAÇÃO, EMPRESÁRIOS TERIAM FRAUDADO LICITAÇÕES DE TRANSPORTE ESCOLAR E COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE JOÃO ALFREDO. A POLÍCIA CIVIL REALIZA UMA OPERAÇÃO, NESTA QUINTA-FEIRA (29), TENDO COMO ALVO UM ESQUEMA DE FRAUDE DE LICITAÇÕES EM JOÃO ALFREDO, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. SEGUNDO AS INVESTIGAÇÕES, QUATRO EMPRESÁRIOS COMANDARIAM O ESQUEMA ENVOLVENDO CONTRATOS DE TRANSPORTE ESCOLAR E COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENTRE 2013 E 2017. A VARA DA COMARCA DE JOÃO ALFREDO EXPEDIU 11 MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO E OUTROS DEZ DE CONDUÇÃO COERCITIVA. OS CONTRATOS ALVOS DO ESQUEMA TOTALIZARIAM APROXIMADAMENTE R$ 6,8 MILHÕES, SEGUNDO A POLÍCIA, E TERIAM BENEFICIADO DUAS EMPRESAS. UM EMPRESÁRIO SERIA O DONO VERDADEIRO DAS DUAS, MAS UTILIZARIA DOS NOMES DE OUTRAS TRÊS PESSOAS. OS DETALHES DO ESQUEMA AINDA NÃO FORAM DIVULGADOS. OS ENVOLVIDOS ESTÃO SENDO INVESTIGADOS PELOS CRIMES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, LAVAGEM DE DINHEIRO, FRAUDE A LICITAÇÕES E FALSIDADE IDEOLÓGICA. HÁ INVESTIGAÇÕES NOS MUNICÍPIOS DE RECIFE, JOÃO ALFREDO, SURUBIM, OROBÓ E BOM JARDIM E TODO MATERIAL APREENDIDO ESTÁ SENDO ENCAMINHADOS PARA A 16ª DELEGACIA SECCIONAL DE LIMOEIRO.



Operação mira em esquema de fraude de licitações no interior de Pernambuco

Segundo investigação, empresários teriam fraudado licitações de transporte escolar e coleta de resíduos sólidos no município de João Alfredo.


Por G1 PE

29/06/2017 08h57 Atualizado há 11 horas

Detidos na operação e metariais recolhidos seguiram para a Delegacia de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco (Foto: Alfredo Neto/WhatsApp)



A Polícia Civil realiza uma operação, nesta quinta-feira (29), tendo como alvo um esquema de fraude de licitações em João Alfredo, no Agreste de Pernambuco. Segundo as investigações, quatro empresários comandariam o esquema envolvendo contratos de transporte escolar e coleta de resíduos sólidos entre 2013 e 2017.


A Vara da Comarca de João Alfredo expediu 11 mandados de busca e apreensão e outros dez de condução coercitiva. Os contratos alvos do esquema totalizariam aproximadamente R$ 6,8 milhões, segundo a polícia, e teriam beneficiado duas empresas. Um empresário seria o dono verdadeiro das duas, mas utilizaria dos nomes de outras três pessoas. Os detalhes do esquema ainda não foram divulgados.


Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude a licitações e falsidade ideológica. Há investigações nos municípios de Recife, João Alfredo, Surubim, Orobó e Bom Jardim e todo material apreendido está sendo encaminhados para a 16ª Delegacia Seccional de Limoeiro.


A operação, denominada 'Adsumus', que vem do latim e significa 'aqui estamos', começou com uma investigação da Delegacia de João Alfredo, que depois teve apoio do Núcleo de Inteligência da Zona da Mata e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco. Participam do cumprimento dos mandados 75 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes.


Tráfico


A Polícia Civil também realiza, nesta quinta (29), uma operação de combate ao tráfico de drogas na Zona Sul do Recife. A Operação Pécora' cumpre sete mandados de prisão e três de busca e apreensão.

BELO JARDIM TEM MAIS DE 58 MIL APTOS A VOTAR NAS ELEIÇÕES COMPLEMENTARES. TRÊS CANDIDATOS DISPUTAM A GESTÃO MUNICIPAL: GILVANDO ESTRELA (PV), HÉLIO DOS TERRENOS (PTB), E LUIZ CARLOS (PSB). O MUNICÍPIO DE BELO JARDIM, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO, TEM UM TOTAL DE 58.944 ELEITORES APTOS A VOTAR NAS ELEIÇÕES COMPLEMENTARES, QUE SERÃO REALIZADAS NO DOMINGO (2). A VOTAÇÃO SERÁ DAS 8H ÀS 17H. TRÊS CANDIDATOS DISPUTAM A GESTÃO MUNICIPAL: GILVANDO ESTRELA (PV), HÉLIO DOS TERRENOS (PTB), E LUIZ CARLOS (PSB). CONFORME DETERMINADO PELO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), SÓ PODERÃO VOTAR OS ELEITORES QUE FIZERAM INSCRIÇÃO OU TRANSFERIRAM O TÍTULO PARA BELO JARDIM ATÉ O DIA 1º DE FEVEREIRO DE 2017. OS ELEITORES SERÃO DIVIDIDOS EM 161 SEÇÕES E 35 LOCAIS DE VOTAÇÃO.


Belo Jardim tem mais de 58 mil aptos a votar nas eleições complementares

Três candidatos disputam a gestão municipal: Gilvando Estrela (PV), Hélio dos Terrenos (PTB), e Luiz Carlos (PSB).



Por G1 Caruaru

29/06/2017 16h55 Atualizado há 3 horas



O município de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, tem um total de 58.944 eleitores aptos a votar nas eleições complementares, que serão realizadas no domingo (2). A votação será das 8h às 17h. Três candidatos disputam a gestão municipal: Gilvando Estrela (PV), Hélio dos Terrenos (PTB), e Luiz Carlos (PSB).


Conforme determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), só poderão votar os eleitores que fizeram inscrição ou transferiram o título para Belo Jardim até o dia 1º de fevereiro de 2017. os eleitores serão divididos em 161 seções e 35 locais de votação.


Belo Jardim é sede da 45ª Zona Eleitoral, tendo como juiz eleitoral Demétrius Liberato Silveira Aguiar; o promotor eleitoral Daniel de Ataíde Martins; o chefe do cartório Lauro Sylvio dos Santos Neto; e os servidores Adriana Albuquerque, Luciana dos Santos Nascimento e Magda Pacheco. Também estão dando apoio a essa eleição as servidoras Jailda Ramos e Taizi Freitas.

CHUVAS AUMENTAM VOLUME DE TRÊS BARRAGENS DO AGRESTE E MATA SUL DE PE. RESERVATÓRIOS ESTÃO LOCALIZADOS EM LAJEDO, QUIPAPÁ E CALÇADO. OS NÍVEIS DE TRÊS BARRAGENS DO AGRESTE E MATA SUL AUMENTARAM APÓS AS CHUVAS DE MAIO E JUNHO, CONFORME INFORMOU A COMPANHIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO (COMPESA) NESTA QUINTA-FEIRA (29). DE ACORDO COM A COMPESA, "COM OS RESERVATÓRIOS CHEIOS, OS MUNICÍPIOS DE CALÇADO E JUPI, QUE JUNTOS SOMAM 11 MIL HABITANTES, FICARÃO LIVRES DO RACIONAMENTO, ENQUANTO QUE LAJEDO E SÃO BENTO DO UNA TERÃO MELHORIAS SIGNIFICATIVAS NA OFERTA DE ÁGUA". COM CONDIÇÕES DE ARMAZENAR 400 MIL M³ DE ÁGUA, A BARRAGEM DE SÃO JACQUES, LOCALIZADA EM LAJEDO, ESTÁ CHEIA APÓS UM ANO EM COLAPSO. O RESERVATÓRIO DE PAU FERRO, EM QUIPAPÁ, TAMBÉM ESTÁ COM 100% DO VOLUME TOTAL, OU SEJA, 15 MILHÕES DE M³. A BARRAGEM DE SANTA RITA, SITUADA EM CALÇADO, ESTAVA SECA HÁ TRÊS ANOS E CONSEGUIU ACUMULAR 700 MIL M³. COM A ÁGUA DE SANTA RITA, A COMPANHIA PODERÁ ABASTECER AS POPULAÇÕES DE CALÇADO E JUPI TODOS OS DIAS. AGORA, A COMPESA TRABALHA PARA REALIZAR A MANUTENÇÃO, TESTES NAS ADUTORAS E AJUSTES NAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA E DE BOMBEAMENTO, PARA QUE O SISTEMA VOLTE A OPERAR ATÉ O DIA 15 DE JULHO. SEGUNDO A COMPESA, AS POPULAÇÕES DE LAJEDO E SÃO BENTO DO UNA, QUE POSSUEM 46 MIL E 28 MIL MORADORES, RESPECTIVAMENTE, TERÃO MELHORIAS NO ABASTECIMENTO, QUANDO A COMPANHIA DEVE CONCLUIR INTERVENÇÕES PARA MELHORIA OPERACIONAL DO SISTEMA INTEGRADO PAU FERRO E SÃO JACQUES.


Chuvas aumentam volume de três barragens do Agreste e Mata Sul de PE

Reservatórios estão localizados em Lajedo, Quipapá e Calçado.

Por G1 Caruaru

29/06/2017 17h46 Atualizado há 2 horas

Barragem de São Jacques (Foto: Divulgação/Compesa)


Os níveis de três barragens do Agreste e Mata Sul aumentaram após as chuvas de maio e junho, conforme informou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta quinta-feira (29).


De acordo com a Compesa, "com os reservatórios cheios, os municípios de Calçado e Jupi, que juntos somam 11 mil habitantes, ficarão livres do racionamento, enquanto que Lajedo e São Bento do Una terão melhorias significativas na oferta de água".


Com condições de armazenar 400 mil m³ de água, a barragem de São Jacques, localizada em Lajedo, está cheia após um ano em colapso. O reservatório de Pau Ferro, em Quipapá, também está com 100% do volume total, ou seja, 15 milhões de m³. A barragem de Santa Rita, situada em Calçado, estava seca há três anos e conseguiu acumular 700 mil m³.


Com a água de Santa Rita, a Companhia poderá abastecer as populações de Calçado e Jupi todos os dias. Agora, a Compesa trabalha para realizar a manutenção, testes nas adutoras e ajustes nas estações de tratamento de água e de bombeamento, para que o sistema volte a operar até o dia 15 de julho.


Segundo a Compesa, as populações de Lajedo e São Bento do Una, que possuem 46 mil e 28 mil moradores, respectivamente, terão melhorias no abastecimento, quando a Companhia deve concluir intervenções para melhoria operacional do Sistema Integrado Pau Ferro e São Jacques.

PE - PRESO LIGA DE DENTRO DE PRESÍDIO PARA RÁDIO E DENUNCIA MORTE DE DETENTO EM CARUARU. DETENTO DENUNCIOU QUE PRESO FOI MORTO POR POLICIAIS. SECRETARIA EXECUTIVA DE RESSOCIALIZAÇÃO DIZ QUE HOUVE MORTE NATURAL. UM DETENTO DA PENITENCIÁRIA JUIZ PLÁCIDO DE SOUZA, EM CARUARU, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO, DENUNCIOU UMA MORTE DENTRO DO LOCAL EM LIGAÇÃO PARA A RÁDIO JORNAL. SE IDENTIFICANDO APENAS COMO JOSÉ, ELE DISSE QUE UM PRESO ESTAVA DOENTE, PEDIU ATENDIMENTO NESTA QUARTA-FEIRA (28), FOI ESPANCADO E MORREU NO LOCAL. "O MENINO ESTÁ MORTO AQUI, PODE VIR ATÉ AQUI, ELE ESTÁ MORTO. NÓS ESTAMOS SENDO OPRIMIDOS E HUMILHADOS, NÓS QUEREMOS NOSSOS DIREITOS", DISSE O DETENTO EM LIGAÇÃO PARA A EMISSORA. POR MEIO DE NOTA, A SECRETARIA EXECUTIVA DE RESSOCIALIZAÇÃO (SERES), INFORMOU QUE "NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA, A GUARDA DE SEGURANÇA DA PENITENCIÁRIA JUIZ PLÁCIDO DE SOUZA (PJPS), EM CARUARU, FOI ACIONADA, POR VOLTA DAS 21H, PARA CONTER O DETENTO DE 33 ANOS, QUE APRESENTAVA COMPORTAMENTO AGRESSIVO NA CELA. O PRESO FOI CONDUZIDO PARA A PERMANÊNCIA E, APÓS SE ACALMAR, ENCAMINHADO AO ISOLAMENTO ONDE FOI A ÓBITO".


Preso liga de dentro de presídio para rádio e denuncia morte de detento em Caruaru

Detento denunciou que preso foi morto por policiais. Secretaria Executiva de Ressocialização diz que houve morte natural.


Ligação foi realizada do presídio de Caruaru (Foto: Franklin Portugal/TV Asa Branca)

Um detento da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, denunciou uma morte dentro do local em ligação para a Rádio Jornal. Se identificando apenas como José, ele disse que um preso estava doente, pediu atendimento nesta quarta-feira (28), foi espancado e morreu no local.


"O menino está morto aqui, pode vir até aqui, ele está morto. Nós estamos sendo oprimidos e humilhados, nós queremos nossos direitos", disse o detento em ligação para a emissora.


Por meio de nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), informou que "na noite desta quarta-feira, a guarda de segurança da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, foi acionada, por volta das 21h, para conter o detento de 33 anos, que apresentava comportamento agressivo na cela. O preso foi conduzido para a permanência e, após se acalmar, encaminhado ao isolamento onde foi a óbito".


A nota diz ainda que a gerência da unidade acionou o Instituto de Criminalística e o Instituto de Medicina Legal (IML) para que sejam tomadas "providências cabíveis e que a Seres abrirá procedimento administrativo para apurar as circunstâncias em que o fato ocorreu".


Ainda na ligação para a emissora, outro preso, que não quis se identificar, disse que os detentos são maltratados. "Estamos sendo oprimidos. Eles ficam atirando, a gente não pode ficar assim, se não vai acontecer o pior. É preso batendo em preso. Muitos não tem visita" relatou.

Segundo o perito criminal Cleomarcio Miguel, não foi encontrada nenhuma marca de agressão no corpo do detento e a possibilidade de suicídio foi descartada. O IML ainda emitirá um laudo oficial.



PERNAMBUCO AINDA ESPERA POR RECURSOS FEDERAIS PARA OBRAS NOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS RECURSOS, NUM TOTAL DE R$ 31,3 MILHÕES, SÃO PARA SERVIÇOS EMERGENCIAIS. O GOVERNO DO ESTADO AINDA AGUARDA RECURSOS DA UNIÃO PARA CONCLUIR A PRIMEIRA ETAPA DE ASSISTÊNCIA AOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS DO FIM DE MAIO, PRINCIPALMENTE NA ZONA DA MATA SUL. UM TOTAL DE R$ 31,3 MILHÕES ESTÁ PENDENTE NA UNIÃO, SENDO R$ 5,5 MILHÕES RELATIVOS A AÇÕES DE RESTABELECIMENTO (PRINCIPALMENTE A LIMPEZA DAS CIDADES), E R$ 25,8 MILHÕES DESTINADOS A OBRAS DE PROTEÇÃO DE ENCOSTAS EM NOVE MUNICÍPIOS. NESTA QUARTA-FEIRA (28), 30 DIAS APÓS O TEMPORAL, O GOVERNO APRESENTOU UM BALANÇO DAS AÇÕES PARA RECUPERAR OS LOCAIS ATINGIDOS. O GOVERNADOR PAULO CÂMARA DISSE ESTAR CONFIANTE DA LIBERAÇÃO DOS RECURSOS FEDERAIS. “GERALMENTE SAEM RÁPIDO PARA ESSE TIPO DE FINALIDADE.” OS R$ 25,8 MILHÕES SERÃO ORIUNDOS DO SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL, ENQUANTO OS R$ 5,5 MILHÕES SÃO A PARTE RESTANTE DOS R$ 17,5 MILHÕES JÁ RECEBIDOS PARA AJUDA EMERGENCIAL. A EXPECTATIVA É DE QUE NA PRÓXIMA SEMANA O VALOR RELATIVO À DEFESA CIVIL JÁ SEJA DISPONIBILIZADO.


Municípios ainda esperam por reconstrução
Guga Matos/JC Imagem


Pernambuco ainda espera por recursos federais para obras nos municípios atingidos pelas chuvas
Recursos, num total de R$ 31,3 milhões, são para serviços emergenciais. 


O governo do Estado ainda aguarda recursos da União para concluir a primeira etapa de assistência aos municípios atingidos pelas chuvas do fim de maio, principalmente na Zona da Mata Sul. Um total de R$ 31,3 milhões está pendente na União, sendo R$ 5,5 milhões relativos a ações de restabelecimento (principalmente a limpeza das cidades), e R$ 25,8 milhões destinados a obras de proteção de encostas em nove municípios.




Nesta quarta-feira (28), 30 dias após o temporal, o governo apresentou um balanço das ações para recuperar os locais atingidos. O governador Paulo Câmara disse estar confiante da liberação dos recursos federais. “Geralmente saem rápido para esse tipo de finalidade.” Os R$ 25,8 milhões serão oriundos do Sistema Nacional de Defesa Civil, enquanto os R$ 5,5 milhões são a parte restante dos R$ 17,5 milhões já recebidos para ajuda emergencial. A expectativa é de que na próxima semana o valor relativo à Defesa Civil já seja disponibilizado.




Paralelamente, o Estado tem um cronograma de ações que não dependem dos recursos federais. Nos próximos dias, o governador se reunirá com prefeitos dos municípios mais prejudicados pelas chuvas para tratar de ações pontuais. Também será concluído o cadastro de famílias prejudicadas e imóveis danificados, bem como iniciado o pagamento de auxílio-moradia para desabrigados.


“Precisamos finalizar os cadastros. Com base neles é que as providências serão tomadas, seja no fornecimento de auxílio-moradia, novas habitações ou na entrega do cartão-reforma”, disse Paulo Câmara. Ainda segundo o governador, o levamento também vai mostrar que serviços poderão ser iniciados. “Principalmente a reconstrução de escolas, hospitais e acessos.”




Em alguns lugares, unidades hospitalares e de ensino foram destruídas. Em Belém de Maria, na Zona da Mata Sul, o único hospital do município ficou inutilizado. O governo pretende reativar alguns serviços de emergência na unidade, mas só até que seja definido um local para a construção de um novo hospital.




Na manhã da última terça-feira (27), a reportagem do JC esteve em duas das cidades mais prejudicadas pelo temporal – além de Belém de Maria, Catende, também na Zona da Mata Sul. O clima era de relativa normalidade, mas muitas famílias – principalmente as que vivem nas áreas ribeirinhas – ainda não conseguiram reconstruir as vidas.




O governo afirma ter gasto R$ 22,5 milhões (recursos do Tesouro Estadual) para atendimentos emergenciais, como aquisição de cestas básicas de pronto consumo, antecipação do 13º salário de servidores, pagamento de insumos do Hospital de Campanha do Exército, restabelecimento de sistemas de saneamento, diárias e combustível.


CADASTRO

No dia 5 deste mês foi iniciado o cadastramento de desabrigados, que até agora contabiliza 2.111 pessoas em 14 municípios. Desde ontem o Estado cadastra imóveis danificados e destruídos, para realizar um cruzamento posterior com a base de dados da Caixa Econômica Federal. O objetivo é identificar famílias beneficiadas por moradias nas enchentes de 2010. Caso as famílias cadastradas este ano ainda não tenham sido beneficiadas, será estudado o pagamento do auxílio-moradia, numa parceria entre Estado e municípios.




Quando as chuvas cessaram, o governo decretou estado de emergência em 27 municípios. Pernambuco chegou a ter pouco mais de 55 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas – o número hoje é de 9.277. Ao todo, 490 habitações foram destruídas, enquanto 4.951 foram danificadas. Segundo o governo, 52 rodovias tiveram algum tipo de avaria, assim como 270 pontes e passagens molhadas. Trinta e oito escolas da rede estadual tiveram danos parciais, enquanto duas foram praticamente destruídas. Cinco delegacias de polícia e uma cadeia pública também entraram no rol dos imóveis avariados pelas chuvas.



GRANDE RECIFE, MARAIAL, BARREIROS,RIO FORMOSO E SIRINHAÉM REGISTRAM ALAGAMENTOS APÓS CHUVAS. CASTIGADO PELO TEMPORAL QUE OCORREU EM MARÇO, RIO FORMOSO FOI O MUNICÍPIO ONDE MAIS CHOVEU NA MATA SUL. NAS ÚLTIMAS 12 HORAS, A REGIÃO METROPOLITANA NO RECIFE E A MATA SUL PERNAMBUCANA REGISTRARAM CHUVAS COM INTENSIDADE MODERADA A FORTE. CASTIGADO PELO TEMPORAL QUE OCORREU EM MARÇO, RIO FORMOSO FOI O MUNICÍPIO ONDE MAIS CHOVEU NA MATA SUL. O ACÚMULO DE ÁGUA, NO CENTRO DA CIDADE, ATINGIU A MARCA DE 91 MILÍMETROS. POR CONTA DAS CHUVAS, FORAM REGISTRADOS DIVERSOS PONTOS DE ALAGAMENTO NAS DUAS REGIÕES DO ESTADO. SIRINHAÉM COM 71 MILÍMETROS, BARREIROS COM 58 E MARAIAL COM 51, FORAM AS TRÊS CIDADES DEPOIS DE RIO FORMOSO QUE MAIS TIVERAM CHUVA NAS ÚLTIMAS 12 HORAS. A ESTAÇÃO DE CAMELA, EM IPOJUCA, FOI A QUE MAIS REGISTROU ACÚMULO DE ÁGUA NO GRANDE RECIFE, COM 83 MILÍMETROS. ELA É SEGUIDA POR PIEDADE, EM JABOATÃO DOS GUARARAPES COM 48 MILÍMETROS, ENSEADA DOS CORAIS, NO CABO DE SANTO AGOSTINHO COM 44 E GUARABIRABA, EM RECIFE, COM 32 DE ACÚMULO.


Grande Recife, Maraial, Barreiros,Rio Formoso e Sirinhaém registram alagamentos após chuvas

Castigado pelo temporal que ocorreu em março, Rio Formoso foi o município onde mais choveu na Mata Sul.



Em Rio Formoso, ruas ficaram alagadas na manhã desta quinta-feira (29)

(Foto: Reprodução/WhatsApp)


Nas últimas 12 horas, a Região Metropolitana no Recife e a Mata Sul pernambucana registraram chuvas com intensidade moderada a forte. Castigado pelo temporal que ocorreu em março, Rio Formoso foi o município onde mais choveu na Mata Sul. O acúmulo de água, no Centro da cidade, atingiu a marca de 91 milímetros. Por conta das chuvas, foram registrados diversos pontos de alagamento nas duas regiões do estado.



Sirinhaém com 71 milímetros, Barreiros com 58 e Maraial com 51, foram as três cidades depois de Rio Formoso que mais tiveram chuva nas últimas 12 horas. A estação de Camela, em Ipojuca, foi a que mais registrou acúmulo de água no Grande Recife, com 83 milímetros. Ela é seguida por Piedade, em Jaboatão dos Guararapes com 48 milímetros, Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho com 44 e Guarabiraba, em Recife, com 32 de acúmulo.


Bairro de Jardim Brasil foi tomado pela água na manhã desta quinta-feira (29)
(Foto: Everaldo Silva/TV Globo)


Moradores e motoristas tiveram dificuldade em se deslocar nos municípios atingidos. Em Rio Formoso, houve ruas que mais pareciam rios. Com o nível da água batendo na metade do carro, o acesso à Rua Cosmorama, na divisa entre Jaboatão dos Guararapes e Recife, era quase impossível no início da manhã desta quinta-feira (29).


Ao analisar as últimas 24 horas de chuva, Rio Formoso apresentou um acúmulo de 113,68 milímetros. No município de Barreiros, foram 104,23 milímetros. Em Olinda, o bairro de Jardim Brasil foi tomado pela água. Há quem não se arriscava passar em algumas ruas. Próximo ao bairro de Jardim Brasil, Aguazinha, também em Olinda, registrou 61,54 milímetros de chuva.
Alerta

Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prorrogou, na quarta-feira (28), o alerta de chuvas fortes para o Recife. O aviso, emitido às 17h, é válido até o mesmo horário desta quinta-feira (29). Na terça (27), o órgão havia emitido outro alerta de chuvas moderadas e ocasionalmente fortes para a capital pernambucana e a Zona da Mata do estado.


Um mês após a enchente que assolou a Mata Sul e o Agreste de Pernambuco, 9.277 pessoas ainda estão fora de suas casas. Esse número chegou a mais de 55 mil em um momento de pico. Foram 490 habitações destruídas e 4.951 danificadas por conta das chuvas. Ao todo, 27 municípios foram considerados em situação de emergência.


Em todo o estado, 52 rodovias foram danificadas - foram 1.627 quilômetros que sofreram ação das águas. O temporal causou enchentes, deslizamentos de barreiras e cinco mortes.


HOMEM SE SUICIDA COM UMA CORDA AMARRADA AO TETO EM PALMARES. A VÍTIMA TINHA 20 ANOS. O PAI, QUE ENCONTROU O FILHO MORTO E ENTROU EM CONTATO COM A POLÍCIA, AFIRMOU NÃO SABER O MOTIVO DO SUICÍDIO. A POLÍCIA MILITAR DE PALMARES, NA MATA SUL DO ESTADO, REGISTROU UM CASO DE SUICÍDIO EM TERRAS DO ENGENHO ESPERANÇA, NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO. O CASO ACONTECEU NA MADRUGADA DA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (28/06). A VÍTIMA TINHA 20 ANOS DE IDADE. O PAI, QUE PROCUROU A DELEGACIA DA CIDADE PARA REGISTRAR O BOLETIM DE OCORRÊNCIA, DISSE À POLÍCIA QUE SEU FILHO SE MATOU COM UMA CORDA AMARRADA AO CAIBRO DE SUA RESIDÊNCIA, MAS NÃO SOUBE PRECISAR O MOTIVO DE O TER LEVADO AO ATO DE SUICÍDIO. EM ENTREVISTA EXCLUSIVA AO PORTAL NOVA MAIS, A MÃE DO RAPAZ, QUE FOI A PRIMEIRA PESSOA A SE DEPARAR COM O CORPO, DISSE QUE ELE JÁ HAVIA TENTADO TIRAR A PRÓPRIA VIDA EM OUTRAS OPORTUNIDADES E TINHA PROBLEMAS COM DEPENDÊNCIAS DE DROGAS. SEGUNDO ELA, O SEU FILHO ESTAVA EM UM RELACIONAMENTO AMOROSO COM UMA MULHER, QUE VIAJOU PARA A BAHIA COM O PROPÓSITO DE, DEPOIS DE UM TEMPO, ELE IR SE ENCONTRAR COM ELA. ENTRETANTO, A EX-COMPANHEIRA TERIA LIGADO PARA ELE ANUNCIANDO O FIM DO RELACIONAMENTO E PEDINDO QUE NÃO MAIS FOSSE AO SEU ENCONTRO.


Homem se suicida com uma corda amarrada ao teto em Palmares

A vítima tinha 20 anos. O pai, que encontrou o filho morto e entrou em contato com a polícia, afirmou não saber o motivo do suicídio.


A Polícia Militar de Palmares, na Mata sul do estado, registrou um caso de suicídio em terras do engenho Esperança, na zona rural do município. O caso aconteceu na madrugada da última quarta-feira (28/06).

A vítima tinha 20 anos de idade. O pai, que procurou a delegacia da cidade para registrar o boletim de ocorrência, disse à polícia que seu filho se matou com uma corda amarrada ao caibro de sua residência, mas não soube precisar o motivo de o ter levado ao ato de suicídio.


Em entrevista exclusiva ao Portal Nova Mais, a mãe do rapaz, que foi a primeira pessoa a se deparar com o corpo, disse que ele já havia tentado tirar a própria vida em outras oportunidades e tinha problemas com dependências de drogas. Segundo ela, o seu filho estava em um relacionamento amoroso com uma mulher, que viajou para a Bahia com o propósito de, depois de um tempo, ele ir se encontrar com ela. Entretanto, a ex-companheira teria ligado para ele anunciando o fim do relacionamento e pedindo que não mais fosse ao seu encontro. 

Transtornado, o rapaz enforcou-se dentro de casa. A Polícia Civil foi acionada, realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo ao Instituto de Medicina Legal de Caruaru, no Agreste.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

CIENTISTAS CRIAM ADESIVO QUE FUNCIONA COMO VACINA CONTRA A GRIPE. ESTUDO COM 100 VOLUNTÁRIOS MOSTRA QUE UM ADESIVO COMPOSTO POR MICROAGULHAS TEM O MESMO POTENCIAL PROTETIVO QUE A VACINA TRADICIONAL DA INFLUENZA. POUCAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE PÚBLICA SALVARAM TANTAS VIDAS NO MUNDO QUANTO A VACINAÇÃO. COM A EXPLOSÃO DE PANDEMIAS PROVOCADAS POR NOVOS VÍRUS E PATÓGENOS REEMERGENTES, OS CIENTISTAS ESTÃO ATRÁS DE NOVAS ABORDAGENS QUE PERMITAM ATINGIR UM NÚMERO MAIOR DE PESSOAS. ALÉM DE MÉTODOS MAIS BARATOS, BUSCAM OS DE FÁCIL ACESSO E INDOLORES, QUE AMPLIARIAM, POTENCIALMENTE, AS IMUNIZAÇÕES. UMA DESSAS FERRAMENTAS É UM ADESIVO DE PELE, SEMELHANTE AO BAND-AID, COMPOSTO POR 100 MICROAGULHAS QUE MEDEM 650 MICRÔMETROS —1 MICRÔMETRO CORRESPONDE A 0,01MM — DE ALTURA. O ESTUDO DE FASE 1 CONDUZIDO PELA UNIVERSIDADE DE EMORY (EUA) PARA VACINAÇÃO DE INFLUENZA COM ESSE TIPO DE INSTRUMENTO FOI BEM-SUCEDIDO, CONFORME UM ARTIGO PUBLICADO HOJE NA REVISTA THE LANCET.


Cientistas criam adesivo que funciona como vacina contra a gripe

Estudo com 100 voluntários mostra que um adesivo composto por microagulhas tem o mesmo potencial protetivo que a vacina tradicional da influenza.



(Reprodução da internet)

Poucas estratégias de saúde pública salvaram tantas vidas no mundo quanto a vacinação. Com a explosão de pandemias provocadas por novos vírus e patógenos reemergentes, os cientistas estão atrás de novas abordagens que permitam atingir um número maior de pessoas. Além de métodos mais baratos, buscam os de fácil acesso e indolores, que ampliariam, potencialmente, as imunizações. Uma dessas ferramentas é um adesivo de pele, semelhante ao band-aid, composto por 100 microagulhas que medem 650 micrômetros —1 micrômetro corresponde a 0,01mm — de altura. O estudo de fase 1 conduzido pela Universidade de Emory (EUA) para vacinação de influenza com esse tipo de instrumento foi bem-sucedido, conforme um artigo publicado hoje na revista The Lancet.

Esta é a primeira vez que uma pesquisa mostra que a vacinação por adesivo dissolvível foi bem tolerada, além de provocar resposta defensiva satisfatória, disseram os autores do trabalho. De acordo com eles, outros estudos sobre esse método já foram publicados e, inclusive nos Estados Unidos, existe um produto do tipo aprovado pela vigilância sanitária. Mas, embora seguro e efetivo, o dispositivo não é dissolvível (uma vez usado, as agulhas continuam no adesivo); não é termoestável, o que necessita refrigeração especial; e tem de ser aplicado por profissionais da área de saúde.


A nova ferramenta testada agora tem a vantagem de não deixar resíduos cortantes e de poder ser aplicada pelo próprio usuário, além de não precisar de um regime diferenciado de armazenamento. “Esses avanços podem reduzir o custo da vacinação da influenza e aumentar o acesso à vacina, elevando, portanto, a cobertura da vacinação e da proteção”, destaca a principal investigadora, Nadine Rouphael, da Faculdade de Medicina da Universidade de Emory. “Apesar da recomendação de uma vacinação universal, o influenza continua a ser uma importante causa de doença, levando a índices significativos de morbidade e mortalidade. Ter a opção de uma vacina que pode ser facilmente autoadministrada, sem dor, pode aumentar a cobertura e a proteção dessa importante imunização”, diz.


Sem efeito colateral
O estudo com humanos começou em 2015 e incluiu 100 participantes entre 18 e 49 anos, que não haviam sido imunizados contra influenza na campanha de vacinação de 2014-2015. Eles foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: parte foi vacinada com o adesivo administrado pelo profissional de saúde, parte autoaplicou o dispositivo, outros receberam a injeção intramuscular, e, por último, um grupo recebeu um band-aid com placebo, aplicado por um enfermeiro.


Os resultados mostraram que, além de segura, a vacinação com o adesivo não teve efeitos colaterais — as reações na pele foram, na maior parte das vezes, vermelhidão e coceira moderada, que duraram de dois a três dias. As respostas imunes geradas tanto pela injeção quanto pelo adesivo foram semelhantes e continuaram presentes depois de seis meses. Mais de 70% dos participantes que foram imunizados com o adesivo reportaram que prefeririam esse método a qualquer outro (injeção ou aplicação intranasal) nas próximas vacinações. Além disso, não foram vistas diferenças nas doses de vacina aplicadas pelos profissionais de saúde e pelos voluntários que autoaplicaram o dispositivo, mostrando que o adesivo é autoadministrável. As vacinas continuaram potentes nos band-aids, sem refrigeração por pelo menos um ano.


“As pessoas deixam de se vacinar por diversas razões. Um dos principais objetivos de se desenvolver o adesivo de microagulhas foi tornar a vacina acessível a mais gente”, diz Mark Prausnitz, coautor do trabalho e professor de engenharia biomolecular da Universidade Tecnológica da Geórgia, onde a tecnologia foi desenvolvida. “Tradicionalmente, para ser vacinado contra influenza, você precisa visitar um profissional de saúde, que vai administrar a vacina, usando uma agulha hipodérmica. A vacina é estocada no refrigerador, e é preciso descartá-la de maneira segura. Com o adesivo, você poderia comprá-lo na farmácia e aplicar em casa, deixar na pele por alguns segundos, arrancar e jogar no lixo, porque as agulhas já estariam dissolvidas. Como os adesivos podem ser armazenados em qualquer lugar, você poderia, inclusive, mandá-los pelo correio para outras pessoas”, exemplifica.


O bioengenheiro vem desenvolvendo o dispositivo há muitos anos e, satisfeito como resultado, explica que a próxima etapa é o estudo de fase II, que envolve um número maior de participantes. Prausnitz conta que a equipe também trabalha para desenvolver adesivos com microagulhas que poderão ser usados para imunizar contra outras doenças, como rubéola, sarampo e poliomielite. Em nota, Rolderic I. Pettigrew, diretor do Instituto Nacional de Imagem e Bioengenharia dos Estados Unidos, órgão que financiou o estudo, disse que os adesivos devem revolucionar a maneira como as pessoas são imunizadas. “As características particularmente atrativas são que o adesivo pode ser despachado pelos correios, além de autoadministrado. Além disso, essa tecnologia é promissora para imunizações de outros tipos de vacinas no futuro”, escreveu.


"O influenza continua a ser uma importante causa de doença, levando a índices significativos de morbidade e mortalidade. Ter a opção de uma vacina que pode ser facilmente autoadministrada, sem dor, pode aumentar a cobertura e a proteção”



ANGELO GIOIA DEIXA CARGO DE SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL DE PERNAMBUCO. QUEM O SUBSTITUI É ANTÔNIO DE PÁDUA, QUE ATUAVA COMO CORREGEDOR GERAL DA MESMA PASTA E TOMA POSSE NA SEXTA (30). DEPOIS DE OITO MESES À FRENTE DE SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL DE PERNAMBUCO (SDS), AANGELO FERNANDES GIOIA PEDIU DESLIGAMENTO DO CARGO NESTA QUARTA-FEIRA (28). DE ACORDO COM O GOVERNO DO ESTADO, ELE DEIXOU O POSTO ALEGANDO QUESTÕES PESSOAIS. O NOVO SECRETÁRIO ESCOLHIDO PELO GOVERNADOR PAULO CÂMARA É ANTÔNIO DE PÁDUA VIEIRA CAVALCANTI, QUE OCUPAVA A CORREGEDORIA GERAL DA SDS DESDE JANEIRO DESTE ANO. ANGELO GIOIA ALEGOU TER PEDIDO PARA SER DESLIGADO DO CARGO PARA ESTAR COM A FAMÍLIA E SAI DO POSTO COM A "ABSOLUTA TRANQUILIDADE E SATISFAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO", SEGUNDO NOTA ENVIADA PELA SECRETARIA DE IMPRENSA DE PERNAMBUCO . ASSIM COMO ELE, O NOVO TITULAR DA SDS-PE TAMBÉM FOI DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL (PF), ATUANDO DE 2003 ATÉ O ÚLTIMO MÊS DE JANEIRO. NATURAL DO RECIFE, ANTÔNIO DE PÁDUA NASCEU EM 27 DE JUNHO DE 1977 E É BACHAREL EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). JÁ INTEGROU O MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO (MPPE) COMO OFICIAL DE PROMOTORIA ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2003 E, EM SEGUIDA, ASSUMIU O CARGO DE DELEGADO DA PF.


Angelo Gioia deixa cargo de secretário de Defesa Social de Pernambuco

Quem o substitui é Antônio de Pádua, que atuava como corregedor geral da mesma pasta e toma posse na sexta (30).




Angelo Gioia alegou motivos pessoais para deixar o cargo de secretário de Defesa Social de Pernambuco

(Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press)

Depois de oito meses à frente de Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), AAngelo Fernandes Gioia pediu desligamento do cargo nesta quarta-feira (28). De acordo com o governo do estado, ele deixou o posto alegando questões pessoais. O novo secretário escolhido pelo governador Paulo Câmara é Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, que ocupava a Corregedoria Geral da SDS desde janeiro deste ano.

Angelo Gioia alegou ter pedido para ser desligado do cargo para estar com a família e sai do posto com a "absoluta tranquilidade e satisfação do dever cumprido", segundo nota enviada pela Secretaria de Imprensa de Pernambuco . Assim como ele, o novo titular da SDS-PE também foi delegado da Polícia Federal (PF), atuando de 2003 até o último mês de janeiro.

Na quinta-feira (29), Paulo Câmara, Angelo Gioia e Antônio de Pádua participam da reunião semanal do comitê gestor do Programa Pacto Pela Vida. A cerimônia de posse acontece na sexta-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife.


Perfil do novo secretário

Antônio de Pádua assume Secretaria de Defesa Social de Pernambuco na sexta (30)
(Foto: Governo de PE/Divulgação)

Natural do Recife, Antônio de Pádua nasceu em 27 de junho de 1977 e é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já integrou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) como oficial de promotoria entre os anos de 2000 e 2003 e, em seguida, assumiu o cargo de delegado da PF.

No posto, ele exerceu cargos de chefia em locais como a Delegacia de Entorpecentes, na Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no Interior de Pernambuco, na Delegacia de Imigração em Pernambuco, na Delegacia de Polícia Marítima. Entre os anos de 2015 e 2016, Pádua foi chefe da regional da Interpol em Pernambuco e, entre 2016 e 2017, exerceu o mesmo cargo na Delegacia de Armas e Produtos Químicos.


PE, ASSISTA: CERCA DE MIL PESSOAS CONTINUAM DESALOJADAS EM BELÉM DE MARIA. CERCA DE 70% DA CIDADE FICOU ALAGADA. BELÉM DE MARIA FOI UMA DAS CIDADES MAIS ATINGIDAS PELAS CHUVAS. QUASE MIL PESSOAS AINDA ESTÃO ALOJADAS NAS CASAS DE AMIGOS E PARENTES EM BELÉM DE MARIA, NA ZONA DA MATA SUL DE PERNAMBUCO, UMA DAS CIDADE MAIS ATINGIDAS PELAS CHUVAS REGISTRADAS HÁ UM MÊS. CERCA DE 70% DA CIDADE FICOU ALAGADA.


Assista: cerca de mil pessoas continuam desalojadas em Belém de Maria

Cerca de 70% da cidade ficou alagada.


Foto: reprodução

Belém de Maria foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas


Quase mil pessoas ainda estão alojadas nas casas de amigos e parentes em Belém de Maria, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, uma das cidade mais atingidas pelas chuvas registradas há um mês. Cerca de 70% da cidade ficou alagada.




Veja na reportagem do "TV Jornal Manhã", da TV Jornal Interior:

CNJ DECIDE QUE WHATSAPP PODE SER USADO PARA INTIMAÇÕES JUDICIAIS. A NORMA TAMBÉM PREVÊ A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA APENAS PARA A REALIZAÇÃO DE INTIMAÇÕES. O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ) APROVOU POR UNANIMIDADE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA INTIMAÇÕES EM TODO O JUDICIÁRIO. A DECISÃO FOI TOMADA NESTA QUARTA-FEIRA (28). DE ACORDO COM O PORTAL DA CNJ, O USO DO APLICATIVO DE MENSAGENS COMO FORMA DE AGILIZAR E DESBUROCRATIZAR PROCEDIMENTOS JUDICIAIS SE BASEOU NA PORTARIA N. 01/2015, ELABORADA PELO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DE PIRACANJUBA, EM GOIÁS, EM CONJUNTO COM A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL DAQUELA CIDADE. O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO DE ATOS PROCESSUAIS TEVE INÍCIO NO ANO DE 2015 E, POR SUA AGILIDADE, RENDEU AO MAGISTRADO GABRIEL CONSIGLIERO LESSA, JUIZ DA COMARCA DE PIRACANJUBA, DESTAQUE NO PRÊMIO INNOVARE, DAQUELE ANO.


CNJ decide que WhatsApp pode ser usado para intimações judiciais

A norma também prevê a utilização da ferramenta apenas para a realização de intimações.

© iStock


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade a utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta para intimações em todo o Judiciário. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (28).

De acordo com o portal da CNJ, o uso do aplicativo de mensagens como forma de agilizar e desburocratizar procedimentos judiciais se baseou na Portaria n. 01/2015, elaborada pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Piracanjuba, em Goiás, em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil daquela cidade.

O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação de atos processuais teve início no ano de 2015 e, por sua agilidade, rendeu ao magistrado Gabriel Consigliero Lessa, juiz da comarca de Piracanjuba, destaque no Prêmio Innovare, daquele ano.

O texto da portaria dispõe sobre o uso facultativo do aplicativo, somente às partes que voluntariamente aderirem aos seus termos. A norma também prevê a utilização da ferramenta apenas para a realização de intimações.

Para o magistrado, autor da prática de uso do WhatsApp para expedição de mandados de intimação, o recurso tecnológico se caracterizou como um aliado do Poder Judiciário, evitando a morosidade no processo judicial. “Com a aplicação da Portaria observou-se, de imediato, redução dos custos e do período de trâmite processual”, disse Gabriel Consigliero Lessa.

BANCÁRIOS DECIDEM ADERIR À GREVE GERAL DA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA. SINDICATO PROMETE MONTAR ATÉ PIQUETES NA FRENTE DE AGÊNCIAS PARA EVITAR QUE A GREVE GERAL SEJA "FURADA". O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PERNAMBUCO DECIDIU EM ASSEMBLEIA REALIZADA NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA (27) ADERIR À GREVE GERAL PROGRAMADA PARA A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (30). DE ACORDO COM A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CATEGORIA, A PARALISAÇÃO SERÁ DE 24H E PIQUETES PODERÃO SER MONTADOS EM FRENTE ÀS AGÊNCIAS PARA EVITAR QUE BANCÁRIOS "FUREM A GREVE". SEGUNDO DECISÃO DA CATEGORIA, OS CAIXAS DE AUTOATENDIMENTO FUNCIONARÃO NORMALMENTE.


Bancários decidem aderir à Greve Geral da próxima sexta-feira

Sindicato promete montar até piquetes na frente de agências para evitar que a greve geral seja "furada".


Bancários vão aderir à Greve Geral do dia 30
Foto: Alexandre Gondim/JC

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco decidiu em assembleia realizada na noite desta terça-feira (27) aderir à greve geral programada para a próxima sexta-feira (30). De acordo com a assessoria de imprensa da categoria, a paralisação será de 24h e piquetes poderão ser montados em frente às agências para evitar que bancários "furem a greve". Segundo decisão da categoria, os caixas de autoatendimento funcionarão normalmente.


Greve Geral

O sindicato afirmou que a adesão à greve foi tomada por decisão unânime dos presentes na assembleia. Em Pernambuco, existem entre cinco e oito mil funcionários do setor bancários, distribuídos em cerca de 600 agências, segundo o sindicato. Ainda de acordo com os manifestantes, a greve geral do dia 28 de abril contou com a adesão de 80% dos profissionais. Os ativistas que convocaram a greve afirmam ser contra o governo do presidente Michel Temer.


RADIALISTA JADER DE OLIVEIRA MORRE EM PALMARES, AOS 82 ANOS. ELE SOFREU UMA PARADA CARDÍACA NA UTI DO HOSPITAL SANTA ROSA E NÃO RESISTIU. JADER FOI LOCUTOR E DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO CULTURA DOS PALMARES. UM DIA DE LUTO PARA O RÁDIO NA MATA SUL DO ESTADO. MORREU, NA NOITE DE TERÇA-FEIRA (28/06),EM PALMARES, NA MATA SUL PERNAMBUCANA, O CONHECIDO RADIALISTA JADER DE OLIVEIRA. ELE TINHA 82 ANOS E SOFREU UMA PARADA CARDÍACA NA UTI DO HOSPITAL SANTA ROSA.


Radialista Jader de Oliveira morre em Palmares, aos 82 anos.

Ele sofreu uma parada cardíaca na UTI do Hospital Santa Rosa e não resistiu. Jader foi locutor e diretor de programação da Rádio Cultura dos Palmares.


(Imagem: reprodução das redes sociais)

Um dia de luto para o rádio na Mata Sul do estado. Morreu, na noite de terça-feira (28/06),em Palmares, na Mata Sul pernambucana, o conhecido radialista Jader de Oliveira. Ele tinha 82 anos e sofreu uma parada cardíaca na UTI do Hospital Santa Rosa.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Portal Nova Mais, Jader já tinha sofrido um AVC no passado após o falecimento da esposa, que havia provocado sequelas na sua fala, obrigando-o a deixar a profissão no rádio. No último sábado (24/06), ele chegou a passar mal em sua residência e foi levado por parentes ao Hospital Regional dos Palmares. Na última terça-feira, porém, ele foi conduzido às pressas à UTI do Hospital Santa Rosa, mas não resistiu a uma parada cardíaca.

Jader deixa muitos parentes e amigos saudosos durante sua longa trajetória no rádio. Natural da cidade de Carpina, ele trabalhou em diversas emissoras em Recife antes de chegar em Palmares para trabalhar na Rádio Cultura, onde exerceu as funções de gerente de programação e locutor dos programas “Show da Manhã” e “Saudade não tem idade”.

Para o repórter e locutor Alberto Passos, Jader era um grande profissional e já tem o nome escrito na história do rádio pernambucano:

- “Jader tinha uma importância muito grande na história do rádio em Pernambuco. Começou a carreira numa rádio local de Carpina, onde nasceu, e depois passou por importantes emissoras no Recife, como a Rádio Jornal, Rádio Clube, entre outras, antes de vir trabalhar em Palmares. Era uma grande figura e vai deixar saudades”, disse.

O velório ocorre no Colégio Cenecista Prof. Ivon Ferreira Lins, no centro de Palmares. O sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério municipal Parque das Palmeiras.

UM MÊS APÓS ENCHENTE, PERNAMBUCO AINDA REGISTRA MAIS DE 9 MIL PESSOAS FORA DE CASA. FORAM 490 HABITAÇÕES DESTRUÍDAS E 4.951 DANIFICADAS POR CONTA DAS CHUVAS. UM MÊS APÓS A ENCHENTE QUE ASSOLOU A MATA SUL E O AGRESTE DE PERNAMBUCO, 9.277 PESSOAS AINDA ESTÃO FORA DE SUAS CASAS. ESSE NÚMERO CHEGOU A MAIS DE 55 MIL EM UM MOMENTO DE PICO. FORAM 490 HABITAÇÕES DESTRUÍDAS E 4.951 DANIFIDARAS POR CONTA DAS CHUVAS. AO TODO, 27 MUNICÍPIOS FORAM CONSIDERADOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. PARA TENTAR EVITAR QUE TANTAS PESSOAS SEJAM ATINGIDAS NOVAMENTE, O GOVERNADO ESTADUAL SOLICITOU AO SISTEMA NACIONAL DA DEFESA CIVIL R$ 25,8 MILHÕES PARA AÇÕES DE RESTABELECIMENTO DE ENCOSTAS COMO A COLOCAÇÃO DE GEOMANTAS NAS ENCOSTAS DAS CIDADES QUE MAIS SOFRERAM COM A TRAGÉDIA. SÃO ELAS: RIBEIRÃO, CORTÊS, BELÉM DE MARIA, CATENDE, JOAQUIM NABUCO, SIRINHAÉM, JAQUEIRA E MARAIAL.



Um mês após enchente, Pernambuco ainda registra mais de 9 mil pessoas fora de casa

Foram 490 habitações destruídas e 4.951 danificadas por conta das chuvas.



Ribeirão, na Zona da Mata Sul, registrou maior chuva desde 1982 (Foto: Reprodução/TV Globo)



Um mês após a enchente que assolou a Mata Sul e o Agreste de Pernambuco, 9.277 pessoas ainda estão fora de suas casas. Esse número chegou a mais de 55 mil em um momento de pico. Foram 490 habitações destruídas e 4.951 danifidaras por conta das chuvas. Ao todo, 27 municípios foram considerados em situação de emergência.


Em todo o estado, 52 rodovias foram danificadas - foram 1.627 quilômetros que sofreram ação das águas. O temporal causou enchentes, deslizamentos de barreiras e cinco mortes. O balanço foi divulgado durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife, nesta quarta-feira (28). Além do governador Paulo Câmara, estiveram presentes secretários de estado e representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.


"Agora, a gente tem um caminho pela frente que é finalizar os cadastros. Já cadastramos os desabrigados e estamos iniciando o cadastro dos desalojados. É com base nesses dados que as providências serão tomadas no tocante a habitação, a auxílio moradia e ao pleito do Cartão Reforma", apontou o governador.


O governo do estado trabalha junto aos municípios para avaliar que serviços precisam esperar as chuvas passarem e identificar outros já podem começar. "Vamos fazer isso para reconstruir escolas, hospitais e de acessos, de estradas. Ao mesmo tempo, cuidar de evitar possíveis enchentes no futuro", pontuou Câmara.


Balanço foi divulgado durante uma coletiva de imprensa sediada no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife (Foto: Thays Estarque/G1)

Para tentar evitar que tantas pessoas sejam atingidas novamente, o governado estadual solicitou ao Sistema Nacional da Defesa Civil R$ 25,8 milhões para ações de restabelecimento de encostas como a colocação de geomantas nas encostas das cidades que mais sofreram com a tragédia. São elas: Ribeirão, Cortês, Belém de Maria, Catende, Joaquim Nabuco, Sirinhaém, Jaqueira e Maraial.


"Já solicitamos esse valor para coloquemos geomantas. Hoje, as áreas estão cobertas por lona. As geomantas têm um prazo de contenção de 10 a 20 anos. Isso daria mais segurança para as pessoas que ali vivem. A Mata Sul é a região nordestina que mais chove. Ela chove cerca de 2 mil milímetros, em média, anualmente. Então, nós temos que evitar que as pessoas que ali vivem sejam soterradas", detalhou o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni.

Até o momento, o estado já recebeu a quantia de R$ 17,55 milhões oriunda do governo federal para ser gasta com cesta básica, água potável, kit de higiene, kit limpeza, lona e colchão. Entretanto, a União falta repassar a quantia de R$ 5,53 milhões. O dinheiro, segundo Stefanni, servirá para pagar as empresas que realizaram serviços de limpeza nas cidades atingidas.


"Nós aguardamos o repasse dos recursos. É importante dizer que recebemos os R$ 17 milhões na primeira semana. Então, nós confiamos e aguardamos esses recursos para fazer os pagamentos. Nós acreditamos que deve sair nos próximos dias", finalizou o secretário de Planejamento e Gestão.

Pernambuco ainda teve 38 escolas estaduais danificadas e duas destruídas. Quanto as municipais, foram 174 danificadas e dez destruídas. O governo calcula um prejuízo de mais de R$ 23 milhões para recuperar as unidades de ensino do estado e quase R$ 64 milhões para as municipais.



JOVENS SE UNEM PARA ALIMENTAR MORADORES DE RUA EM SOBRAL. JOVENS VOLUNTÁRIOS DE SOBRAL SE UNEM PARA ALIMENTAR MORADORES DE RUA E ASSIM TRAZER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA A ESTAS PESSOAS. O GRUPO "JUVENTUDE PELA VIDA", É FORMADO POR VOLUNTÁRIOS QUE TENTAM MINIMIZAR O SOFRIMENTO DOS MORADORES DE RUAS, QUE PASSAM FOME E ABANDONO POR PARTE DA SOCIEDADE. OS JOVENS BATIZARAM ESSE ATO MARAVILHOSO DE AJUDAR OS MORADORES DE RUA DE "MANÁ DAS RUAS".





QUARTA-FEIRA, JUNHO 28, 2017 


Jovens voluntários de Sobral se unem para alimentar moradores de rua e assim trazer uma melhor qualidade de vida a estas pessoas.


O Grupo "JUVENTUDE PELA VIDA", é formado por voluntários que tentam minimizar o sofrimento dos moradores de ruas, que passam fome e abandono por parte da sociedade. Os jovens batizaram esse ato maravilhoso de ajudar os moradores de rua de "MANÁ DAS RUAS".


Os voluntários recebem doações de alimentos, cobertores e roupas, que são distribuídos todas as terças-feiras em diversos pontos da cidade.


Ressalta-se que os voluntários não recebem doações em dinheiro, somente alimentos, roupas e cobertores.


O jovem conhecido por "Polô" foi idealizador dessa ideia maravilhosa de ajudar o próximo. O Grupo "JUVENTUDE PELA VIDA" irá completar um ano de existência no mês de julho do corrente ano.


O jovens precisam da ajuda de todos os sobralenses, principalmente dos empresários. É bom enfatizar que o Grupo só recebe doações em alimentos, roupas e cobertores.


O jovem Jocele Filho (piloto de motocross), filho do empresário Jocele Silva, é um dos maiores incentivadores desta nobre causa, pois é um articulador na coleta de doações.

No dia 1o. de Julho acontecerá o 3o. Sobral Supercross, evento de corrida de motocross, um dos maiores já realizados no Ceará e no Nordeste. O evento vai premiar com R$ 10.000,00 os vencedores. A entrado no evento são 2 KG de alimentos não perecíveis, que serão todos doados ao Grupo "JUVENTUDE PELA VIDA". A realização da corrida de motocross é promovida pelo empresário Jocele Silva, da Cidade Nova Construções.

CONTATO PARA DOAÇÕES: (88) 9 9800.6586 (POLÔ) / (88) 9 9999.9777 (JOCELE FILHO) 
Fonte: Sobral 24 horas

HELICÓPTERO USADO PARA ATACAR SEDE DO SUPREMO VENEZUELANO É ENCONTRADO. SEGUNDO VICE-PRESIDENTE TARECK EL AISSAMI, AERONAVE FOI ACHADA NA CIDADE DE OSMA, NO LITORAL CENTRAL VENEZUELANO. PAÍS EMITIU ORDEM DE CAPTURA INTERNACIONAL CONTRA OSCAR PÉREZ, ACUSADO DE FURTAR HELICÓPTERO E ATACAR MINISTÉRIO DO INTERIOR E TSJ COM GRANADAS.




Helicóptero usado para atacar sede do Supremo venezuelano é encontrado

Segundo vice-presidente Tareck El Aissami, aeronave foi achada na cidade de Osma, no litoral central venezuelano. País emitiu ordem de captura internacional contra Oscar Pérez, acusado de furtar helicóptero e atacar Ministério do Interior e TSJ com granadas.

Por Agencia EFE

28/06/2017 19h16 Atualizado há 28 minutos



O vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, informou nesta quarta-feira (28) que o helicóptero usado na terça para atacar o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) foi localizado pelas autoridades em uma cidade do estado de Vargas, próximo a Caracas, e indicou que até o momento não há detidos por este incidente.
"Apesar das condições climáticas adversas, a nossa Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) localizou o helicóptero que foi empregado no dia de ontem em dois ataques terroristas a instituições do Estado venezuelano", disse El Aissami em um contato telefônico com a emissora estatal "VTV".


Segundo o governo, um agente da polícia científica venezuelana (CICPC), chamado Oscar Pérez, furtou um helicóptero com o qual sobrevoou as sedes do Ministério de Interior e do TSJ em Caracas, onde lançou quatro granadas e realizou disparos.
El Aissami explicou que a aeronave foi achada na cidade de Osma, no litoral central venezuelano, e "está neste momento sendo inspecionada" para sua posterior transferência até Caracas.

Além disso, disse que até o momento não há nenhuma pessoa detida, razão pela qual posicionaram agentes de segurança do Estado na região, e solicitou "o acompanhamento do povo "nas investigações.

No julgamento do vice-presidente, este achado mostra "a capacidade de reação imediata que tem o povo da Venezuela" perante os ataques efetuados por um "agente traidor".
Óscar Pérez em vídeo publicado em sua conta no Instagram (Foto: Reprodução/ Instagram/ Óscar Pérez)Óscar Pérez em vídeo publicado em sua conta no Instagram (Foto: Reprodução/ Instagram/ Óscar Pérez)
Óscar Pérez em vídeo publicado em sua conta no Instagram (Foto: Reprodução/ Instagram/ Óscar Pérez)


"Vamos continuar agora mesmo desdobrando forças especiais em toda a área para determinar que outros movimentos pôde ter feito e as possíveis cumplicidades", acrescentou.


O ministro de Interior e Justiça, Néstor Reverol, disse nesta quarta que a Venezuela emitiu uma ordem de captura internacional vermelha contra o agente Pérez.


Segundo Reverol, os ataques de terça têm como objeto "elevar a escalada golpista e a sua ofensiva insurrecional e a espiral de violência" que, segundo sustenta, foi convocada pela oposição venezuelana, a qual acusou de manter um "silêncio cúmplice" perante estes incidentes.