SEM GREVE, TRABALHADORES DOS CORREIOS DECIDEM NÃO PARALISAR ATIVIDADES


SEM GREVE


Trabalhadores dos Correios decidem não paralisar atividades

Em assembleias no Recife e em Caruaru e Petrolina, categoria optou por acatar proposta da empresa, com mediação da Justiça do Trabalho


Publicado em 14/08/2018, às 21h17


Os trabalhadores dos Correios se reuniram nesta terça-feira (14)
Marcelo Camargo/Agência Brasil
JC Online


Os trabalhadores dos Correios decidiram, nesta terça-feira (14), não paralisar as atividades. Em assembleias no Recife, em Caruaru, no Agreste, e em Petrolina, no Sertão, a categoria decidiu acatar a proposta da empresa, com mediação da Justiça do Trabalho.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco (Sintect-PE), a proposta foi repor as perdas inflacionárias nos salários e demais benefícios, com percentual 3,68%, calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e manter integralmente as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018.

"De acordo com o Comando Nacional de Negociação, a proposta não é das melhores, mas, na atual conjuntura, os trabalhadores decidiram aceitar a manutenção de todos os direitos conquistados em anos anteriores", disse o secretário-geral do Sintect-PE, Rinaldo Nascimento.
Postal Saúde

Em nota, o sindicato informou que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) e Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect) "vão entrar com procedimento de mediação pré-processual referente à abusividade no custeio do plano de saúde e a permanência de pais e mães na cobertura, medida também aprovada pela assembleia".

"As federações (Fentect e Findect) pediram esclarecimentos sobre o cláusula 28 (que trata do Postal Saúde, assistência médica da categoria), e o Tribunal explicou que vai permanecer o custeio e será aguardado o processo, que ainda não teve trânsito em julgado", explicou à assembleia, no Recife, o assessor jurídico do Sintect, Benjamin Veloso.


Leia a nota do Sintect-PE

Reunidos em assembleia, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco (SINTECT-PE), no Recife, e nas subsedes do Agreste (Caruaru) e Sertão (Petrolina), a categoria decidiu acatar a proposta da empresa, com mediação do TST, e não deflagrar a greve. "De acordo com o Comando Nacional de Negociação, a proposta não é das melhores, mas, na atual conjuntura, os trabalhadores decidiram aceitar a manutenção de todos os direitos conquistados em anos anteriores", disse o secretário-geral do SINTECT-PE, Rinaldo Nascimento.

A proposta do TST foi repor as perdas inflacionárias nos salários e demais benefícios, com percentual 3,68%, calculado pelo INPC, e manter integralmente as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018. "As Federações (FENTECT e FINDECT) pediram esclarecimentos sobre o cláusula 28 (que trata do Postal Saúde, assistência médica da categoria), e o Tribunal explicou que vai permanecer o custeio e será aguardado o processo, que ainda não teve trânsito em julgado", explicou à assembleia, no Recife, o assessor jurídico do SINTECT-PE, Benjamin Veloso. As federações vão entrar com procedimento de mediação pré-processual referente à abusividade no custeio do plano de saúde e a permanência de pais e mães na cobertura, medida também aprovada pela assembleia.

A situação em que os Correios estão não pode ser camuflada: o progressivo sucateamento da empresa, a deterioração das condições de trabalho e o consequente prejuízo ao serviço prestado à sociedade. É necessário que se diga que a categoria tem os salários mais baixos do funcionalismo público federal e as novas medidas com relação ao Postal Saúde não apenas inviabilizam o custeio por parte dos funcionários como retira a cobertura os genitores, pais e mães, que tinham o direito assegurado até então, e perderão o plano a partir de 1° de agosto de 2019. "A cobrança da mensalidade e a coparticipação está onerando demais os trabalhadores e trabalhadoras. Há casos em que chega a comprometer 70% do salário líquido", reforça o diretor de Comunicação do SINTECT-PE, Eliomar Macaxeira. "Vai chegar uma época em que vamos trabalhar apenas para pagar o plano de saúde, e vamos acabar devendo", reiterou Rinaldo Nascimento.

O SINTECT-PE, assim como demais sindicatos pelo País e federações que representam a categoria, continuarão buscando retomar os direitos dos ecetistas e não abrirão mão das conquistas históricas adquiridas ao longo da história.

SEM GREVE, TRABALHADORES DOS CORREIOS DECIDEM NÃO PARALISAR ATIVIDADES SEM GREVE,   TRABALHADORES DOS CORREIOS DECIDEM NÃO PARALISAR ATIVIDADES Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 21:53:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !