SEM ÁGUA POTÁVEL COMUNIDADE RURAL DE CATENDE LUTA PARA SE LIVRAR DA LATA NA CABEÇA
SEM ÁGUA POTÁVEL COMUNIDADE RURAL
DE CATENDE LUTA PARA SE LIVRAR DA LATA NA CABEÇA
Foi preciso construir mais de 360
metros de tubulação de bombeamento de água saudável a partir do novo poço para conectar
uma rede na outra existente, falta detalhes para água voltar a chegar nas
torneiras das casas no Engenho Tabaiaré Catende – PE.
“A ajuda vinda da Prefeitura de Catende através da Secretaria Municipal de Agricultura foi de fundamental importância para todos da comunidade rural, muitos são os que falam e poucos os que agem e ajuda” FINALIZOU Antonio, um dos moradores e -ACS- Agente Comunitário de Saúde na Comunidade.
A comunidade do Engenho Tabaiaré atual Assentamento “PRECÁRIO” Gov. Miguel Arraes na Zona Rural de Catende na Mata Sul de Pernambuco, está amargando a mais de 4 (três) meses sem água potável na torneira, jovens, adultos e crianças estão fazendo uso da água poluído nos riachos, outras já estavam sofrendo sem acesso a água potável antes, cerca de 43 famílias eram atendidas pelo sistema.
Um problema ocorrido no sistema bomba e poço amazônico ofertado pelo Governo do estado através de projetos Associativo comunitário e Prorural deixaram a comunidade sem o uso do sistema, o poço baixou o nível de água rapidamente, queimou a bomba e deixou a população na mão, “existe a possibilidade de ter havido erro no local de implantação do projeto”, tudo está sendo analisado pelos técnicos responsável, sem acesso e sem alternativas, a comunidade rural tem lutado por água tendo que carregar constantemente latas de água na cabeça. Diante do acontecido, a comunidade comunicou o caso as entidades e empresa responsáveis envolvidas no projeto sem resposta até o presente momento. Também foi sugerido aos órgãos e empresa o uso da estrutura existente para ativação do novo poço de água saudável, a estrutura da caixa está totalmente comprometida sem condições de pegar peso sobre ela, a caixa é de 20 mil litros de água e a comunidade está disposta a refazer de imediato a correção do problema, faltando apenas à autorização do Prorural, empresa e Governo de estado. {Estamos no aguardo de deliberação e pronunciamento dos citados}.
A comunidade em busca de alternativas procurou a Prefeitura de Catende que logo se prontificou a ajudar e determinou através da Secretaria de Agricultura que propôs ativar o poço de alta profundidade perfurado a mais de um ano na comunidade e que estava na reserva para proveniente necessidade. Com vazão aproximada de 30 mil litros de água saudável hora, será a alternativa e solução para matar e saciar a cede dos rurais locais. Todo material usado foram adquirido pela Prefeitura de Catende através da Secretaria Municipal de Agricultura, a máquina patrol fez risco sobre a estrara para colocação da nova tubulação e os moradores participaram em forma de mutirão voluntário na instalação e acabamento serviços necessário.
Foi preciso construir mais de 360 metros de tubulação de bombeamento de
água saudável para conectar uma rede na outra existente, falta detalhes para água
voltar a chegar nas torneiras das casas no Engenho Tabaiaré Catende – PE. “A
ajuda vinda da Prefeitura de Catende através da Secretaria Municipal de
Agricultura foi de fundamental importância para comunidade, muitos são os falam
e poucos os que agem e ajuda” FINALIZOU Antonio -ACS- Agente Comunitário de Saúde da Comunidade.
Blog Catende No Rastro da Notícia
SEM ÁGUA POTÁVEL COMUNIDADE RURAL DE CATENDE LUTA PARA SE LIVRAR DA LATA NA CABEÇA
Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia
on
17:02:00
Rating:
Nenhum comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com