MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PROÍBE PESCA DE LAGOSTA E CAMARÃO EM ÁREAS ATINGIDAS POR ÓLEO
Ecologia & Meio Ambiente
Ministério da Agricultura proíbe pesca de lagosta e camarão em áreas atingidas por óleo
A proibição vai até o final do ano. O governo também vai pagar duas parcelas do seguro aos trabalhadores que vivem da pesca nos locais afetados.
Voluntário trabalha na limpeza do óleo na praia de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. Foto: Veetmano Prem / Fotoarena / Agência O Globo
TERÇA, 29/10/2019, 08:36
Jornal da CBN - Entrevista
Em entrevista ao Jornal da CBN, a sanitarista e pesquisadora da Fiocruz de Pernambuco Lia Giraldo da Silva Augusto disse que as pessoas expostas ao produto sem a devida proteção estão sujeitas a problemas graves nos sistemas nervoso, imunológico, endócrinos e a alguns tipos de câncer. Segundo ela, são doenças que podem aparecer ao longo do tempo e, por isso, o diagnóstico pode acabar sendo confundido com o de outros males, que não têm relação com as manchas. Nesta quarta, a tragédia ambiental no Nordeste completa 60 dias.
SEXTA, 25/10/2019, 12:10Política
Texto permite a prorrogação da concessão extraordinária do benefício quando houver grave contaminação por agentes químicos, físicos e biológicos. Ministério da Agricultura ainda precisa publicar um ato para garantir o pagamento extra. O seguro defeso é no valor de um salário mínimo por mês e costuma ser pago de 3 a 5 meses por ano durante o período de reprodução das espécies, quando os pescadores não podem trabalhar. Agora, o Ministério da Agricultura abre a possibilidade de estender esse período por mais dois meses.
André Trigueiro lembra que esse evento 'não tem precedentes no mundo', já que nunca antes na história houve um vazamento dessa ordem de grandeza, de origem desconhecida. Mais de mil toneladas de óleo já foram removidas do litoral nordestino, e Trigueiro alerta que, segundo o ambientalista David Zee, as manchas podem chegar ao Rio de Janeiro. 'Estamos trabalhando com o imponderável', afirma o comentarista.
Mancha de óleo que tem sido registrada em praias do Nordeste chegou ao sul da Bahia neste sábado e prejudica dezenas de animais. Anna Lobo, gerente dos Programas Marinho e Pantanal do WWF-Brasil, critica a falta de articulação entre órgãos de governo para atenuar efeitos da crise ambiental.
SEXTA, 18/10/2019, 11:56Ecologia & Meio Ambiente
Procuradores dos nove estados do Nordeste assinaram o documento para que a União execute o Plano Nacional de Contingência para Acidentes com Óleo. Caso a Justiça aceite a ação, o prazo para isso é de 24 horas.
SÁBADO, 12/10/2019, 19:03País
A previsão é do Ibama, que acionou plano emergencial. ONGs e especialistas se manifestaram com preocupação e cobraram celeridade para conter o problema.
O último local afetado é a reserva extrativista de Cururupu, que fica a quase 160 quilômetros de São Luís, no Maranhão. O número de pontos contaminados em todo o Nordeste brasileiro já chega a 150.
André Trigueiro lembra que o ministro do Meio Ambiente só veio a público dizendo que tomaria providências um mês depois do surgimento das primeiras manchas nas praias da região. Ele ressalta que, além dos danos ambientais, o caso, ainda sem solução, gera prejuízos econômicos aos estados nordestinos, já que muitos dependem do turismo. 'Temos que ter protocolos de resposta mais rápidos', afirma.
QUARTA, 02/10/2019, 12:10Ecologia & Meio Ambiente
Representantes de secretarias do Meio Ambiente de oito estados da região vão pedir à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal que investiguem e punam os responsáveis pela poluição. Petróleo cru foi, possivelmente, despejado por navios que passaram pela costa do Nordeste.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PROÍBE PESCA DE LAGOSTA E CAMARÃO EM ÁREAS ATINGIDAS POR ÓLEO
Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia
on
18:30:00
Rating:
Nenhum comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com