LATAM BRASIL ENTRA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL DO GRUPO NOS EUA


Latam Brasil entra no processo de recuperação judicial do grupo nos EUA


Larissa Quintino 
© Airbus/Divulgação AVIÕES NO CHÃO - Setor aéreo, um dos mais afetados pela crise, derrubou o movimento de passageiros e as finanças das companhias


A Latam Brasil anunciou nesta quinta-feira, 9, que entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos em razão dos impactos da crise do coronavírus nas operações da companhia, que derrubou o número de voos e escancarou as dificuldades do setor aéreo. A subsidiária brasileira se junta ao grupo e as afiliadas do Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos, que haviam entrado em maio com o processo de reestruturação de dívida com base no capítulo 11 da lei de falências americana, que equivale a recuperação judicial no Brasil. Em nota, a operação brasileira oriunda da fusão entre a Tam e a chilena Lan, classificou o movimento como “natural” devido o prolongamento da crise do coronavírus e as consequências no fluxo de operações da companhia. “Dado que o ambiente externo ainda não dá sinais fortes de recuperação, integrar o processo do Capítulo 11 é a melhor opção para a LATAM Airlines Brasil ter acesso às novas fontes de liquidez”, afirmou. 

Segundo o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, a decisão visa que a empresa tenha acesso a novas fontes de financiamento, para que se adapte a nova realidade pós-pandemia e garanta a sustentabilidade a longo prazo. Em comunicado, Cadier afirma que o movimento da Latam pode facilitar uma negociação com o BNDES – que negocia um socorro ao setor aéreo nacional. “Este movimento pode facilitar o financiamento que está em negociação com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além de oferecer uma opção mais segura ao Banco, já que o DIP (Debtor-in-possession, financiamento para a companhia em recuperação judicial nos EUA) tem prioridade em relação a outros passivos da empresa”, argumenta. 


O movimento de entrar com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos antes do movimento no Brasil acontece porque é lá que estão os seus principais credores, e, consequentemente, onde corre o maior risco de ter um pedido de falência. A maior parte da dívida da empresa naquele mercado vem dos fabricantes de aeronaves, de empresas de leasing e de arrendamento.
Continua após a publicidade

As companhias multinacionais, normalmente, têm de impetrar os pedidos em todos os países que operam e que também possuam dívidas relevantes, para se protegerem de eventuais requerimentos de falência por parte dos seus credores. A Latam tem credores importantes no mercado brasileiro, mas, neste momento dois fatores são determinantes para desestimular a tomada da mesma decisão no Brasil. O primeiro deles é o projeto de lei 1.397/20 que está em tramitação no Congresso Nacional e deve ser aprovado nos próximos dias, que suspende execuções judiciais e extrajudiciais emitidas entre 20 de março e 31 de dezembro deste ano, quando se encerra o período de calamidade pública no país. Esse projeto protege a Latam, e as demais empresas brasileiras, contra pedidos de falência. O segundo motivo é a negociação em curso de um pacote de ajuda com o BNDES. Caso a Latam resolver pedir uma recuperação judicial agora no Brasil, a legislação brasileira a impediria de obter recursos do BNDES – mais um motivo pelo qual está adiando a decisão.

Crise


A empresa afirmou que, apesar do pedido de recuperação judicial nos EUA, a empresa seguirá operando no país “ao mesmo tempo em que a administra de maneira abrangente a sua frota e endereça as suas dívidas”. A aérea afirma que as passagens atuais e futuras serão respeitadas, assim como vouchers, pontos reembolso e programa de milhagem e que agências de viagens e outros parceiros comerciais não sofrerão interrupção no relacionamento com a empresa. A companhia afirma que continuará pagando salários e benefícios de funcionários. Em relação aos fornecedores, haverá “tratamento adequado conforme as regras aplicáveis”, porém, pagamento de materiais e serviços entregues a partir desta quinta-feira, data do pedido de RJ nos EUA, serão feitos normalmente.

Antes da escalada da pandemia causada pelo coronavírus, o grupo Latam operava 1.400 voos diários em 26 países, transportava 74 milhões de passageiros por ano e empregava 42 mil funcionários. Em abril, a companhia chegou a reduzir 95% de seus voos e em maio anunciou a demissão de 1.400 funcionários no Chile, Colômbia, Equador e Peru. Entre as medidas adotadas pela companhia aérea em meio à crise decorrente da pandemia, está a suspensão por tempo indeterminado das operações na Argentina.

LATAM BRASIL ENTRA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL DO GRUPO NOS EUA LATAM BRASIL ENTRA NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL DO GRUPO NOS EUA Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 12:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !