EXPERIMENTO - VÍRUS ZIKA É ENCONTRADO EM LÁGRIMAS DE CAMUNDONGO. ESTUDOU MOSTROU QUE LÁGRIMAS DE CAMUNDONGOS TINHAM VESTÍGIOS DO MATERIAL GENÉTICO DO ZIKA 28 DIAS APÓS A INFECÇÃO, DEPOIS DE O VÍRUS JÁ TER SIDO ELIMINADO PELO SISTEMA IMUNOLÓGICO DOS ANIMAIS.
Crédito Imagem Google, montagem Toinho de Tabaiaré
Camundongos adultos modificados geneticamente receberam sob a pele
uma injeção com o vírus
Foto: YURI CORTEZ / AFP
Estadão Conteúdo
Cientistas confirmaram, com experimentos em camundongos, que o vírus zika pode ficar em regiões específicas dos olhos em adultos infectados, causando problemas como conjuntivite e uveíte, que são observados em até 15% dos pacientes.
Leia Também
- Malásia registra primeiro caso de contágio de zika em grávida
- Estudo indica que muriçoca não transmite o zika
- OMS intensifica orientações para sexo seguro em meio a epidemia de Zika
- Pessoas que viajam para área de zika devem usar preservativo por seis meses
- Sobe para 189 número de casos de zika em Cingapura, que reforça combate à doença
- OMS: nenhum atleta pegou zika nos Jogos do Rio
Nesse novo estudo, publicado nessa terça-feira (6), na revista cientifica Cell Reports, os pesquisadores mostram que as lágrimas de camundongos adultos tinham vestígios do material genético do zika 28 dias após a infecção, mesmo depois de o vírus já ter sido eliminado pelo sistema imunológico dos animais
Segundo a equipe de cientistas, liderada por pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis (Estados Unidos), a presença do RNA do vírus nas lágrimas dos animais adultos pode indicar que o zika continua se replicando na glândula lacrimal ou na córnea, onde fica fora do alcance das defesas naturais do sistema imune.
"Nosso estudo sugere que os olhos podem ser um reservatório para o vírus da zika. Precisamos observar se as pessoas com zika têm o vírus em seus olhos e por quanto tempo ele persiste ali", disse Michael Diamond, um dos autores do estudo.
No experimento, camundongos adultos, modificados geneticamente para se tornar suscetíveis à infecção por zika, receberam sob a pele uma injeção com o vírus, a fim de simular a infecção por meio de mosquitos. Nenhum sinal da doença apareceu nos olhos até sete dias após a injeção, mas em seguida os animais desenvolveram conjuntivite - sintoma que já foi detectado em humanos adultos com zika - e uveíte, uma inflamação da úvea, parte do olho onde estão localizadas a retina e a íris, além do nervo óptico.
Lágrima infectada
A confirmação da infecção nos olhos, segundo os autores dessa pesquisa, levanta a hipótese de que humanos possam ser infectados pela zika ao ter contato com as lágrimas de outras pessoas infectadas. "É preciso fazer novos estudos. Embora não tenhamos encontrado o vírus vivo nas lágrimas dos camundongos, isso não significa que elas não sejam infecciosas para humanos", disse Jonathan Miner, outro dos autores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte Texto http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2016/09/07/virus-zika-e-encontrado-em-lagrimas-de-camundongo-251947.php
EXPERIMENTO - VÍRUS ZIKA É ENCONTRADO EM LÁGRIMAS DE CAMUNDONGO. ESTUDOU MOSTROU QUE LÁGRIMAS DE CAMUNDONGOS TINHAM VESTÍGIOS DO MATERIAL GENÉTICO DO ZIKA 28 DIAS APÓS A INFECÇÃO, DEPOIS DE O VÍRUS JÁ TER SIDO ELIMINADO PELO SISTEMA IMUNOLÓGICO DOS ANIMAIS.
Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia
on
16:08:00
Rating:
Nenhum comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com