JUSTIÇA DÁ 48 HORAS PARA UNIÃO COLOCAR BARREIRAS PARA PROTEGER RIOS DE ÓLEO



Justiça dá 48 horas para União colocar barreiras para proteger rios de óleo


Poder360 
1 hora atrás
© Secom/Sergipe (via Fotos Públicas)

 Segundo dados do Ibama, 156 localidades já foram atingidas por óleo em 9 Estados

O juiz Fábio Cordeiro de Lima, da Justiça Federal de Sergipe, determinou neste sábado (12.out.2019) que a União implante barreiras para proteger os rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris e Real das manchas de óleo que se espalham pelo Nordeste.


De acordo com a decisão, as providências devem ser tomadas em 48 horas, sob pena de multa de R$ 100.000 em caso de descumprimento. Eis a íntegra.

“É fundamental proteger a cabeceira dos rios para que não haja uma maior contaminação das águas, principalmente dos rios utilizados para o consumo da população”, escreveu o juiz. Em resposta ao Poder360, a AGU (Advocacia Geral da União) disse que o governo ainda não foi notificado da decisão.

A Justiça acolheu o pedido do MPF (Ministério Público Federal) em Sergipe. Na ação protocolada nessa 6ª feira (11.out), o procurador da República Ramiro Rockenbach afirmou que não está empregando todos os esforços necessários para minimizar os danos causados pelo derramamento de óleo.

Rockenbach explica que, como a causa do acidente não foi identificada e, portanto, não há 1 culpado a ser responsabilizado pelos danos, a responsabilidade de proteção do meio ambiente e da saúde da população recai sobre a União.

O petróleo foi encontrado na costa nordestina em 2 de setembro e desde estão, se espalhou por 156 localidades do litoral do Nordeste. O Ibama, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e a Marinha, com apoio da Petrobras, fazem limpeza e investigam a fonte do derramamento de óleo. Mas, não há 1 plano de ação para evitar a expansão dos resíduos.© Reprodução/Ibama

Também não há uma definição concreta sobre a origem do óleo. De acordo com a Petrobras, os estudos apontaram que o petróleo não é produzido ou comercializado no Brasil. Relatórios da estatal apontaram que trata-se de óleo venezuelano. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, porém, afirmou que não há evidências de derramamentos de óleo nos campos do país.

A Marinha também estuda a possibilidade de vazamento de navio que passou próximo ou no Brasil. Nessa semana, o governo brasileiro solicitou esclarecimentos de 30 navios-tanque de 10 países diferentes que trafegaram em setembro e outubro. Não foi divulgado quais países foram notificados.

JUSTIÇA DÁ 48 HORAS PARA UNIÃO COLOCAR BARREIRAS PARA PROTEGER RIOS DE ÓLEO JUSTIÇA DÁ 48 HORAS PARA UNIÃO COLOCAR BARREIRAS PARA PROTEGER RIOS DE ÓLEO Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 18:21:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !