PREFEITURA DE MARAGOGI DECRETA ESTADO DE ALERTA, ÓLEO CRIMINOSO DERRAMADO NAS PRAIAS DO NORDESTE



Prefeitura de Maragogi decreta estado de alerta



O decreto foi publicado na segunda-feira (28), no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Alagoas.


Imagem: Carlos Ezequiel Vannoni/Agência Pixel Press/Estadão Conteúdo


A prefeitura de Maragogi, no Litoral Norte, decretou estado de alerta máximo por causa do surgimento de óleo nas praias. O decreto foi publicado na segunda-feira (28), no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Alagoas.


Até então, apenas os municípios de Japaratinga e Coruripe haviam decretado situação de emergência por causa do problema. A origem do óleo e as circunstâncias do vazamento que afeta o Nordeste brasileiro ainda são investigadas.


O decreto, assinado no último dia 23, terá vigência até o dia 23 de dezembro deste ano. Na publicação, a prefeitura afirma que os resíduos de petróleo começaram a surgir há dois meses e lembra que que a atividade turística na cidade depende das condições de balneabilidade das praias.


"Para efeito do cumprimento deste Decreto, fica criado o Grupo Técnico de Acompanhamento, que deverá monitorar e promover as ações necessárias para identificar os pontos de ressurgência dos resíduos de petróleo, recolhê-los e encaminhá-los para destinação adequada, segundo os parâmetros legais vigentes", diz trecho da publicação.


Integram o grupo a Chefia de Gabinete do Prefeito; a Controladoria Geral do Município; a Procuradoria-Geral do Município; as secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de Saúde, de Infraestrutura e de Planejamento; e a Defesa Civil Municipal.


O grupo ficará responsável por elaborar um relatório técnico com a descrição dos locais em que os resíduos surgirem, além da relação da mão de obra utilizada e os custos financeiros para a remoção do óleo.


A publicação diz ainda que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos poderá convocar voluntários para o trabalho de remoção dos resíduso.


"Os trabalhos de recolhimento dos resíduos de óleo serão considerados prioritários enquanto viger o Estado de Alerta Máximo, devendo as solicitações emanadas do Grupo Técnico de Acompanhamento ser atendidas de imediato por todos os setores do Poder Público Municipal", diz o decreto.


Animais ameaçados


A situação é crítica e, além de prejudicar o turismo, ameaça a vida animal. No último dia 20, uma ave completamente coberta de óleo foi resgatada e encaminhada para tratamento no Instituto Biota de Conservação.


PREFEITURA DE MARAGOGI DECRETA ESTADO DE ALERTA, ÓLEO CRIMINOSO DERRAMADO NAS PRAIAS DO NORDESTE PREFEITURA DE MARAGOGI DECRETA ESTADO DE ALERTA, ÓLEO CRIMINOSO DERRAMADO NAS PRAIAS DO NORDESTE Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 13:45:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !