Três suspeitos de planejar assalto a banco são presos em Escada, PE Trio estava em automóvel estacionado ao lado da agência do Santander. Os três homens foram levados para o Presídio de Vitória de Santo Antão.
Três suspeitos de planejar o arrombamento a caixas eletrônicos de uma agência bancária localizada em Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, foram presos na madrugada deste domingo (28). O alvo seria o banco Santander situado na Avenida Comendador José Pereira, no centro desse município a 60 km do Recife, mas moradores da cidade chamaram a polícia quando ouviram o alarme do sistema de segurança.
Ao chegarem à agência, por volta de 1h20, policiais encontraram um carro com placa de Fortaleza (CE) estacionado ao lado do banco. Dentro do veículo, estavam três homens — um de São Paulo, um de Santa Catarina e um do Paraná — com ferramentas que costumam ser usadas em arrombamentos de agências bancárias, como pés de cabra e furadeiras.
Entre os materiais apreendidos pela polícia, estavam ainda uma lanterna de cabeça, uma lanterna articulada, uma luminária de emergência, três pares de luvas, quatro chaves de fenda, uma lona preta, dois alicates de corte de metal, uma broca e quatro celulares. Porém, nada foi levado do banco.
"Os três homens disseram que estavam descansando naquele momento perto do banco, mas, na vistoria do carro, tinha todo o material para que pudessem fazer o arrombamento manual dos caixas eletrônicos. Foi feito o flagrante e eles foram enquadrados como associação criminosa", afirmou o tenente Sérgio Cabral, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar.
O grupo seria formado por cinco homens, pois vizinhos à agência contaram à polícia que viram dois homens pulando o muro do mercado que dá acesso à lateral do banco e fugindo a pé. Os três suspeitos presos negaram que cometeriam o crime. Para serem liberados, teriam que pagar fiança de R$ 50 mil cada um. Como não pagaram, foram levados para o Presídio de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul.
Onda de assaltos
Foram registrados pela Polícia Civil de Pernambuco 110 assaltos a banco entre janeiro e julho deste ano, o que inclui o crime à mão armada, arrombamentos de caixas eletrônicos, arrombamentos de cofres, ações com uso de explosivos e sequestros de gerentes, o chamado sapatinho. Um dado superior aos 97 registrados no mesmo intervalo de tempo em 2015.
Do total, 77 ocorrências foram direncionadas a terminais bancários em Pernambuco, sendo 39 arrombamentos de caixas eletrônicos e 38 explosões. Os números representam um aumento de 105% nos arrombamentos e de 35% nas explosões em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros sete meses do ano anterior, foram 19 caixas arrombados e 28 detonados com explosivos.
Uma força-tarefa foi criada entre as polícias Civil e Federal no estado para investigar essas ocorrências, que seguem sendo frequentes no mês de agosto. No dia 12 de agosto, foram registrados arrombamentos em três cidades do interior do estado.
Em 5 de agosto, no município de Machados, no Agreste, houve outra investida criminosa. Durante cerca de 20 minutos dentro do banco, os assaltantes deixaram de lado os caixas eletrônicos, alvos mais comuns, e explodiram o cofre da agência, levando todo o dinheiro. Depois da ação, os homens ainda efetuaram disparos e jogaram grampos nas ruas próximas para tentar impedir a perseguição policial.
Uma ação ousada no prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional, na Avenida Agamenon Magalhães, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, levou pânico a moradores das imediações no dia 2 de agosto. Bandidos especializados em explosão de caixas eletrônicos explodiram o caixa no prédio e trocaram tiros com a Polícia Militar. No dia seguinte, a investida aconteceu no Banco do Brasil de Bom Jardim, no Agreste, distante 104 quilômetros da capital pernambucana.
Além desse, outros municípios pernambucanos foram vítimas de ataques recentes. João Alfredo, Feira Nova, Macaparana, Buenos Aires, Orobó, Passira, Cumaru, Bom Jardim e Lagoa do Carro também tiveram casos semelhantes de assaltos. Algumas das agências estão em reforma, mas outras sequer apresentam previsão para normalizar os atendimentos.
Três suspeitos de planejar assalto a banco são presos em Escada, PE Trio estava em automóvel estacionado ao lado da agência do Santander. Os três homens foram levados para o Presídio de Vitória de Santo Antão.
Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia
on
20:16:00
Rating:
Nenhum comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com