ASTRÔNOMOS NORTE-AMERICANOS DESCOBREM 2 MIL PLANETAS FORA DA VIA LÁCTEA. DESCOBERTA FOI POSSÍVEL GRAÇAS AOS DADOS COLETADOS PELO OBSERVATÓRIO DE RAIOS-X CHANDRA DA NASA. Pesquisadores da Universidade de Oklahoma conseguiram detectar cerca de 2.000 planetas, com massa equivalente à lua da Terra até a massa de Júpiter. A descoberta foi possível graças aos dados coletados pelo observatório de raios-X Chandra da NASA.


Astrônomos norte-americanos descobrem 2 mil planetas fora da Via Láctea

Descoberta foi possível graças aos dados coletados pelo observatório de raios-X Chandra da NASA


© iStock


HÁ 1 HORA POR NOTÍCIAS AO MINUTO

TECH FEITO INÉDITO


Pesquisadores da Universidade de Oklahoma conseguiram detectar cerca de 2.000 planetas, com massa equivalente à lua da Terra até a massa de Júpiter. A descoberta foi possível graças aos dados coletados pelo observatório de raios-X Chandra da NASA.


Embora descobertas de exoplanetas sejam relativamente comuns, esta é a primeira vez que há evidências confirmadas de planetas fora de nossa galáxia.

Os pesquisadores conseguiram detectar os planetas extragalácticos usando microfilmes gravitacionais, um fenômeno astronômico que permite aos cientistas encontrarem objetos no espaço usando a luz dobrada por um campo gravitacional.

"Estamos muito entusiasmados com esta descoberta, esta é a primeira vez que alguém descobriu planetas fora da nossa galáxia", disse Xinyu Dai, pesquisador-chefe do estudo, em um comunicado à imprensa.


Em outra declaração, o autor de estudo, Eduardo Guerras, indicou que os planetas estão em uma galáxia a cerca de 3,8 bilhões de anos-luz de distância.

"Não há a menor chance de observar esses planetas diretamente [nesta galáxia], nem mesmo com o melhor telescópio que se possa imaginar num cenário de ficção científica", observou Guerras. "No entanto, somos capazes de estudá-los, revelar sua presença e até ter uma ideia de suas massas", acrescentou.

Além de usar o observatório de Chandra, Dai e Guerras também usaram modelos de microlentes projetados no Centro de Supercomputação da universidade. Com informações do Sputnik Brasil.

ASTRÔNOMOS NORTE-AMERICANOS DESCOBREM 2 MIL PLANETAS FORA DA VIA LÁCTEA. DESCOBERTA FOI POSSÍVEL GRAÇAS AOS DADOS COLETADOS PELO OBSERVATÓRIO DE RAIOS-X CHANDRA DA NASA. Pesquisadores da Universidade de Oklahoma conseguiram detectar cerca de 2.000 planetas, com massa equivalente à lua da Terra até a massa de Júpiter. A descoberta foi possível graças aos dados coletados pelo observatório de raios-X Chandra da NASA. ASTRÔNOMOS NORTE-AMERICANOS DESCOBREM 2 MIL PLANETAS FORA DA VIA LÁCTEA.  DESCOBERTA FOI POSSÍVEL GRAÇAS AOS DADOS COLETADOS PELO OBSERVATÓRIO DE RAIOS-X CHANDRA DA NASA.  Pesquisadores da Universidade de Oklahoma conseguiram detectar cerca de 2.000 planetas, com massa equivalente à lua da Terra até a massa de Júpiter. A descoberta foi possível graças aos dados coletados pelo observatório de raios-X Chandra da NASA. Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 21:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !