ANIMAIS AGONIZANDO SÃO MORTOS A TIROS EM BRUMADINHO
BRUMADINHO
Animais agonizando são mortos a tiros em Brumadinho
Forma de abatimento para sacrifício é feita devido a dificuldade no acesso
Por: Portal FolhaPE e Folhapress em 29/01/19 às 14H33, atualizado em 29/01/19 às 16H34
Segundo Corpo de Bombeiros, 26 animais foram resgatados e levados para duas fazendas, onde recebem atendimento veterinário Foto: Mauro Pimentel/AFP
As forças de segurança responsáveis pelas buscas em Brumadinho afirmam que animais presos na lama do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, só são mortos se estiverem agonizando.
O abatimento de animais a tiros por helicópteros da Polícia Rodoviária Federal se tornou alvo de polêmica nesta terça-feira (29). Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o sacrifício é feito normalmente com injeção letal, mas outros métodos estão sendo utilizados devido à dificuldade de acesso aos animais.
Sobretudo vacas e aves estão presos na lama. Segundo Aihara, 26 já foram resgatados e levados para duas fazendas, onde recebem atendimento veterinário. Há ainda animais presos na lama que estão recebendo água e comida enquanto aguardam o resgate.
Em nota , a PRF informou que sobrevoos foram realizados à procura de animais vítimas do rompimento da barragem, com eutanásia de alguns sendo recomendada pela equipe veterinária que acompanha as buscas. Nestes casos, três, segundo a nota, a decisão foi tomada devido ao estado de exaustão e excesso de fraturas no membros dos bovinos.
Leia também:
"Na cena crítica, temos alguns animais que estão recebendo no local alimentação e água, porque a remoção ainda não é possível. A prioridade é o salvamento de pessoas ainda. No momento adequado, serão recolhidos", disse o coronel Evandro Borges, chefe do gabinete militar e da Defesa Civil de Minas Gerais.
Resgate a animais em região afetada pelo rompimento de barragem de rejeito da mineradora Vale - Crédito: Mauro Pimentel/AFP
Borges pediu que o sacrifício de animais não seja polemizado. "Não vamos polemizar essa situação, que é algo dentro do procedimento de atendimento de socorrimento de uma crise dessa natureza." Aihara afirmou que os animais abatidos apresentam fraturas ou perfurações que tornam impossível o seu salvamento.
Segundo as forças de segurança, o resgate e o abate de animais está sendo acompanhado por veterinários, inclusive alguns cedidos pela Vale, e pelo Ibama. "O abate somente é efetuado em último caso, quando os animais estão agonizando em estado terminal", disse Borges.
Há uma avaliação dos veterinários para recomendar ou não o sacrifício do animal. "Não é ético insistir no sofrimento desses animais", completou Aihara. A Polícia Rodoviária Federal ainda enviará pronunciamento à imprensa sobre os tiros nos animais.
Animal preso na lama produto do rompimento de barragem de rejeitos da mineradora Vale - Crédito: Mauro Pimentel/AFP
Denúncias e ativismo
A apresentadora de televisão Luisa Mell tem usado suas redes sociais para denunciar o descaso da mineradora Vale no salvamento de animais vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da empresa, que aconteceu na última sexta-feira (25).
Ativista defensora dos animais, Luísa viajou a Brumadinho para auxiliar no mapeamento, com o objetivo de prospectar quantos bichos estão presos na lama, e
ANIMAIS AGONIZANDO SÃO MORTOS A TIROS EM BRUMADINHO
Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia
on
22:58:00
Rating:
Nenhum comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com