PORTEIRA VENCE DIFICULDADES E PASSA JUNTO COM O FILHO NO VESTIBULAR DA UFPA


Porteira vence dificuldades e passa junto com o filho no vestibular da UFPA
Jacirene e os outros três filhos agora são estudantes universitários

Jacierene e o filho Jaílson, aprovados no vestibular da UFPA - Crédito: Reprodução / Redes sociais

Pode até parecer clichê, mas o chavão de que "nunca é tarde para voltar a estudar" nunca fez tanto sentido. Histórias de quem, décadas depois de sair do ensino médio, decidiu se dar mais uma chance, decidindo lutar para entrar em uma universidade, são cada vez mais comuns. Foi assim com a paraense Jacierene Figueiredo, de 53 anos, aprovada no vestibular da Universidade Federal do Pará, no Processo Seletivo 2019. Dona Jacy, como é conhecida por familiares e amigos, fez o Enem 2018 junto com o filho, Jailson. Resultado: ele foi aprovado em geofísica e ela no curso de licenciatura em física.
Jacirene e Jailson comemoram a aprovação no vestibular da UFPA (Foto: Arquivo pessoal)

Jacirene trabalha há 20 anos como porteira em uma escola de ensino fundamental do distrito de Icoaraci, em Belém. Certamente, muitos alunos que passaram pelos portões da insituição onde ela dedica "tempo e carinho", como declarou ao portal Roma News, já entraram na faculdade e se tornaram grandes profissionais. Ironicamente, o destino quis que ela atravessasse os portões de uma universidade em 2019.

"Eu leio muito jornal, livros e decidi fazer o Enem em 2017 depois de muitos anos sem nem pensar em entrar em uma faculdade. Meu filho estava saindo do ensino médio e eu pegava as apostilas dele pra ler na escola onde trabalho. Nessa primeira tentativa, escolhi pedagogia e minha pontuação não foi muito boa. Foi aí que eu e meu filho decidimos nos matricular em um cursinho no início do ano passado. Estudamos juntos e fomos aprovados juntos", disse Jacy em tom de euforia. 

Sobre o porquê de ter escolhido física, Jacirene foi enfática: "gosto muito de matemática e deu muito certo. Eu não tinha uma faculdade ainda e sempre gostei de números. Meu filho me estimulou, me matriculou e resolveu tudo por mim. No dia do listão, eu não esperava. Estava fazendo o corte do churrasco pra ele, que já tinha tido o nome divulgado entre os aprovados e e nem quis ouvir meu nome. Foi aí que minha sobrinha trouxe a notícia e eu fiquei feliz da vida, sem acreditar no que estava acontecendo", revelou.

Com relação a uma eventual mudança na rotina, Jacirene garante que dará conta do recado - vale salientar que, além do calouro Jaílson, os outros dois filhos dela são universitários: uma cursa publicidade e propaganda e o outro faz licenciatura em química. "Eu vou cursar minha faculdade à noite. Vou continuar trabalhando com minhas crianças em Icoaraci. Eu e meu filho choramos juntos, abraçados. Eu continuo lendo muito. Li uma reportagem de uma senhora que passou em medicina mesmo idosa e entendi que nunca é tarde para aprender. Foi uma surpresa pro pessoal da escola onde eu trabalho e quero surpreender eles ainda mais", disse, sem conter a emoção.

Na casa de Jacirene, a fome por conhecimento nunca esteve tão na moda quanto neste início de ano. "Somos quatro universitários agora. Na terça-feira (05) eu faço minha matrícula. Fui dispensada do trabalho pra me matricular e começar a escrever um novo capítulo da minha história. Estou emocionada até hoje e dedico minha vitória aos meus familiares e amigos", finalizou a futura professora de física.

PORTEIRA VENCE DIFICULDADES E PASSA JUNTO COM O FILHO NO VESTIBULAR DA UFPA PORTEIRA VENCE DIFICULDADES E PASSA JUNTO COM O FILHO NO VESTIBULAR DA UFPA Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 21:35:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !