Conheça os alimentos estimulantes do cérebro humano
Não é apenas o corpo que sofre alterações com o passar do tempo, a velhice também pode afetar o cérebro e todas funções que ele exerce, principalmente a de guardar as lembranças.
Assim, a memória acaba ficando exposta com o envelhecimento das células e antes que surjam doenças sérias, é necessário tomar algumas atitudes na tentativa de reverter este quadro.
Ou seja, é preciso somar ao órgão diversos nutrientes que são essenciais na manutenção do organismo.
Por exemplo, ômega-3, ferro, zinco, cálcio, vitaminas C, B e E e outros nutrientes são eficazes na luta contra o envelhecimento do cérebro.
Desta forma, os indivíduos conseguem evitar problemas como falta de memória, concentração, mal de Alzheimer etc. Mas, como conseguir estas substâncias?
A forma mais eficaz de se obter esses elementos é optando por uma alimentação equilibrada.
Produtos vegetais ideais para proteger o cérebro
1. Acerola
Rica em vitamina C, esta fruta é ótima para ajudar na manutenção da memória e na concentração. Além disso, ela possui muitos antioxidantes em sua composição, por esta razão torna-se um alimento necessário na atividade dos neurônios. Por isso, fortalece o cérebro por completo. As acerolas podem ser utilizadas em forma de sucos ou no preparo de alguma sobremesa.
2. Arroz integral
Opção de arroz pouco utilizada pelas pessoas, o integral é fonte inesgotável de carboidratos. Esta substância, por sua vez, é responsável pelo fornecimento de energia para o cérebro. Por esta razão, ajuda este órgão nas atividades diárias, fortalecendo suas funções e não permitindo o desgaste desnecessário dos neurônios. Pronto para compor qualquer refeição do dia.
3. Azeite de oliva
Elemento frequentemente utilizado nos preparos de diversas receitas, o azeite de olivapossui dois nutrientes que trabalham na intenção de evitar e controlar as alterações neurológicas, são eles o antioxidante e a vitamina E. Assim, a ingestão contínua desse ingrediente pode ser a chave na prevenção de doenças que afetam o cérebro.
4. Chás verde, branco e vermelho
Bebidas extraídas de uma mesma planta, isto é, Camellia sinensis, carregam as propriedades desta erva. São fontes ricas de antioxidantes que evitam a oxidação das células neurológicas e, consequentemente, previnem os consumidores de apresentarem doenças como o mal de Alzheimer.
5. Chia
Ômega-3, ferro e cálcio. Esses são os elementos que compõe o trio “parada dura” da chia, sendo responsável por uma maior capacidade de concentração. Além disso, estes nutrientes também podem ser úteis na manutenção da memória. A chia deve ser adicionada em receitas e os seus benefícios serão preservados.
6. Folhas verde escuro
Além dos inúmeros benefícios que estes vegetais conseguem trazer para o organismo como um todo, eles também são úteis na manutenção de uma memória mais jovem. Isso porque, as folhas verde escuro possuem altos índices de antioxidantes, substâncias capazes de combater os radicais livres. Podem compor saladas e outros pratos.
7. Linhaça
A substância mais importante da linhaça é o ômega-3, tanto que esta é uma opção para os vegetarianos e veganos que não consomem peixes, mas que mesmo assim precisam deste elemento no organismo. Este vegetal é ideal para ativar e preservar a memória, sendo um grande aliado na luta contra problemas degenerativos do cérebro.
8. Morango
Ingrediente especial em tortas, geleias e outros doces, o morango é uma fruta deliciosa e bastante nutritiva para o organismo. Já com relação a função que ele exerce no cérebro, esta pode ser entendida como um resultado da presença de fisetina na fruta, substância que está relacionada à redução do esquecimento.
9. Oleaginosas
Este ingrediente é, na verdade, uma mistura de sementes, como avelãs, nozes, amêndoas, castanhas etc. Todos estes elementos são ricos em propriedades capazes de auxiliar a transmissão de informações entre os neurônios. Na alimentação, as oleaginosas podem ser incluídas no café-da-manhã, tanto com frutas, como iogurte e outras refeições.
10. Quinoa
É um dos vegetais mais ricos em nutrientes essenciais para o organismo, principalmente ao que se refere à saúde do cérebro. Isso porque, a quinoa é fonte de ferro, ômega-3, vitaminas do complexo de B, cálcio e proteína. Ela pode ser usada com o intuito de aprimorar as trocas de mensagens no cérebro. Serve para acompanhar receitas de saladas, frutas ou acompanhada de leite.
11. Tomate
Fruto importante na alimentação do brasileiro e por isso muito encontrado nos pratos típicos do Brasil, o tomate é aliado do cérebro devido a presença de fisetina, como no caso do morango. Assim, melhora a atenção, raciocínio e também contribui para que o indivíduo tenha uma concentração mais adequada.
12. Trigo integral
Utilizado para substituir o trigo normal nas receitas, mas de maneira mais saudável, este elemento é rico em vitamina B3, isto é, niacina. Assim, o trigo integral ajuda a desenvolver a concentração e ainda trabalha para melhorar a memória.
13. Uvas
Assim como o morango e o tomate, a uva também conta com a presença de fisetina em sua composição. Desta forma, é uma excelente saída para quem está esquecendo muito, tendo em vista que este elemento ativa a memória. Outras substâncias bastante importante são os flavonoides, os quais têm a capacidade de regenerar as células neurotransmissoras.
Conheça os alimentos estimulantes do cérebro humano
Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia
on
21:04:00
Rating:
Nenhum comentário
Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.
ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com