90 ANOS DA VARIG: AVIÕES TINHAM CAVIAR E SERVIÇO ELEITO O MELHOR DO MUNDO. FUNDADA EM 7 DE MAIO DE 1927, A VARIG (VIAÇÃO AÉREA RIO-GRANDENSE) COMPLETARIA 90 ANOS NESTE DOMINGO. NASCIDA NO RIO GRANDE DO SUL, DURANTE DÉCADAS FOI A PRINCIPAL COMPANHIA AÉREA DO BRASIL ATÉ ENFRENTAR CRISES NOS ANOS 1990 E SER VENDIDA EM 2007 PARA A GOL E DESAPARECER DO MERCADO.


90 ANOS DA VARIG: AVIÕES TINHAM CAVIAR E SERVIÇO ELEITO O MELHOR DO MUNDO. FUNDADA EM 7 DE MAIO DE 1927, A VARIG (VIAÇÃO AÉREA RIO-GRANDENSE) COMPLETARIA 90 ANOS NESTE DOMINGO. NASCIDA NO RIO GRANDE DO SUL, DURANTE DÉCADAS FOI A PRINCIPAL COMPANHIA AÉREA DO BRASIL ATÉ ENFRENTAR CRISES NOS ANOS 1990 E SER VENDIDA EM 2007 PARA A GOL E DESAPARECER DO MERCADO.

A Varig tinha como pontos fortes a variedade de suas rotas nacionais e internacionais, a utilização de aviões modernos e, principalmente, a qualidade do serviço, que chegou a ser premiado como o melhor do mundo em 1979 pela revista americana Air Transport World.

A mais importante companhia aérea brasileira foi criada por um alemão. O ex-oficial-aviador da Força Aérea Alemã Otto Ernst Meyer chegou ao Brasil para trabalhar em uma empresa têxtil em Recife (PE) e logo viu o futuro potencial da aviação no país. Otto tentou apoio dos governos de Pernambuco e do Rio de Janeiro para abrir uma empresa aérea, mas só encontrou ajuda no Rio Grande do Sul.

Primeiros aviões Com o projeto viabilizado, Otto partiu para a Alemanha, onde fechou um acordo para que a Condor Syndikat tivesse 21% do controle da Varig em troca de aviões e manutenção das aeronaves. Assim, a Varig receberia seu primeiro hidroavião Dornier J-Wal, com capacidade para nove passageiros. No início, a Varig fazia apenas voos regionais dentro do Estado do Rio Grande do Sul. A primeira rota sobrevoava a Lagoa dos Patos, ligando Porto Alegre a Rio Grande (RS). 

O primeiro avião com trem de pouso foi incorporado à frota da Varig em 1932, um Junkers A-50, seguido do Junkers F-13. Para viabilizar as operações, a Varig construiu nas cidades para onde voava pistas de pouso e decolagem de terra. 

A grande expansão da Varig começou efetivamente somente na década de 1940. Em meio à Segunda Guerra Mundial, a alemã Condor Syndikat já não fazia mais parte do controle acionário da Varig. O comando da empre estava nas mãos de Rubem Berta, que havia sido o primeiro funcionário da Varig. Voos internacionais Com o avião Havilland DH-89 Dragon Rapide, a Varig realizou em 1942 o primeiro voo comercial internacional de uma companhia aére brasileira na rota entre Porto Alegre e Montevidéu, no Uruguai. 

O fim da Segunda Guerra Mundial trouxe mais uma oportunidade de negócios para Varig. O término dos conflitos criou um excedente de aviões de guerra. Assim, a Varig. O término dos conflitos criou um excedente de aviões de guerra. Assim, a Varig adquiriu diversos aviões dos modelos Douglas DC-3 e Curtiss C-46, convertidos para uso civil. Os novos aviões permitiram que a Varig se tornasse uma empresa nacional, expandindo seus voos para todas as regiões do país.

A rota mais longa da companhia até então surgiria em 1955 com os aviões Lockheed Constellation. O voo ligava Porto Alegre a Nova York, nos Estados Unidos, com escalas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém (PA) e Santo Domingo, na República Dominicana.

Em 1959, a empresa entrava na era dos jatos com a chegada dos aviões Sud Aviation Caravelle. No ano seguinte, era a vez de receber os primeiros Boeing 707. Em 1968, o 707 passou a ser utilizado para voos para Tóquio, no Japão. A rota para o Japão foi uma herança da Real Aerovias, que a Varig acabara de adquirir.

Com a compra da Real Aerovias e o fim da Panair do Brasil, a Varig passou a ter o monopólio das rotas internacionais a partir do país, medida instituída pelo governo militar. Assim, a Varig era a única companhia aérea com voos para o Japão, Estados Unidos, Europa, África e América do Sul.

Ao mesmo tempo em que investia nos jatos, a Varig ainda acreditava nos turbo-hélices para suas rotas domésticos. Em 1962, a empresa recebeu os primeiros aviões do modelo Lockheed Electra II. Eles serviram para diversas rotas domésticos. Em 1962, a empresa recebeu os primeiros aviões do modelo Lockheed Electra II. Eles serviram para diversas rotas nacionais, mas ficaram famosos mesmo por serem utilizados por quase 30 anos na ponte aérea Rio – São Paulo. O último voo do Electra nessa rota ocorreu somente em 1991.

Para as demais rotas, a Varig seguia investindo na modernização de sua frota de aviões, com a aquisição dos modelos Boeing 727, Boeing 737 e Douglas DC-10.

No entanto, o que fez a companhia ganhar tantos admiradores foi o seu serviço de bordo. Todos os passageiros recebiam suas refeições em louça, com talheres de metal e copos de vidro. Para os passageiros da primeira classe da Varig. era servido até mesmo caviar.

RELEMBRE COMERCIAIS ANTIGOS DA VARIG 

Início da crise Os problemas da Varig começaram a surgir na década de 1980, quando o governo congelou o preço das tarifas. Nos anos de 1990, chegava ao fim o monopólio das rotas internacionais, e a empresa passou a enfrentar maior concorrência, especialmente com a TransBrasil.

No mercado interno, o crescimento da TAM e, mais tarde, o surgimento da Gol deixaram a situação da Varig ainda mais complicada. Em 2002, o prejuízo da companhia ultrapassou os R$ 2 bilhões. Sem condições financeiras, a Varig iniciou um processo de recuperação judicial até ser vendida para a Gol em 2007.

No início, a Gol ainda voava com diversos aviões pintados com a marca da Varig. A imagem da companhia, no entanto, foi ficando cada vez mais desgastada até desaparecer completamente.


90 ANOS DA VARIG: AVIÕES TINHAM CAVIAR E SERVIÇO ELEITO O MELHOR DO MUNDO. FUNDADA EM 7 DE MAIO DE 1927, A VARIG (VIAÇÃO AÉREA RIO-GRANDENSE) COMPLETARIA 90 ANOS NESTE DOMINGO. NASCIDA NO RIO GRANDE DO SUL, DURANTE DÉCADAS FOI A PRINCIPAL COMPANHIA AÉREA DO BRASIL ATÉ ENFRENTAR CRISES NOS ANOS 1990 E SER VENDIDA EM 2007 PARA A GOL E DESAPARECER DO MERCADO. 90 ANOS DA VARIG: AVIÕES TINHAM CAVIAR E SERVIÇO ELEITO O MELHOR DO MUNDO. FUNDADA EM 7 DE MAIO DE 1927, A VARIG (VIAÇÃO AÉREA RIO-GRANDENSE) COMPLETARIA 90 ANOS NESTE DOMINGO. NASCIDA NO RIO GRANDE DO SUL, DURANTE DÉCADAS FOI A PRINCIPAL COMPANHIA AÉREA DO BRASIL ATÉ ENFRENTAR CRISES NOS ANOS 1990 E SER VENDIDA EM 2007 PARA A GOL E DESAPARECER DO MERCADO. Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 14:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !