ESTADO DEVE FORNECER REMÉDIO À BASE DE MACONHA PARA CRIANÇA COM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS. A SUBSTÂNCIA ATUA COMO ANTIPSICÓTICA, NEUROPROTETORA, ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTIEPILÉTICA.


Estado deve fornecer remédio à base de maconha para criança com problemas neurológicos.
A substância atua como antipsicótica, neuroprotetora, anti-inflamatória e antiepilética.

O Povo



 (Foto: Portal Icó News/Web)
O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) manteve decisão de 1º grau que determina o fornecimento do medicamento Canabidiol, substância presente na folha da maconha (Cannabis sativa), para criança com problemas neurológicos.
O relator do caso, juiz André Aguiar Magalhães, destacou que "há vasto lastro probatório, idôneo e capaz de ensejar acerca da necessidade" da medicação.
De acordo com os documentos, disponibilizados pela assessoria de comunicação do TJCE, o menino, ao nascer, foi diagnosticado com malformação cerebral e epilepsia de difícil controle. Em virtude da situação, o médico que acompanha o paciente indicou o referido fármaco para auxílio no tratamento do problema.
A substância atuaria como antipsicótica, neuroprotetora, anti-inflamatória e antiepilética, diminuindo o estresse e a ansiedade decorrente das várias convulsões da criança.
Por essa razão, a mãe do menino ingressou com ação na Justiça requerendo que o Estado fornecesse o Canabidiol. Alegou não ter condições financeiras para comprar a substância. Na contestação, o ente público alegou não haver previsão orçamentária para custear o tratamento, que seria feito sem tempo determinado.
O juiz André Aguiar Magalhães destacou que o Canabidiol foi reclassificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como medicamento de uso controlado, e não mais como substância proibida.
O relator do caso disse ainda que a "ausência do fármaco na lista de medicamentos do Estado, igualmente, não afasta o direito do menor de recebê-lo, uma vez que a obrigação estatal de garantir o direito à saúde não se limite ao conteúdo de listas, sob pena de grave afronta às disposições legais e constitucionais".
ESTADO DEVE FORNECER REMÉDIO À BASE DE MACONHA PARA CRIANÇA COM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS. A SUBSTÂNCIA ATUA COMO ANTIPSICÓTICA, NEUROPROTETORA, ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTIEPILÉTICA. ESTADO DEVE FORNECER REMÉDIO À BASE DE MACONHA PARA CRIANÇA COM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS.  A SUBSTÂNCIA ATUA COMO ANTIPSICÓTICA, NEUROPROTETORA, ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTIEPILÉTICA. Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 22:16:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !