OITO MESES APÓS INAUGURAÇÃO, TRANSPOSIÇÃO VAI CHEGAR A FLORESTA, 2ª CIDADE EM PERNAMBUCO. EQUIPES TÉCNICAS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL ABRIRAM NESTA SEXTA-FEIRA (17) AS COMPORTAS DO RESERVATÓRIO MUQUÉM, NO EIXO LESTE DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. ASSIM, A EXPECTATIVA É DE QUE EM 30 DIAS CERCA DE 30 MIL MORADORES DE FLORESTA, NO SERTÃO PERNAMBUCANO, RECEBAM A ÁGUA, OITO MESES APÓS A INAUGURAÇÃO DESSE TRECHO DA OBRA. APESAR DE CERCA DE 200 QUILÔMETROS DE CANAIS CORTAREM O ESTADO, ATÉ AGORA A ÚNICA CIDADE ATENDIDA É SERTÂNIA, ONDE 35 MIL PESSOAS SÃO BENEFICIADAS. NA PARAÍBA, CERCA DE UM MILHÃO DE PESSOAS SÃO ATENDIDAS. FALTAM OBRAS COMPLEMENTARES COMO O RAMAL E A ADUTORA DO AGRESTE.


Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Oito meses após inauguração, transposição vai chegar a Floresta, 2ª cidade em Pernambuco



Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional abriram nesta sexta-feira (17) as comportas do reservatório Muquém, no eixo leste da transposição do rio São Francisco. Assim, a expectativa é de que em 30 dias cerca de 30 mil moradores de Floresta, no Sertão pernambucano, recebam a água, oito meses após a inauguração desse trecho da obra.

Apesar de cerca de 200 quilômetros de canais cortarem o Estado, até agora a única cidade atendida é Sertânia, onde 35 mil pessoas são beneficiadas. Na Paraíba, cerca de um milhão de pessoas são atendidas. Faltam obras complementares como o Ramal e a Adutora do Agreste.


Para chegar a Floresta, a água passará por 80 quilômetros. O açude Muquém vai disponibilizar a água da transposição ao Riacho Vassoura, que a conduzirá até a barragem Barra do Juá. De lá, o rio São Francisco irá perenizar o Riacho do Navio até chegar à cidade. 


Sem a presença do ministro Helder Barbalho, o representante da pasta, Antônio de Pádua, secretário de infraestrutura, exaltou o senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho, filiado recentemente ao PMDB e apoiador do governo Michel Temer. O parlamentar esteve à frente da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff (PT), quando era do PSB e socialistas apoiavam os petistas.Foto: Divulgação

O eixo leste foi entregue em março, em cerimônia com Temer em Monteiro, na Paraíba. A cerimônia demonstrou a briga pela paternidade da transposição, iniciada em 2007, no governo Lula (PT), porque dias depois o petista esteve no local fazendo um ato político para também marcar o início do funcionamento. A obra foi inaugurada com sete anos de atraso.



Há ainda o eixo norte, o maior e com mais atrasos no serviço. Nele, a água é captada em Cabrobó, no Sertão pernambucano, e levada ao Ceará, passando por Rio Grande do Norte e Paraíba. Esse trecho, porém, ficou com obras paradas por um ano, após atrasos, porque a construtora deixou a obra e a licitação foi envolvida em um imbróglio judicial.

OITO MESES APÓS INAUGURAÇÃO, TRANSPOSIÇÃO VAI CHEGAR A FLORESTA, 2ª CIDADE EM PERNAMBUCO. EQUIPES TÉCNICAS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL ABRIRAM NESTA SEXTA-FEIRA (17) AS COMPORTAS DO RESERVATÓRIO MUQUÉM, NO EIXO LESTE DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. ASSIM, A EXPECTATIVA É DE QUE EM 30 DIAS CERCA DE 30 MIL MORADORES DE FLORESTA, NO SERTÃO PERNAMBUCANO, RECEBAM A ÁGUA, OITO MESES APÓS A INAUGURAÇÃO DESSE TRECHO DA OBRA. APESAR DE CERCA DE 200 QUILÔMETROS DE CANAIS CORTAREM O ESTADO, ATÉ AGORA A ÚNICA CIDADE ATENDIDA É SERTÂNIA, ONDE 35 MIL PESSOAS SÃO BENEFICIADAS. NA PARAÍBA, CERCA DE UM MILHÃO DE PESSOAS SÃO ATENDIDAS. FALTAM OBRAS COMPLEMENTARES COMO O RAMAL E A ADUTORA DO AGRESTE. OITO MESES APÓS INAUGURAÇÃO, TRANSPOSIÇÃO VAI CHEGAR A FLORESTA, 2ª CIDADE EM PERNAMBUCO. EQUIPES TÉCNICAS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL ABRIRAM NESTA SEXTA-FEIRA (17) AS COMPORTAS DO RESERVATÓRIO MUQUÉM, NO EIXO LESTE DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. ASSIM, A EXPECTATIVA É DE QUE EM 30 DIAS CERCA DE 30 MIL MORADORES DE FLORESTA, NO SERTÃO PERNAMBUCANO, RECEBAM A ÁGUA, OITO MESES APÓS A INAUGURAÇÃO DESSE TRECHO DA OBRA.  APESAR DE CERCA DE 200 QUILÔMETROS DE CANAIS CORTAREM O ESTADO, ATÉ AGORA A ÚNICA CIDADE ATENDIDA É SERTÂNIA, ONDE 35 MIL PESSOAS SÃO BENEFICIADAS. NA PARAÍBA, CERCA DE UM MILHÃO DE PESSOAS SÃO ATENDIDAS. FALTAM OBRAS COMPLEMENTARES COMO O RAMAL E A ADUTORA DO AGRESTE. Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 15:13:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !