PESQUISADORES PREVEEM AGRAVAMENTO DA SECA NO NORDESTE EM 2017 PICO DA ESTIAGEM SERÁ ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E ABRIL. A SECA NA REGIÃO NORDESTE, QUE JÁ DURA CINCO ANOS, DEVE SE AGRAVAR AINDA MAIS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A ABRIL, DE ACORDO COM A PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL. O DOCUMENTO FOI ELABORADO PELO GRUPO DE TRABALHO EM PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL (GTPCS), DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC). AS PREVISÕES INDICAM QUE NESTE ANO HAVERÁ MENOS CHUVAS NA REGIÃO, CAUSANDO PREOCUPAÇÃO COM O QUADRO HÍDRICO. SEGUNDO O DOCUMENTO, A TENDÊNCIA É QUE OS RESERVATÓRIOS DO NORDESTE NÃO TENHAM RECUPERAÇÃO SIGNIFICATIVA DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, UMA VEZ QUE AS PRECIPITAÇÕES DEVEM FICAR ABAIXO DA MÉDIA HISTÓRICA.

A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).


As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.


Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.


Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.


Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. "Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso", diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. O Cemaden é ligado ao MCTIC e tem participação no grupo de trabalho.


PESQUISADORES PREVEEM AGRAVAMENTO DA SECA NO NORDESTE EM 2017 PICO DA ESTIAGEM SERÁ ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E ABRIL. A SECA NA REGIÃO NORDESTE, QUE JÁ DURA CINCO ANOS, DEVE SE AGRAVAR AINDA MAIS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A ABRIL, DE ACORDO COM A PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL. O DOCUMENTO FOI ELABORADO PELO GRUPO DE TRABALHO EM PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL (GTPCS), DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC). AS PREVISÕES INDICAM QUE NESTE ANO HAVERÁ MENOS CHUVAS NA REGIÃO, CAUSANDO PREOCUPAÇÃO COM O QUADRO HÍDRICO. SEGUNDO O DOCUMENTO, A TENDÊNCIA É QUE OS RESERVATÓRIOS DO NORDESTE NÃO TENHAM RECUPERAÇÃO SIGNIFICATIVA DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, UMA VEZ QUE AS PRECIPITAÇÕES DEVEM FICAR ABAIXO DA MÉDIA HISTÓRICA. PESQUISADORES PREVEEM AGRAVAMENTO DA SECA NO NORDESTE EM 2017 PICO DA ESTIAGEM SERÁ ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E ABRIL. A SECA NA REGIÃO NORDESTE, QUE JÁ DURA CINCO ANOS, DEVE SE AGRAVAR AINDA MAIS NO PERÍODO DE FEVEREIRO A ABRIL, DE ACORDO COM A PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL. O DOCUMENTO FOI ELABORADO PELO GRUPO DE TRABALHO EM PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL (GTPCS), DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC). AS PREVISÕES INDICAM QUE NESTE ANO HAVERÁ MENOS CHUVAS NA REGIÃO, CAUSANDO PREOCUPAÇÃO COM O QUADRO HÍDRICO. SEGUNDO O DOCUMENTO, A TENDÊNCIA É QUE OS RESERVATÓRIOS DO NORDESTE NÃO TENHAM RECUPERAÇÃO SIGNIFICATIVA DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA, UMA VEZ QUE AS PRECIPITAÇÕES DEVEM FICAR ABAIXO DA MÉDIA HISTÓRICA. Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 15:23:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !