LEGUMINOSA É ALTERNATIVA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI EM GARANHUNS, PE - PLANTA ATRAI INSETOS VOADORES QUE SE ALIMENTAM DA LARVA DO AEDES AEGYPTI. SEMENTES DA LEGUMINOSA SERÃO DISTRIBUÍDAS À POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO.

Sementes da leguminosa que ajuda no combate ao Aedes aegypti serão distrubuídas à população (Foto: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns)Sementes da leguminosa que ajuda no combate ao Aedes aegypti serão distrubuídas à população (Foto: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns)
A leguminosa crotolária breviflora é uma alternativa utilizada em Garanhuns para combater o Aedes aegypti. A utilização da planta foi sugerida pelo agrônomo Rodrigo Marçal e pelo advogado Charlyton Matos, naturais do município do Agreste pernambucano. De acordo com o agrônomo, a leguminosa atrai insetos voadores que se alimentam das larvas do mosquito transmissor da dengue, o vírus da Zika e da febre chikungunya.
Rodrigo Marçal explicou como surgiu a iniciativa. "Andando por cidades eu vi algumas campanhas de combate ao mosquito com essa espécie de planta. Comecei a pesquisar sobre essa leguminosa e a utilização dela em outros municípios. É algo fácil de ser cultivado e ela tem uma flor que atrai a libélula, que preda tanto a larva [do Aedes] quanto o mosquito já adulto", detalhou.
O engenheiro agrônomo e o advogado confeccionaram kits, que contêm sementes e material informativo para distribuir à população do município. No informativo foram explicados os benefícios do cultivo da planta.

"O importante é fazer com que outras pessoas também saiam da inércia, como nós estávamos. Começar a debater e agir politicamente, uma política cidadã. Levar cada pessoa a se entender como parte do processo e não apenas criticar o governo, mas também agir", disse Charlyton Matos.

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Garanhuns, Marcos André, falou da expectativa quanto à implantação do projeto de entrega das sementes. "Quanto mais cidadãos estiverem envolvidos, não só nesse processo de combate ao Aedes, mas em todas outras questões de saúde pública, mais eficientes serão os resultados. Com a aceitação da população, nós conseguiremos reduzir o índice de infestação predial aqui na cidade", afirmou.

A leguminosa
A crotolária breviflora é uma planta que cresce no máximo até 0.65 cm e floresce em menos de 90 dias. Ela pode ser plantada em jardins, vasos ou terrenos baldios, assim como qualquer outra planta ornamental.

Entrega das sementes
As sementes da leguminosa serão entregues por meio das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde.


LEGUMINOSA É ALTERNATIVA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI EM GARANHUNS, PE - PLANTA ATRAI INSETOS VOADORES QUE SE ALIMENTAM DA LARVA DO AEDES AEGYPTI. SEMENTES DA LEGUMINOSA SERÃO DISTRIBUÍDAS À POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO. LEGUMINOSA É ALTERNATIVA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI EM GARANHUNS, PE - PLANTA ATRAI INSETOS VOADORES QUE SE ALIMENTAM DA LARVA DO AEDES AEGYPTI. SEMENTES DA LEGUMINOSA SERÃO DISTRIBUÍDAS À POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO. Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 23:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !