AS DIGITAIS DA VOLKS NAS TORTURAS DA DITADURA. "AS PROMÍSCUAS RELAÇÕES DA ENTÃO MAIOR EMPRESA PRIVADA DA AMÉRICA LATINA, A VOLKSWAGEN DO BRASIL – PRIMEIRA FILIAL FORA DA ALEMANHA, INSTALADA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP), EM 1959 – COM A DITADURA CIVIL-MILITAR INSTAURADA NO BRASIL EM 1964 VIERAM A PÚBLICO. NÃO TANTO NO BRASIL, PALCO E ALVO DESTAS RELAÇÕES, MAS COM BASTANTE REPERCUSSÃO NA ALEMANHA. LÁ, UM CANAL PÚBLICO DE TV LANÇOU O DOCUMENTÁRIO, QUE JÁ TEM VERSÃO EM PORTUGUÊS", APONTA MARCELO AULER, EM SEU BLOG.




"As promíscuas relações da então maior empresa privada da América Latina, a Volkswagen do Brasil – primeira filial fora da Alemanha, instalada em São Bernardo do Campo (SP), em 1959 – com a ditadura civil-militar instaurada no Brasil em 1964 vieram a público. Não tanto no Brasil, palco e alvo destas relações, mas com bastante repercussão na Alemanha. Lá, um canal público de TV lançou o documentário, que já tem versão em português", aponta Marcelo Auler, em seu blog,

Por Marcelo Auler, em seu blog


As promíscuas relações da então maior empresa privada da América Latina, a Volkswagen do Brasil – primeira filial fora da Alemanha, instalada em São Bernardo do Campo (SP), em 1959 – com a ditadura civil-militar instaurada no Brasil em 1964 vieram a público. Não tanto no Brasil, palco e alvo destas relações, mas com bastante repercussão na Alemanha. Lá, um canal público de TV lançou o documentário, que já tem versão em português: “Cúmplices? A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil“.

A partir da saga de Lúcio Antônio Bellentani, operário da Volks e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que em 1972, aos 27 anos, foi preso às 23h30, na ferramentaria (Pavilhão 8) da fábrica de São Bernardo do Campo, o filme narra o envolvimento da empresa e seus diretores – notadamente o Departamento de Segurança Industrial, comandado por militares brasileiros -, com a repressão política.

Preocupada com as consequências destas revelações, a multinacional alemã contratou o historiador Christopher Kopper da Universidade de Bielefeld, para investigar tais relações. A surpresa maior é que antes de concluir seus trabalhos, Kopper, ao documentário, admitiu o que os antigos diretores da empresa tentam a todo custo negar:

“Estou muito seguro sobre a segurança industrial da Volkswagen. Como a ditadura, ela usava quaisquer meios para perseguir comunistas em particular. Existia uma cooperação regular entre a segurança industrial da VW e as forças policiais do regime. Quando, por exemplo, no banheiro ou no vestiário, era encontrada uma publicação comunista proibida, a segurança industrial não se limitava a registrar isso. Ela denunciava à polícia política“, explica. (33m40′ do filme)


Leia a íntegra no blog de Marcelo Auler

AS DIGITAIS DA VOLKS NAS TORTURAS DA DITADURA. "AS PROMÍSCUAS RELAÇÕES DA ENTÃO MAIOR EMPRESA PRIVADA DA AMÉRICA LATINA, A VOLKSWAGEN DO BRASIL – PRIMEIRA FILIAL FORA DA ALEMANHA, INSTALADA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP), EM 1959 – COM A DITADURA CIVIL-MILITAR INSTAURADA NO BRASIL EM 1964 VIERAM A PÚBLICO. NÃO TANTO NO BRASIL, PALCO E ALVO DESTAS RELAÇÕES, MAS COM BASTANTE REPERCUSSÃO NA ALEMANHA. LÁ, UM CANAL PÚBLICO DE TV LANÇOU O DOCUMENTÁRIO, QUE JÁ TEM VERSÃO EM PORTUGUÊS", APONTA MARCELO AULER, EM SEU BLOG. AS DIGITAIS DA VOLKS NAS TORTURAS DA DITADURA. "AS PROMÍSCUAS RELAÇÕES DA ENTÃO MAIOR EMPRESA PRIVADA DA AMÉRICA LATINA, A VOLKSWAGEN DO BRASIL – PRIMEIRA FILIAL FORA DA ALEMANHA, INSTALADA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP), EM 1959 – COM A DITADURA CIVIL-MILITAR INSTAURADA NO BRASIL EM 1964 VIERAM A PÚBLICO. NÃO TANTO NO BRASIL, PALCO E ALVO DESTAS RELAÇÕES, MAS COM BASTANTE REPERCUSSÃO NA ALEMANHA. LÁ, UM CANAL PÚBLICO DE TV LANÇOU O DOCUMENTÁRIO, QUE JÁ TEM VERSÃO EM PORTUGUÊS", APONTA MARCELO AULER, EM SEU BLOG. Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 14:40:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !