INTERIOR/PE - TESTES DA ADUTORA DO AGRESTE SÃO INICIADOS EM TORITAMA. LOTE 4 DA ADUTORA DO AGRESTE JÁ ESTÁ 75% FINALIZADO E AINDA ATENDERÁ SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. A COMPANHIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO (COMPESA) INICIOU A FASE DE TESTES DO LOTE 4 DA ADUTORA DO AGRESTE, QUE VAI PERMITIR LEVAR ÁGUA DE CARUARU PARA ABASTECER TORITAMA, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO, UMA DAS REGIÕES MAIS CASTIGADAS COM A SECA PROLONGADA NO ESTADO. A ANTECIPAÇÃO DO USO DAS TUBULAÇÕES JÁ ASSENTADAS DO EMPREENDIMENTO PARA SOCORRER A CIDADE , FOI UMA DETERMINAÇÃO DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA. NOS PRÓXIMOS 15 DIAS, SERÁ REALIZADO O ENCHIMENTO DAS TUBULAÇÕES COM ÁGUA DO SISTEMA PRATA/PIRANGI PARA SE FAZER OS AJUSTES E CORREÇÕES NECESSÁRIOS NESSE TRECHO DA ADUTORA, COM 13 QUILÔMETROS DE EXTENSÃO, AO LONGO DA BR-104. A EXPECTATIVA É QUE OS TESTES SEJAM CONCLUÍDOS ATÉ O INÍCIO DO MÊS DE NOVEMBRO DESTE ANO. “DURANTE O PERÍODO DE TESTES, PODEMOS IDENTIFICAR POSSÍVEIS PROBLEMAS OPERACIONAIS E PROVIDENCIAR OS REPAROS NECESSÁRIOS, ANTES QUE O SISTEMA PASSE A FUNCIONAR DE FORMA DEFINITIVA, BENEFICIANDO A POPULAÇÃO TÃO SACRIFICADA COM OS EFEITOS DA ESTIAGEM PROLONGADA", EXPLICOU O DIRETOR TÉCNICO E DE ENGENHARIA DA COMPESA, RÔMULO AURÉLIO SOUZA, PONTUANDO QUE O INÍCIO DA OPERAÇÃO DO SISTEMA VAI BENEFICIAR 50 MIL TORITAMENSES.


Interior/PE - Testes da Adutora do Agreste são iniciados em Toritama.

Lote 4 da Adutora do Agreste já está 75% finalizado e ainda atenderá Santa Cruz do Capibaribe.


Testes foram iniciados em Toritama (Foto: Divulgação/Compesa)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou a fase de testes do Lote 4 da Adutora do Agreste, que vai permitir levar água de Caruaru para abastecer Toritama, no Agreste de Pernambuco, uma das regiões mais castigadas com a seca prolongada no estado. A antecipação do uso das tubulações já assentadas do empreendimento para socorrer a cidade , foi uma determinação do governador Paulo Câmara.

Nos próximos 15 dias, será realizado o enchimento das tubulações com água do Sistema Prata/Pirangi para se fazer os ajustes e correções necessários nesse trecho da adutora, com 13 quilômetros de extensão, ao longo da BR-104. A expectativa é que os testes sejam concluídos até o início do mês de novembro deste ano. “Durante o período de testes, podemos identificar possíveis problemas operacionais e providenciar os reparos necessários, antes que o sistema passe a funcionar de forma definitiva, beneficiando a população tão sacrificada com os efeitos da estiagem prolongada", explicou o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, pontuando que o início da operação do sistema vai beneficiar 50 mil toritamenses.

O Lote 4 da Adutora do Agreste já está 75% finalizado e ainda atenderá a cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Agora, estão em execução sete lotes do empreendimento no Estado com a atuação de 15 frentes de trabalho simultâneas, em função da irregularidade dos repasses pelo governo federal. No mês de setembro, a Adutora do Agreste contava com 20 frentes de trabalho, e no pico da obra, neste ano, chegou a 35. “O andamento dessa obra depende dos recursos do governo federal. Do início do ano até agora, recebemos apenas R$ 67,6 milhões. No entanto, a nossa expectativa era de R$ 360 milhões, no ano de 2017”, informa Rômulo Aurélio.

Até o momento, já foram implantados 400 quilômetros de tubulações da Adutora do Agreste, principal obra complementar em Pernambuco projetada para receber água da Transposição do Rio São Francisco. A obra representa a solução definitiva para que o abastecimento de água de 2 milhões de pessoas em 68 municípios da região não dependa mais de eventos climáticos. O Agreste é a região com o pior balanço hídrico do Brasil, ou seja, apresenta o menor índice de disponibilidade de água por habitante. A primeira etapa (licitada) da Adutora do Agreste foi iniciada no ano de 2013 e corresponde ao conjunto de obras para beneficiar 23 municípios. A segunda etapa do projeto ainda não foi conveniada e atenderá os outros 45 municípios da região.

INTERIOR/PE - TESTES DA ADUTORA DO AGRESTE SÃO INICIADOS EM TORITAMA. LOTE 4 DA ADUTORA DO AGRESTE JÁ ESTÁ 75% FINALIZADO E AINDA ATENDERÁ SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. A COMPANHIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO (COMPESA) INICIOU A FASE DE TESTES DO LOTE 4 DA ADUTORA DO AGRESTE, QUE VAI PERMITIR LEVAR ÁGUA DE CARUARU PARA ABASTECER TORITAMA, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO, UMA DAS REGIÕES MAIS CASTIGADAS COM A SECA PROLONGADA NO ESTADO. A ANTECIPAÇÃO DO USO DAS TUBULAÇÕES JÁ ASSENTADAS DO EMPREENDIMENTO PARA SOCORRER A CIDADE , FOI UMA DETERMINAÇÃO DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA. NOS PRÓXIMOS 15 DIAS, SERÁ REALIZADO O ENCHIMENTO DAS TUBULAÇÕES COM ÁGUA DO SISTEMA PRATA/PIRANGI PARA SE FAZER OS AJUSTES E CORREÇÕES NECESSÁRIOS NESSE TRECHO DA ADUTORA, COM 13 QUILÔMETROS DE EXTENSÃO, AO LONGO DA BR-104. A EXPECTATIVA É QUE OS TESTES SEJAM CONCLUÍDOS ATÉ O INÍCIO DO MÊS DE NOVEMBRO DESTE ANO. “DURANTE O PERÍODO DE TESTES, PODEMOS IDENTIFICAR POSSÍVEIS PROBLEMAS OPERACIONAIS E PROVIDENCIAR OS REPAROS NECESSÁRIOS, ANTES QUE O SISTEMA PASSE A FUNCIONAR DE FORMA DEFINITIVA, BENEFICIANDO A POPULAÇÃO TÃO SACRIFICADA COM OS EFEITOS DA ESTIAGEM PROLONGADA", EXPLICOU O DIRETOR TÉCNICO E DE ENGENHARIA DA COMPESA, RÔMULO AURÉLIO SOUZA, PONTUANDO QUE O INÍCIO DA OPERAÇÃO DO SISTEMA VAI BENEFICIAR 50 MIL TORITAMENSES. INTERIOR/PE - TESTES DA ADUTORA DO AGRESTE SÃO INICIADOS EM TORITAMA.  LOTE 4 DA ADUTORA DO AGRESTE JÁ ESTÁ 75% FINALIZADO E AINDA ATENDERÁ SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. A COMPANHIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO (COMPESA) INICIOU A FASE DE TESTES DO LOTE 4 DA ADUTORA DO AGRESTE, QUE VAI PERMITIR LEVAR ÁGUA DE CARUARU PARA ABASTECER TORITAMA, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO, UMA DAS REGIÕES MAIS CASTIGADAS COM A SECA PROLONGADA NO ESTADO. A ANTECIPAÇÃO DO USO DAS TUBULAÇÕES JÁ ASSENTADAS DO EMPREENDIMENTO PARA SOCORRER A CIDADE , FOI UMA DETERMINAÇÃO DO GOVERNADOR PAULO CÂMARA.  NOS PRÓXIMOS 15 DIAS, SERÁ REALIZADO O ENCHIMENTO DAS TUBULAÇÕES COM ÁGUA DO SISTEMA PRATA/PIRANGI PARA SE FAZER OS AJUSTES E CORREÇÕES NECESSÁRIOS NESSE TRECHO DA ADUTORA, COM 13 QUILÔMETROS DE EXTENSÃO, AO LONGO DA BR-104. A EXPECTATIVA É QUE OS TESTES SEJAM CONCLUÍDOS ATÉ O INÍCIO DO MÊS DE NOVEMBRO DESTE ANO. “DURANTE O PERÍODO DE TESTES, PODEMOS IDENTIFICAR POSSÍVEIS PROBLEMAS OPERACIONAIS E PROVIDENCIAR OS REPAROS NECESSÁRIOS, ANTES QUE O SISTEMA PASSE A FUNCIONAR DE FORMA DEFINITIVA, BENEFICIANDO A POPULAÇÃO TÃO SACRIFICADA COM OS EFEITOS DA ESTIAGEM PROLONGADA", EXPLICOU O DIRETOR TÉCNICO E DE ENGENHARIA DA COMPESA, RÔMULO AURÉLIO SOUZA, PONTUANDO QUE O INÍCIO DA OPERAÇÃO DO SISTEMA VAI BENEFICIAR 50 MIL TORITAMENSES. Reviewed by BLOG Catende No Rastro da Notícia on 15:47:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Ficamos gratos pelo seu contato e ou comentário, se o assunto se referir as postagem no Blog, favor verificar O LINK DA FONTE, obrigado.

ANUNCIE NO RASTRO, ENTRE EM CONTATO COM A GENTE WHATSAPP +55 (81) 99956 9162 E-mail: norastrodanoticia@hotmail.com

Videos

Anuncio !